Conecte-se conosco

Zoo GermaMota (Pet)

Special Dog Company divulga Relatório de Sustentabilidade 2023

Publicado

em

Special Dog Company, com mais de 20 anos de experiência em nutrição animal, apresenta pelo segundo ano consecutivo o seu Relatório de Sustentabilidade. O documento evidencia os avanços em práticas ambientais e sociais, incluindo a gestão de efluentes com 100% de tratamento, a redução de mais de 7% no consumo de água e a reciclagem de pouco mais de 99% dos resíduos, o que contribuiu para a obtenção da Certificação Lixo Zero.

João Paulo Camarinha, Gerente de Desenvolvimento Sustentável, destaca os progressos do último ano com satisfação: “Estamos muito contentes em anunciar que alcançamos 99,08% de reciclabilidade de resíduos, superando os 98,95% do ano anterior. Além disso, a Special Dog Company se tornou a primeira empresa do setor de pet food a receber a Certificação Lixo Zero, concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil e pela Zero Waste International Alliance. Essa certificação, que exige o reaproveitamento de 90% ou mais dos resíduos, é um testemunho do nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a inovação. Estamos orgulhosos de sermos pioneiros e de refletir nosso compromisso em práticas que contribuem positivamente para o meio ambiente”.

Gestão Hídrica

Em 2023, a Special Dog Company continuou a avançar em sua gestão hídrica e iniciativas sustentáveis. O consumo total de água primária foi reduzido em 7,32%, atingindo 143.847 m³, em comparação aos 155.228 m³ consumidos em 2022. No ano anterior, a empresa já havia registrado uma redução de 3,2% no consumo absoluto de água, além de diminuir o uso por tonelada de alimentos secos e úmidos em 8% e 7,5%, respectivamente.

Créditos: Special Dog Company

A empresa também tratou 100% dos efluentes industriais e domésticos, superando a taxa de 98,93% alcançada em 2022. O volume total de efluentes industriais tratados foi de 28.094 m³, com uma redução de 8,75% na geração desses efluentes e uma diminuição de 8,25% por tonelada produzida. Para os efluentes sanitários, a média mensal tratada foi de 1.731 m³, totalizando 20.779 m³ ao longo do ano.

No último ano, o Projeto Guarda Chuva captou 10.435 m³ de água pluvial, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade, apesar de uma leve diminuição no volume captado em comparação aos 12.586 m³ de 2022, devido à variação natural de 3,1% no índice pluviométrico. O projeto, que utiliza telhados e tanques conectados por uma rede de tubulação de mais de 3,5 km e capacidade total de 1,5 milhão de litros, continua a ser um exemplo de inovação no reaproveitamento de água da chuva para irrigação e lavagem. Em 2024, a empresa planeja ainda mais avanços, com a substituição do reservatório próximo à Caldeira e a ampliação da capacidade de armazenamento dos reservatórios da fábrica WET para mais de 200 m³, aumentando sua eficiência e sustentabilidade.

Projetos Locais 

A companhia avançou em vários projetos locais em 2023. O Projeto Santa Cruz Mais Verde plantou 1.031 árvores, um aumento de 64% em relação às 628 árvores plantadas em 2022, totalizando 10.692 árvores desde 2014. O Programa Óleo Amigo arrecadou 18 mil litros de óleo de cozinha usado, um aumento de 66% em relação aos 10,8 mil litros de 2022, acumulando 234.000 litros desde 2010. O Projeto Cardume repovoou a bacia do Rio Pardo com 162.500 peixes em 2023, um aumento em relação aos 161.000 peixes de 2022.

Bem-Estar Animal 

A Special Dog Company evidencia seu compromisso com o bem-estar animal através de projetos relevantes, como o Programa Bem Nutrir, que atua há mais de dez anos e doou mais de 90 toneladas de alimentos para cães e gatos em 2023. O programa apoiou 43 iniciativas e beneficiou instituições que cuidam de mais de 6.000 animais. Em 2022, foram quase 90 toneladas doadas, beneficiando mais de 4.300 animais.

Outro destaque é o Programa Doe Amor, reformulado em 2021, continua a desempenhar um papel essencial no suporte aos animais por meio da doação de sangue. Com uma rede abrangente de mais de 50 bancos de sangue em dez estados brasileiros, o programa já assistiu mais de 120.726 animais desde sua reformulação. A expectativa é que esse número ultrapasse 180.000 até o final de 2024. Em 2023, o programa distribuiu 19.767 bolsas de sangue beneficiando 60.882 animais.

