Conecte-se conosco

Zoo GermaMota (Pet)

5 dicas indispensáveis para boas relações entre cães e seus humanos

Publicado

em

Educar seu cãozinho é um processo que envolve, além de amor, muito tempo e muita paciência. Infelizmente nem todos conseguem tempo e paciência, o que prejudica bastante a convivência, resultando em latidos fora de hora, xixi e cocô no lugar errado, móveis e calçados roídos e outras situações que podem ser evitadas.

Para o Professor DeRose, autor do livro Anjos Peludos, “ter um cão dá trabalho e dá despesas. Para ter um cachorro, você precisa de maturidade e estrutura. É necessário pagar veterinário, dar vacinas e alimentos de boa qualidade, brinquedos, caminha (que ele vai destruir logo, logo), mantinhas e mais uma infinidade de coisas. Ter um cão é como ter um filho, só que não cresce nunca. Você tem de cuidar dele pela vida toda”, ressaltou.

DeRose é pai de duas cadelinhas da raça Weimaraner, a Jaya e a Frieda, e destaca que “o fundamental com cães, filhos e com todos os seres humanos, é cultivar a coerência. Se “não pode” algo, é preciso que não possa sempre. Se numa vez não pode e noutra pode, confunde a cabeça do comandado, seja cão, criança, amigo, namorado ou funcionário”.

DeRose tem 59 anos de magistério e escreveu vários livros sobre comportamento. Ele também dá outras 5 dicas importantíssimas para facilitar a convivência entre cãezinhos e seus humanos.

1 – Aprenda com quem conhece mais e também coloque um toque pessoal

Antes de levar seu amiguinho para casa procure informações sérias sobre educação de cães. Alguns autores podem ajudar muito, como Cesar Millán e Alexandre Rossi. Contrate um treinador e lembre que a sua participação na educação do cachorro é fundamental. De nada adianta entregar o cão a um adestrador se os seus humanos não participarem das lições e capricharem na coerência. Assim como ocorre com os humanos, os animaizinhos, ficam confusos quando um educa e o outro deseduca. E também não vai funcionar se não houver treinamento sistemático, diário, permanente, incansável.

2 – Onde fica o banheiro?

Fique de olho nos primeiros dias. Sempre que o filhote ameaçar um xixi ou cocô, carregue-o (o cão!), mesmo pingando, e coloque-o em cima dos jornais espalhados previamente no chão para esse fim. Aponte para o jornal e diga: “xixi”. Depois, é só transportar o jornal para outro lugar e ele saberá que onde houver essas folhas, lá é o banheiro. Um recurso que costuma funcionar é colocar o jornal em cima da obra de arte para absorver o cheiro e, depois, levá-lo para o canto certo. Já a localização inadequada, em que ele havia feito suas necessidades, deve ser bem lavada com desinfetante, para que o odor não seja identificado e, assim, evite-se a repetição do comportamento indesejado.

3 – Objetos da casa não são brinquedos

Para que o seu cão seja feliz e equilibrado é preciso que ele tenha brinquedos que possa morder, despedaçar, correr atrás, fazer cabo-de-guerra com outros cães e com os humanos. A alegria de um cachorro correndo atrás de uma bolinha de tênis é indescritível. É necessário apenas educar o filhote para que ele entenda que só pode morder e destruir os brinquedos dele, e não os demais objetos da casa. Isso se consegue facilmente, sempre retirando da sua boca o outro objeto e oferecendo um dos seus brinquedos. Nos primeiros meses é preciso ser implacável: sempre de olho e permanentemente, sistematicamente, tirando o que não lhe pertence e “explicando” (condicionando, sempre com a mesma palavra), que aquele objeto não é para ele morder. Para que não deixe os brinquedos espalhados, ensinei minha cadelinha Jaya a trazer seus trecos. Digo-lhe: “traz o toy” ou “traz a cama” ou “traz a guia” e ela me ajuda, indo buscar no andar de baixo ou onde o objeto estiver. Tudo é uma questão de educação. E paciência, muita paciência!!!

4 – Deve-se bater no cão quando fizer algo errado?

