Falsa central de atendimento: a vítima recebe uma ligação de uma instituição financeira fake solicitando o envio de dinheiro via Pix para testar o sistema.
Como se proteger?
Não compartilhar dados pessoais que podem ser usados para criar chaves Pix e não realizar transferências sem ter certeza de quem está do outro lado. Normalmente o fraudador usa como argumento a necessidade da transação via Pix para saldar dívidas ou contas de consumo. Dificilmente as instituições bancárias realizam esse tipo de serviço ou mesmo ligam para os clientes solicitando confirmação de informações. Caso ainda tenha dúvidas, desligue o telefone, procure na internet o nome e o contato da instituição financeira e entre em contato para se certificar da veracidade da informação.
3 – Fraude do Falso Investimento
Mais uma vez utilizando-se da chamada engenharia social, o fraudador entra em contato e promete um rendimento acima das taxas do mercado, porém, com aporte de recursos imediato, pois aquela “oportunidade de investimento é única e você não pode perder”. Assim, com o objetivo de aproveitar o benefício, a vítima transfere o dinheiro, geralmente via Pix, para o fraudador.
Como se proteger?
Lembre-se do ditado “quando a esmola é muita, o santo desconfia”. Pois é, não existe investimento que em minutos você terá 50% ou 200% do valor investido, ainda mais se tratando de perfis em redes sociais ou aplicativos de conversas. Observe também que toda transferência visando um investimento seguro é direcionada para uma instituição financeira, enquanto neste tipo de golpe, normalmente o valor é transferido para contas bancárias de terceiros.
4 – Delivery: fraude da falsa maquininha
O pedido feito por meio de um aplicativo demora a chegar. Uma falsa central entra em contato com o cliente e explica que houve um problema com o motoboy. Momentos depois, a falsa central retorna o contato explicando que a transação foi cancelada por conta do atraso e que o usuário poderá efetivar a compra no ato da entrega, passando o cartão na maquininha do falso entregador. A máquina adulterada faz a clonagem e rouba todos os dados do cartão sem que o cliente perceba.
Como se proteger?
Se possível, não realize pagamentos diretamente com o entregador, prefira quitar a compra por meio do próprio aplicativo de entrega e suspeite de qualquer atividade ou contato feito fora do app em que solicitou o pedido. Caso opte por pagar direto na maquininha ao entregador, é importante também verificar o valor digitado no visor para não ser surpreendido com preços acima dos que foram acertados no momento da compra.
5 – Fraude da troca de cartões
Geralmente esse tipo de fraude tem espaço em momentos de aglomeração, como festivais, estádios de futebol, shows etc. O golpe é praticado pelo falso vendedor ambulante que recebe o pagamento via maquininha. O vendedor cancela a transação alegando problemas técnicos, furta o cartão da vítima e, sem que ela perceba, devolve um cartão trocado. Geralmente, as pessoas só percebem que tiveram o cartão original substituído por um outro ao tentar realizar uma nova compra.
Como se proteger?
O ideal é sempre realizar a compra e pagamento em locais oficiais do evento e sempre manipular o próprio cartão ao invés de entregá-lo para o vendedor. Outra alternativa é inserir algum adesivo pequeno fora da área do chip para que você personalize e identifique o seu cartão quando devolvido.
Caí em um golpe e tive meus dados vazados. O que fazer?
Em qualquer fraude, principalmente quando há vazamento de dados, o indicado é registrar um boletim de ocorrência que, em muitos estados, pode ser feito pela Internet. Embora seja impossível interromper imediatamente a ação dos criminosos ou recuperar dados vazados, o BO será um importante instrumento para a defesa em possíveis acionamentos judiciais e injustas cobranças futuras.
Sobre a 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta mais de 20 milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.