Conecte-se conosco

Último segundo

Albertina Prates abre a exposição “Oculus”, no Centro Cultural Correios RJ, com curadoria da Tartaglia Arte

Publicado

em

Exposição “Oculus”, de Albertina Prates, apresenta  pinturas em dimensões gigantes no Centro Cultural Correios, com curadoria da Tartaglia Arte
 
 
A artista traz em suas telas sensualidade, paixão e questionamentos, com proposta atemporal, falando do ser humano e sua interferência no planeta.
 
 
 

A artista plástica Albertina Prates abre a exposição “Oculus” , onde apresenta pinturas em dimensões gigantes, onde sua proposta é atemporal, pois fala do ser humano – homens, mulheres e crianças, em sua humanidade. Na composição das obras, o nu é o ponto de partida e  a vestimenta indica o tempo, produzindo pensamentos e criando perturbações, levando o espectador a estabelecer uma relação entre a natureza, a vida humana e sua interferência sobre outros seres vivos no planeta.

A mostra, que estará exposta no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, tem curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez. e poderá ser visitada até o dia 09 de julho, nas salas A, 1 e 2 do terceiro andar. 

 
“…As imagens de Albertina Prates nos convidam a sair da posição confortável de senhores da visão, levando-nos a situações de vertigens ou de pequenos imprevistos, fazendo-nos atravessar a estrutura da vigília e alcançar a sonoridade de situações silenciadas e indizíveis…” Lígia Czesnat – Professora do Departamento de História -UFSC e Artista Plástica.

SOBRE A EXPOSIÇÃO 

“Albertina Prates apresenta pinturas de dimensões gigantes. Para além de uma produção estética, suas pinturas podem ser consideradas como ato de produzir pensamento, demandar uma perturbação, um ruído, uma fissura. Albertina leva o espectador a estabelecer uma relação entre a natureza, a vida humana e sua interferência sobre os outros seres vivos no planeta.

As figuras de arquétipos mitológicos transitam no campo conceitual. E, antagonicamente, num plano mais contemporâneo, na linguagem que constituI o humano, reverberando as pesquisas de manipulação genética que se oferecem como um fio condutor ao estranhamento … a de que os seres humanos se estimulam a serem CO-CRIADORES com DEUS.. E,  nessa travessia,  a artista propõe reflexões às circunstâncias que resguardam os elos entre a terra e o homem – o homem, o céu e seu Deus. Sua poética se dá da obra para o planeta com sua fauna e flora, e a referência é o fazer HUMANO, onde se reconhece sua solidão indômita, sua força atávica, sua fragilidade e sua necessidade nata de conexão com o DIVINO.”

SOBRE ALBERTINA PRATES

Nascida em Criciúma, trabalha e mora em Florianópolis/SC desde 1975. “Na composição de minhas obras, o nu é o ponto de partida – a vestimenta indica o tempo e a minha proposta é o ATEMPORAL,  pois falo do ‘SER – HUMANO’ : homens, mulheres, crianças e sua HUMANIDADE”, explica a artista.  Admira  William Blake, Lucian Freud e Francis Bacon.
Formou-se em Artes plásticas – UDESC. Pós-graduada em Gerontologia – UFSC e em Artes Visuais Contemporâneas – UDESC.
Foi apresentadora do VARIEDADES Jornal do Almoço – TV RBS.  Atuou no cinema e no teatro como atriz, cantora, figurinista e direção artística.
Nas escolas de samba, como Carnavalesca, criando enredos, figurinos, carros e alegorias. Ilustrou livros de Odir Nascimento e Vilson Francisco de Farias. Criou o selo de emissão especial “Área de proteção Ambiental da Baleia Franca”. Criou cartões telefônicos – Brasil Telecom – Edição Colecionador.
Participou de Salões de Artes Contemporânea em Blumenau e Itajaí/SC. Criou grandes painéis em mosaico e em pintura acrílica em importantes obras públicas de SC. Tem pinturas espalhadas pelo Brasil e Europa em coleções particulares. Participa de exposições coletivas e individuais desde 1973.
A obra “BEEMOT” recebeu prêmio de reconhecimento em Belgrado (medalha de prata) – Serbia – Museum Night 2013
A obra “CASULO” recebeu prêmio de reconhecimento em Budapeste (medalha de ouro) – Nádor Galéria – e participou de uma exposição coletiva itinerante por Viena, Madri e Berlim (2013).
A obra “CHEIRO DE JARDIM” está catalogada no livro do Salon SNBA – Carrousel Du Louvre – Paris (2013).
A obra ¨CHEIRO DE JARDIM III¨ recebeu prêmio (medalha de prata) no SALÃO INTERNACIONAL DE ARTE – Araras/SP (2013).
Integra, como artista plástica, o livro ANTOLOGIA – 10 anos – ACALI – Academia Catarinense do livro (2013).
Seu nome consta do livro de Artes “INDICADOR CATARINENSE” – MASC.
Participa do Catálogo de Arte e do Anuário de Arte – ARTE ATUAL – Salvador/BA (2014)
Recebeu prêmio (medalha de bronze) SBBA – Rio International Exhibition – Rio de Janeiro (2014)
Participou da II BIENAL Internacional de Arte Contemporânea – Argentina (2014)
Participa do livro “ARTE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE” – São Paulo e Nova York – Ed. Ornitorrinco (2016)
Participou da Bienal de Curitiba – Filme da Cineasta Mara Salla – Curta vídeo-Arte – “A ARTE QUE ME HABITA” (2017 e 2018).

Principais exposições individuais

“SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA”- Espaço Cultural – UFSC (1992)
“TANGENDO PÚRPURA”- Casa da Cultura ESTÁCIO DE SÁ (2003)
“MULHERES DO NOSSO TEMPO” – Espaço Cultural do Centro de Eventos- São José (2006)
“VANITAS” – MASC/CIC (2009)
“PONTO FORA DA CURVA” – Espaço Cultural Lindolf Bell/CIC (2015)
“A PELE” – MASC/CIC (2017)
“HABITACULUNS” – Fundação Cultural BADESC (2017/18)
“ALBERTINA PRATES 1980-2019 – TARTAGLIA ARTE/Roma (2019). Espaço Cultural CORREIOS/Porto Alegre.

Últimas Exposições Coletivas



“156 Anos de Cruz e Souza” – “DIZER E VER CRUZ E SOUZA” – MHSC – Florianópolis (2017)
“EPPUR SI MUOVE – MESC/BADESC” – Florianópolis (2018)
“CARTOGRAFIAS DO CAMINHAR” – Fundação Assis e MHSJ – Florianópolis (2018)
“OGNUNO IL SUO STILE” – Tartaglia Arte Roma e Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro e Brasília (2018/19)
“DIALÉTICAS DO ENTORNO” – MHSC – Florianópolis (2019)
“ARTENDA” – ACAP – Maratona Cultural/Floripa Conecta – Florianópolis (2019)
“RESISTÊNCIA – ATO POÉTICO EM COR E FORMA” – Espaço Cultural Lindolf Bell/CIC – Florianópolis (2019).
  
 
SOBRE A TARTAGLIA ARTE

A Tartaglia Arte foi fundada em 1950 como um estúdio de pintura pelo artista Piero Tartaglia, então conhecido como Piery. Após alguns anos, criou um ponto de referência e encontro cultural com outros artistas e jovens talentos onde, sob a orientação do Mestre, desenvolveram seu estilo pessoal. A paixão avassaladora de Tartaglia  pela expressão pictórica com explosões de cor pura e contrastes violentos que tornam a tela viva, deu vida à Escola do Disgregacionismo.  Posteriormente fundou as Galerias, para exposição permanente de seus trabalhos e os de seus alunos, e que hoje são dirigidas pelo filho Riccardo.


O amor pela arte e uma visão cultural ampla são as peculiaridades deste grande artista, e representam sua herança moral e espiritual. Herança que continua sendo representada por Riccardo Tartaglia, que trabalha com a mesma seriedade e tenacidade na propagação da arte, através de exposições e eventos internacionais. Mas tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (Membro da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e Embaixatriz Cultural com Honoris Causa, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Honra da Arte de Florianópolis), o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa.
Site: tartagliaarte.org
 


SERVIÇO

 
Exposição: “Oculus”
Artista: Albertina Prates @albertinaprates
Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez
Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia
Visitação: 27 de maio a 09 de julho de 2022
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Realização: Tartaglia Arte
Apoio: Consolato Onorario Italiano – Florianópolis/SC / CIB-SC/ Centro Cultural Correios / Ministério das Comunicações / Pátria Amada Brasil / Paula Ramagem Comunucação
 
Local: Centro Cultural Correios RJ –  3º andar – Salões A, 1 e 2 
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Tel: (21) 2253-1580
De segunda a sábado, das 12h às 19h
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em
pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na
Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio
Branco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes e limita a quantidade de visitantes, visando a não
aglomeração. 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último segundo

Pacová surge no mercado cultural carioca para desenvolver projetos, prestar serviços de produção e de museologia

Publicado

em

Com direção de João Henrique Queiroz e Bernardo Arribada, a consultoria confirma seu lugar na valorização da cultura

 

A Pacová é uma consultoria com o objetivo de desenvolver projetos culturais, apoiar a submissão de projetos em leis de incentivo, prestar serviços de produção de cultura e de museologia, sob a direção de João Henrique Queiroz e Bernardo Arribada, provando que a cultura é essencial para uma sociedade saudável, onde as pessoas se conectam, aprendem a crescer juntas, além de promover a diversidade, a tolerância e a compreensão mútua. A valorização da cultura é fundamental para o desenvolvimento e o bem-estar de uma sociedade.

Confirmando seu lugar no mercado, a Pacová firmou parceria com o IPAC, empresa responsável pelas exposições no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. A equipe de museologia da Pacová foi responsável pelos laudos técnicos de conservação das obras dos artistas Christus Nóbrega e Vicente de Mello que compõem as exposições.


João Henrique Queiroz é Psicólogo, Pesquisador, Produtor Cultural e Doutor em Psicologia Social. Nos últimos anos, atuou como Pesquisador, Produtor e Coordenador de Projetos e Pesquisas no Museu Bispo do Rosário e como Pesquisador e Assistente de Produção no Museu de Imagens do Inconsciente. Tem habilidade com escrita, captação de recursos e execução de projetos culturais. É apaixonado por projetos que propõem um diálogo entre arte e saúde mental, mas não só… Possui prática com leis de incentivo, editais de fomento e gestão de recursos de emendas parlamentares. É um dos organizadores do livro “Imaginário em Exposição, Manicômios em Desconstrução”, Ed. Mosaico (link na bio). Atualmente, é Presidente da Bispo do Rosário Associação Cultural.

Bernardo Arribada é Museólogo, Gastrólogo, Especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo SENAC/RJ e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Atua como gestor da programação de exposições e eventos culturais no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro e também prestando serviços na área da museologia, em especial laudos técnicos, de conservação, curadoria de exposições e produção cultural. Foi professor de projeto e montagens de exposições da UnB. Na área de gastronomia, é curador do perfil @receitasemquadrinho , atua como professor em cursos de culinária e produz material didático para cursos de ensino superior.

Instagram: https://www.instagram.com/pacovacriativa/

Continuar Lendo

Último segundo

Mister Brasil, Esttevan, mostra seu talento musical e faz junção inusitada entre sucessos nordestinos, combinados com música clássica e eletrônica durante evento em São Paulo

Publicado

em

 

O Modelo, que também é Maestro multi instrumentista e DJ, se apresenta na Casa Cascais neste sábado, 11 e no domingo 12 de maio.

Evento mistura música e gastronomia, criando um ambiente perfeito para o dia das mães.

A mistura inusitada da música clássica com a eletrônica é o mote das apresentações que o DJ Esttevan fará em São Paulo neste fim de semana. No sábado, 11, e domingo 12, ele se apresentará no Cascais Sunset, que acontece na Casa Cascais, no Jardim Europa, trazendo um repertório original e exclusivo de remixes de grandes clássicos de nomes como Beethoven, Tchaikovsky e Bach. Tudo isso, combinado com um toque de brasilidade das canções de estrelas nordestinas como Luís Gonzaga. O evento será aberto ao público e terá a gastronomia também como ponto alto, criando um ambiente perfeito para o dia das mães.

