Espaço mostra como parceria pode beneficiar shopping e pequenas empreendedoras
Amizade e companheirismo acompanhadas de cheirinho de pamonha, chocolates e flores, esse é o resumo das terças-feiras no Shopping Crystal.
O empreendimento realiza, desde fevereiro deste ano, o Mercadinho Crystal com produtos artesanais de mulheres empreendedoras, como Gilvani Reinaldi, ou apenas Gil como é conhecida. Ela era repositora de farmácia e durante a pandemia ficou sem o trabalho. Viu no hobby de fazer pamonhas, curau, suco e bolos de milho, uma possibilidade de renda.
Desde 2020, são as receitas da Gostosuras de Milho que garantem a subsistência da família. “Eu sempre produzi as receitas com milho mas era um passatempo. Com a chegada da pandemia fiquei com muito receio e acabei saindo do emprego. Foi aí que me profissionalizei e comecei a fazer os posts no Clube da Alice oferecendo o que eu sabia produzir”, conta.
O produto teve tanto sucesso que chamou a atenção do departamento de marketing do Shopping Crystal, já que no local, há uma loja do Clube da Alice. “Vimos que precisávamos apoiar mais o empreendedorismo, já que ele foi tão forte nesta época de pandemia. Foi quando tivemos a ideia de fazermos uma curadoria e selecionar algumas pessoas para exporem aqui”, contou a gerente de marketing do shopping, Ana Ades.
O Mercadinho Crystal além de trazer novidades como essa, é uma forma de interação e crescimento. “Quando comecei a colocar meus produtos aqui, eu não tinha maquininha de cartão, folder, cartão de visita. As meninas do marketing me deram dicas de como eu poderia melhorar minha divulgação e assim aumentar meus rendimentos. Não ficamos aqui apenas para expor. Trocamos experiências, conversamos e crescemos juntas”, explicou Gil.
Além de Gilvani, outras quatro mulheres empreendedoras expõem seus produtos e possuem outras semelhanças como o fato de terem começado suas atividades em meio a pandemia. Elas se reinventaram, descobriram novos talentos e decidiram se lançar no mercado.
Lígia Garcia Budi, lançou a Canudos e Sabores em 2020 e não conhece os desafios de mercado fora da pandemia. “Não imagino como é ou não vender fora da pandemia. Já fazia os canudos como complemento de renda, mas não estava dando conta. Vi que poderia ser uma oportunidade e decidi me arriscar. Graças a Deus deu super certo e a vinda aqui para o shopping tem me ajudado muito, inclusive criei especialmente um combo para atender as demandas do local”, disse.
As barraquinhas com os produtos são compartilhadas e ficam primeiro andar do shopping, local que possui grande fluxo de pessoas. “Aqui nós temos uma comunidade, nos ajudamos, damos ideias umas às outras e principalmente, nos encorajamos”, relatou a mineira Angélica Ferrari, que veio para Curitiba em plena pandemia para vender os produtos da Trem Combinado, como queijos, doce de leite, cachaça e outros itens mineiros.
Outro ponto em comum de todas as mulheres é estarem antenadas às necessidades do mercado de alimentação. A chef Viviani Souza, criadora da Yellow Mellow, focou em produtos que caibam em um potinho, mas principalmente em atender o público vegano com molhos pestos, geleias e outros itens. “Expor no shopping é um desafio mas vemos como isso gera um valor agregado ao nosso produto”, destacou.
Das 11h até as 19 horas, os frequentadores do shopping podem conferir os produtos alimentícios oferecidos, que remetem as receitas familiares, gerando conforto e bem-estar, afinal, quem não gosta de comer um docinho no meio da tarde. Quem atende esse desejo é a Cuty Cookies, da empreendedora Claudia Mendes, que desde 2014 produz cocadas cremosas, doces com chocolates e outros.
Cuidados com lojistas
Desde que o Mercadinho Crystal inaugurou, um dos cuidados tomados pela administração do shopping é de trazer produtos que não concorram com os lojistas. Exemplo disso, é a participação da empresária Adriana Fagotte, da Casa das Canetas. Além da loja já consolidada há anos, ela também optou por colocar em prática uma outra paixão.