Em hipótese alguma deve-se bater no cão, assim como no filho. Quando um educador parte para a agressão ele está confessando sua incapacidade. Um líder não entra em desespero. Já escutei pais e proprietários de cães declarando que “com este aqui só batendo, porque ele me tira do sério”. Se ele, cão ou filho, tira-o do sério, é ele quem está no controle. Você pode agredi-lo, torturá-lo, mas jamais vai conquistar a sua alma. Quem educa através do medo e da dor não cativa a admiração, o afeto e o respeito. Isso significa que vai ser obedecido apenas enquanto estiver presente, mas quando sair de perto os comandados vão fazer o que bem entenderem. Além do mais, quem assistir a uma cena de agressão vai julgar você um neanderthal capaz de maltratar cães e crianças. Isso é péssimo para a sua imagem.

5 – Estabelecer sinais de aprovação e de desaprovação

Desde o início estabeleça gestos e sons de aprovação ou de reprovação. Sempre que o cãozinho acertar alguma coisa, faça o mesmo som e dê-lhe uma recompensa de carinho, palavras, tom de voz e… petiscos! Quando ele errar, ignore. Isso funciona mais do que repreendê-lo, pois a repreensão pode se transformar em uma recompensa, já que ele ganhou a sua atenção, mesmo que seja na forma de bronca. No entanto, às vezes, será necessário avisar que determinada coisa não é para ser feita. Então, ajuda muito criar alguns sinais sonoros e gestos que possam ser facilmente reconhecidos.

Acima de tudo vale lembrar que, assim como você dedica tempo para a família, para os amigos e para si mesmo, seu cão também precisará de toda a atenção e ajuda para compreender o mundo que o cerca.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zoo GermaMota (Pet)

Cafés, spas e galerias de arte: roteiro pet friendly para curtir São Paulo com estilo

Publicado

em

Uma seleção de lugares que combinam estilo, aconchego e hospitalidade animal

Os tradicionais passeios no parque continuam entre os favoritos dos bichinhos, mas estão longe de ser a única opção. Cada vez mais endereços em São Paulo abrem as portas (e os potes de água) para quem não desgruda dos pets. Cafés, restaurantes, lojas e até espaços culturais vêm adotando o conceito pet friendly com um toque de estilo, transformando a cidade em um verdadeiro roteiro de lazer e conforto para humanos e seus animais.

O movimento acompanha um cenário de expansão expressiva do mercado pet no Brasil, que reafirma o papel dos animais de estimação como parte central da vida das famílias. Em 2024, o setor movimentou cerca de R$ 77 bilhões, um crescimento de aproximadamente 12% em relação ao ano anterior, segundo dados do Sindipetshop.

Além disso, estima-se que o país tenha cerca de 160,9 milhões de pets entre cães, gatos, aves e pequenos mamíferos, um aumento de 3,33% em relação a 2022, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e do Instituto Pet Brasil.

A seguir, confira alguns endereços que combinam charme, cultura e conforto — e recebem os bichinhos com todo carinho.

 

Manhã com café e arte – Casa Osten

No coração de Pinheiros, a Casa Osten combina café especial, arte contemporânea e hospitalidade em um ambiente pet friendly de 600 m². O CREAM Café, por exemplo, localizado no térreo, serve cafés de torra exclusiva da Fazenda Minamihara e viennoiseries artesanais enquanto pets circulam livremente no jardim. O espaço também abriga um espaço  de arte, que reforça o conceito da casa como hub de cultura e lifestyle.

“Receber bem é uma arte que vai muito além do serviço. É sobre atenção, perceber o ritmo de quem chega, o que busca, e oferecer o ambiente certo para que tudo flua com leveza. E isso vale também para os pets, que hoje fazem parte das relações e dos momentos que queremos viver juntos. Hospitalidade é justamente isso: fazer o outro se sentir cuidado, sem precisar dizer uma palavra”, explica Guilherme Deodato, responsável pela Casa Osten.

O carinho da Casa Osten com os pets está no DNA do espaço. Logo na entrada, os visitantes são recepcionados por uma escultura do artista Raphael Sagarra, o Finok, composta de três peças: uma mulher e dois cachorros – Matcha e Mochi -, que juntos representam o conceito japonês de hospitalidade Omotenashi.