Conhecido por ter sido eleito Mister Brasil, em 2021, Esttevan além de DJ é também maestro multi instrumentista, o combo de paixões que o inspiraram a ousar e inovar nas pick-ups. “Nesse evento, eu trago referências do som atemporal da música clássica com a vibração do eletrônico contemporâneo e de canções inesquecíveis da música nordestina”, adianta Esttevan, que vem se consagrando como um dos primeiros brasileiros a se aventurar neste estilo musical.

“Comecei aos seis anos de idade. Aos 22 surgiu a ideia de estudar um nicho diferente que encontrei na música eletrônica, e a vertente que vibrou em minha alma foi o afro house e também brasilidades, pela sua representação cultural e histórica. Então busquei trazer no meu repertório minerado através de uma longa pesquisa sobre os nichos musicais que trazem consigo uma cultura representada por regiões que trazem a arte em sua linguagem, explorando na linha do tempo e também regionalismo”, explicou.

Com um conceito intimista no Jardim Europa, A Casa Cascais tem como um dos donos o ator Ricardo Tozzi.

Serviço
Evento: Cascais Sunset
Local: Casa Cascais
Endereço: Av. Nove de Julho, 4984 – Jardim Europa, São Paulo – SP
Datas: Sábado 11/ 05/ 2024 e Domingo 12/ 05/ 2024
Horário: 17h às 20h (sábado), 18h às 20h domingo
Entrada: Aberto ao público

Continuar Lendo

Último segundo

PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS SÃO ALIADOS DO ENVELHECIMENTO

Publicado

em

Como qualquer outro órgão do corpo humano, a pele sofre alterações na estrutura com o passar do tempo. Essas mudanças fazem parte do processo do envelhecimento. É inevitável e acontece com todo mundo; em algumas pessoas mais cedo e em outras mais tarde. Os procedimentos estéticos auxiliam a diminuir os sinais do envelhecimento.

Apesar do mito da estética como uma vilã, os procedimentos vem como um aliado para repor de forma significativa, aquilo que não conseguimos um resultado expressivo apenas com uma alimentação saudável e o uso de cremes diários. Pois atingem a camada superficial da pele.

A perda do colágeno ao passar do tempo é inevitável. Começa a partir dos 25 anos de idade e segue reduzindo cerca de 1% ao ano. Com essa degradação natural a pele fica mais frágil e menos elástica, ou seja, mais flácida.

Para estimular a produção de colágeno de forma eficaz e melhorar a flacidez, a utilização de bioestimuladores e preenchimento pode ser indicada.

A partir dos 40 anos são indicados tratamentos regulares para ter um resultado mais contundente na recuperação para uma pele mais saudavél.

 

Os procedimentos mais indicados são:

Preenchimentos dérmicos, toxina botulínica (Botox), terapia a laser, peelings químicos, radiofrequência, entre outros. Esses tratamentos podem ajudar a reduzir rugas, linhas de expressão, flacidez e melhorar a textura da pele.

A esteticista Marina Orlanda, que possui uma clínica de estética no interior de São Paulo, afirma que tudo tem que ser feito com parcomônia para não tirar a identidade facial do paciente. Entender que a intenção não é cultuar a beleza a qualquer custo e sim, retardar o evenlhecimento cutâneo dando saúde à pele.

A pele tem um papel fundamental na aparência física do ser humano. O envelhecimento é um processo natural do organismo, cujas alterações irão depender da qualidade de vida de cada indivíduo durante sua existência. Assim, os procedimentos estéticos apresentam resultados positivos, dando a oportunidade ao paciente de ter um conceito positivo de si próprio, consequentemente melhorando a autoestima.

DRA MARINA ORLANDA É PROPRIETÁRIA DA MARINA ORLANDA BEAUTY CLINIC, QUE FICA LOCALIZADA NA CIDADE DE ATIBAIA, INTERIOR DE SÃO PAULO.

A clínica oferece diversos tratamentos corporais e faciais, como harmonização de glúteos, gerenciamento de envelhecimento, lipo sem corte, entre outras novidades e os aparelhos faciais mais procurados do mercado.

@clinicamarinaorlanda

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.