Fatores podem ser responsáveis por estagnação profissional e desemprego
A estagnação na carreira profissional e a falta de boas oportunidades de trabalho podem ter como causa a ação dos chamados “sabotadores do sucesso”. Eles nada mais são do que uma enorme rede de pensamentos e/ou atitudes consideradas negativas que impedem o crescimento pessoal ou profissional de qualquer pessoa, independentemente da idade, da formação ou da área de atuação. Estas ações são responsáveis por manter as pessoas na conhecida e perigosa zona de conforto, impossibilitando a caminhada, o crescimento e a possibilidade de experimentar algo novo para chegar ao sucesso tão desejado.
Segundo a especialista Marcela Fabrício, quando se fala sobre sabotagem, automaticamente pensamos em trapaças, em alguém nos passando para trás e, com isso, quando algo indesejado acontece, tentamos buscar culpados para estas situações. “Seguindo essa linha de raciocínio, é possível afirmar que os sabotadores do nosso sucesso são aquelas pessoas bem próximas a nós ou envolvidas nestas determinadas situações, como algum colega de trabalho, superior ou cliente, por exemplo. Só que a verdade é que o culpado ou culpada por aquela situação somos nós mesmos”, afirma. Marcela é administradora de empresas pós-graduada em Gestão de Empresas e Gerenciamento de Projetos pela FGV, especialista em Gestão Estratégica de Times e estrategista de Imagem Pessoal e Corporativa. Empresária, professora e mentora, é fundadora da MF Academy e referência na formação de profissionais da área da Imagem.
Isso significa dizer que, inconscientemente, nós nos sabotamos durante todo o tempo por meio de pensamentos, atitudes e medos. A solução para fugir disso, segundo Marcela, é estar atento a cada pensamento e agir de forma mais assertiva. “Se no nosso dia a dia prestarmos mais atenção nas nossas atitudes, nos nossos pensamentos e nos nossos sentimentos podemos reduzir drasticamente a chance de sermos sabotados”¸ finaliza.
Confira a lista dos principais sabotadores do sucesso e as dicas de como lidar com cada um deles, segundo Marcela:
Medo
Para Marcela, o medo é, sem dúvida alguma, um dos maiores sabotadores do sucesso, uma vez que pode abranger todas as intensidades, desde uma insegurança leve até o terror total, ocasionando crises de estresse e levando até a atitudes mais graves.
Ter medo diante de situações complexas é normal, é uma resposta do organismo frente a uma ameaça objetiva à nossa própria existência, ou seja, sabemos o que nos ameaça e reagimos para nos protegermos. Neste caso, não há como fugir do medo, mas há como controlá-lo. A dica da especialista para isso é enfrentar este sentimento pois, segundo ela, somente enfrentando nossos medos é que saberemos como lidar com eles em diversas situações e conseguiremos tomar atitudes mais assertivas, caminhando para o sucesso.
Zona de Conforto
O medo, sobre o qual falamos anteriormente, traz uma enorme insegurança para as mudanças, assim como para novos projetos e clientes. Com isso, vivemos a mercê da zona de conforto, sem conseguir nos vermos saindo da bolha do comodismo para experimentarmos algo novo e inovador. Sem dúvida alguma, é muito mais fácil se acomodar em uma determinada situação e nunca querer mudá-la, afinal, sempre parece que é suficiente, no entanto, com o tempo, a zona de conforto pode nos afundar, já que vivemos em um mundo de constantes mudanças e evoluções. Além disso, quem não procura mudança acaba ficando para trás.
Manter-se na zona de conforto é um exemplo a não seguir. Para se destacar, é preciso ser inovador frente a novas oportunidades, portanto, a dica da especialista é mudar. E já! Segundo Marcela, esta mudança ajudar a ter mais reconhecimento.
Vaidade
Chamamos de vaidade a preocupação excessiva com nossas próprias habilidades ou nossa atratividade perante os outros. É o desejo de que qualidades relacionadas a nossa aparência e ao nosso intelecto sejam reconhecidas e admiradas.
