Conecte-se conosco

News

Pesquisa inédita aponta 14 tendências para a indústria de moda e beleza voltada às mulheres 50+

Publicado

em

Conduzida pela Dezon, Hype60+ e Tsunami60+, a pesquisa “Wellness & Beleza Prateada” analisa hábitos comportamentais e dinâmicas sociais do consumidor brasileiro com mais de 50 anos. Com foco nas indústrias de beleza, moda e bem-estar, o estudo destaca um recorte com as 14 tendências que vão nortear o futuro e o desenvolvimento de produtos, serviços e da comunicação. As análises foram agrupadas nas dimensões Demanda Latente, Oceano Prateado, Territórios de Inovação e How To?

São Paulo, 9 de março de 2020 – Envelhecer é uma novidade. Por mais que a frase pareça uma contradição, o ser humano está vivendo mais. Como resultado da conquista da longevidade, temos encontrando desafios socioeconômicos nunca enfrentados e que demandam mudanças de paradigmas sobre a idade. Para sobreviver nesse futuro prateado, as marcas precisam operar uma mudança de mindset – até então orientada por uma obsessão pela beleza juvenil – para enxergar o enorme potencial da Economia da Longevidade. São os consumidores com mais de 50 anos que vão ensinar aos gestores de marcas sobre os hábitos, desejos e o mercado emergente que está se formando para uma população cada vez mais longeva. O futuro é velho e para entender os drivers de consumo desse novo mundo e apontar as tendências para os mercados de beleza, moda e bem-estar, a Dezon, Hype60+ e Tsunami60+ conduziram a pesquisa Wellness & Beleza Prateada, que foi divulgada no domingo, 8 de março, na Unibes Cultural.

O Brasil conta com mais de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos: 54 milhões, se considerarmos os 50+, de acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As mulheres maduras já representam 13,7% da população, ultrapassando os 29 milhões de pessoas – o equivalente a quase três vezes a população de Portugal. “Os maduros de hoje têm um estilo de vida e hábitos de consumo que eram, há três décadas, associadas aos jovens. Namoram online e têm vida sexual ativa; trabalham; são ativistas de causas modernas; continuam curtindo rock e buscando aprimoramento intelectual e profissional. A definição de idoso está muito velha”, analisa Layla Vallias, cofundadora da Hype60+ e uma das coordenadoras da pesquisa, acrescentando que um dos erros mais comuns é considerar os idosos uma massa de consumidores com desejos e necessidades iguais. “Além das diferenças etárias, quando pensamos nas mulheres maduras, vemos que elas são as protagonistas dessa Economia da Longevidade; são elas que estão liderando o orgulho prateado”, afirma.

Para Bete Marin, cofundadora da Hype60+ e idealizadora do movimento Beleza Pura, embora as mulheres maduras representem um volume gigante da população e sejam as protagonistas da Revolução da Maturidadeelas são ignoradas pelas marcas. “Elas não estão na publicidade. Repare no anúncio de xampu, na vitrine das lojas e no e-commerce, ou nas campanhas de redes sociais. As mulheres maduras ainda são invisíveis na publicidade. Em Cannes de 2019, mais de 70% das agências de publicidade afirmaram nunca ter recebido um briefing voltado para o público sênior, apesar de serem responsáveis por 50% do consumo global. E, para piorar, se um departamento de marketing descobre que a média de idade do seu público mudou, isso é motivo de desespero. Afinal, sua marca está envelhecendo”, alerta.

Para trazer visibilidade ao Tsunami Prateado global e auxiliar as marcas a repensar produtos, serviços e posicionamento, Dezon, Hype60+ e Tsunami60+ apresentam a pesquisa inédita Wellness & Beleza Prateada.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES | WELLNESS & BELEZA PRATEADA

Em DEMANDA LATENTE, a pesquisa aborda o quão invisível é o público maduro. Hoje, a população de brasileiros com mais de 60 anos cresce 3% ao ano, ou seja, um crescimento maior que qualquer outro grupo, em especial, de jovens. As estimativas mais conservadoras apontam que os maduros vão representar 25% da população mundial até 2040, formando um contingente de 2,1 bilhões de pessoas no mundo. Esse Tsunami Prateado – no Brasil, um grupo de 30 milhões – continua a ser ignorado por marcas e empresas. “Essa falta de visão não é uma prerrogativa do Brasil. Nos Estados Unidos, somente 15% das empresas já definiram alguma estratégia focada no público maduro”, analisa Bete Marin, cofundadora da Hype60+.