Colaboradores e Responsabilidade Social

Reconhecida pela Great Place To Work (GPTW), como uma das melhores empresas para se trabalhar, a companhia se destacou em 2023 com a quarta posição no ranking da categoria Agro. No âmbito da segurança e gestão do trabalho, o Sistema de Gestão e Segurança do Trabalho, certificado pela ISO 45001, treinou 1.947 colaboradores em 2023, superando os 1.580 treinados no ano anterior.

Além disso, a responsabilidade social da empresa é evidenciada pelo Projeto Inspirar, que em 2023 capacitou 40 alunos do 9º ano de cinco escolas (particulares e públicas) em oratória e liderança durante três meses. O programa desenvolveu habilidades artísticas, oratória, trabalho em grupo, autorresponsabilidade, empatia e liderança. Exposições itinerantes com maquetes dos alunos impactaram mais de 2.700 colegas, ampliando significativamente o alcance e os resultados do projeto.

A empresa também contribui para a proteção de menores por meio do Programa Na Mão Certa, em parceria com a Childhood Brasil desde 2019. Esse programa visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, promovendo diversas ações de conscientização entre os colaboradores, como palestras, rodas de conversa, sessões de cinema e capacitações. Além disso, a empresa colabora ativamente com a rede de proteção local, fortalecendo a segurança e o bem-estar dos jovens.

No âmbito social e cultural, a Special Dog Company enriquece a comunidade local através do Centro Cultural Special Dog (CCSD). Fundado em 2014 e instalado em um casarão histórico restaurado, o CCSD oferece acesso a uma variedade de atividades culturais e educacionais para cerca de 500 alunos. O centro promove corais, técnicas de coral cênico e 24 cursos diversificados, como música e artes circenses, consolidando seu papel como um polo de estímulo cultural na região.

Compromissos e Metas

Desde 2015, o Departamento de Desenvolvimento Sustentável realiza ações socioambientais, adotando a Agenda 2030 da ONU e participando de iniciativas como o Pacto Global e o projeto Ambição pelos ODS. No último ano, a empresa começou a buscar fornecedores mais sustentáveis e substituiu ingredientes por alternativas que reduzissem emissões e consumo de recursos. O Programa MAIS Sustentável, lançado em fevereiro de 2022, viabiliza práticas alinhadas aos 17 ODS da ONU e envolve toda a empresa na agenda ESG.

“Os avanços recentes destacam o impacto positivo de nossas iniciativas em sustentabilidade. A conquista da certificação inédita para o setor, alcançada por meio de nossas práticas avançadas de gestão e reaproveitamento de resíduos, confirma que estamos no caminho certo. Além disso, o Programa Doe Amor reforça nossa responsabilidade social e solidifica nossa reputação. Essas ações não apenas destacam nosso empenho em melhorar continuamente nossas práticas ambientais, mas também reafirmam nossa posição de liderança em práticas responsáveis e sustentáveis no setor,” ressalta João Paulo Camarinha, da Special Dog Company.

Para mais informações, acesse aqui o Relatório de Sustentabilidade 2023 completo da Special Dog Company.

Sobre a Special Dog Company

Fundada no ano de 2001 na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, a Special Dog Company nasceu com o desejo de alimentar cães e gatos com a alta qualidade e o carinho que eles merecem. Atualmente, a marca está presente em mais de 38 mil pontos de venda em nove Estados brasileiros e no Distrito Federal, além de exportar para países da América do Sul. Com dois Centros de Distribuição localizados em Curitiba (PR) e Extrema (MG), a empresa se destaca como uma das maiores indústrias do segmento no Brasil, contando com 1.900 colaboradores.

Com o intuito de ser um agente transformador dentro da comunidade, a Special Dog Company atua fortemente na promoção de práticas sustentáveis, no sentido de construir um mundo melhor para as gerações futuras. Referência por aliar a excelência dos produtos e serviços com a valorização de seus colaboradores, a indústria é constantemente reconhecida como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil.

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zoo GermaMota (Pet)

Um em cada 10 cães sofre de doença cardíaca

Publicado

em

A insuficiência cardíaca congestiva é um dos problemas mais comuns e exige manejo adequado e contínuo

As doenças cardíacas não acometem apenas as pessoas – estima-se que 6,8% da população brasileira sofre de algum problema cardiovascular – mas são também um importante problema de saúde animal. Segundo levantamento da Dechra, cerca de 10% da população canina apresenta algum tipo de doença cardíaca nas consultas de rotina.

Entre os problemas cardiovasculares mais comuns está a insuficiência cardíaca congestiva (ICC), que pode decorrer de outras condições cardíacas, como arritmias, defeitos congênitos, doença valvar crônica (DVC) – mais comum em cães de pequeno porte e idosos – cardiomiopatia dilatada (CMD) – mais comum em cães de grande porte – e doença mixomatosa da válvula mitral (DMVM).

A ICC ocorre quando o coração de um cão não consegue bombear sangue de maneira eficiente, resultando em acúmulo de líquido nos pulmões, abdômen ou outras partes do corpo, afetando todo o organismo do animal.

O manejo da insuficiência cardíaca congestiva canina envolve várias estratégias, incluindo mudanças no estilo de vida do pet e medicamentos, entre eles o Cardisure, um vasodilatador e inotrópico positivo à base de pimobendan, que aumenta a força de contração do coração sem aumentar a demanda de oxigênio, melhorando a eficiência do bombeamento do sangue. Lançado em setembro no Brasil, o medicamento apresenta diferenciais que facilitam o tratamento diário do paciente. “Com três concentrações de dosagem e alta palatabilidade, o Cardisure ainda possui a inovadora tecnologia Smart Tab, que facilita a divisão dos comprimidos e assegura a precisão da dose a ser administrada conforme o peso do paciente”, revela a Gerente de Produto PET da Dechra Brasil, Larissa Salles.

Iniciativas de promoção da saúde

Considerando que os cães idosos são os mais afetados pelas doenças cardíacas e que a busca por aumentar a expectativa e a qualidade de vida dos animais é cada vez maior, iniciativas que promovam a troca de conhecimento e a conexão entre a indústria farmacêutica e os médicos-veterinários são fundamentais para beneficiar a saúde dos animais. Por isso, a VetFamily, a maior comunidade global e do Brasil de clínicas, hospitais e médicos-veterinários, firmou parceria com a Dechra Brasil para disponibilizar à sua comunidade mais oportunidades de disseminação de informações e benefícios para os médicos-veterinários.

“A rotina dos veterinários é intensa e como comunidade conseguimos auxiliá-los disponibilizando diversos canais de comunicação com conteúdo técnico de alta qualidade, novidades em tratamentos e troca de experiências, além de benefícios exclusivos das empresas parceiras. O médico-veterinário precisa estar a par das opções de tratamento que mais se adequam a cada paciente e à realidade do tutor”, revela o médico-veterinário, Head Latam e Diretor-Geral da VetFamily no Brasil, Henry Berger.

Sinais de alerta

Os sinais clínicos da ICC podem variar de acordo com a gravidade e o tipo de insuficiência. Por isso, o tutor deve observar se o cão apresenta:

  •         Tosse persistente, especialmente à noite ou após atividade física;
  •         Fadiga e intolerância aos exercícios físicos;
  •         Dificuldade para respirar e respiração ofegante;
  •         Perda de peso ou apetite devido ao desgaste energético crônico;
  •         Aumento do volume abdominal, devido ao acúmulo de líquidos;
  •         Gengivas pálidas ou azuladas;
  •         Aumento da frequência cardíaca;
  •         Desmaios durante ou após exercício.

“O ideal é que os cães passem por consultas médicas regularmente para que qualquer alteração possa ser detectada precocemente. A partir dos 7 anos, a indicação é que as consultas e os check-ups sejam realizados pelo menos a cada seis meses”, alerta Berger.

O compromisso do tutor é crucial para o sucesso do tratamento da ICC, que geralmente inclui, além do pimobendam, o uso de diuréticos (para reduzir o acúmulo de líquidos) e inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), a depender da gravidade da doença.  Já o monitoramento constante dos sinais clínicos assegura que o tratamento se mantém adequado e auxilia o tutor a buscar ajuda médica ao menor sinal de alteração. Para colaborar com os tutores, a Dechra disponibiliza um livro de registro do monitoramento dos cães com dicas essenciais e espaço para anotação dos sinais clínicos, frequência cardíaca e respiratória. O material está disponível para download: https://abrir.link/ObMXR

 

Sobre a VetFamily

Organização global líder em soluções para clínicas e hospitais veterinários, faz parte do Vimian Group, tem sede em Estocolmo (Suécia) e reúne mais de 6.500 clínicas e 20 mil veterinários em mais de 11 países da União Europeia, Estados Unidos, Austrália e, agora, Brasil. Seu objetivo principal é contribuir para a melhor administração e lucratividade das clínicas, oferecendo diversos serviços, como centralização da negociação com parceiros comerciais, apoio à gestão e disseminação de conhecimento. Conheça mais em www.vetfamilybrasil.com.br.

