Cuidados específicos têm sido adotados por cirurgiões-dentistas, equipes auxiliares e pacientes
Muitas pessoas adiaram ou simplesmente abandonaram as visitas regulares aos consultórios odontológicos desde o início da pandemia de Covid-19 pelo receio de serem infectadas pelo vírus causador da doença, o Sars-CoV-2. O resultado deste descuido está cada vez mais evidente, já que a incidência de cáries e doenças gengivais, entre outros problemas, cresceu no período. Este incremento é preocupante, inclusive por ser a boca uma das portas principais de entrada do vírus no organismo. A melhor forma de reverter essa situação é por meio do combate à desinformação. Saber que rigorosos protocolos de prevenção da infecção têm sido adotados pelas equipes que atuam nos consultórios odontológicos pode transmitir à população a segurança e o estímulo necessários para a retomada dos cuidados com a saúde bucal.
Sem desconsiderar as exceções, os cirurgiões-dentistas sempre se destacaram por sua preocupação com a biossegurança e este cuidado tem sido intensificado nas clínicas e ambulatórios que priorizam o controle de qualidade de seus processos e se preocupam com a preservação da saúde dos pacientes. Boa parte dos ajustes e adequações nas estruturas e rotinas desses locais foi inspirada no Manual de Boas Práticas em Biossegurança para Ambientes Odontológicos, editado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) no início da pandemia. As orientações contidas na publicação têm como base os cuidados a serem adotados no ambiente clínico não só pelo cirurgião-dentista e equipe auxiliar, mas também pelos pacientes.
De acordo com a cirurgiã-dentista Ana Carla Robatto, as mudanças nas rotinas incluíram a intensificação de cuidados que já existiam, tais como a esterilização (limpeza profunda capaz de destruir todas as formas de vida microbiana) do ambiente clínico com agentes de desinfecção de superfícies de nível hospitalar, a colocação de barreiras mecânicas descartáveis e impermeáveis em equipamentos e o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs (jaleco/avental impermeável, touca, luvas, máscara cirúrgica, óculos e protetores faciais, entre outros). “Incluímos uma pré-lavagem do espaço antes da imersão em detergente enzimático usado em hospitais. Passamos a fazer a checagem da limpeza dos instrumentais com uma lente de aumento. Além disso, a proteção de superfícies e os protocolos de desparamentação (remoção dos EPIs) também tornaram-se mais rígidos no cenário pandêmico”, detalhou.
Na Éfika Odontologia Digital, por exemplo, houve uma série de ajustes voltados para a garantia da biossegurança do paciente. Antes da consulta, ele responde a um formulário digital para triagem de sintomas sugestivos da Covid-19. Na sequência, recebe um pequeno vídeo com orientações do tipo: venha usando máscara e só traga acompanhante se realmente for necessário. Quando chega à sala de espera, que é exclusiva, já que a clínica só atende um paciente de cada vez por horário mediante agendamento prévio, a temperatura corporal é aferida, assim como a saturação de oxigênio. Antes de entrar nessa sala, o paciente recebe óculos de proteção, protetores de sapato e touca. Após sentar-se na “cadeira de dentista”, a máscara do paciente é adequadamente guardada numa embalagem descartável. “Sempre usamos o sugador de forma constante para reduzir aerossóis, mas este hábito tornou-se ainda mais relevante no contexto pandêmico”, destacou Ana Carla Robatto, que é mestre em odontopediatria, professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e sócia da Éfika.
Os pacientes são estimulados a dar prosseguimento aos cuidados ao chegarem em casa após a consulta odontológica. Entre as dicas que recebem neste sentido, destacam-se: não tocar em nada antes de se higienizar; retirar os sapatos na entrada; higienizar celular e óculos com álcool 70%; colocar as roupas em uma sacola dentro do cesto de roupa suja ou diretamente na máquina para lavar; tomar banho assim que chegar em casa e manter a higiene bucal diária em dia, por meio da escovação dental e uso diário de fio dental. “Os prejuízos da negligência para com a saúde bucal são imensuráveis. Precisamos continuar nos protegendo contra a Covid-19 sem, no entanto, esquecer de que as outras doenças, inclusive aquelas que afetam a boca e os dentes, não deixaram de existir e precisam ser prevenidas e tratadas”, concluiu Ana Carla Robatto.
A cantora Micarla acaba de atingir a expressiva marca de 100 mil visualizações no YouTube em menos de 30 dias do lançamento de sua mais recente música autoral, “Desejo incansável”. Este marco solidifica a faixa como um dos maiores sucessos de sua carreira e reafirma seu lugar de destaque no mercado musical.
Desejo incansável:
Conhecida por sua voz marcante e versatilidade dentro do sertanejo, Micarla tem chamado a atenção da crítica e do público. Sua capacidade de conectar-se com as emoções através de grandes sucessos sertanejos e suas músicas autorais faz dela uma escolha certeira para quem busca talento autêntico.
Para produtores de eventos, prefeituras e casas de show, Micarla surge como uma opção imperdível, unindo repertório de sucesso e carisma inegável no palco.
SHOWS
A artista, que já se apresentou em palcos badalados como a Festa de Peão de Barretos (2018 e 2025), e nos estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, entre outros, demonstra consistência em suas performances ao vivo. Para agendamentos e orçamentos de shows, a equipe da artista está disponível para levar este sucesso sertanejo para o seu evento.
MODÃO SERTANEJO AO VIVO
Preparem os corações e as gargantas para cantar junto! A talentosa cantora Micarla presenteou o Brasil com o lançamento do seu mais novo DVD, “Modão Sertanejo Ao Vivo”, gravado na vibrante cidade de Goiânia/GO. E o resultado é simplesmente espetacular! Com uma produção impecável e a energia contagiante do público goiano, Micarla entrega um repertório que é pura essência da música sertaneja.