Embora as relações amorosas sejam importantes e desejadas em qualquer idade, na maturidade elas se tornam mais relevantes. Nesse momento da vida, a busca pela pulsão de vida é grande. Muitos brasileiros chegam à maturidade com verdadeiros companheiros de jornada; a perda de parceiros, então, é uma preocupação para os que estão casados. Para quem já vivenciou a perda, a encontra de um novo parceiro torna-se essencial para dar um “brilho” aos dias. A pesquisa Tsunami60+ revela 68% dos entrevistados estão em um relacionamento; 76% dos mais de 1.700 maduros ouvidos pelo estudo declararam estar satisfeitos com a vida afetiva atual; entre os com mais de 75 anos, esse índice sobre para 86%.

Em OCEANO PRATEADO, a pesquisa analisa o desejo de consumo dos 60+. As mulheres maduras apontam a invisibilidade como principal desafio, sobretudo porque as marcas têm falhado em não conhecerem os gostos, corpos e estilo de vida. A palavra “exclusão” define o sentimento de ser ignorado pelas marcas. Quatro entre 10 maduros com mais de 55 anos declararam que não há produtos e serviços para consumidores com a idade deles, sendo as mulheres as que mais reclamaram do fenômeno: 43% delas contra 20% deles. As categorias mais apontadas – e com maior demanda por parte do consumidor maduro – são vestuário, calçado e acessórios (56%); alimentos diet ou sem glúten (40%); serviços de turismo (36%); cursos (31%); soluções para acessibilidade em casa (28%); produtos de beleza e higiene pessoal (27%); e cursos de línguas/intercâmbio (22%).

Consumo | Quando perguntados qual seria o desejo, a resposta é simples: unir a estética contemporânea e atrativa ao conforto e usabilidade, levando em consideração as demandas específicas dos corpos com mais de 60 anos. No subtexto, romper com o estereótipo das cores neutras, da linguagem pastel e sem vida. “As mulheres, na maturidade, vivem uma fase de liberdade. Elas se sentem livres para viver e ser o que quiserem, pois já cuidaram dos filhos e do marido; agora, querem cuidar de si. Estão abertas para novos aprendizados, novas amizades, novas paixões. Muitas decidem se separar para viver um novo romance consigo mesma”, detalha Layla Vallias.

A nova geração de mulheres brasileiras 50+ é formada por baby boomers – nascidas entre 1945 e 1964 – e têm, hoje, entre 54 e 73 anos. Agentes de grandes transformações econômicas e sociais no mundo – foram elas que queimaram o sutiã –, as maduras são ativas, ganham mais do que a média da população e gastam mais com elas mesmas; 83% acham a beleza importante; 80% consomem cosméticos; e 90% não se sentem representadas na comunicação das marcas de cosméticos. Segundo Bete Marin, essas mulheres sentem orgulho da sua idade e trajetória.

“Militaram contra a ditadura na juventude e hoje questionam o anti-aging. Elas querem viver a idade com liberdade; desejam consumir produtos e serviços que acompanhem esses desejos e um dos pontos é banir essa proposta da indústria de beleza que devem parecer jovens”, afirma a executiva, citando o estudo do Reino Unido, conduzido pela Royal Society for Public Health, que evidenciou que 49% das mulheres maduras se sentem pressionadas a continuar parecendo jovem – o que causa um grande impacto na saúde emocional, física e mental. No país, mulheres entre 50 e 70 anos já representam 58% do mercado de beleza britânico e 82% dessas consumidoras sentem que as roupas feitas para elas são antiquadas e não as representam.