📍 Casa Osten

Rua Henrique Schaumann, 170 – Pinheiros, São Paulo
Horário: de segunda a sábado, das 9h às 18h
Entrada: gratuita
Mais informações: www.casaosten.com.br

Exercícios matinais – Parque Villa-Lobos

Depois do café e das descobertas na Casa Osten, a pedida é seguir para o Parque Villa-Lobos, que oferece ampla área verde, trilhas sombreadas e espaços caninos dedicados — com divisões por porte, bebedouros e até programação de adestramento aos sábados. É um respiro perfeito para os pets e um cenário fotogênico para os tutores, a poucos minutos de Pinheiros.

📍 Parque Villa-Lobos

Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo
Horário: diariamente, das 5h30 às 19h
Entrada: gratuita
Mais informações: www.parquevillalobos.sp.gov.br

Hora do spa – Bicho Chic

Depois de brincar no parque e se sujar na grama, nada melhor do que incluir um momento de cuidado no roteiro – e a Bicho Chic Pinheiros é uma das opções mais acessíveis para quem sai do Villa-Lobos. O espaço oferece serviços de banho, tosa e spa pet com atendimento individualizado e produtos de qualidade, em ambiente tranquilo e organizado. A proposta é atender tutores que buscam praticidade sem abrir mão do bem-estar dos animais.

📍 Bicho Chic Pinheiros
Rua dos Pinheiros, 706 – Pinheiros, São Paulo
Horário: de segunda a sábado, das 9h às 18h
Entrada: gratuita
Mais informações: www.bichochicpet.com.br

Fim de tarde relaxante – Livraria da Vila

Para desacelerar, a Livraria da Vila é um refúgio aconchegante: boa curadoria, iluminação suave e recantos onde os pets são bem-vindos em todas as suas unidades, como a loja da Alameda Lorena. Ideal para fechar o roteiro com um livro novo e um café, em clima de elegância despretensiosa.

📍 Livraria da Vila – Alameda Lorena
Alameda Lorena, 1731 – Jardins, São Paulo
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 20h
Entrada: gratuita
Mais informações: www.livrariadavila.com.br

Sobre a Casa Osten

Inaugurada em 2024, a Casa Osten é um espaço multifuncional com mais de 600 m² e dois andares, localizado em Pinheiros, São Paulo, e dedicado à arte, cultura, gastronomia, mixologia e experiências exclusivas. Idealizada pelo Osten Group, a casa reúne ambientes cuidadosamente projetados, como o CREAM Café, referência em cafés especiais e panificação artesanal; QAP, bar secreto voltado à mixologia autoral para um público exclusivo; e um espaço de arte com exposições de artistas nacionais e internacionais. Com uma curadoria de eventos voltada ao universo do luxo, da cultura e dos negócios criativos, a Casa Osten se consolida como um hub de lifestyle contemporâneo, conectando pessoas, marcas e experiências de alto padrão em um mesmo endereço. Mais informações: https://casaosten.com.br/

Continuar Lendo

Zoo GermaMota (Pet)

Pets como protagonistas: Espaço Pet reforça papel dos animais como parte da família

Publicado

em

No Brasil, os pets deixaram de ser apenas companheiros para ocupar um espaço simbólico e afetivo equivalente ao de filhos, refletido não apenas no cuidado diário, mas também no consumo de produtos e experiências de luxo. Com uma média de 1,8 pets por domicílio, o país figura entre os três maiores mercados pet do mundo, movimentando R$ 75,4 bilhões em 2024, um crescimento de 9,6% em relação ao ano anterior, segundo a ABINPET.

E os shoppings também estão no centro dessa tendência, especialmente por serem um local em que cada vez mais as famílias consideram como um local seguro e amigável para os roteiros de lazer com os seus pets. O Espaço Pet do Shopping Eldorado, por exemplo, é um retrato  dessa transformação de comportamento. Localizado no rooftop, o ambiente reúne lazer, gastronomia e eventos temáticos, promovendo momentos de convivência entre famílias e animais, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de integração com marcas parceiras.

