Conecte-se conosco

Últimas notícias

Três tendências de novos produtos dos bancos para engajar clientes e gerar receita com PIX

Publicado

em

Pagamentos offline, menos etapas para transações e serviços para PMEs deverão ser as novidades que ampliarão ainda mais o uso do sistema instantâneo

 

São Paulo, Janeiro de 2022 — Em apenas dois anos desde que foi lançado, em 16 de novembro de 2020, o Pix se tornou o meio preferido de pagamentos pelos brasileiros. Até outubro de 2022, 141,4 milhões de pessoas utilizaram o sistema instantâneo e as chaves cadastradas ultrapassaram meio bilhão, segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com dados do Banco Central (BC). O sucesso é tanto que opções ligadas ao Pix continuam a surgir e para 2023 a tendência é que os bancos ofereçam ainda mais opções aos seus clientes. Assim, poderão atingir quem ainda prefere outras formas de pagamentos e gerar receita com a solução, segundo a Capco, consultoria global de gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros do Grupo Wipro.

 

O BC criou o Pix, mas deixa aberto para instituições financeiras, de pagamentos (IPs) e fintechs a possiblidade de criarem serviços sobre ele, diz Alexandre Bueno, gerente sênior da Capco e head do Capco Digital Lab São Paulo. Assim, o executivo lista três tendências principais do setor bancário em relação ao sistema de pagamentos em 2023:

1. O lançamento de serviços e produtos como operações offline e conexão com o Open Finance;

2. Uma melhoria na experiência do usuário (UX), o que inclui reduzir os passos para fazer um pagamento;

3. Novos serviços integrados ao Pix com foco nas pequenas e médias empresas (PMEs).

 

Além disso, todas essas novidades poderão gerar outras, como a integração do Pix com o real digital, a moeda digital do BC, quando for lançado, e com empresas como a Google Pay, que acaba de receber autorização para ser uma IP no Brasil, e com plataformas de tokens não-fungíveis (NFTs), completa o executivo da Capco.

 

Primeira tendência: atrair novas faixas de usuários

 

Bueno lembra que apesar de os números do Pix serem muito positivos, “seu uso está encaixotado na população digital, ou seja, estão de fora alguns grupos de pessoas. Parte delas são as sem acesso à internet por morarem em áreas remotas ou por não terem renda para pagar pelo serviço. Um outro grupo é o das pessoas que embora tenham conta bancária para receberem benefícios, não têm renda para acessarem outros serviços financeiros. Um terceiro é o daquelas que utilizam pouco os serviços digitais”. Por isso a tendência de lançamento de novos produtos e serviços ligados ao Pix pelos bancos tem como foco incluir pessoas quem ainda não usa ou usa pouco a solução.

 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua, 10% das residências brasileiras não tinham acesso à internet no final de 2021. Mas, enquanto o percentual é de 7,7% na área urbana, na rural é de 24,3%, portanto, praticamente 1 em cada 4 casas não tem acesso. Na região Norte, 41,4% das residências rurais não têm acesso e no Nordeste, 14,8% da população não têm internet. Por isso, uma das novidades do Pix poderá ser o pagamento offline. Isso poderia acontecer, por exemplo, por meio de um depósito numa carteira digital e com pagamentos por aproximação. O sistema de pagamentos instantâneo da Índia, o UPI (Unified Payments Interface), permite transações offline desde o início do ano.

 

A PNAD também mostrou que 42,5% das pessoas com 60 anos ou mais não usam internet. É a faixa etária que menos utiliza o serviço. Isso tem relação com um dos resultados da pesquisa da Capco “Pix no Brasil: Cenários e Oportunidades”, quem mostrou que apesar de representarem 14,6% da população do país, são 4,1% dos que utilizam o sistema de pagamentos instantâneo. Enquanto isso, na faixa de pessoas de 20 a 39 anos, que são 31,9% da população, a adoção é de 64%. “Por usarem menos a internet no dia a dia, essas pessoas acabam se afastando de serviços digitais por falta de familiaridade. E se afastam ainda mais quando veem, por exemplo, notícias sobre fraudes. O desconhecimento prejudica a inclusão digital delas”, diz Bueno.