Shopping de Curitiba incentiva o empreendedorismo feminino Divulgação/Shopping Crystal
Um dos seus passatempos favoritos é a produção de peças de macramê. O que era somente um passatempo deu tão certo, que atualmente a atividade é responsável por 1/3 de sua renda. “Minha filha começou a fazer propaganda para as colegas. Comecei a divulgar em uma rede social e abri um e-commerce. Tive muitas encomendas e quando o pessoal falou do Mercadinho, achei que seria uma boa oportunidade de mostrar mais esse trabalho que faço com tanta paixão. Acho que a ação é uma via de mão dupla porque traz mais movimento para o shopping, já que todas as meninas combinam as entregas aqui e também beneficia quem expõe seus produtos, oferecendo mais visibilidade”, finalizou.
Para deixar o ambiente ainda mais agradável, o shopping conta com música ao vivo pelo Acústico Maria Loka.
Elegância, propósito e celebração. Esses são os ingredientes que vão marcar o “Christmas Lunch”, evento exclusivo idealizado pelo renomado cerimonialista Junior Donatto, que reunirá um seleto grupo de mulheres empresárias, influenciadoras e personalidades em um almoço natalino beneficente no dia 11 de novembro, em São Paulo.
Com o objetivo de arrecadar fundos para instituições sociais que atendem crianças em situação de vulnerabilidade, o encontro propõe um momento de reflexão, conexão e celebração das conquistas femininas em um ambiente de alto padrão e hospitalidade impecável — marcas registradas de Donatto.
A gastronomia ficará sob o comando do chef Levi Maciel, um dos grandes nomes da alta gastronomia brasileira, que assinará um menu exclusivo para a ocasião. O almoço também contará com atrações musicais especiais, entre elas, DJ Cris Proença e o maestro Renato Misiuk, que promete emocionar as convidadas com um repertório repleto de clássicos natalinos e interpretações únicas.
“O Christmas Lunch nasce da vontade de celebrar o fim de ano de forma genuína, reunindo mulheres inspiradoras em torno de um propósito nobre — o de espalhar amor e solidariedade. É um evento sobre união, gratidão e generosidade”, destaca Junior Donatto, reconhecido por transformar eventos em experiências marcantes.
Com sofisticação e a energia da magia natalina, o “Christmas Lunch” promete se tornar uma das celebrações mais aguardadas da temporada.
Carlos Bucaneiro, mentor de empresários, organizador de projetos e especialista em registro de marcas, tem um recado direto: proteger sua marca é proteger tudo o que você construiu.
E não é só isso na COMUNIDADE DONO DE VERDADE como mentor de empresários ele ensina princípios como FAÇA O QUE VOCE AMA, VENDER É AJUDAR, O MELHOR OBRIGADO É O PIX E PROTEJA TUDO QUE VOCE FAZ IDÉIA . Esses princípios te levam de onde você está ao sucesso profissional de forma clara e objetiva.
Sobre registro de marcas dados do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), mais de 80% das micro e pequenas empresas brasileiras ainda operam sem o registro da própria marca. Isso significa que boa parte dos empreendedores corre o risco de perder o nome, a identidade e até o direito de continuar usando a marca que criaram com tanto esforço.
Com mais de 20 anos de experiência ajudando empresas em todo o país, Carlos tem visto histórias reais de empreendedores que, por não registrarem sua marca, acabaram perdendo tudo — inclusive o nome que os clientes já reconheciam.
“Muitos acreditam que o registro é caro ou demorado, mas o prejuízo de perder uma marca é infinitamente maior. O registro é o que garante que ninguém possa tomar o que é seu”, explica Carlos.
“A marca registrada é um patrimônio. É o nome que vai representar toda sua história profissional. Ela representa o valor e a credibilidade do seu negócio”, reforça Bucaneiro.
Mais do que um especialista técnico, Carlos Bucaneiro é um mentor de empresários que acreditam em fazer o que amam, vender com propósito e ajudar pessoas de forma real. Ele costuma dizer que “o melhor ‘obrigado’ é o Pix, mas a melhor recompensa é ver o sonho de um empreendedor protegido. ”
Além de atender empresas em todo o Brasil, Carlos se dedica a educar e inspirar empreendedores — por meio de palestras, lives e mentorias — mostrando que registrar uma marca é um ato de amor pelo que você construiu.
“Se o nome da sua marca tem valor, ele precisa ser seu — de verdade”, finaliza Bucaneiro.