A vaidade nos coloca em busca constante por aprovação, o que, muitas vezes, nos deixa perdido tentando agradar as pessoas e ter a aceitação delas. “Uma pessoa vaidosa, normalmente, não é muito bem vista por aí, por isso precisamos sempre buscar a humildade, encarando o outro de forma igualitária. Também é importante aceitar nossos defeitos e nossos erros, pois somos seres humanos imperfeitos”, afirma Marcela.
Prepotência
Nada pior que ser uma pessoa prepotente, afinal, a prepotência caminha lado a lado com a arrogância, o que é capaz de afundar qualquer carreira. Muitos profissionais que estão no caminho do sucesso acabam abusando do poder por serem reconhecidos e prestigiados, o que causa a falsa sensação de que podem fazer qualquer coisa com qualquer pessoa.
Segundo Marcela, ser uma pessoa autoritária é a porta para fazer o que quiser sem medir as consequências, afinal, quando o poder sobe à cabeça, dificilmente é possível voltar atrás. O problema é que a prepotência sempre vem acompanhada pelo fracasso, já que pensamos que somos fortes e poderosos o suficiente para inovar, o que acaba levando, de novo, à zona de conforto.
Falta de Planejamento
Indubitavelmente, não ter um planejamento é estar fadado ao fracasso. Por mais experiência que se tenha, sempre é necessário fazer um planejamento para tudo. Agir por impulso sem analisar as consequências é a pior escolha a ser feita. “Quando surge alguma dificuldade ou imprevisto, queremos soluções mágicas imediatas, o que só nos traz ainda mais problemas. Para evitar isso, a dica é sempre pensar bem antes de agir e se planejar”, diz Marcela.
Crenças
As crenças também são sabotadores de sucesso, pois elas nos limitam. Aqui podemos considerar as crenças sobre como nos vemos, como vemos o mundo ou o mercado de trabalho, por exemplo. Estas e outras crenças que influenciam a maneira como vivemos e reagimos aos acontecimentos interferem diretamente nos resultados que vamos (ou não) obter.
Em outras palavras, as crenças nada mais são que pensamentos formatados que construímos durante a vida como se fossem verdades, mas que, na realidade, são somente crenças. Elas interferem diretamente nas nossas ações, por isso devemos buscar formas de desviar destas dificuldades e limitações. “Lembre-se: elas não podem ser vistas como verdades absolutas e não devem causar desânimo na busca pelos nossos objetivos”, alerta a especialista.
Falta de Objetivos
Para finalizar, Marcela alerta que a falta de objetivos pode ser o maior sabotador do sucesso de todos citados até aqui. “Não ter um objetivo na carreira é a mesma coisa que não ter carreira, pois não há sucesso sem metas. Quando não traçamos metas, não nos desafiamos o suficiente para tentarmos ser melhores, além de ficarmos alienados. Sem objetivo vivemos à mercê da sorte, isso quando já não estamos no fundo do poço. Por isso, pense em seus objetivos e sonhe alto, pois só assim você terá ânimo para trabalhar e ter sucesso”, aconselha.
Também é preciso saber se o objetivo escolhido realmente é o que se deseja. “Muitas pessoas acham saber o que querem, mas quando perguntamos em detalhes como vão alcançar determinado objetivo elas dificilmente sabem definir os passos que devem dar.

Sobre Marcela Fabricio
Administradora de empresas pós-graduada em Gestão de Empresas e Gerenciamento de Projetos pela FGV, Marcela Fabrício é especialista em gestão estratégica de times e estrategista de imagem pessoal e corporativa. Empresária, professora e mentora, Marcela é fundadora da MF Academy e referência na formação de profissionais da área da Imagem. É Instrutora Internacional em Inteligência Facial no Brasil e especialista em Morfopsicologia. Atual Diretora de Eventos da FIPI (Federação Internacional de Profissionais da Imagem ) com