As férias de verão estão chegando e a Escola Eleva preparou uma seleção de dicas para tornar a folga divertida e com experiências cheias de conhecimento, como explorar a cidade com passeios ao ar livre e em espaços culturais que estimulam a curiosidade, ampliam repertórios e mantém as crianças engajadas em experiências ricas e prazerosas durante o recesso escolar. A proposta é oferecer opções leves e lúdicas, preservando o tempo de descanso das crianças.
“As férias são um momento de lazer, mas também uma oportunidade para ampliar repertórios e explorar a cidade em família. Ao oferecer atividades culturais e experiências que despertem curiosidade, ajudamos as crianças a manterem vínculos importantes com o aprendizado, sem transformar o período em uma extensão da rotina escolar”, explica James Diver, diretor da Escola Eleva São Paulo.
Confira as dicas da Escola Eleva para quem mora em São Paulo:
Arte: São Paulo tem dois dos maiores museus de belas artes do Brasil, com acervos que reúnem os maiores artistas do país e do mundo, uma oportunidade para estimular o interesse pela arte, ampliando o universo da criançada.
Ateliês da Vila Madalena: Endereço de ateliês e estúdios, a Vila Madalena abre as portas para visitas, permitindo que as crianças conversem com artistas e participem de processos de criação em tempo real.
Ciência e tecnologia: Locais como o Museu da Energia, o Observatório do Ibirapuera ou o Museu Catavento oferecem atividades interativas que despertam curiosidade científica e permitem que as crianças explorem fenômenos de forma prática e divertida.
Trilhas do Parque Estadual da Cantareira: Um dos trechos menos conhecidos do parque oferece áreas para piquenique, cachoeiras, áreas de sombra e trilhas curtas, adequadas para crianças. É uma forma de introdução ao contato com a Mata Atlântica.
Mini fazendinhas com animais: Na capital e na região metropolitana, há diversas opções de minifazendas que oferecem contato direto com animais e experiências do ambiente rural. Esses espaços são ideais para crianças pequenas, que podem participar de atividades guiadas, alimentar espécies domésticas e explorar ambientes seguros e educativos.
Estímulo a idiomas: As férias são um momento de brincar e, por isso, uma ótima oportunidade para inserir o inglês de maneira leve. Uma sugestão é organizar uma caça ao tesouro pela casa, escondendo pequenos objetos e oferecendo pistas simples em inglês. Uma forma das crianças que já estudam línguas não perderem o contato com a prática e uma introdução para quem não estuda um segundo idioma. Assistir a filmes e desenhos infantis e cantar músicas em outros idiomas ampliam o contato da criança com os sons, o ritmo e o vocabulário, ajudam na pronúncia e ampliam vocabulário, além de tornar o aprendizado mais lúdico e o momento em família muito divertido. Visitar livrarias com acervo infantil em outras línguas, museus com conteúdos bilíngues e sessões de contação de histórias também ajudam a combinar lazer e aprendizado em um segundo idioma.
Arte em casa – Monte um cantinho criativo com materiais como galhos, flores, pedras e terra, além de materiais artísticos como argila, papéis variados, lãs coloridas, cola e tesoura para que as crianças possam imaginar, experimentar e criar livremente. Convide a criança a observar o que está ao redor e reproduzir com desenhos, esculturas ou na expressão artística que escolher.
Um dia de chef – Escolha com a criança uma receita gostosa, organizem os ingredientes e cozinhem juntos em família. A cozinha ensina sobre culturas, sobre os sabores que a natureza oferece e alimentação saudável.

Diário de Férias – Separe um caderno e monte um diário personalizado e bem colorido do período de férias. Leve-o em todos os passeios e registre, junto com a criança, os momentos vividos com fotos, desenhos e textos escritos por todos. Além de divertido, é uma forma especial de guardar os dias de verão na memória de toda a família.