Apesar de representarem 50% do consumo mundial, 70% das agências nunca recebeu um briefing para criar uma campanha para maduros. Em 2020, a Silver Economy, como é conhecida nos Estados Unidos, deve movimentar US$ 15 trilhões, de acordo com levantamento do Bank of America Merrill Lynch. Na prática, essa é a terceira maior atividade econômica do mundo. No Brasil, oito em cada 10 maduros têm renda própria e não vivem somente da aposentadoria. Entre as mulheres, esse número sobre para nove. “Nesse ano, no mundo, o número de mulheres chegará aos 500 milhões e elas são as principais shoppers e protagonistas da longevidade”, afirma Bete.

Na dimensão TERRITÓRIOS DE INOVAÇÃO, a pesquisa aponta para as 14 oportunidades de desenvolver produtos, serviços, experiências e criar posicionamentos de comunicação alinhados ao lifestyle da nossa geração de maduros. Com análise da especialista em tendências Iza Dezon, da Dezon Consultoria Estratégica – representante oficial da Peclers Paris no Brasil –, o estudo traz conceitos como Transgeracional; Forte, não Fragile; Cosméticos Universais; Idade Emocional; Quebrando tabus; Wellness Educativo; New Age, Better Age; De dentro pra fora; Beleza Prateada; Femcare; Bactérias Saudáveis; O brilho da idade; Escape Sensorial; e Alta Performance.

Segundo Iza, os Territórios trazem insights consistentes para que as marcas possam inovar a partir de um real e profundo conhecimento desse público consumidor. Em Transgeracional, primeira tendência do estudo, a especialista faz uma provocação focada na criação de produtos que possam ser usados por diferentes gerações, algo como o que a marca Benetton atingiu; Forte, não fragile – segunda tendência – fala sobre a necessidade de enxergar para além do estereótipo de fragilidade e debilidade física trazidas pela idade. “É preciso substituir essa noção pela força e potência que a idade traz”, afirma, acrescentando que apenas 10% dos brasileiros com mais de 55 anos acreditam que a palavra “idoso” define uma pessoa madura. Aliás, um a cada três prefere a palavra maduro por ser uma designação mais propositiva.

Na terceira tendência, Cosméticos Universais, a especialista questiona o quanto o uso de inúmeros produtos – com diversos passos de aplicação – se tornou uma prática que não dialoga com a contemporaneidade. A proposta é a criação de produtos para aplicar em vários tipos de peles, corpos, áreas do corpo, idades. Em Idade Emocional, a reflexão trazida pela escritora Perla Servan Schreiber, de 75 anos, sobre a noção imaginária que temos da própria idade – que não corresponde à realidade cronológica do envelhecer. Ela contesta a ideia de que não há sensualidade, sedução, desejos e sexualidade entre os 60+; portanto, a quarta tendência defende uma ressignificação. A pesquisa Tsunami60+ aponta que 25% das mulheres maduras têm relações sexuais semanais.

Em Quebrando Tabus, a proposta da quinta tendência é trocar a seriedade – com a qual é pintada a velhice – pela noção de alegria; pelo lúdico capaz de subverter a falsa noção de que idoso prefere bege. Wellness Educativo, sexta tendência, aponta para plataformas de comunicação que tragam conteúdos para além das marcas e produtos; que abordem, por exemplo, bem-estar e estilo de vida. New Age, Better Age aborda a importância de produtos baseados em saberes milenares que essa geração aprecia desde o surgimento do movimento alternativo na sua juventude. A oitava tendência, De dentro pra fora, traz insights sobre produtos – alimentos e bebidas – que promovem saúde e bem-estar, tais como suplementos alimentares e balas de colágeno.

“Em Beleza Prateada, o foco recai para os cabelos. A moda do branco ou prateado está nas cabeças das maduras e também das jovens mulheres. A nona tendência aborda os produtos para manter a beleza desses cabelos brancos de mulheres de todas as idades”, detalha Iza. Em Femcare, o foco direto da 10ª tendência é a saúde – abordando questões como menopausa e incontinência urinária, que atinge uma entre quatro mulheres 40+. Bactérias Saudáveis, segundo Iza Dezon, é a tendência que aborda o uso de prebióticos e probióticos, focando na saúde da pele. O Brilho da Idade, 12ª tendência, são produtos alinhados ao conceito de radiance – substituindo o anti-aging. Em Escape Sensorial, o minimalismo; a noção de produtos simples que promovem estímulos sensoriais. A última tendência, Alta Performance, coloca em primeiro plano o fitness. “Se pensa no fitness como algo que só interessa aos jovens; nada mais equivocado. Essa nova geração de maduros se interessa pelo universo que envolve de devices a roupas”, afirma Iza.

