Conecte-se conosco

Entretenimento

TEATRO_Samir Yazbek e Marici Salomão realizam ciclo on-line sobre Dramaturgia_Célia Helena

Published

on

Samir Yazbek e Marici Salomão estão à frente do ciclo “Pensando a Dramaturgia Hoje”, a partir de 03/05_Célia Helena Centro de Artes e Educação

Durante todas as segundas-feiras de maio, o dramaturgo, diretor e pesquisador realiza encontro on-line com mediação da jornalista, dramaturga e pesquisadora teatral

Célia Helena Centro de Artes e Educação – uma das mais conceituadas escolas de teatro do país, dirigida por Lígia Cortez – realiza, no mês de maio, o ciclo “Pensando a Dramaturgia Hoje”. Trata-se de uma série de cinco encontros on-line, conduzidos pelo dramaturgo, diretor e pesquisador Samir Yazbek, com mediação da jornalista, dramaturga e pesquisadora Marici Salomão.

Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras de maio, sempre das 19h às 21h e são transmitidos por meio da plataforma Zoom. É importante ressaltar que o curso livre on-line oferecerá certificado aos participantes e deverá ser acompanhado na íntegra, já que a atividade foi criada para que os encontros sejam complementares entre si.

Cada encontro parte de um tema norteador sobre o universo da dramaturgia. O ciclo abre com “Novos Imaginários”, seguindo com “Estéticas e Gêneros”, “Fundamentos e Conceitos”, “Espaços e Tempos Teatrais”, finalizando com “Diálogos com a Cena e o Público”. Detalhes da programação abaixo.

Janelas na Mente – “A ideia desse curso é refletir sobre o papel da dramaturgia na configuração de novos imaginários cênicos, sondando a natureza de sua linguagem e de suas técnicas. A mediação de Marici Salomão para esses encontros resulta da minha admiração por uma das mais importantes pesquisadoras desse assunto hoje em dia”, afirma Samir Yazbek.

Já Marici Salomão completa, ressaltando ser “um curso para abrir janelas na mente, com um dos mais renomados dramaturgos brasileiros. Samir Yazbek propõe compartilhar pensamentos em modo ‘risco’, de maneira a estimular novos pontos de vista sobre dramaturgia contemporânea. Eu terei a honra de mediar esses encontros”.

PERFIS

Samir Yazbek é dramaturgo. Mestre em Letras pela USP. Consolidou sua formação com o diretor Antunes Filho. Escreveu “O Fingidor” (Prêmio Shell 1999 de melhor autor), “A Terra Prometida” (entre os dez melhores espetáculos de 2002, por O Globo), “A Entrevista”, “As Folhas do Cedro” (Prêmio APCA 2010 de melhor autor) e “O Eterno Retorno” (indicada à melhor dramaturgia pelo Prêmio Aplauso Brasil 2018), entre outras. Escreve para a imprensa, participa de festivais, ministra palestras, cursos e oficinas no Brasil e no exterior. Fez conferências em Cádiz (Espanha), Londres (Inglaterra) e Minnesota (EUA). Publicou (e/ou encenou) na Bolívia, Cuba, Inglaterra, México, Polônia e Portugal. Na TV Cultura, em parceria com ao SESC TV, escreveu e dirigiu o teleteatro “Vestígios” e dirigiu uma adaptação de “O Fingidor”. Coordena a Pós-Graduação Lato Sensu em Dramaturgia da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), e é orientador no Mestrado Profissional em Artes da Cena da instituição.

Marici Salomão é dramaturga, pesquisadora e jornalista, formada pela Pontifícia Católica de Campinas. Foi repórter e crítica colaboradora do Caderno 2 (O Estado de S. Paulo) e da revista Bravo!, nas áreas de teatro e literatura. Teve suas peças “Bilhete” e “Maria Quitéria” dirigidas por Celso Frateschi e Fernando Peixoto, respectivamente. Coordenou o Círculo de Dramaturgia do CPT (Centro de Pesquisa Teatral), sob supervisão de Antunes Filho, de 1999 a 2003, e de 2008 a 2019, o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, prêmio Shell de Inovação 2015. Foi curadora do projeto Dramaturgias Urgentes, do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB – SP). Atualmente é coordenadora do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro. Lançou pela Imprensa Oficial o livro de peças “O Teatro de Marici Salomão” e, mais recentemente, o livro “Sala de Trabalho”, em que relata a experiência decana do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council.

PROGRAMAÇÃO – CICLO PENSANDO A DRAMATURGIA HOJE

Encontro 1 – NOVOS IMAGINÁRIOS

Dia 03 de maio, segunda, das 19h às 21h

Tema: Configuração de imaginários dramatúrgicos a partir de visões autorais.

Encontro 2 – ESTÉTICAS E GÊNEROS

Dia 10 de maio, segunda, das 19h às 21h

Tema: Consolidação de formas dramatúrgicas a partir do diálogo com estéticas e gêneros da tradição.

