Conecte-se conosco

Cultura

Teatro a distância: espetáculo “Cantos de Xícaras” está em cartaz na Cora Residencial Sênior

Published

on

Apresentações online acontecem em todas as unidades. Enredo aborda memórias e afetividade. 

Na Cora Residencial Senior, os residentes vivem novas experiências, com muita segurança, mesmo durante a pandemia. Desde março, está em cartaz, com transmissão online, o espetáculo teatral “Cantos de Xícaras” nas unidades Jardins, Higienópolis, Tatuapé, Ipiranga e Campo Belo.

“A iniciativa cultural da Cora é um sucesso e tem gerado reverberações incríveis por toda a nossa comunidade. Somos todos tocados de alguma forma. Após cada transmissão, promovemos um momento de conversa, onde podemos trocar experiências e reflexões. Ao final de cada apresentação, a atriz envia uma mensagem personalizada aos residentes, fazendo com que a experiência seja tão real e palpável, como se estivéssemos dentro do teatro”, afirma Guilherme Almeida, artista educador da Cora Residencial Senior.

“A peça me trouxe muita felicidade, porque me fez retornar ao meu passado, à minha adolescência.  Eu senti que todo o grupo se sentiu representado nas histórias das xícaras. Eu, por exemplo, me lembrei de quando era jovem e recebia visitas em casa. Eu tinha um aparelho e um carrinho de chá que ficavam na sala de visita, porque, naquele tempo, não era comum você oferecer um cafezinho para a visita. O mais usual era você oferecer um chá, acompanhado de bolo e biscoitos amanteigados, e a peça me trouxe essa recordação”, conta, emocionada, a residente Ana Guidi, de 79 anos.  

As boas lembranças do passado também foram experimentadas pela residente Arlette Salles, de 85 anos. “Me lembrei de quando meus tios e tias nos visitavam e ficavam ali tomando chá com meus pais. Me lembrei de um jogo de xícaras de porcelana que meu marido amava. Eu agradeço por esses momentos de alegria e boas lembranças da minha família. Me trouxe uma emoção tão grande que estou emocionada até agora.” 

A peça “Cantos de Xícaras” conta a história de uma xícara centenária que decide compartilhar com o público suas experiências, promovendo reflexões sobre vida, tempo e existência. O espetáculo tem produção de Ana Elisa Mello e Samya Enes, com direção, dramaturgia e interpretação de Helena Miguel.  


Sobre a Cora Residencial SeniorA Cora foi criada em 2015, com o objetivo de revolucionar o conceito de instituição de longa permanência, rompendo com o antigo modelo de casas de repouso. Atualmente com cinco unidades, está presente em bairros com localizações estratégicas na cidade de São Paulo. Cora é referência em cuidado aos idosos, oferecendo equipes de assistência multidisciplinar, estruturas completas, segurança e socialização para maiores de 60 anos. O atendimento nas unidades diferencia-se por proporcionar cuidado, afeto e atenção profissional para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos. 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

CASA RONALD MCDONALD RJ FALA DA IMPORTÂNCIA DE PARCERIAS NO TERCEIRO SETOR E A CULTURA DE DOAÇÃO

Published

on

Camisas de Gabigol e Arascaeta leiloadas no final do Cariocão também beneficiaram a Casa.

cultura de doação é um sinal de maturidade e de evolução da própria sociedade, ainda mais quando se percebe que as entidades podem transformar vidas e o desenvolvimento da comunidade onde estão localizadas. 

Criar uma cultura de doação no Brasil é de fundamental importância, porque, segundo pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), apenas 46% das pessoas ouvidas fizeram doações em dinheiro, e isso ainda representa muito pouco diante dos desafios diários das organizações que,  em sua grande maioria, desempenham o papel que deveria ser do setor público.

Uma solução pode ser em forma de parcerias, como as que a Casa Ronald Mc Donald Rio tem com o aplicativo KM Solidário, onde os quilômetros caminhados, pedalados ou corridos são convertidos em doações. Tem o 1% pela Hotmart, a Filantropia Premiável com Estação Cap (Capemisa), Ame Digital, Doar Fácil via APP e o arredondamento de cartão com a Incentive.

A empresa Play For Cause, em parceria com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), leiloou no final do Cariocão deste ano 4 camisas utilizadas pelas equipes do Fluminense e do Flamengo (inclusive Gabigol e Arrascaeta), onde uma das beneficiadas foi a Casa Ronald RJ.

Além disso, doações pontuais ou mensais são muito bem vindas. Em tempos de pandemia, de perdas, de luto, o sorriso de uma criança com certeza vai trazer muita alegria e força para continuar lutando. Sabendo que está contribuindo para salvar uma vida. Atualmente são 25 crianças atendidas em quartos individuais.

A Casa Ronald McDonald-RJ do Rio de Janeiro foi inaugurada no dia 24 de outubro de 1994. A instituição sem fins lucrativos é a 1ª na América Latina e a 162ª no mundo. Sua missão é: “Dar atenção integral às crianças e adolescentes portadores de câncer e às suas famílias”. O Programa Casas Ronald McDonald tem como objetivo ser “uma casa longe de casa”. O projeto é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, que estabelece os padrões internacionais de instalação e operação, garantindo um bom atendimento às crianças, adolescentes e seus responsáveis.

A Casa Ronald McDonald-RJ oferece, gratuitamente, hospedagem, alimentação, transporte para os hospitais, e de forma complementar para atender sua missão, proporciona atendimento social, atividades recreativas aos pequenos pacientes e suas famílias, cursos profissionalizantes, acompanhamento escolar e os Programas: Bolsa de Alimentos, Amor de Casa, entre outros projetos sociais que garantem a Atenção Integral às famílias que passam pelo tratamento de câncer infantojuvenil.

Desde sua inauguração, a Casa já atendeu e melhorou a qualidade de vida de mais de 3 mil crianças, adolescentes e suas famílias. Seu trabalho é considerado de utilidade pública porque permite a liberação de leitos em hospitais públicos para pacientes que realmente necessitem de internação. Desta forma, os hospitais podem ampliar sua capacidade de atendimento sem investimento adicional e reduzem seus custos com internações desnecessárias.

No Rio de Janeiro, os hospitais conveniados são:

Instituto Nacional do Câncer (INCA)
Hemorio
Hospital Universitário Pedro Ernesto
Hospital da Lagoa
Hospital Pediátrico Martagão Gesteira (Fundão)
Hospital da Criança
Hospital dos Servidores do Estado
A indicação para hospedagem na Casa Ronald McDonald-RJ é feita pelo serviço social dos hospitais que nos encaminha os perfis socioeconomicos que precisam de apoio no tratamento.

Para informações (21) 2566-3200 / casaronald@casaronald.org.br

Continue Reading

Cultura

SEMANA DOS NAMORADOS COM MUITA ARTE: O PRESENTE DE QUEM AMA ESTÁ NA LDZ

Published

on

SEMANA DOS NAMORADOS COM MUITA ARTE: 
O PRESENTE DE QUEM AMA ESTÁ NA LDZ

A LDZ, referência no mercado de artes visuais comerciais no Brasil, criou um presente especial para as pessoas que amam desenhos animados, histórias em quadrinhos , escultura e ilustrações: entre os dias 07 e 14 de junho, todos que se matricularem nos cursos na “semana do amor LDZ Escola”, ganham 40% nas mensalidades por 6 meses.  Sem a necessidade de espaços físicos para a criação de cenas ou a presença de atores, com exceção da dublagem, que requer menos contato, a produção de conteúdo animado de séries, longas, institucionais, videogames e histórias em quadrinhos se manteve em funcionamento, assim como produção de ilustrações, belas artes e esculturas para diversos fins.

O amor e a arte tratam de emoções e valem a pena ser compartilhados! Faça o curso que você ama e siga o rumo profissional da arte. Além de ser um presente super original, será para sempre. O desconto será dado para todos que chegarem pela arte da propaganda até dia 14 de junho. 

Nestes cursos, os artistas contarão com a mentoria de professores atuantes no mercado de animação. A LDZ Escola é o centro de treinamento autorizado da Toonboom Animation no Brasil. Seus alunos também têm 84% de desconto na licença de uso das ferramentas do software. As inscrições devem ser realizadas através do whatsapp (21)98187-3749.

“O que gostaria de ressaltar é a importância da produção das artes no cenário atual e suas adversidades, sobretudo no que diz respeito ao isolamento social. Realizar uma produção à distância, neste contexto de pandemia, é um processo bem diferente, mas ainda assim, muito potente, uma vez que o processo envolve uma readaptação e muita criatividade”, afirma Lipe Diaz.