 

Ainda nessa tendência de lançamentos integrados com o Pix, estaria a de conectar serviços como o Pix Garantido, um crédito instantâneo, com o Open Finance. “Assim, os bancos podem utilizar as informações financeiras dos clientes para oferecer recursos com condições mais vantajosas”, afirma o head do Capco Digital Lab São Paulo. O BC, lembra ele, tem dito que as inovações que está implantando seguem etapas que estão ligadas e que incluem o Pix, depois o lançamento do Open Finance e na sequência, o real digital, que está em testes e que pode ter seu primeiro projeto piloto em 2023.

 

Segunda tendência: Menos passos para pagar com Pix

 

A segunda tendência para 2023 apontada por Bueno — a de melhorar a experiência do usuário, cortando etapas para realizar pagamentos – é uma necessidade, conforme apontaram os entrevistados da pesquisa da Capco. Isso porque essa é a solução que exige mais passos na comparação com outros meios: são 7 para transações por QR Code e 8 por chave. Com cartão são 4 passos com uso de senha e 3 por aproximação.

 

“Ter passos a mais é irrelevante quando se transfere dinheiro para um fornecedor, mas é uma barreira grande quando se está na fila de uma loja. Por isso, o Pix também não é incentivado pelos comerciantes”, explica o gerente-sênior da Capco. “O resultado disso é que muitas vezes o cliente acaba optando por outra solução, tanto que 28% dos entrevistados na nossa pesquisa disseram nunca ter pago por meio de QR Code, mesmo já tendo usado o Pix. “Os bancos estão cientes disso e estão buscando cortar esses passos”. Na Índia, completa, pagamentos com Pix por aproximação facilitam a usabilidade. Aliás, a união do Pix com carteiras digitais pode ajudar os bancos a rentabilizarem as operações, como já acontece com o Pix Garantido, que é um empréstimo, completou.

 

Bueno chama a atenção, no entanto, para o fato de que os cartões continuarão a existir mesmo com o avanço do Pix. Um dos motivos para isso é que no Brasil são mais usados por pessoas com renda mais alta. “Os cartões têm terreno confortável avançando no mundo touchless (sem contato)”, diz ele. Além disso, oferecem benefícios como programas de milhagem para uso em compras e viagens. Agora, “quem não tem cartão de crédito e quem precisa fazer pagamentos para prestadores de serviços, em especial os informais, continua sendo público do Pix”, segundo ele.

 

Terceira tendência: Aumento do uso por PMEs

 

A terceira tendência está ligada ao interesse dos bancos de em oferecer mais serviços digitais para as PMEs. De acordo com Alexandre Bueno, “estamos num momento em que bancos estão criando ferramentas para esse segmento, que muitas vezes é informal. Por isso, o Pix pode ser conectado a plataformas de soluções com suporte na gestão do negócio, com tutoriais de gerenciamento de caixa e de criação de produtos, por exemplo. Precisamos lembrar que muitos desses empreendedores não são empresários. Muitos abriram seus negócios como meta de vida, mas sem se prepararem adequadamente para isso, e há quem empreendeu por falta de opção depois que perdeu o emprego”.

 

A pesquisa da Capco sobre o Pix mostrou que os entrevistados percebem que o sistema é mais aceito ou incentivado em sites na internet, pequenas lojas de rua, prestadores de serviço formais ou informais e campanhas de doação. Por outro lado, a aceitação é menor em mercados, lojas de rede e em shopping centers.

 

Com base nisso, a Capco identificou quatro pontos críticos, que merecem serem estudados e aprimorados para o uso do Pix como meio de pagamento no varejo. “Um deles é a insegurança de pequenos lojistas de sofrerem algum tipo de golpe ao recebem com Pix. Entre as fraudes está a do agendamento do pagamento ao invés da transferência do dinheiro, sem que o atendente perceba. Depois, o agendamento é cancelado. Um segundo ponto é a integração do Pix aos softwares de gestão de pagamentos. A quarta é a questão da velocidade, em função das etapas que podem fazer o uso do Pix pode levar duas vezes mais tempo do que outros meios. E por fim, a jornada de telas para pagamentos com QR Code”, diz Alexandre Bueno.

