Conecte-se conosco

News

O artista plástico Bere e o fotógrafo Carlos Formiga apresentam as exposições ‘Identidade Coletiva II’ e ‘Abstracionismo Gráfico’

Publicado

em

O artista plástico Bere e o fotógrafo Carlos Formiga apresentam as exposições ‘Identidade Coletiva II’ e ‘Abstracionismo Gráfico’, respectivamente, no Centro Cultural Correios RJ.

Bere e Formiga mostram sua personalidades artísticas nada conservadoras e homenageiam o centenário da Semana de Arte de 22, com curadoria de Carlos Bertão.

ConvitesBereFormigaCCCfev22.jpeg

O artista plástico Bere e o fotógrafo Carlos Formiga apresentam as exposições ‘Identidade Coletiva II’ e ‘Abstracionismo Gráfico’, respectivamente, com curadoria de Carlos Bertão, design expográfico/iluminação de Alê Teixeira, e realização da EntreArte Consultoria, no Centro Cultural dos Correios RJ, até o dia 19 de março, onde mostram sua personalidade artística marcante, desconstruindo padrões conservadores e homenageando a Semana de Arte Moderna de 22 em seu centenário.

Os personagens de Bere possuem nomes e características de personalidade que são expressos através dos traços, cores e detalhes de cada obra. Suas pinturas são como filhos: nasceram de Bere, têm nome e fazem parte da história e da passagem do artista por este mundo. Assim, depois de criados, são apresentados à sociedade e com ela interagem. É impossível ver uma obra de Bere sem uma reação. O espectador sente o poder dos fortes traços e a delicadeza das obras expostas, criando imediatamente uma conexão. Desta forma, as figuras passam a retratar uma mistura de sentimentos e máscaras usadas em nossa natureza humana. Bere utiliza acrílico sobre tela, spray e Caneta Posca. Em ‘Identidade Coletiva II’, além das telas, serão expostas reproduções seriadas das mesmas, impressas em Fine Art a jato de tinta mineral sobre canvas Hahnemühle.

O fotógrafo Carlos Formiga traz fotos abstratas marcadas por grafismo, onde procura o detalhe em um todo, utilizando, com propriedade, o elemento da linguagem visual. Capta as imagens sem um planejamento, em busca do inusitado – um aspecto que lhe chame a atenção. E é esse detalhe que ele fotografa. Em ‘Abstracionismo Gráfico’, são apresentadas fotos abstratas na sua maioria contemporâneas, que refletem a técnica e a sensibilidade que são marcas de seu trabalho.
Sobre Bere

Nascido em 1978, Bernardo de Paula Magalhães Bastos começou a pintar em meados do ano 2000, por influência de Marilu Bueno, também artista plástica, assumindo o nome artístico Bere, seu apelido desde a infância. Formado em arquitetura pela Universidade Santa Úrsula, sempre gostou de pintar e, depois da sua primeira exposição individual no ano de 2002, começou a levar a sério a carreira de artista visual, participando de exposições com mais assiduidade.

Em setembro de 2019, BERE apresentou, no Centro Cultural Correios RJ, a exposição IDENTIDADE COLETIVA, onde mostrou, pela primeira vez, os personagens que cria, que vivem em meio ao excesso de informações e de novas tecnologias. A mostra foi um sucesso de crítica e de público, tendo sido visitada por mais de 51.000 pessoas.

Passados mais de dois anos, esta nova exposição propõe mostrar uma nova leva de personagens criados por Bere num período em que enfrentamos a pandemia do coronavírus e a exacerbação da utilização das mídias sociais, de uma forma cada vez mais globalizada.

Sobre Carlos Formiga

Engenheiro e fotógrafo, o carioca Carlos Formiga fotografa desde os anos 80, tendo, a partir de 2010, passado a se dedicar integralmente à arte, estudando com o consagrado fotógrafo Walter Firmo, de quem se tornou pupilo. Participou também da Oficina de Arte Contemporânea na Escola de Artes Visuais – EAV – do Parque Lage, sob a orientação de David Cury.

Sobre Carlos Bertão (curador)

Carioca, advogado, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado na Universidade de Nova Iorque (NYU), trabalhou em escritórios de advocacia no Rio de Janeiro, São Paulo e Nova Iorque.
Em 1980, foi contratado pelo Banco Mundial, em Washington, onde trabalhou por quase vinte anos.
Colecionador de obras de arte há mais de 40 anos, ao se aposentar do Banco Mundial retornou ao Brasil e passou a se dedicar à produção e curadoria de exposições.