Encontro 3 – FUNDAMENTOS E CONCEITOS

Dia 17 de maio, segunda, das 19h às 21h

Tema: Escritura de textos dramatúrgicos a partir do conhecimento de técnicas.

Encontro 4 – ESPAÇOS E TEMPOS TEATRAIS

Dia 24 de maio, segunda, das 19h às 21h

Tema: Noções espaço-temporais na configuração de imaginários dramatúrgicos.

Encontro 5 – DIÁLOGOS COM A CENA E O PÚBLICO

Dia 31 de maio, segunda, das 19h às 21h

Tema: A cena e o público como catalisadores da linguagem dramatúrgica.

SERVIÇO

Ciclo “Pensando a Dramaturgia Hoje” – com Samir Yazbek e Marici Salomão

Dias: 03, 10, 17, 24 e 31 de maio, das 19h às 21h

Inscrições e informações: https://www.celiahelena.com.br/cursos/cursos-de-curta-duracao/pensando-a-dramaturgia-hoje/

Valor: R$ 260,00

Créditos das fotos: Juliana Fonte (Samir Yazbek) e Acervo Pessoal (Marici Salomão)

CÉLIA HELENA CENTRO DE ARTES E EDUCAÇÃO

Direção geral: Lígia Cortez

Informações: contato@celiahelena.com.br ou (11) 3884-8294

Site: https://www.celiahelena.com.br

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

A atriz e cantora mirim Hellen Alexandre vem se destacando.

Published

on

          A cantora começa os preparativos para gravar seu clipe ainda para esse semestre.

 Mesmo em meio à pandemia a atriz e cantora, Hellen Alexandre, 14, vem trabalhando em seu novo trabalho, que está previsto para ser lançado ainda neste primeiro semestre.” Quero inovar , trazer algo diferente ao meu público com o novo clipe com a música “Pop Star””, comenta Hellen.

“ Eu acredito, que mesmo diante de tantas dificuldades que estamos vivendo, temos que seguir em frente No ano passado, lancei o clipe da Música “Finjo que Sou Durona” de sua composição” e também seu segundo CD “Sonho de Pop Star EP 2” .

   No ano passado, Hellen Alexandre foi convidada para ter uma participação em uma série “Caminhos da Fama” transmitida pela RedeTv.” Foi uma grande experiência para mim, contracenar com outros artistas me fez ter a certeza de que estou no caminho certo”, comenta Hellen Alexandre.

 A história da carreira dessa jovem começou aos dois anos, sempre gostou muito de cantar, ficar atuando na frente da TV como as atrizes de filmes, mas foi aos nove anos que a atriz ingressou na sua carreira como atriz e modelo. Fez vários testes em agências para modelo e atriz, e logo na primeira realizada em Curitiba foi aprovada por dez agências.

Apresentou uma peça com a sua turma de teatro chamada “Mundo dos Sonhos” , após isso ganhou duas faixas de “Miss Primavera” e “Miss Caras e Talentos”.

Em Janeiro de 2018 foi convidada para apresentar o programa Caras e Talentos junto com o Diretor Milton Silva.

E em Março de 2018 despertou sua enorme vontade de cantar e apresentou uma música chamada “If only” da  cantora Dove Cameron , todos se encantaram e ela decidiu gravar, se apresentou em vários eventos com ela, até que um dia despertou sua vontade de escrever música e em questão de minutos ela escreveu a música “Maluca Pirada” , gravamos a música e o clipe.

Em dezembro de 2018 gravamos o seu primeiro CD “Sonho de Pop Star” com as músicas autorais dela “Maluca Pirada “ e “Pop Star” e as outras de vários compositores.

Continue Reading

Entretenimento

João Bosco & Vinícius lançam clipe de “Bloqueia eu” versão remix do DJ Lucas Beat

Published

on

Dupla quis homenagear fãs ao incluir vídeos do tiktok com coreografia da música que já alcançou números expressivos desde o lançamento

Assista aqui: https://youtu.be/tfmH6eigDnw

Quem nunca quis participar do videoclipe de seu artista ou dupla do coração, não é mesmo? Foi pensando nisso, e no distanciamento social que tanto nos tem acometido nos últimos tempos, que a dupla João Bosco & Vinícius lançou o “Desafio Bloqueia Eu”, para os fãs se sentirem mais perto deles. O que eles não imaginavam é que seria este grande sucesso, com a força do aplicativo tiktok.

Nesta terça-feira, 27 de abril, João Bosco e Vinícius lançam o videoclipe da versão remix da canção “Bloqueia eu”, feita em parceria com o DJ Lucas Beat. A música foi lançada em fevereiro deste ano. Originalmente, a faixa faz parte do projeto gravado no final de 2019, ao vivo em Goiânia. Com a batida mais dançante, é possível assistir trechos de diversas dancinhas e desafios em que os fãs puderam soltar a criatividade e ilustrar – à sua maneira – a coreografia.

“O resultado ficou muito bom, nós já estávamos felizes com o resultado que ela vinha alcançando nas plataformas de streaming! Agora com o clipe, esperamos crescer ainda mais – já que é uma resposta orgânica do nosso público – e elevá-la a um outro patamar!” explica Vinícius.