 

“O ano de 2023 terá muitas novidades no sistema de pagamentos. O Pix vai continuar concentrando a atenção dos usuários porque seus benefícios são muito visíveis. Mas vamos ter também avanços no Open Banking e nos testes do real digital. Tudo isso somado vai certamente fortalecer o Brasil como um hub de inovação financeira e como um mercado a ser acompanhado por outros países”, acredita o Gerente Sênior da Capo.

 

 

Sobre a Capco

A Capco, empresa o Grupo Wipro, é uma consultoria global de gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros. Nossos profissionais aliam pensamento inovador e conhecimento incomparável no setor para oferecer aos nossos clientes expertise em consultoria, integração de pacotes e tecnologias complexas, entrega de transformação e gestão de serviços, para o avanço de suas organizações. Com nossa abordagem eficiente e colaborativa, ajudamos nossos clientes a inovar, aumentar receitas, gerir riscos e mudanças regulatórias, reduzir custos e aprimorar métodos de controle. Somos especializados particularmente em serviços bancários, mercados de capitais, gestão de patrimônio e investimentos, finanças, seguros, risco e compliance. Nos EUA, também temos prática em consultoria no setor de energia. Atendemos nossos clientes de escritórios nos principais centros financeiros das Américas, Europa e Ásia-Pacífico. Para saber mais, visite nosso site ou siga-nos no Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn, Instagram e Xing.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

DPR Telecomunições aposta em mercado mineiro com participação na Abramulti 2024

Publicado

em

O evento espera receber mais de 7 mil visitantes

A DPR Telecomunicações, indústria com 29 anos de mercado, marca presença em um dos mais importantes eventos do Setor de Telecomunicações no Brasil. Nos dias 03 e 04 de abril de 2024, a empresa estará presente na Abramulti Streaming 24, evento realizado no Centro de Convenções Expominas BH, em Belo Horizonte (MG). Os mais de 7 mil visitantes do evento poderão visitar o estande de 32 metros quadrados da DPR (estande 06), além de poderem conhecer o Digital Truck DPR Nokia, caminhão disponibilizado aos provedores que fecham um projeto de Turn-Key DPR, financiamento único que viabiliza o retorno do investimento ao ISP.

Considerada hoje uma das maiores empresas do Brasil, a DPR se apresenta no evento como uma das mais importantes desenvolvedoras de soluções integradas do setor. Segundo Marco Munhoz, Diretor Comercial & Marketing da DPR, o encontro reforça a relação da marca com o mercado mineiro, além de ser uma excelente oportunidade para apresentar os novos produtos e soluções da DPR para o mercado local. “O evento é peça fundamental na nossa estratégia de estreitar laços com o Estado de Minas Gerais, principalmente com os provedores locais. Somos o maior parceiro Nokia na América Latina e temos o prazer de levar o resultado disso para quem estiver presente no evento”, afirma.

Fabricante de produtos passivos para rede de fibra ótica, a linha própria de produtos DPR possui mais de 100 processos de patentes. Além dos produtos Nokia, durante o evento, a empresa apresentará toda sua linha própria, com destaque para alguns produtos:

Reserva de Cabos Ópticos DPR (RCO-N)

O produto foi desenvolvido para acomodar a reserva técnica de cabo óptico na cordoalha. Cada conjunto pode ser fornecido com uma reserva polimérica e dois kits de fixação, composto por suportes tap bracket, prensas, cabo poliméricos com parafusos PCA, porcas e arruelas para fixar o suporte na cordoalha e parafusos, porcas e arruelas de aço inoxidável para fixar o suporte na reserva polimérica. O produto também acompanha fitas de amarração de aço inoxidável ou abraçadeiras plásticas para fixar a reserva de cabo óptico à reserva polimérica.