Hoje, à frente de uma rede de atendimento nacional, Carlos Bucaneiro e sua equipe ajudam empreendedores a transformar ideias em marcas fortes, seguras e lucrativas — sempre guiados pelos princípios de fazer o que ama, vender com propósito e proteger tudo o que faz sentido.
Espetáculo mistura teatro e stand-up para abordar, de forma cômica, o cotidiano dos profissionais da saúde, com personagens inéditos e outros já conhecidos pelos milhões de seguidores de Bruno Baroni
Eu Também Sou Médico segue em curta temporada no Teatro Eva Wilma (Rua Antonio de Lucena, 146 – Tatuapé. São Paulo -SP), com sessões nos dias 10, 17 e 31 de outubro, sextas-feiras, às 21h. Criado e protagonizado por Bruno Baroni (@brunobaroni_a) e Thaisa Damous (@thaisadamous), que também assina o texto com Bruno, o espetáculo tem direção de Camila Vaz e Thaisa Damous.
A criação do espetáculo é resultado da parceria entre Bruno Baroni e a roteirista Thaisa Damous, que tem mais de quinze anos de experiência com comédia, tendo participado de produções televisivas e cinematográficas. A comédia leva ao teatro o conteúdo que fez Bruno viral nas redes sociais, adaptando para o palco situações do dia a dia médico.
O espetáculo se passa em dois momentos. No primeiro, Bruno Baroni vive um médico de plantão e conta casos engraçados do dia a dia, contracenando com outros personagens de um hospital imaginário, como uma enfermeira, a residente Ritinha e a doutora Cibele. No segundo momento, entra em cena a enfermeira Sandra, personagem que Bruno criou nas redes sociais e que virou sucesso na internet. Ela faz uma “palestra” para a plateia, como se estivesse orientando médicos recém-formados sobre como lidar com um plantão caótico, explicando tudo de forma divertida.
Thaisa Damous interpreta diversos personagens que interagem com o médico Bruno e com a enfermeira Sandra ao longo da peça. No total, o espetáculo apresenta 11 personagens no palco, como a doutora Dinossauro e a doutora Herdeira, que retratam figuras bastante conhecidas por quem já passou por um hospital. “Nossa ideia é realmente fazer uma peça de teatro com momentos e elementos do stand-up”, explica Bruno.
Sobre Bruno Baroni
Médico formado em 2020, atuou na linha de frente contra a COVID-19 e é criador de conteúdo digital. Ele iniciou sua produção de vídeos de comédia para TikTok e Instagram durante a pandemia, acumulando um público de quase 3 milhões de seguidores. Seus vídeos são focados no ambiente médico e hospitalar, e no palco, ele interpreta a enfermeira Sandra, personagem conhecida de suas redes sociais.
Sobre Thaisa Damous
Coautora e diretora da peça, atua como atriz e roteirista. Ela é formada em Artes Cênicas, com especialização em roteiro, e sócia da Projéteis. Thaisa é co-criadora da série “Cosme e Damião – Quase Santos” (Globo Play/Multishow) e trabalhou como roteirista e desenvolvedora de projetos na Hungry Man, em produções como “Seis na Ilha” (TV Brasil), o filme “Cansei de Ser Nerd” (Paramount/Telecine) e a série documental “Somos Museus” (Canal Futura). Sua trajetória inclui a autoria da peça “O Catador de Nuvens” e o prêmio FOCA pela peça “Carne de Segunda”. Como atriz, participou de projetos como a novela “Vai na Fé” (Globo), “Ribanceira” (Canal Brasil), vídeos para o canal Parafernalha, e os curtas “Berenice” e “Flores”.
Ficha Técnica
Elenco: Bruno Baroni e Thaisa Damous
Participação especial: Camila Vaz
Texto: Bruno Baroni e Thaisa Damous
Direção: Camila Vaz e Thaisa Damous
Produção: Ika Tronco
Figurino: Grazi Bastos
Iluminação: Vini Soares
Cenografia: Danilo Diniz
Assessoria de Imprensa: Angelina Colicchio e Diogo Locci – Pevi 56
Realização: Projéteis
Serviço
Eu Também Sou Médico
Teatro Eva Wilma (Rua Antonio de Lucena, 146 – Tatuapé. São Paulo -SP)
Temporada: Dias 10, 17 e 31 de outubro, sextas-feiras, às 21h
Ingressos: R$60 (meia) e R$120 (inteira). À venda pelo Bilheteria Express