Evento acontece neste mês (dias 20, 21, 22 e 23) e integra o “Setembro Verde”, mês da luta pela inclusão social da pessoa com deficiência
A Prefeitura de São Paulo promove nos dias 20, 21, 22 e 23 de setembro, na Praça das Artes, região central da capital, o Sem Barreiras – Festival de Artistas com Deficiência. Em sua quarta edição, o evento busca incentivar, apoiar e divulgar o trabalho de artistas com deficiência.
Iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), o evento é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), neste mês devido ao ‘Setembro Verde’, mês da luta pela inclusão social da pessoa com deficiência onde diversas datas importantes também são celebradas como o Dia do Teatro Acessível (19), o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22), o Dia Mundial das Línguas de Sinais (23), o Dia Nacional do Surdo (26), o Dia Internacional do Surdo (30) e o Dia Mundial do Tradutor e Intérprete (30).
A proposta do evento é divulgar e celebrar as realizações dos artistas com deficiência em diferentes expressões artísticas, como teatro, música, dança e outras formas de linguagem artística. Por meio da cultura, é possível oferecer uma nova perspectiva sobre a deficiência, permitindo que seja compreendida de maneira mais ampla. O foco principal é destacar o talento único de cada um dos envolvidos.
A Oficina dos Menestréis abre a programação no dia 20, com o espetáculo teatral “Noturno Cadeirante.” No dia seguinte (21), o Coral Adeva homenageia o cantor e compositor Milton Nascimento com ”Bituca homenageia Milton Nascimento”. Também faz parte da programação o monólogo ”O Subnormal – Uma História de Baixa Visão”, estrelado pelo ator Cleber Tolini, que viveu o personagem Márcio em Todas as Flores, novela do Globoplay.
No dia 22, a programação conta com um stand up’s com Paulo Fabião em ”Esperando Sentado”, Tatá Mendonça em ”Uma Cega na Comédia” e Jeffinho Farias em ”Ponto de Vista.” Além da estreia do álbum ”Acesso”, da cantora e compositora Amanda Mittz, que também participou de Todas as Flores, como a personagem Laura.
Encerrando o festival, o dia 23 contará com o ”Sarau Sua Língua É Seu Corpo”, composto por uma dupla de poetas, sendo um surdo e um ouvinte. Por fim, a vocalista da Banda Altas Horas, da Rede Globo, Leilah Moreno canta Tina Turner com participação da Orquestra Villa Lobos.
Clique aqui e veja a programação completa.