Informação

Como alimentos à base de proteína de soja podem ser uma alternativa para a alimentação das crianças de primeira infância?

Publicado

em

O alimento pode ser um ótimo aliado para uma rotina infantil saudável e nutricionalmente adequada, trazendo mais praticidade para o dia a dia.

 

O mercado de produtos alimentícios e nutricionais está cada vez mais atento à crescente demanda por alternativas alimentares para crianças, oferecendo uma variedade de opções que atendem às necessidades específicas de cada fase da infância. Esse movimento reflete a preocupação dos pais em proporcionar o melhor para seus filhos, o que tem impulsionado a indústria a investir em pesquisa e desenvolvimento de produtos cada vez mais inovadores e de alta qualidade.

Dentre as alternativas disponíveis, na impossibilidade do aleitamento materno, destacam-se as fórmulas infantis de primeira infância, que vão desde as tradicionais, feitas à base de leite e derivados, até opções para quem busca outras fontes proteicas, como a Aptanutri Soja, da Danone, a primeira e única fórmula infantil  de primeira infância com proteína 100% vegetal para crianças a partir de 1 ano, indicada para crianças com condições específicas, como alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e intolerância à lactose ou para famílias que optam por uma alimentação sem proteína animal.

Na Danone, estamos comprometidos em oferecer opções nutricionalmente equilibradas para crianças de 1 a 3 anos, levando em consideração o contexto familiar e as necessidades individuais de cada criança. Por isso, além das fórmulas de primeira infância à base de leite, também disponibilizamos a opção de soja, uma alternativa adequada para aqueles que não podem ou preferem evitar produtos de origem animal.” declara Natália Perina, Gerente Científica de Nutrição Especializada.

Vale ressaltar a importância da orientação de profissionais de saúde, como pediatras e nutricionistas, na escolha dos produtos mais adequados para cada criança, pois cada necessidade específica deve ser levada  em consideração na elaboração de um plano alimentar individualizado.

Com a orientação de um profissional da saúde e com as opções nutricionalmente adequadas disponíveis atualmente no mercado, os pais podem confiar que estão oferecendo o melhor para seus filhos, na impossibilidade do aleitamento materno, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento saudável.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA:

 

O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS.

 

 

 

 

O PRODUTO MENCIONADO NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Consulte sempre seu médico e/ou nutricionista.

 

Referências:

  1. Solé D et al. Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar: 2018 – Parte 1 e 2. Arq Asma Alerg Imunol. 2018;2(1):7-82.

 

  1. Bhatia J, Greer F. American Academy of Pediatrics Committee on Nutrition: Use of soy protein-based formulas in infant feeding. Pediatrics. 2008;121(5):1062-8

 

  1. Agostoni C et al. Soy protein infant formulae and follow-on formulae: A commentary by the ESPGHAN Committee on Nutrition. J Ped Gast Nutr 2006: 42:352-61.

 

  1. Vandenplas Y, Hegar B, Munasir Z, et al. The role of soy plant-based formula supplemented with dietary fiber to support children’s growth and development: An expert opinion. Nutrition. 2021;90:111278.
  2. Merritt RJ, Fleet SE, Fifi A, et al. North American Society for Pediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition Position Paper: Plant-based Milks. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2020;71(2):276-281.
  3. ILSI (International Life Sciences Institute) Brasil. Série: Funções plenamente reconhecidas de Nutrientes. 1 Ed. 2009-2014.
  4. https://www.statista.com/outlook/cmo/food/baby-food/worldwide

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile