Conecte-se conosco

Gente

Tratamento minimamente invasivo preserva a fertilidade de pacientes com miomas

Publicado

em

Tumor benigno que atinge a musculatura do útero é mais frequente em mulheres negras

Quem vê a chef de cozinha Karine Rodrigues Poggio (43) com um sorriso no rosto e um barrigão lindo de grávida não imagina o que ela passou. Além de sofrer com sangramentos excessivos todo mês, o sonho da maternidade parecia cada vez mais distante, já que os miomas com os quais ela conviveu por anos também impactaram em sua fertilidade. Após ser submetida a uma técnica minimamente invasiva auxiliada por robô, não demorou muito para a chegada da melhor notícia de todas: o tão esperado bebê está a caminho e deve nascer em fevereiro de 2022. Diagnosticado com frequência em mulheres com idade fértil, o mioma atinge 30,6% das mulheres negras. Neste público, o tumor costuma crescer mais e os sintomas são notadamente acentuados. Apenas 9% das mulheres brancas apresentam a doença.

A cirurgia robótica que tratou o mioma da futura mamãe é uma das opções de tratamento desse tumor pélvico benigno que atinge a musculatura do útero. Além de preservar o órgão e a fertilidade, a miomectomia robô-assistida reduz a dor e o tempo de recuperação da paciente, antecipando o retorno da mulher às suas atividades cotidianas e laborais. “Devido aos movimentos mais precisos e amplos proporcionados pelas pinças do robô, temos menor sangramento intraoperatório, além de suturas mais rápidas e concisas. Com isso, aumentamos a segurança do procedimento e as chances de preservar o útero, mesmo em casos complexos. Manter e recuperar a fertilidade da mulher que ainda pretende engravidar são fundamentais”, destacou o cirurgião ginecológico Marcos Travessa, pioneiro em miomectomia robótica na Bahia e responsável direto por mais de 100 cirurgias ginecológicas robóticas realizadas no estado.

O Brasil ainda tem um número elevado de cirurgias para retirada do útero – são mais de 300 mil histerectomias anuais, segundo o Ministério da Saúde – e o mioma é a indicação mais comum para este tipo de intervenção. Entretanto, para mulheres em idade fértil que ainda pretendem engravidar, a miomectomia é muito melhor do que a histerectomia. O tipo de tratamento do mioma depende da idade da mulher, de seus planos de gravidez, das características do tumor, entre outros fatores.

Segundo o diretor do Núcleo Avançado em Ginecologia e Centro de Endometriose da Bahia (CEB) e coordenador do Núcleo de Cirurgia Ginecológica do Instituto Bahiano de Cirurgia Robótica (IBCR), Marcos Travessa, a maioria dos miomas é assintomática. Por isso, a doença é quase sempre diagnosticada por meio de exames de ultrassom de rotina. Entretanto, alguns sintomas podem indicar a presença do tumor: sangramento fora do período menstrual, aumento significativo do sangramento na menstruação, dores abdominais e dificuldade para engravidar, por exemplo. “Em casos mais raros, quando estão muito grandes, os miomas podem comprimir órgãos como bexiga e reto, gerando problemas como incontinência urinária e prisão de ventre”, pontuou o médico.

O uso de medicamentos anti-inflamatórios que promovem a diminuição da dor e do fluxo menstrual costuma ser a primeira opção de tratamento dos miomas. Contudo, há muitos casos em que a retirada desses tumores é necessária. A cirurgia pode ser feita através de modalidades minimamente invasivas, como a videolaparoscopia, video-histeroscopia e cirurgia robótica; por meio de laparotomia (abertura do ventre) ou, ainda, através da técnica de embolização dos miomas, baseada na radiologia intervencionista. “A personalização do tratamento é fundamental”, concluiu Marcos Travessa, coordenador do Fellow em Endoscopia Ginecológica do Hospital São Rafael/Rede D’or.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gente

Lançamento da Música “Meu Doce Irmão”

Publicado

em

Lançamento da Música “Meu Doce Irmão”

Em 2020, o Rio de Janeiro se despediu do talentoso violonista e compositor Tunai, amigo de Toninho Horta. Reconhecendo a pureza e alegria que Tunai trazia pela vida, Toninho homenageou-o com uma composição musical. Tempos depois, Keco Brandão se uniu a essa homenagem, criando uma poesia intitulada “Meu Doce Irmão”, e convidou a cantora, instrumentista e compositora Diana HP, sobrinha de Toninho, para dar vida à canção com sua voz e interpretação.
“Meu Doce Irmão” conta com um arranjo primoroso de Keco Brandão, que inclui uma rica formação instrumental com violinos, violas, violoncelo, contrabaixo, e a presença marcante do violão de Marcus Teixeira. A flauta é tocada por Lena Horta Popoff, irmã de Toninho. No baixo acústico se destaca o músico francês Mathias Allamane, marido de Diana. A faixa foi gravada no estúdio Space Blues sob a supervisão de Alexandre Fontanetti. Vale a pena conferir esse lançamento disponível nas principais plataformas de streaming e vídeo:

https://show.co/T6V90W2

Keco Brandão lança 2 singles inéditos, sendo uma das canções, uma parceria inédita com o compositor e instrumentista Toninho Horta. Em “Meu doce irmão”, uma homenagem ao compositor mineiro Tunai, Keco emplaca uma parceria poética na música de Toninho Horta. A convidada para interpretar a canção é a cantora e compositora Diana HP, que atualmente vive na França e é sobrinha de Toninho e filha dos músicos instrumentistas Yuri Popoff e Lena Horta.
Na outra canção que se chama “Até quando Deus quiser”, Keco Brandão prestigia a dupla de compositores paulistas Rafael Altério e Rita Altério. A canção foi resgatada do primeiro disco do compositor, disco esse também arranjado e produzido na época por Keco e Pichú Borrelli. Nessa nova versão, o convidado para interpretar é o instrumentista, compositor e cantor mineiro Felipe Bedetti. Os 2 singles que acabam de ser lançados, estarão disponíveis nas principais plataformas de streaming, tanto de áudio como de vídeo, além dos perfis de artista de Keco Brandão no Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube, Spotify e Threads.

Continuar Lendo

Gente

F1 NO SUPERSHOPPING OSASCO

Publicado

em

O SuperShopping Osasco, empreendimento administrado pela Alqia, recebe no dia 26 de junho a estreia do filme F1, estrelado por Brad Pitt, que traz a história de um piloto veterano que retorna à Fórmula 1 para guiar um jovem talento da equipe fictícia ApexGP. Produzido por Lewis Hamilton, o longa combina cenas filmadas durante o GP da Inglaterra e conta com a participação de pilotos reais, revelando os bastidores do automobilismo e as estratégias que vão além das pistas. Reconhecido como o melhor passeio para as famílias de Osasco, o SuperShopping Osasco oferece uma programação de cinema que agrada a todos os públicos, reunindo entretenimento e conforto. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do empreendimento e no site do Kinoplex: https://www.kinoplex.com.br/filmes/sinopse/f1-o-filme/5604.

 

Sobre o SuperShopping Osasco

Administrado pela Alqia, uma das principais administradoras de shopping centers do país, o SuperShopping Osasco reúne as melhores opções de lazer, compras e serviços em um ambiente reconhecido pelo conforto, sofisticação e tranquilidade. Com três andares distribuídos em 17 mil m2 de ABL, o empreendimento abriga mais de 150 operações, com 10 âncoras e megalojas, além de grandes marcas do varejo e de negócios locais. O shopping center conta ainda com cerca de 40 opções gastronômicas para todos os paladares e sete salas Kinoplex de última geração de cinema, com a melhor tecnologia digital em som e imagem. O SuperShopping é a porta de entrada das melhores marcas na região, sendo o endereço dos primeiros Coco Bambu, Pecorino, KFC, Mania de Churrasco, Starbucks, Popeyes e Daiso Japan da cidade, por exemplo. Localizado no complexo Power Center Osasco, que recebe 2 milhões de pessoas por mês, o empreendimento é mais do que um centro de compras e lazer, é um equipamento social que já beneficiou mais de 50 mil pessoas com as suas campanhas sociais, como doação de sangue, arrecadação de alimentos e roupas e ações direcionadas aos direitos de meninas e mulheres. Saiba mais em www.supershoppingosasco.com.br

 

Continuar Lendo

Gente

Válvera: Confira o Lançamento do Videoclipe “Crawl to the Dawn”

Publicado

em

Na última sexta-feira, dia 13, a banda Válvera surpreendeu os fãs com o lançamento do videoclipe do single “Crawl to the Dawn”. A faixa aborda temas profundos como perda, culpa e superação, refletindo a intensidade das experiências humanas.

O vocalista da banda Glauber Barreto compartilhou que a letra foi inspirada em uma experiência pessoal dolorosa, marcada por um conflito familiar não resolvido que se intensificou com a perda de sua mãe. A canção traz um refrão carregado de emoção e riffs pesados, simbolizando o peso das palavras não ditas e os arrependimentos que surgem quando não há mais tempo para restaurar relações.

“Crawl to the Dawn” é uma jornada emocional que fala diretamente àqueles que já enfrentaram perdas e conflitos. A canção encoraja os ouvintes a aceitarem sua vulnerabilidade e a encontrarem força para seguir em frente, mesmo diante da dor.

O videoclipe já está disponível no YouTube e pode ser assistido aqui: https://youtu.be/zj7g_hkS9jc?si=mvm3aBqKnp6_Irf_

Para mais informações sobre a banda, siga @valveraband nas redes sociais.

Fotos: Leonardo Benaci/ Maycon Avelino

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.