Beacon 1.1 Nokia – Wi-Fi Easy Mesh

O Nokia WiFi Beacon 1.1 amplia toda a experiência Wi-Fi doméstica para assinantes de banda larga e funciona juntamente a gateways residenciais e outros beacons Nokia para criar uma rede de malha de cobertura doméstica backhauledpor Ethernet com fio ou Wi-Fi.  O produto inclui o Nokia WiFi MeshMiddleware, que garante o melhor desempenho Wi-Fi possível. A malha Middleware é compatível com EasyMesh e permite que a rede cresça continuamente. A experiência do usuário final com o sistema inteligente de malha auto-organizada é aprimorada por um provedor de serviços, recursos de atendimento Wi-Fi na nuvem e suporte intuitivo ao usuário doméstico pelo app Nokia.

SR-1

O Roteador 7750 SR-1, assim como todos os roteadores Nokia, foi projetado para trabalhar com economia de energia e espaço, garantindo um serviço melhor e mais seguro de Internet com estabilidade de conexão. Um dos seus principais destaques é a proteção Anti-DDoS escalável provida pelo Chipset FP4, tecnologias exclusivas da marca para proteger e garantir que a rede funcione em sua capacidade máxima protegida de ataques. Entre outras funções, o produto suporta Perring, BNG, CGNAT e Serviços Corporativos simultaneamente no mesmo equipamento sem perda de performance. A solução suporta até 128 mil usuários PPPoE ou IPoE com dual stack com BGP Full Routing (34M de rotas), até 600 Gbps de CGNAT e 3.0 Tbps de throughput total.

Quem visitar o estande da DPR no evento também poderá conhecer o Corteca Nokia. Nos dias de hoje, a conexão Wi-Fi é tão essencial como a própria eletricidade, no entanto, com o aumento exponencial de dispositivos conectados e a demanda por uma experiência contínua sem interrupções, surge a necessidade de soluções inovadoras que atendam às demandas dos usuários e os provedores de Internet. É neste contexto que o conjunto de softwares Corteca Nokia se destaca, oferecendo uma plataforma para gerenciar e otimizar qualquer CPE Wi-Fi de redes residenciais com visibilidade em tempo real e gerenciamento da Qualidade Wi-Fi com uso de algoritmos inteligentes.

Sobre a DPR

A DPR Telecomunicações, empresa brasileira com capital 100% nacional que atua há 29 anos no mercado, oferece soluções exclusivas e integradas para a estrutura do Setor de Telecom de Internet de Banda Larga Fixa, contribuindo com o processo de inclusão digital no País.

Com uma cadeia produtiva composta, prioritariamente, por parceiros nacionais, a montagem dos produtos ocorre na fábrica sediada em Sorocaba (SP), em uma área com mais de 9.000 m².

As soluções DPR são desenvolvidas para atender as necessidades climáticas do País, bem como o perfil de aplicação técnica da região. Líder em tecnologia e serviços para ISPs do Brasil, possui mais de 100 patentes registradas.

Com foco total no cliente, a empresa desenvolve o que há de mais moderno e inovador para os provedores e operadoras de Internet, além de ser a maior distribuidora Nokia da América Latina. Muito mais que uma desenvolvedora de produtos, a empresa oferece ao mercado condições de pagamento diferenciadas e o Turn-Key, financiamento único que viabiliza o retorno do investimento ao ISP. A solução garante praticidade, redução de custos e segurança operacional ao projeto do provedor, incluindo produtos de ativação de redes e mão de obra.

Um trabalho de quase 30 anos para que provedores e operadoras do Brasil tenham as melhores soluções em suas redes e cresçam de forma sustentável.

Acesse nosso site e confira: www.dpr.com.br

DPR. Construindo as redes do futuro.

Continuar Lendo

Últimas notícias

Troque beijos por desconto no cinema – Dia do Beijo

Publicado

em

Ação da Cinesystem vai garantir entradas com preços especiais, de 11 a 14 de abril, para celebrar o Dia do Beijo! Para participar, é só reproduzir um beijo na bilheteria, vale desde um beijo na testa entre mãe e filho, até um beijão de novela de um casal apaixonado

Criar memórias únicas em família, viver experiências incríveis com os amigos ou até mesmo marcar um primeiro encontro romântico. O cinema é o local perfeito para quem quer compartilhar carinho e viver momentos inesquecíveis. Em celebração ao Dia do Beijo, que acontece em 13 de abril, a Cinesystem está estendendo sua promoção Quinta do Beijo para todo o fim de semana. De quinta (11) a domingo (14), quem visitar um dos multiplex da rede e demonstrar seu afeto, seja por quem for, receberá um desconto especial na compra de um par de ingressos.

