Conecte-se conosco

Últimas notícias

Thiago Modesto apresenta a exposição ‘Casa-Tempo: Assentamentos’, no Centro Cultural Correios RJ, com sua série mais recente de xilogravuras e trabalhos produzidos em tecido.

Publicado

em

Com curadoria de Messias Silva de Oliveira, a exposição convida o visitante a entrar nas crenças, vivências e memórias do artista nos sertões fluminenses que atravessam sua trajetória.

 

O artista visual Thiago Modesto apresenta a exposição ‘Casa-Tempo: Assentamentos’, com curadoria de Messias Silva de Oliveira, no Centro Cultural Correios RJ, trazendo sua mais recente produção em xilogravuras e trabalhos produzidos em tecido, com o objetivo de dividir suas vivências, crenças e memórias que partem principalmente de suas raízes familiares.

Texto Curatorial

Os pés que atravessaram a soleira deste espaço expositivo a fim de transitar pela Casa-Tempo: Assentamentos, serão movidos a seguir em direção ao anfitrião que se encontra no interior da moradia. Os espectadores, conduzidos por essa figura que desterra lembranças guardadas no fundo dos cômodos da casa, são levados a perceber que o ambiente desta exposição individual do artista é uma convocação à intimidade.


Os que já foram fisgados pela poética de Thiago Modesto veem, na passagem por esse assentamento memorial que reúne as lembranças de dois sertões fluminenses emaranhados pelo verde-atlântico, uma narrativa traduzida através da série de trabalhos que são o novo capítulo desta Casa-Tempo.  (Messias Silva de Oliveira – Curador)

Sobre Thiago Modesto

Thiago Modesto (1989), vive e trabalha no Rio de Janeiro. Designer formado em 2009, atua como gravador autodidata e artista visual desde 2014. Criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro (no bairro de Jacarepaguá), é de família migrante de Santo Antônio de Pádua, cidade do interior do estado, divisa com o estado de Minas Gerais. Seu trabalho aborda temas ligados à ruralidade, religião e o resgate de memórias de sua própria família. Em suas obras são contadas histórias, através de personagens, símbolos e figuras que, juntos, podem levar às mais diversas interpretações, de acordo com as próprias vivências, crenças e memórias do observador.

Editou ao longo dos últimos anos mais de 50 gravuras, muitas delas esgotadas. Sua técnica é a xilogravura – inicialmente trabalhou em placas de MDF, hoje trabalha também pranchas de peroba e canela. Possui trabalhos selecionados na Bienal de Gravura da Romênia (2021), Trienal de Arte Latino-Americana de Nova Iorque (2022), Bienal do Sertão (2023), Trienal Internacional de Gravura da Polônia (2024) e Bienal de Gravura da Armênia (2023), onde também atuou como palestrante no simpósio: “Armênia: Um Centro de Gravura na Região”. Em 2023, foi curador da Feira de Artes Gráficas do Sesc Quitandinha, como parte do Festival de Inverno do Sesc. Durante sua trajetória profissional, ministrou oficinas de gravura na UFF (Faculdade Federal Fluminense), no Museu Casa do Pontal e outros, além de ter participado de mesas e palestras de alcance nacional sobre o assunto.

“Venho de uma família migrante de Santo Antônio de Pádua, RJ, cidade de passado rural, localizada às margens do Vale do Paraíba. Esse é o primeiro sertão que atravessa a minha história. Desse primeiro sertão, preservo a memória da minha avó Maria de Lourdes, com quem convivi na infância. Preservo as histórias de uma família migrante, completa em vitórias e tragédias, de oito irmãs mulheres que me criaram. O segundo sertão que me atravessa é o de Jacarepaguá, zona oeste do estado do Rio de Janeiro, segunda morada da minha família, que, em busca de melhores oportunidades, se estabeleceu e criou as raízes que me fizeram brotar e viver nessa terra de dualidades. Vivi 31 anos da minha vida em Jacarepaguá, da qual preservo o sentimento de pertencimento e ausência. Lá que convivi poucos anos com meu avô, figura enigmática, tocador de pandeiro, devoto das folias de reis, descendente de uma mulher de etnia Puris, que sofre o apagamento de sua história e da qual preservo a ancestralidade.

Nesse quase não-território, que não se enquadra nos tradicionais modos de vida estereotipados do ser carioca, que se apresenta como um quase subúrbio, misturado com mansões de coronéis aposentados, que é território dos excluídos (para lá mandavam os leprosos, os malucos e os velhos) e onde a milícia fez escola, surge o termo SERTÃO CARIOCA que, atualmente, remete a um limite espacial simbólico que abrange as dimensões natural, social e cultural da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ainda hoje, neste território, permanecem valores éticos, espirituais, simbólicos e afetivos que estão vinculados à lida com a terra. Eu acredito que o território em que vivemos contribui também com a nossa formação. E são esses os sertões-verdes que habitam minha pesquisa artística e minha formação”, explica o artista.

Instagram: @thiagomod
www.thiagomodesto.com.br

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

2022 / “Santos e Silvas”
Espaço Cultural dos Correios – Niterói / Rio de Janeiro
2022 / “Vernacular”
Galeria Espaço Corda – Belo Horizonte / Minas Gerais
2023 / “Sertão carioca”
Museu Bispo do Rosário – Rio de Janeiro / Brasil
2024 / “Casa-Tempo: Aparição e Desaparição”
Estúdio Dezenove – Rio de Janeiro / Brasil

EXPOSIÇÕES COLETIVAS

2014 / “Imaginary Forest” – Thiago Modesto
& Hana Seo – Gallery Gabi – Seul / Coréia do Sul

2014 / “Feira de Arte Contemporânea Artigo Rio”
Armazém 6, Cais do Porto – Rio de Janeiro / Brasil

2015 / “Ensemble”
Centro Cultural Feso Pro Arte – Teresópolis / Brasil

2015 / “Tropical Colors“
Gallery Gabi – Seul / Coréia do Sul

2017 / “Narrativas Gráficas”
Centro Cultural Laurinda Santos Lobo –
Rio de Janeiro/ Brasil

2017 / “Batata”
Centro Cultural Feso Pro Arte – Teresópolis/ Brasil

2022/ “Travessia 20-22”
Museu do Ingá – Niterói / Brasil

2022/ 7a Bienal de Artes Gráficas do do País Sículo
Centro de Arte da Transilvânia – Romênia

2022/ 3a Trienal de Arte Latino-Americana de Nova Iorque
Nova Iorque / Estados Unidos

2023/ “Arte Portas Abertas – Santa Teresa”
Estudio Dezenove – Rio de Janeiro / Brasil

2023/ “Viver Comunitário”
GAS (Galeria de Arte Subúrbio – Rio de Janeiro / Brasil

2023/ 6a Bienal do Sertão de Artes Visuais
Crato – Juazeiro do Norte e Santana do Cariri / Brasil

2023/ 4a Bienal Internacional de Gravura de Erevã
Centro Aznavour / Erevã, Armênia

2024/ 8a Bienal de Artes Gráficas do do País Sículo
Centro de Arte da Transilvânia – Romênia

2024/ 23° Trienal de Gravura da Cracóvia
Cracóvia – Polônia

2024/ “Abre-Alas 19”
Gentil Carioca – Rio de Janeiro / Brasil

2024/ “Entre_Laços: Memória e Cotidiano”
Centro Cultural Humberto Braga – Rio de Janeiro / Brasil

Serviço

Exposição: “Casa-Tempo: Assentamentos”
Artista: Thiago Modesto @thiagomod
Curadoria:  Messias Silva de Oliveira
Expografia e produção: Thais Merçon Serra
Trilha e Sonorização: Fernando Teixeira
Apoio: Galeria Oto Reifschneider @otogaleria
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem
Abertura: 17 de julho de 2024
Visitação: 17 de julho a 31 de agosto de 2024
Dias e horários: de terça a sábado, das 12h às 19h
Local:  Centro Cultural Correios RJ – 2º andar – sala A @correioscultural
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem
Evento gratuito
Censura Livre.

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).

Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Titãs lança videoclipe feito por I.A. para canção ‘São Paulo 1’

Publicado

em

Titãs lança clipe especial para ‘São Paulo 1’ hoje, dia 25 de abril. Com vídeo feito por Inteligência Artificial, Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto embarcaram no projeto após receberem um convite do diretor de I.A. Arnaldo Belotto, que já trabalhou outros nomes da música brasileira, como Lobão e Rogério Skylab.

Assista AQUI!

“Resolvemos fazer esse clipe porque recebemos um convite do Arnaldo Belotto – aliás, nome curioso esse, né?”, brinca Sérgio Britto. “Ele me contatou com a ideia de fazer algum trabalho conosco e me mandou de exemplo dois clipes que ele tinha feito com inteligência artificial. Arnaldo sugeriu ‘São Paulo 1’ e logo compartilhei com Branco e Tony”, contou.

‘São Paulo 1’, canção lançada em 2022 no álbum Olho Furta-Cor, fala sobre o caos urbano de uma maneira mais lírica. “Achamos que era uma boa música para seguir com esse tipo de trabalho visual”, afirmou Britto.

“Também achei interessante e logo comecei a pensar e sugerir algumas ideias”, compartilhou Branco Mello. “Viajei em um visual inspirado em ‘Metrópolis’ e no ‘M, o Vampiro de Düsseldorf’ do Fritz Lang, misturado com cenas de São Paulo antiga, com bondes, estátuas, fontes, multidão caminhando… Isso tudo editado no tempo acelerado da música em preto e branco, com alto contraste, meio punk, uma homenagem a São Paulo e ao poeta Haroldo de Campos”, completa.

“O que eu mais gostei no clipe, foi justamente essa homenagem a esse grande poeta paulistano. Achei muito legal e oportuna essa ideia da cidade sendo invadida e submersa pelos poemas e pelas páginas escritas por ele”, complementa Tony Bellotto.

Inspirado também pela brutalidade poética da cidade de São Paulo, o vídeo utiliza a estética do expressionismo alemão em preto e branco para transmitir a dureza e potência da metrópole. “Os membros da banda são retratados como trabalhadores de uma grande máquina urbana, enquanto trechos da poesia de Haroldo surgem entre as imagens”, conta Arnaldo Belotto, cineasta com mais de 40 videoclipes no currículo e hoje especializado em I.A.

“Todas as minhas ideias, somadas às do Britto, do Tony e do Arnaldo, foram incorporadas no clipe. Achei o resultado muito bom e bem diferente de todos os clipes que já fizemos”, diz Branco. “Ficamos todos muito satisfeitos com o resultado”, concorda Britto.

No clipe de ‘São Paulo 1’, a cidade e a poesia se fundem visualmente, em uma obra que busca misturar a tecnologia e a sensibilidade artística. Após a geração das imagens, o processo seguiu com montagem e coloração, resultando em um trabalho que traduz a intensidade da capital paulista e o diálogo entre palavra, som e imagem.

 

Continuar Lendo

Últimas notícias

SUPERSHOPPING OSASCO ANUNCIA A CHEGADA DA YOUCOM

Publicado

em

Marca será inaugurada no segundo piso e promete movimentar o mix de moda do empreendimento com estilo, autenticidade e tendências urbanas

 

Osasco, abril de 2025 – O SuperShopping Osasco, empreendimento administrado pela Alqia, se prepara para receber mais uma grande novidade em seu portfólio de lojas. A Youcom, marca referência em moda jovem e urbana, será inaugurada em breve no segundo piso do shopping center. Com uma proposta moderna e conectada com as principais tendências do mercado, a nova unidade chega para enriquecer o mix de moda, oferecendo aos clientes mais estilo, variedade e atitude fashion.

“A inauguração da Youcom vem para somar ao nosso portfólio de moda, trazendo ainda mais estilo para o nosso público. Trabalhamos continuamente para oferecer uma experiência diferenciada, com conforto, sofisticação e uma variedade que transforma o SuperShopping Osasco no melhor passeio para as famílias da região”, destaca Karina Aono, coordenadora de Marketing do SuperShopping Osasco.

 

A Youcom é voltada para o público jovem que busca se expressar por meio da moda com autenticidade, liberdade e estilo. A marca aposta em peças versáteis e atuais, que acompanham as tendências do universo fashion sem deixar de lado o conforto e a praticidade. Suas coleções reúnem camisetas, calças jeans, jaquetas, vestidos, acessórios e muito mais, tudo pensado para quem gosta de montar looks cheios de personalidade com aquele toque urbano e descomplicado.

 

Além do design moderno, os produtos da Youcom se destacam pela variedade de estilos e pela curadoria que atende diferentes momentos do dia a dia, do casual ao mais ousado. A loja também traz novidades constantes, com lançamentos frequentes que seguem os movimentos da moda contemporânea.

 

 

 

Sobre o SuperShopping Osasco

Administrado pela Alqia, uma das principais administradoras de shopping centers do país, o SuperShopping Osasco reúne as melhores opções de lazer, compras e serviços em um ambiente reconhecido pelo conforto, sofisticação e tranquilidade. Com três andares distribuídos em 17 mil m2 de ABL, o empreendimento abriga mais de 150 operações, com 10 âncoras e megalojas, além de grandes marcas do varejo e de negócios locais. O shopping center conta ainda com cerca de 40 opções gastronômicas para todos os paladares e sete salas Kinoplex de última geração de cinema, com a melhor tecnologia digital em som e imagem. O SuperShopping é a porta de entrada das melhores marcas na região, sendo o endereço dos primeiros Coco Bambu, Pecorino, KFC, Mania de Churrasco, Starbucks, Popeyes e Daiso Japan da cidade, por exemplo. Localizado no complexo Power Center Osasco, que recebe 2 milhões de pessoas por mês, o empreendimento é mais do que um centro de compras e lazer, é um equipamento social que já beneficiou mais de 50 mil pessoas com as suas campanhas sociais, como doação de sangue, arrecadação de alimentos e roupas e ações direcionadas aos direitos de meninas e mulheres. Saiba mais em www.supershoppingosasco.com.br

Continuar Lendo

Últimas notícias

Feira de Discos gratuita promete boa nostalgia e raridades no Cantareira Norte Shopping

Publicado

em

Evento acontecerá no dia 26 de abril em um espaço reservado especialmente para receber os visitantes.

No próximo dia 26, o Cantareira Norte Shopping será palco de uma verdadeira viagem no tempo. Das 10h às 22h, o empreendimento receberá a Feira de Discos de Vinil, evento que promete encantar colecionadores, apaixonados por música e famílias em busca de uma programação de lazer diferenciada.

Com visitação gratuita, o evento reunirá uma ampla seleção de LPs e compactos de diversos gêneros musicais, do rock clássico ao MPB, passando pelo jazz, samba, blues e outros estilos. Organizada em parceria com a Warlock Discos, que atua há mais de 20 anos no setor musical, a iniciativa oferecerá ao público a chance de comprar, vender e trocar raridades que marcaram gerações.

Mais do que uma simples feira, o evento também proporciona troca de experiências entre os participantes. Pais, avós e tios poderão compartilhar com as crianças a história dos discos de vinil, memórias e reviverem juntos alguns clássicos que continuam a emocionar até hoje.

“A Feira é mais do que um evento para colecionadores, é uma opção de passeio em família que celebra a música e resgata memórias afetivas. Queremos proporcionar aos visitantes uma experiência nostálgica e acolhedora. É uma oportunidade para diferentes gerações se conectarem através da música”, Elizabete Henriques, gerente de marketing do Cantareira Norte Shopping.

 

Feira de Discos de Vinil no Cantareira Norte Shopping

Gratuito

Quando: 26 de abril   

Horário: das 10h às 22h

Local: Em frente à loja Casas Bahia

Cantareira Norte Shopping

Funcionamento do Shopping

Aberto diariamente das 10h às 22h

Telefone do shopping: 11 3090-8100

Redes sociais Instagram e Facebook: @cantareiranorteshopping

Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 11.001, Jardim Pirituba

www.cantareiranorteshopping.com.br

 

Sobre Cantareira Norte Shopping

 

Referência em compras, serviços e lazer na zona Norte de São Paulo, o empreendimento se destaca por reunir as principais âncoras do varejo, proporcionando uma experiência completa de consumo. Entre elas, estão: Riachuelo, C&A, Besni, Pernambucanas, Centauro, CAEDU, Casas Bahia, Lojas Americanas, Kalunga, Cobasi e Smart Fit. Além disso, o mix foi ampliado recentemente com a chegada de marcas, como: Life Vivara, Kopenhagen. E já estão confirmadas novas operações: Restaurante da Fazenda e Spoleto.

Além disso, o shopping dispõe de marcas de telefonia celular, opções de itens de beleza, calçados, moda infantil, lotérica, cartório, dezenas de unidades de grandes franquias e opções gastronômicas que agradam a todos os paladares, tais como: Cruzeiro’s Bar, além das famosas opções de fast food McDonald’s, Burger king, KFC, Popeyes, Pizza Hut, e sobremesas como Mega Cacau Show, Chiquinho Sorvete e Milky Moo.

O Cantareira Norte Shopping também oferece diferentes opções de cultura e lazer: 5 salas de cinema, espaço de games, parques temáticos, exposições, atividades sazonais gratuitas, entre outras. O objetivo é atender a todas as necessidades dos visitantes, proporcionando uma experiência agradável em um ambiente diversificado e aconchegante.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.