Foi curador, entre outras, de exposições no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, em São Paulo, no Museu de Arte Contemporânea do Estado de Mato Grosso do Sul – MARCO.

Hoje divide seu tempo entre o Rio de Janeiro e Bonito, MS, tendo concebido e executado o projeto IMERSÕES MS, que envolveu um trabalho de residência do renomado artista plástico Carlos Vergara na região da Serra da Bodoquena, também com a previsão de uma exposição no Museu de Arte Contemporânea do Estado de Mato Grosso do Sul – MARCO e a preparação e execução de um livro e de um vídeo do trabalho desenvolvido durante a residência.

Foi, também, Curador da exposição CONSCIÊNCIA, do artista peruano Ivan Ciro Palomino, produzida pela ONU, e realizada no Centro Cultural Correios RJ, no período de 25/09/19 a 19/01/20, que foi visitada por 143.524 pessoas.

Em todas as exposições que curou, nas quais apresentou obras de mais de 40 artistas, Carlos Bertão contou com a participação de Alê Teixeira, que foi responsável pelo design e pela iluminação delas.


Serviço

Exposição: “Identidade Coletiva II”
Artista: Bere @bere.arte
Exposição: “Abstracionismo Gráfico”
Artista: Carlos Formiga @carloscformiga

Curador: Carlos Bertão @cbertao
Design Expográfico/Iluminação: Alê Teixeira @aleartale
Realização: EntreArte Consultoria @entrearteconsultoria
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares

Local: Centro Cultural Correios RJ
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h
Abertura: 20 de janeiro de 2022
Visitação: 21 de janeiro a 19 de março de 2022
Censura livre
Gratuito
Acessibilidade

Uso de máscaras e comprovante de vacinação são obrigatórios, conforme determinação dos órgãos competentes.

Apoio: Centro Cultural Correios RJ/ Ministério das Comunicações /Estúdio Lupa

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Natal “Magia e Alegria” promete aquecer a economia de Paulínia

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Paulínia, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos divulgou a programação do Natal “Magia e Alegria”, com o objetivo de transformar a Vila de Natal em um espaço de celebração e convívio. Vale lembrar que o palco montado no estacionamento ao lado da Vila receberá apresentações, gratuitas, ao longo de dezembro. No último domingo (07), grupo Fat Family se apresentou, e no dia 14 será a vez da cantora Luiza Possi.

A iniciativa também visa fomentar a cultura local e valorizar o comércio e a rede hoteleira do município. A Vila de Natal está montada no Parque Brasil 500, localizado a menos de 900 metros do hotel Sleep Inn Paulínia. Para a população que vem de outras cidades conhecer o local, o hotel é a melhor opção em conforto e segurança.

Para garantir a reserva e saber mais informações, através dos telefones (19) 3112 2001 / (19) 9 8256 3340 ou pelo e-mail reservas@sleepinnpaulinia.com.br.

SLEEP INN PAULÍNIA
Inaugurado em 2021, o Sleep Inn Paulínia está localizado em uma das cinco entradas da cidade, próximo à prefeitura, ao Theatro Municipal e ao Sambódromo. O hotel pode ser facilmente acessado pelas Rodovias Anhanguera, Dom Pedro I e Professor Zeferino Vaz, estando apenas a 37 km do Aeroporto de Viracopos.

Sleep Inn Paulínia possui uma estrutura de 5.500m² e conta com 120 apartamentos, duas salas de reunião para até dez pessoas, uma sala de eventos para até 50 pessoas em auditório, restaurante, academia, piscina, Wi-Fi cortesia, loja de conveniência, café da manhã e serviço de coffee break, figurando entre as opções para todos os públicos – corporativo e a lazer

Com uma infraestrutura completa, o Sleep Inn Paulínia também possui apartamentos adaptados para PCDs garantindo conforto e comodidade em sua estada, além de oferecer a possibilidade dos viajantes se hospedarem com seus pets, uma vez que é Pet Friendly.

Para conhecer mais sobre o Sleep Inn Paulínia, acesse o site https://www.reserveatlantica.com.br/hotel/sleep-inn-paulinia.

Continuar Lendo

News

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

Publicado

em

As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) receberam 11.725 medalhas em todo o território brasileiro. Esse resultado revela o protagonismo feminino na olimpíada científica, mostra o talento e incentiva a participação delas na ciência.