Modão Sertanejo Ao Vivo:
O DVD, com 30 faixas, é um resgate emocionante dos grandes clássicos que embalaram gerações, interpretados com a voz marcante e a sensibilidade que só ela tem. A produção musical do projeto ficou a cargo de Sóstenes Ramalho. Romário dos Reis, da 062 Filmes, assina a produção de vídeo, e Lucas Natã Borges foi o responsável pela mixagem e o áudio.
Desde os primeiros acordes, o público é transportado para uma noite de pura emoção. As modas escolhidas a dedo celebram a história do sertanejo, falando de amor, saudade, superação e as alegrias simples da vida no campo. Cada canção é um convite para reviver memórias e sentir a força das nossas tradições.
A gravação em Goiânia, berço de muitos talentos sertanejos, adiciona um tempero especial ao projeto. A interação com a plateia, os aplausos calorosos e a atmosfera de celebração tornam o DVD “Modão Sertanejo Ao Vivo” uma experiência autêntica e inesquecível. Este lançamento é um presente não só para os fãs de Micarla, mas para todos que amam a música sertaneja em sua forma mais pura e emocionante.
MICARLA
Micarla, carioca natural da cidade de Duque de Caxias, vem ganhando cada vez mais destaque nas redes sociais interpretando grandes sucessos da música sertaneja, além de suas músicas autorais que são sucesso nas principais plataformas de distribuição digital, como “Agora é meu ex”, “Tome juízo”, “Carência com bebida”, “Me valorizei”, “Amiga que é parça”, “Já te esqueci pode acreditar”, “Me valorizei”, entre outras.
Micarla começou a cantar profissionalmente aos 13 anos de idade e desde então, é apaixonada pela música sertaneja, com um EP nas plataformas digitais, lançado em 2021, intitulado “I Love Sertanejo” para iniciar sua carreira profissional, obteve uma estreia surpreendente. Micarla já se apresentou em vários eventos sertanejos, inclusive na Festa do Peão de Barretos no ano de 2018, onde foi bem recebida e uma das revelações da festa.
Micarla tem como principais influências na música sertaneja, as duplas Milionário & José Rico e Chrystian & Ralf e a cantora Roberta Miranda. Eclética, ela também interpreta outros estilos musicais e é simpatizante de vários gêneros como a mpb, onde tem a cantora Elis Regina como grande referência artística.
A artista já participou também de shows com grandes nomes da música sertaneja como Henrique & Juliano, Bruno & Marrone, Mano Walter, Zé Neto & Cristiano entre outros. Preservando sua origem e raízes simples, Micarla segue com a bagagem de quem domina a arte de compor, tocar e cantar, conquistando cada vez mais seu espaço, sempre com muito carisma e seu único jeito de ser.
Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Micarla, acesse as redes sociais:
Considerado um dos maiores ícones da música brasileira, o cantor e compositor Sérgio Reis retorna ao palco do Teatro Bradesco no dia 11 de outubro para um show especial em comemoração aos seus 67 anos de carreira. Na apresentação, o artista promete emocionar o público com sucessos como “Panela Velha”, “Menino da Porteira” e “Coração de Papel”, além de outros clássicos que atravessam gerações. Os ingressos estão à venda no site Uhuu.com.
Dono de uma voz inconfundível e de uma trajetória sólida, Sérgio Reis traz em seu repertório canções que se tornaram verdadeiros hinos da música sertaneja, passeando por todas as fases de sua carreira. Mais do que uma apresentação, o show comemorativo será um verdadeiro encontro entre o artista e seus fãs, com participações especiais, homenagens e momentos de pura emoção.
“Essa comemoração é uma forma de agradecer ao público que sempre me acompanhou. São 67 anos de muita estrada, amor pela música e histórias inesquecíveis”, afirma o cantor, que em 2025 também celebra seus 85 anos de vida, tornando esta turnê ainda mais especial e simbólica.
A apresentação, realizada pela Explosion Music (empresa que representa o cantor Sérgio Reis), contará com uma superprodução e trará surpresas que prometem emocionar o público do início ao fim.
SERVIÇO: Sérgio Reis – 67 Anos de Carreira Data: 11 de outubro (sábado) Local: Teatro Bradesco – Rua Palestra Itália, 500, 3º Piso, Perdizes Horário: 21h Abertura da casa: 20h Duração: 90 minutos. Classificação:Livre. Menores de 18 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis e crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.
Ingressos online: Uhuu.com
Para iniciar o mês de outubro da melhor forma, a dupla sertaneja May e Gabi relançou, nesta quarta-feira (1), a música “Vontade da Gente” em uma versão cantada ao vivo. Essa versão da canção está presente no segundo DVD da dupla, denominado “Sentimentos Reais – A História Continua”, gravado em dezembro de 2024. A composição é a continuidade de uma narrativa marcante iniciada pelas cantoras no primeiro DVD “Histórias” Parte 1 e Parte 2.
A música fala sobre a saudade que a protagonista sente de momentos que viveu com outra pessoa. A canção explora um desejo latente por conexão, principalmente de se permitir sentir, a vontade de compartilhar uma relação leve, onde ambas as partes desfrutam do prazer. Além disso, a sonoridade dançante e envolvente, que mistura um ritmo latino, como o reggaeton, com sertanejo e o espanhol também é um dos pontos fortes da composição.
Conhecidas por transformar histórias reais em composições carregadas de autenticidade e emoção, May e Gabi prometem entregar a mesma qualidade musical do lançamento original em uma versão acústica e encantadora.