O ponto de partida para grandes inovações na história sempre foi a criatividade para lidar com os obstáculos que se apresentam diante de nós. Mas foi com o avanço da tecnologia que o “ser criativo” foi elevado a uma importância ainda maior para o mercado de trabalho em várias áreas, e isso passou a impulsionar o setor produtivo

Sobre Lipe Diaz

Lipe Diaz é  formado em desenho industrial. Aprendeu a desenhar praticando e fazendo cursos. Hoje, além de produzir quadrinhos para o mercado internacional, é um empresário, dono da escola de artes visuais há 10 anos. Tendo trabalhado para a Marvel Games e outras empresas multinacionais antes de abrir o estúdio-escola com seu nome, e trazendo os Quadrinhos como grande paixão, ele desenvolveu projetos com vários profissionais de destaque no mercado, como o ex-editor da revista Wizard Magazine e roteirista da Marvel Comics, Buddy Scallera, Andrew Coppola e Marta Tanrikulua, que abordaram desde graphic novels e épicos históricos a conteúdo de relevância didática para o papel de mulheres de destaque na história norte-americana. Atualmente, está produzindo páginas para o mercado britânico e almeja sempre expandir cada vez mais o alcance de suas ações.

Sobre o software ToonBoom 

Reconhecido e utilizado pelos principais estúdios de animação do mundo, o Harmony17 tem oferecido o que há de melhor no mercado de animação 2D, capacitando, há 25 anos, desde produções completas até estudantes, freelancers, artistas e animadores profissionais.

A escola LDZ é o único centro autorizado no Brasil para treinamento no ToonBoom Animation (https://www.toonboom.com/education/authorized-training-centres), software utilizado pelos grandes estúdios de animação no mundo.

Saiba mais em artecult.com/ldz-escola-semana-dos-namorados e @artecult

LDZ Escola:

Instagram:@ldzescola
Visite o site: https://www.lipediaz.com/nossa-escola 

Continue Reading

Cultura

E-book que debate cultura do estupro ganha segunda edição

Published

on

Escrito por Maxwell dos Santos, Ele é só um garoto conta a estória da jovem Sabrine, abusada sexualmente por um colega de faculdade adolescente e disfuncional.


Vitória, abril de 2021 
– Visando denunciar os abusos sexuais dentro das igrejas evangélicas e debater a redução da maioridade penal, o escritor Maxwell dos Santos elaborou o romance Ele é só um garoto, que está disponível para download gratuito em PDF, em  https://bit.ly/eleesoumgarotopdf 

A obra, lançada em 2021, ganha uma segunda edição em 2021, com a apresentação de Francisco Fernandes Ladeira, professor, mestre em Geografia e articulista do Observatório da Imprensa.

Assista o book teaser em https://youtu.be/qUy–ncR2k0  ;

Sinopse

Parcialmente baseado numa história real ocorrida nos Estados Unidos em 2017 com Kristi Kollar, atriz e ativista pró-vida, o e-book conta a estória de Sabrine, uma jovem de 19 anos que estuda Produção Audiovisual na FAVIT com bolsa integral do ProUni e trabalha com o pai numa produtora de vídeo. Ela congrega na Comunidade Apostólica Cartadista, onde é ministra de louvor da sede estadual.

Num retiro de jovens e adolescentes no Ebenézer, espaço de reuniões da Comunidade, Sabrine é estuprada por Renan, seu irmão na congregação e seu colega de curso e turma. Ela fica grávida de gêmeos.

O pai de Renan é Ariel Masotti, apresentador do programa policial sensacionalista Cana Braba, no ar há 12 anos na TV Moxuara e é líder absoluto de audiência no horário. Ariel, além de jornalista formado, é policial civil aposentado por invalidez e advogado. Defende redução da maioridade penal para menores infratores e para todos os crimes. Tem um discurso de ódio extremado contra os ativistas de direitos humanos.  

Em 2012, lança sua candidatura a prefeito de Vitória. Temendo que este escândalo comprometa sua candidatura, Ariel faz articulações para atrapalhar as investigações, além de colocar em xeque a honra da vítima.

Como se não bastasse, é impelida pelas lideranças da Comunidade a casar com o estuprador, mas ela não aceita e é expulsa da congregação, além de ter as relações cortadas com os outros irmãos.

Serviço

Título: Ele é só um garoto
Autor: Maxwell dos Santos
Editora: Edição do Autor
Ano: 2021
Preço: gratuito (PDF)

Sobre o autor

Maxwell dos Santos é brasileiro, nasceu em Vitória/ES em 1986 e mora na referida cidade. É jornalista, radialista, designer gráfico e servidor público da Prefeitura de Cariacica desde 2017 e professor de Literatura Brasileira dos cursinhos populares Risoflora e Atitude. É técnico em Multimídia pelo CEET Vasco Coutinho, licenciado em Letras/Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo, licenciando em História pelo Centro Universitário Internacional, pós-graduando em Letras: Português e Literatura pela Faculdade de Ciências da Bahia e especialista em Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento e Superdotação pela Faculdade de Educação Paulistana.

Continue Reading

Destaque