Endocrinologista explica como traumas e emoções podem influenciar o metabolismo e dificultar o emagrecimento
Em muitos casos, o ganho de peso vai muito além dos números na balança. De acordo com a endocrinologista Dra. Carolina Mantelli, o corpo pode estar apenas tentando se proteger. “Às vezes, o ganho de peso é uma forma de defesa que o organismo encontra para lidar com traumas e medos. Aprender a ouvir nosso corpo e compreender suas necessidades é essencial para a jornada de autocuidado e acolhimento”, afirma.
A especialista destaca que, quando o emagrecimento parece travado mesmo com dieta e exercícios, o problema pode estar em fatores mais profundos — como desequilíbrios hormonais, inflamações ou até emoções não resolvidas. “Se você está tentando emagrecer e não está conseguindo, pode ser que algo mais profundo esteja travando esse processo. E eu posso te ajudar a descobrir essa trava”, completa a médica.
Mais do que buscar o corpo ideal, o processo de emagrecimento deve ser uma oportunidade de reconexão com o próprio corpo e com a saúde emocional. “O primeiro passo é olhar para si com acolhimento e entender o que o corpo está tentando dizer”, reforça Dra. Carolina.