Em HOW TO?, a pesquisa traz as oportunidades de comunicação, apontando para a diversidade na longevidade. Segundo Layla Vallias, uma das coordenadoras do estudo Tsunami60+ os maduros são diversos, sobretudo porque cada pessoa é a somatória das experiências. “Até quando segmentamos por gênero, notamos as diferenças nesse universo que é envelhecer. Enquanto os homens vivem uma fase de reclusão, as mulheres vivem a liberdade. Um erro comum das marcas é tratar todos iguais; o mesmo produto não serve a consumidores de 60, 70, 80, 90 ou 100 anos”, analisa.

O estudo Wellness & Beleza Prateada aponta para um novo olhar de comunicação. Para o cidadão do século XXI, envelhecer é um processo completamente diferente do que foi décadas atrás. Essa mudança está inteiramente associada à presença da internet na vida dos novos seniores. A partir do advento da conectividade, eles buscam conhecimento no YouTube; diversão no Facebook; e relacionamento no Instagram e pelo WhatsApp. A internet é a janela para o mundo; no ambiente digital, os maduros conversam, matam saudades, ficam próximos da família, reencontram afetos do passado, mantêm grupos de novos e antigos amigos; experimentam novos amores, planejam viagens físicas e intelectuais. A rede os mantém conectados com uma vida pulsante, ativa e digital. A produção de conteúdo digital, contemporâneo e relevante – que dialogue com os desafios, anseios e necessidades desse público – pode inserir marcas dentro de um novo contexto. Há real potencial de transformar a relação dos maduros com produtos e serviços. Hoje, de acordo com análise desses brasileiros, eles são consumidores invisíveis.

Segundo Layla Vallias é preciso recalibrar o olhar sobre o envelhecimento com base no uso de dados, pesquisas e momentos de escuta e empatia com os novos maduros brasileiros. “Precisamos motivar a sociedade a questionar o ageismo; o preconceito contra as pessoas com mais de 60 anos é prejudicial à sociedade e aos negócios”, afirma, acrescentando que os influenciadores digitais estão apresentando aos maduros novos produtos e serviços. Entre 71% dos entrevistados com mais de 50 anos, a afirmativa recorrente é que ficaram sabendo de determinado item de consumo por indicação desses atores digitais; 18% dos maduros buscam informações de produtos e serviços com esses influenciadores digitais e celebridades. 75% dos maduros afirmaram que descobriram e compraram produtos por essa indicação. Ou seja, há uma compra efetiva impulsionada pela recomendação. Entre os que compraram, 48% adquiriram produtos de higiene e beleza; 41% compraram roupas; e 33% calçados. Entre as demais categorias que merecem destaque: perfume (30%); viagem (31%); eletrodoméstico (25%); e serviço por assinatura (16%).

SOBRE HYPE60+

Consultoria de marketing especializada no consumidor sênior que ajuda empresas, marcas e organizações a criar melhores produtos, serviços e experiências, sempre pelo ponto de vista dos maduros. A trajetória da empresa começou com o Amo Minha Idade, uma comunidade digital com cerca de 9 mil seguidores seniores. Dessa vivência, nasceu o Hype60+, oferecendo serviços que vão da estratégia de comunicação ao desenvolvimento de produtos para empresas que desejam se relacionar melhor com o público sênior. Entre os projetos já realizados estão o estudo Tsunami60+, O movimento Beleza Pura, o hub de influenciadores Silver Makers e o Amo Minha Idade e clientes como TV Globo, SulAmérica, Procter & Gamble, Santander, Drogaria São Paulo e Pacheco, Raia Drogasil, Grupo Fleury, Cora Residencial, Kimberly-Clarck, Nestlé, Danone, Grupo Couromoda, Akousis Aparelhos Auditivos, Riomar, Sindireceita e Unibes Cultural. Mais informações: http://hype60mais.com.br/.