Para participar, é fácil: basta se apresentar na bilheteria do cinema, reproduzir um beijo ou selinho e pronto, o desconto já estará ativado! E todo beijo é válido, desde um beijo na testa entre mãe e filho, até um beijo na mão de um amigo ou um beijão de novela de um casal apaixonado.

“A Quinta do Beijo foi criada em 2004 e segue como um sucesso desde então. Milhares de cinéfilos já participaram, aprovaram e querem repetir! Não tem, então, momento melhor para estender essa promoção do que no Dia do Beijo. Essa ação é, sem dúvidas, a mais divertida e a mais amada por nossos clientes”, conta a gerente de Marketing e Produtos da Rede, Samara Vilvert.

A promoção é válida para todas as salas e sessões e não é cumulativa com outros descontos. Para aqueles que ficaram interessados em aproveitar essa chance de compartilhar carinho e, ainda, pagar menos no cinema, a programação completa pode ser conferida no site www.cinesystem.com.br. Dentre os lançamentos da semana estão “Ghostbusters – Apocalipse de Gelo”, “Evidências do Amor” e “Um Gato de Sorte”.

Sobre a Cinesystem

Jovem, ousada e inovadora, a Cinesystem – uma das cinco maiores exibidoras do país – está prestes a completar 20 anos entregando, em cada um dos seus 23 multiplex, o que há de melhor em tecnologia, conforto e experiência. Presente em 10 estados do Brasil, soma 146 salas e mais de 30 mil lugares que recebem, todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas. Levam a assinatura da Cinesystem o precursor e exclusivo autoatendimento em bilheterias e bomboniere; o primeiro complexo totalmente digital; o projeto ‘Escape Route’, único no Brasil com cinco salas de escape room em um multiplex; e o primeiro cinema com 100% de projeção a laser da América Latina. As Salas Cinépic e Premium, o Espaço VIP e os projetos Cine Azul, CinePets e o programa de fidelidade Clube da Pipoca completam a lista de diferenciais da marca.

Mais informações: https://www.cinesystem.com.br/conheca-a-cinesystem/

 

Continuar Lendo

Últimas notícias

COMO A MASSOTERAPIA PODE MELHORAR SUA SAÚDE

Publicado

em

A massoterapia é uma prática que consiste na aplicação da força ou vibração sobre os tecidos moles, a fim de estimular a circulação sanguínea, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais.

Por meio do toque em determinados locais do corpo, o profissional detecta os pontos-chave e aplica diferentes técnicas manuais para aliviar os sintomas a serem tratados no paciente.

Além disso, a massoterapia também pode ser usada como complemento a outros tratamentos médicos, auxiliando no processo de recuperação de lesões, na reabilitação física e na redução dos efeitos colaterais de certas condições de saúde.

Os benefícios da massoterapia são diversos e abrangem tanto o corpo quanto a mente. Essa prática terapêutica pode ajudar a aliviar dores musculares e tensões, melhorar a circulação sanguínea, promover o relaxamento profundo, reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a qualidade do sono, fortalecer o sistema imunológico e aumentar a sensação de bem-estar geral.

Hoje a massoterapia está presente em hospitais, centros estéticos bem como spa’s com objetivo de relaxamento, com vivências e histórias cheias de transformação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas a presença de bem estar. Com isto, a atuação na saúde passa a ser compreendida como uma ação multidisciplinar e não apenas proporcionada por profissionais de saúde.

A Esteticista e Massoterapeuta Thaís Costa é especialista em massagem relaxante, sua técnica é voltada tanto para o alinhamento corpo e mente, como inchaço corporal e alívios para esportistas.

Formada pela escola Infobelza, graduando Estética e Cosmetologia na Universidade Anhembi Morumbi atende no Institudo da Dor, espaço localizado na cidade de Atibaia, interior de São Paulo.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.