Mais do que um espaço de entretenimento, o local representa uma mudança de paradigma na percepção dos animais de estimação. Hoje, os pets recebem investimentos em produtos de qualidade, experiências personalizadas e atenção emocional, impactando diretamente hábitos de consumo, com maior demanda por alimentação premium, acessórios sofisticados, serviços de bem-estar e eventos que aproximam tutores e animais em experiências únicas.

O fenômeno reflete tendências sociais mais amplas, como a valorização de vínculos afetivos, a busca por pertencimento em ambientes urbanos e a redefinição do conceito de família. Ao criar espaços que unem diversão, gastronomia e engajamento com marcas, o Shopping Eldorado acompanha a macro-tendência global do mercado pet, oferecendo uma verdadeira vitrine cultural sobre o protagonismo dos animais na vida familiar e social.

Sobre o Shopping Eldorado  

O Shopping Eldorado foi o terceiro shopping inaugurado em São Paulo e é uma referência em lazer, serviços e sustentabilidade. Localizado na Zona Oeste, à beira da Marginal Pinheiros, conta com 350 lojas, sendo sete âncoras e oito megalojas, e um mix diversificado e completo em todos os segmentos, como: gastronomia, lazer, moda e serviços. Além das atrações sazonais inéditas, para momentos de lazer em família. O Eldorado conta ainda com a maior e mais completa Alameda de Serviços em shoppings centers da cidade. Além de três praças de alimentação que suportam 1500 lugares, terraço gourmet com 17 restaurantes, nove salas de cinema e um teatro. Para ficar informado sobre as promoções, descontos, atrações e vantagens, acesse o site.

Continuar Lendo

Zoo GermaMota (Pet)

MARATONA DE ADOÇÃO do ART FOR PETS acontece neste sábado, 18 de outubro, no MorumbiShopping

Publicado

em

O próximo sábado, dia 18 de outubro, será um dia “animal” no MorumbiShopping. Uma Maratona de Adoção organizada pelo Instituto Caramelo em parceira com o evento ART FOR PETS reunirá cinquenta animais – entre cães e gatos – que estarão disponíveis para adoção no local.

O evento acontecerá entre 10h e 18h no Atrium, ao lado do ateliê da ART FOR PETS, onde o público poderá assistir em tempo real às obras que ainda estão sendo pintadas ganharem vida pelas mãos dos artistas Carol Murayama, Mari Mats, Ricardo Akn e Lanó.

As esculturas que já estão prontas também estarão em exibição em primeira mão antes de serem espalhadas pela cidade de São Paulo em novembro.

Além de interagir com os pets da maratona, as crianças também fazem arte: no Ateliê KIDS, montado no MorumbiShopping, os pequenos podem soltar a criatividade customizando mini esculturas e criar peças únicas para levar para casa. Mais do que uma brincadeira, é também uma forma lúdica de despertar a conscientização das novas gerações para a posse responsável dos pets.

A mostra ART FOR PETS apresentará 30 esculturas de cães e gatos, com 1,4 metro de altura. As obras ficarão em exibição no MorumbiShopping até 11 de novembro e, a partir do dia 12, seguirão para ruas, avenidas e parques de São Paulo em uma grande exposição pública, que se estenderá até 11 de dezembro — mesmo período em que acontecerá um leilão online.

Cem por cento do lucro obtido com o leilão das obras será revertido a iniciativas do Instituto Caramelo.

Produzido pela Artery – referência na produção de grandes exposições de arte urbana com propósito social, como a Jaguar Parade e o Art of Love – em associação com o Instituto Caramelo, a exposição pretende sensibilizar a sociedade e mobilizar diferentes formas de contribuição para a causa animal.

Representantes da Artery e do Instituto Caramelo estarão disponíveis no local para entrevistas e informações sobre o projeto.

 

Mais informações sobre o ART FOR PETS podem ser conferidas em midiorama.com/art-for-pets

 

Maratona de Adoção do ART FOR PETS

Onde: MorumbiShopping

Sábado, 18 de novembro, das 10h às 18h

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.