Veterinária do Centro Seres da Petz alerta sobre riscos da obesidade e relata experiência bem-sucedida do Dobermann Palito
Eles ficam bonzinhos e ganham snacks. Eles respondem a comandos e são premiados com petiscos. Eles fazem carinha de dó e são acarinhados com mais um mimo comestível.
Os tutores devem prestar atenção na dose de “amor” em carboidratos dada diariamente aos pets e nas atividades e exercícios necessários à queima das calorias.Um quilinho a mais hoje, outro manhã, e daqui a pouco ele estará sujeito às doenças causadas pelo sobrepeso.
“O fenômeno da humanização dos pets levou os animais para dentro de casa e, consequentemente, a prática de atividades que queimam calorias se restringiu. E uma coisa leva a outra. Com os pets em casa, a tendência é que os tutores também passem a premiá-los mais para compensar, além de acertos, ausências e falta de tempo para passeios e brincadeiras”, explica a gerente de Processos Técnicos do Centro Seres da Petz, Dra. Karina Mussolino, que recentemente relatou o estudo do programa de redução de peso do Palito, seu cachorro da raça Dobermann.
Dobermann Palito perde 9,5kg em 3 meses
com programa de redução e controle de peso
Programa que envolveu redução das porções de ração, exercícios e mudança de comportamento dos tutores, foi relatado em estudo científico coordenado pela Dra. Karina Mussolino
SEGUE RELATO
A fofurice de Palito virou um problema quando a balança passou a mostrar ganho contínuo de peso. Com três anos de idade, Palito chegou aos 55kg,cerca de 11kg a mais que o peso ideal.
“Palito não estava só fofucho. Estava obeso. E a obesidade é uma doença que pode reduzir a qualidade de vida e a longevidade dos animais. Iniciamos um programa de redução e controle de peso. Existem alguns fatores que aumentam a predisposição à obesidade que incidem com mais ou menos frequência dependendo da raça do animal.
São fatores relacionados à genética, nutricionais e relacionados aos espaços em que vivem e se exercitam.
O programa de redução de peso do Palito foi desenvolvido por quase por 4 meses. Além do animal, envolveu também a família tutora, incluindo duas crianças, que receberam orientação sobre a quantidade de raçãoque o Palito poderia comer em cada fase do programa. Afinal, ninguém poderia ceder aos sorrisos e olhares do cachorro com qualquer tiquinho a mais que burlasse a dieta prescrita (ração Hill’s™ Prescription Diet™ r/d™ Canino).
Em vez de oferecer petiscos e biscoitos, a família passou a interagir mais com o Palito fazendo brincadeiras que o levavam a praticar mais exercícios.
Com ração indicada para redução de peso e ajustes das porções de acordo com a velocidade com que o organismo do animal respondia ao tratamento, e o compromisso da família em não ceder aos apelos de Palito, o dobermann alcançou a meta definida no programa em106dias. Perdeu 9,5kg e hojeestá na faixa de peso ideal(cerca de 44kg).
“No início do tratamento é muito comum que as pessoas envolvidas se sintam comovidas, achando que o pet está comendo pouquinho demais, o que dificulta muito a manutenção do programa. Entretanto, com o passar dos dias, nota-se que a rotina se estabiliza e tudo fica mais simples”, pondera a gerente de Processos Técnicos da Petz.
A saúde está intimamente relacionada à nutrição, com o que oferecemos aos bichinhos. Uma alimentação equilibrada, que atenda às exigências nutricionais, melhora a condição e as respostas do organismo a doenças.
“O Palito estava sendo prejudicado pelo seu elevado peso. No início da dieta ele mal conseguia entrar no porta-malas do carro. Alguém tinha de ajudá-lo. Após a dieta, ele passou a entrar feliz e com muita agilidade. Ele ficou muito mais ágil também durante os passeios e nas brincadeiras com o Escova, o outro peludo da família”, contou Dra. Karina.
Dicas:
– Não queira acarinhar seu pet oferecendo bolachas, pizzas ou doces.
– Use ração adequada ao tamanho e idade do animal.
– Não exagere na oferta de ossinhos, bifinhos ou quaisquer outros tipos de snacks.
– Leve o animal regularmente para passeios com caminhadas.
– Se o animal curte, se organize para fazer corridas de curtos ou longos percursos.
– Incentive brincadeiras que o ajudem a queimar calorias e fortalecer os músculos.
– Fique atento. Animais castrados e idosos ganham peso com facilidade.
Raças mais propensas à obesidade:
Cães:
Beagle, Boxer, Bulldog Inglês Pug, Cocker, Labrador, Pastor Alemão Rottweiler, Shitzu, Terra Nova, Teckel, entre outras.
Gatos:
Castrados, independente da raça.
Sobre a Petz
A rede de pet shop é a maior do Brasil em número de lojas, somando 95 – em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal.
Os espaços contam com profissionais especializados nos serviços de banho e tosa e medicina veterinária. No final de 2018, a rede intensificou sua atuação em saúde com o lançamento do centro veterinário Seres, que alia conhecimento científico a equipamentos de última geração. Soma-se a esta estrutura a unidade Petz Garden, com plantas, flores e material para jardinagem e piscina.