 

De acordo com a organização da OBAFOG, as estudantes que se destacaram na construção e no lançamento de foguetes educacionais conquistaram 4.646 medalhas de ouro, 4.682 de prata e 2.397 de bronze.

Protagonismo feminino na ciência – Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025 – Foto Clara Sampaio

A edição de 2025 distribuiu, ao todo, 26.188 medalhas para alunos de escolas públicas, privadas e rurais de todo o país. Foram 10.441 de ouro, 10.312 de prata e 5.435 de bronze.

 

Categorias

A OBAFOG é dividida em 6 níveis. O nível 1 é destinado aos estudantes do 1º ao 3º ano do fundamental. O objetivo é construir e lançar foguetes de canudo por impulso de ar comprimido. No nível 2, participantes do 4º ao 5º ano lançam foguetes de papel movidos por impulso de ar comprimido.

 

Já o nível 3 é para os matriculados entre o 6º e o 9º, que precisam elaborar e lançar foguetes de garrafa pet movidos com água e ar comprimido. No nível 4, alunos do ensino médio lançam foguetes movidos com vinagre e bicarbonato de sódio. Já no nível 5, alunos do ensino médio ou superior lançam foguetes de propulsão sólida.

Protagonismo feminino na ciência – OBAFOG 2025-Foto Clara Sampaio

Além disso, alunos dos 8º e 9º anos do fundamental e ensino médio (níveis 3 e 4 da OBAFOG) podem participar da nova modalidade de foguetes multiestágios feitos de garrafa pet: nível 6 “categoria Manual do Mundo”.

 

Jornada de Foguetes

Os melhores colocados dos níveis 3 ao 6 ainda são convidados para participar das Jornadas de Foguetes, que acontecem na cidade de Barra do Piraí (RJ). A programação conta com palestras e oficinas práticas sobre astronáutica, astronomia e ciências afins com astrônomos e especialistas, observação das constelações, apresentação de alunos e lançamento de foguetes numa pista de pouso. Além disso, os participantes lançam seus foguetes e podem receber medalhas e troféus.

 

Mais meninas na ciência

Segundo o Prof. Dr. João Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da OBAFOG, o desempenho expressivo das estudantes é reflexo do crescimento da participação feminina, do esforço delas e de acreditarem no próprio potencial. “Essa geração de meninas mostra que ciência, criatividade e determinação são ingredientes universais para o sucesso em qualquer área”, destaca.

 

Organizadores da OBA

A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com os Deputados Federais Tabata Amaral, André Janones, Vitor Lippi, Ismael Alexandrino, Senador astronauta Marcos Pontes, Centro Universitário Facens, BTG Pactual, Bizu Space, UERJ, Força Aérea Brasileira e Agência Espacial Brasileira.

 

A OBA ainda tem como embaixadores os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica.

Continuar Lendo

News

Sérgio Reis e o cantor português Zé Amaro lançam parceria em “Casinha Branca”

Publicado

em

O sertanejo Sérgio Reis e o cantor português Zé Amaro se unem para o lançamento da música “Casinha Branca”. Com imagens cinematográficas, o videoclipe acaba de estrear nesta sexta-feira (28/11) no canal oficial de Zé Amaro e está sendo divulgado simultaneamente nas redes sociais dos dois artistas.

Gravado em Portugal, o clipe utiliza as vinhas e a paisagem local como cenário, conectando a música às suas referências culturais. Sérgio destaca que o projeto tem um significado especial para ele: “O que mais me emocionou é porque eu sou neto de português, meu avô era de Vila Real. Cantar com esse jovem português que é esperto, bom e talentoso, me deu oportunidade para agradecer o coração”.

A colaboração promete emocionar os fãs com uma música que resgata as raízes, tanto na letra, quanto no cenário, mantendo uma presença marcante na música portuguesa contemporânea. Zé Amaro também comenta a parceria, classificada por ele como um marco pessoal. “A parceria com o Sérgio Reis é daqueles maiores sonhos, quase inacreditável. Fiquei tão sensibilizado, fiquei tão contente, porque é um ídolo. Coloco o Sérgio Reis ao nível mundial. Por tudo aquilo que ele faz, a aparência musical que ele tem, o amor que ele entrega nas canções e o amor que entregou à Casinha Branca é realmente incrível”.

Para saber mais, acompanhe:
@serjaooficial
@zeamarooficial

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.