Na plataforma TikTok já existem mais de 160 mil vídeos com a música original. E foi pensando nisso que surgiu a ideia do clipe! Personagens famosos, como os vovôs tiktokers, aderiram ao balanço de “Bloqueia eu” e também fizeram seu vídeo.

As hashtags #BloqueiaEu #BloqueiaEuChallenge vem com números expressivos e crescem a cada dia. João Bosco diz ter adorado a ideia: “desde o começo dessa onda do tiktok, das dancinhas, a gente se divertia muito já! Logo que pensamos em ligar o clipe, os fãs e a canção remixada, imaginei que viria algo bom! Estamos esperançosos com este lançamento! Espero que todos gostem também”.

A dupla sempre trouxe coisas novas ao público, inclusive a faixa remixada foi uma delas, eles mostraram se adaptaram às mudanças, o clipe traz interação e criatividade. Nas plataformas digitais a faixa também andou muito bem, foram mais de 9 milhões de plays. No Youtube chegaram a 7 milhões de views.

Em paralelo, João Bosco & Vinícius seguem no preparo de muitas novidades para todos os fãs da dupla. 

Continue Reading

Entretenimento

Franqueados da Mary Help em Salvador celebram sucesso durante a pandemia da Covid-19

Published

on

Medidas de segurança e higiene atreladas à oferta de novos serviços e a facilidade que clientes encontraram na contratação de diaristas, fizeram as unidades crescerem

Não é novidade pra ninguém que a pandemia da Covid-19 causou grandes estragos na economia brasileira. Alguns segmentos, entretanto, conseguiram se manter, como é o caso do franchising. Segundo os últimos dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias manteve sua curva de recuperação no 4º trimestre de 2020, se aproximando dos níveis pré-Covid-19. O franchising registrou uma receita apenas 1,8% menor no período, comparado ao 4º trimestre de 2019, que foi de R$ 54,966 bilhões para R$ 53,976 bilhões.
Neste cenário, franquias que oferecem serviços de limpeza e higienização têm percebido a alta demanda do consumidor principalmente por questões sanitárias envolvendo a pandemia do novo coronavírus. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), redes do setor movimentam cerca de R$ 18 bilhões no Brasil.

Sendo cada vez mais valorizado, o segmento se mostra bastante promissor principalmente para quem pensa em investir no próprio negócio abrindo uma unidade franqueada nessa área, pois além de indispensável, não sofre com sazonalidade.

“Uma vez estando mais tempo em suas casas, as famílias começaram a investir mais ainda tanto em serviços e produtos de construção e manutenção, como em limpeza e conservação e não somente por uma questão de estética e aconchego, mas, sobretudo, por motivos de saúde e higiene”, explica José Roberto Campanelli, fundador e diretor da Mary Help, primeira franquia do Brasil a realizar a intermediação no serviço de diaristas.

Com 130 unidades em todo país, a Mary Help viu muitas de suas unidades crescerem mesmo no período de isolamento social. Três delas em especial, duas no litoral de São Paulo e uma em Salvador (BA), ganharam destaque na rede.
Inaugurada no início de 2020, as unidades da Mary Help em Santos e Praia Grande, ambas no litoral de São Paulo, foi uma das unidades que viu seus negócios prosperarem em plena pandemia da Covid-19. A de Santos, por exemplo, registrou crescimento fantástico em maio – logo no início da pandemia, finalizando 2020 com 800 diárias. As duas unidades juntas são um sucesso e contabilizaram mil diárias em dezembro do ano passado e quase 5 mil no ano fechado de 2020.

“Ninguém esperava uma pandemia, mas onde existem problemas também existem oportunidades. Após o início da quarentena, a Mary Help encontrou meios de continuar trabalhando, e surgiu a oportunidade de oferecer novos serviços que nos permitiu expandir em meio a tudo isso. O maior desafio foi amenizar o medo do contato entre clientes e profissionais, e fazer com que ambos respeitassem os novos protocolos e medidas de segurança contra a Covid-19”, declara Carolline Marchi Bento, franqueada da Mary Help em Santos e Praia Grande.

Para conseguir superar o tão conturbado início de pandemia no ano passado e ainda crescer, a franqueada apostou na qualificação de sua equipe, dedicação no serviço de pós-venda, que resultaram na fidelização de cliente, e investimento em marketing digital. Ela também contou com o esforço por parte da franqueadora em aumentar a oferta de serviços – foram três lançamentos – limpeza, higienização e impermeabilização de estofados e lavagem e higienização de tapetes, e de se reinventar.

Carolline optou por investir em duas franquias da Mary Help em 2109 ao se mudar para Santos e procurar diarista para contratar, foi quando descobriu a rede. A facilidade de contratação e a experiência positiva como consumidora a levou a pesquisar sobre esse mercado até que percebeu que havia um espaço a ser explorado na baixada santista. Ela também i…

Continue Reading

Destaque