SOBRE A DEZON

Fundada em 2018, a Dezon é uma consultoria estratégica e criativa que analisa tendências de comportamento, moda, beleza e design com foco em inovação e projeção de futuro. Fundada e dirigida por Iza Dezon, a consultoria é a representante exclusiva, no mercado latino-americano, da PeclersParis e serviços de consultoria para marcas, startups e empresas de moda, beleza, arquitetura, decoração, design, mobilidade, entre outros segmentos. Brasileira, Iza Dezon morou mais de uma década na Europa – entre Londres, Milão e Paris –, onde se formou em Fashion Styling pelo Instituto Marangoni. Com mestrado em Gestão de Luxo, Moda e Beleza pelo Institut Français de la Mode (IFM), a especialista em tendências trabalhou para as marcas Prada e Moncler. Em 2011, ingressou na equipe da PeclersParis, na França, onde trabalhou no departamento de Research and Future Insight (s), focado em pesquisa e redação de tendências socioculturais. Em 2015, voltou ao Brasil, onde abriu a filial da PeclersParis na América Latina. Com a PeclersParis Brasil, Iza fez diversas curadorias de eventos; ministrou cursos, além de palestras em importantes feiras e eventos. Escreveu textos e deu entrevistas publicadas em relevantes veículos de moda, beleza, decoração e economia. Unindo a expertise de Iza Dezon à tradição e reconhecimento da PeclersParis, a parceria oferece uma gama extensa de serviços que abordam de maneira ampla, profunda e perspicaz as mais diversas tendências de comportamento de consumo cujo foco principal está na previsão de tendências e inovação de marca e produto.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Esttevan, modelo brasileiro, que chamou a atenção de Madonna, mistura música e gastronomia em evento na Capital Paulista

Publicado

em

Se apresentando como DJ, o artista estreia o Cascais Sunset todos os sábados e domingos, a partir deste fim de semana na Casa Cascais. O evento também marcará o lançamento de sua versão remix do sucesso de Luiz Gonzaga, “Numa Sala de Reboco”.

Modelo brasileiro que já chegou a chamar a atenção de nomes como a diva Madonna, Esttevan está com novo trabalho na área e não tem nada a ver com concursos de beleza, passarelas ou editoriais de moda. Conhecido por ter sido eleito Mister Brasil, em 2021, ele, que também é DJ e maestro multi instrumentista, e agora misturando música e gastronomia no Cascais Sunset. O evento, que terá início nos dias 27 e 28 de abril, se repetirá todos os sábados e domingos na Casa Cascais, na Zona Oeste de São Paulo. Além de marcar o lançamento oficial de sua versão remix do sucesso “Numa Sala de Reboco”, previsto para ser posto em rotação nas plataformas digitais também neste fim de semana.

“Trago a música comigo desde os seis anos de idade. Aos 22 surgiu a ideia de estudar um nicho diferente que encontrei na música eletrônica, a vertente que vibrou em minha alma foi o afro house e também brasilidades, pela sua representação cultural e histórica. Então busquei trazer no meu repertório minerado através de uma longa pesquisa sobre os nichos musicais que trazem consigo uma cultura representada por regiões que trazem a arte em sua linguagem, explorando na linha do tempo e também regionalismo”, explicou Esttevan sobre o evento que que é aberto ao público e tem como objetivo oferecer ao público a combinação perfeita ente música boa, o melhor da gastronomia mediterrânea, pizzas e drinks.

As apresentações contarão ainda com muitas surpresas, no contexto musical, relembrando clássicos que remetem aos mais diversos tempos crescentes da música. Incluindo sucessos de Madonna, diva do Pop que fará um mega show no Brasil no início de maio. Esttevan, que já chegou a ter pequenas interações com a cantora, não poderá estrar presente e garante para os paulistas que ficarão pela cidade, muita diversão em seu evento. “Estarei presente no Cascais sunset que é meu compromisso atualmente esperando todos!”.

Com um conceito intimista no Jardin Europa, A Casa Cascais tem como um dos donos o ator Ricardo Tozzi.

Serviço
Cascais Sunset
Datas: Todo sábado e domingo a partir de 27/04/2024
Horário: 17h às 20h (sábado), 18h às 20h domingo
Local: Casa Cascais (Av. Nove de Julho, 4984 – Jardim Europa, São Paulo – SP)
Entrada: Aberto ao público

Continuar Lendo

News

Raphaella Souza, nova promessa da música, apresenta o show Jazz Sessions, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, no dia 15 de maio.

Publicado

em

 

A cantora homenageia nomes como Amy Winehouse, Liniker, Djavan e Sade, entre outros, na Quarta Acústica

 

Raphaella Souza apresenta o show Rapha’s Jazz Sessions, no próximo dia 15 de maio, na Quarta Acústica do Centro da Música Carioca Artur da Távola, com repertório que traz nomes como George Benson, Roberta Flack, Liniker, Djavan, Maria Rita, entre outros artistas e bandas de grande relevância no gênero musical, tendo como ponto alto um Tributo às Divas Amy Winehouse e Sade, além de uma homenagem à inesquecível Rita Lee.

Na companhia de músicos competentes, essa cantora carioca vem, ao longo de cinco anos de trajetória, apresentando esse espetáculo, que já passou por grandes festivais musicais no Rio de Janeiro, além de renomadas casas de espetáculo em São Paulo. No dia 15 estará acompanhada do violonista Gustavo Moraes e de Alexandre Fon na percussão.

Raphaella Souza, nova promessa da música, é uma cantora multifacetada, dona de uma voz poderosa e incomparável presença de palco. Sua arte divide-se nas Rock Sessions, onde canta sucessos dos anos 80, 90 e 2000, e nas Jazz Sessions, com repertório de artistas e bandas de grande importância no gênero musical. A produção é de Paula Ramagem.

O Show Rapha’s Jazz Sessions acontece às 19h e os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo link online. O Centro da Música Carioca fica na Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, RJ. Livre para todas as idades e um programa que vai agradar a todos.


Instagram: https://www.instagram.com/raphaellasouza.oficial/
Instagram: https://www.instagram.com/paulasoaresramagem/

 

Ingressos: R$ 20,00
As vendas dos ingressos serão de forma online e presencial.
Link das vendas online https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/8e9cd9a4deb6f2fdb799c972f728d23391b41476
A bilheteria física funciona de quarta a sexta de 14h às 19h, sábado de 14h às 18h e no domingo de 10h às 17h com as formas de pagamento em débito, crédito e dinheiro.

Continuar Lendo

News

Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de Macaé/RJ, no próximo dia 13 (sábado).

Publicado

em

 

Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de eventos de Macaé, RJ, no próximo dia 13 (sábado), às 19h, apresentando sucessos nacionais e internacionais dos anos 80, 90 e 2000.

O 7ª Beer Beach Burger, que acontece de quinta-feira a domingo, na orla da Praia dos Cavaleiros, é uma realização do Polo Gastronômico de Macaé, com o apoio da Prefeitura. Os horários de funcionamento são: quinta-feira (11) e sexta-feira (12) a partir das 18h, sábado (13) às 16h, e domingo (14) às 12h. Serão 27 estandes distribuídos por três quarteirões, a partir da rua Lindolfo Color.

O evento contará com cervejas artesanais, vinhos e hambúrgueres a preço único, além de quatro hambúrgueres doces. A programação inclui shows todos os dias. Dezenove receitas foram criadas especialmente para o festival, e os organizadores esperam vender de 10 a 20 mil litros de cerveja e 60 mil hambúrgueres nesta edição.


O mestre cervejeiro Cláudio Coelho Ramos enfatiza que o Beer Beach Burger é uma grande oportunidade para as cervejarias locais mostrarem seu trabalho e para a cidade se posicionar como destino turístico de lazer, destacando suas belezas naturais e gastronomia de qualidade.


Sobre o Rock Sessions

Raphaella Souza é uma cantora multifacetada, dona de uma voz poderosa e incomparável presença de palco. Ao longo de oito anos, o Rock Sessions é uma mistura de estilos musicais dentro do pop rock, MPB e rock nacional, que marcaram os anos 80, 90 e 2000, podendo ser apresentado de duas formas – acústico (voz, violão e percussão) e banda (voz, guitarra, baixo e bateria). No repertório, sucessos do Inxs, The Cure, Tears For Fears, Simple Minds, entre outros.

Instagram: @raphaellasouza.oficial

Foto: Alexandre Pinheiro

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.