 

Continuar Lendo

Zoo GermaMota (Pet)

Abandonar Pets na chegada do bebê é um erro, afirma psicóloga

Publicado

em

Para a psicóloga Cristina Silva, especialista em Psicologia Perinatal e da Parentalidade, a convivência entre crianças e animais de estimação traz benefícios emocionais, sociais e até para a saúde familiar

A chegada de um bebê transforma a rotina de qualquer família, mas, em muitos lares, essa mudança vem acompanhada de decisões equivocadas, como o abandono de animais de estimação. Teme-se que os pets exijam tempo demais ou ofereçam riscos à saúde do recém-nascido, mas, segundo a psicóloga Cristina Silva, essa percepção está longe da realidade.

“Os animais de estimação podem ser grandes aliados na construção de um ambiente acolhedor, especialmente durante a gestação e nos primeiros anos da criança. Eles ajudam a reduzir o estresse e promovem bem-estar emocional para a mãe e para toda a família”, explica Cristina, especialista em Psicologia Perinatal e da Parentalidade.

Na infância, os benefícios se multiplicam. “A convivência com animais é fundamental para ensinar empatia, responsabilidade e respeito às crianças. Além disso, o vínculo criado com os pets é uma fonte de afeto e segurança emocional”, destaca a psicóloga.

A preocupação com a saúde do bebê, segundo Cristina, pode ser mitigada com simples medidas de higiene e cuidado com o animal. “Manter as vacinas e os check-ups do pet em dia é o suficiente para garantir uma convivência saudável. Estudos mostram que crianças que crescem com animais de estimação têm sistemas imunológicos mais fortes e menor probabilidade de desenvolver alergias”, afirma.

Cristina reforça que o abandono não é a solução e sugere estratégias para preparar o animal para a chegada do bebê. “Os pets devem ser incluídos no processo de adaptação da família. Acostumá-los aos novos sons, cheiros e rotinas ajuda a tornar a transição tranquila tanto para o animal quanto para a família.”

Esse cenário reforça a importância de educar as famílias sobre os efeitos positivos da presença de um pet, destacando que os animais são membros valiosos do núcleo familiar e podem contribuir significativamente para o desenvolvimento e o bem-estar de todos.

“Antes de decidir abrir mão do seu pet, reflita sobre os impactos emocionais para todos os envolvidos. A chegada do bebê pode ser uma oportunidade para fortalecer laços, tanto entre os humanos quanto com os animais de estimação. Afinal, amor e cuidado são sentimentos que só aumentam quando compartilhados.” finaliza a profissional.

Instagram da psicóloga Cristina Silva:
@psicologacristinasilva

Continuar Lendo

Zoo GermaMota (Pet)

Pets sem dor: Ozonioterapia combate dores crônicas e dá qualidade de vida

Publicado

em

Procedimento ganha espaço entre os cuidados para pets que sofrem da condição, tornando-os mais ativos e estreitando a relação com os tutores

A ozonioterapia, técnica com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas, está ganhando espaço também na medicina veterinária. Indicada no tratamento de diversas condições, incluindo as dores crônicas, ela envolve a administração intravenosa de uma mistura de ozônio e oxigênio; nos pets, pode proporcionar alívio dos sintomas e melhorar significativamente a qualidade de vida, permitindo que se tornem mais ativos e participem de atividades antes limitadas.

 

“A dor crônica pode ser causada por uma variedade de condições, como artrite, displasia e doenças articulares degenerativas. Essas condições muitas vezes resultam em desconforto constante e limitações na mobilidade, afetando diretamente o bem-estar dos animais. A ozonioterapia oferece uma solução promissora, pois atua no alívio da dor, redução da inflamação e melhoria da circulação sanguínea nos tecidos afetados”, comenta Rodrigo Moretti, médico veterinário e consultor clínico científico da HTM VET.

 

O ozônio, quando administrado de forma adequada e controlada, tem o potencial de estimular a liberação de substâncias naturais no corpo, como as endorfinas, conhecidas por seu efeito analgésico. Além disso, ajuda a modular a resposta inflamatória do organismo, reduzindo a produção de mediadores inflamatórios e promovendo a cicatrização de tecidos lesionados.

 

Um dos benefícios mais significativos da ozonioterapia é a capacidade de aliviar os sintomas sem os efeitos colaterais associados a medicamentos tradicionais, como anti-inflamatórios não esteroidais. Isso é especialmente importante em animais idosos ou com condições médicas pré-existentes, que podem ser mais sensíveis aos efeitos adversos.

 

Vários dispositivos eletrônicos foram desenvolvidos para a aplicação do tratamento. “O Állos VET, por exemplo, é um gerador de ozônio versátil projetado para diminuir a inflamação, fornecer alívio imediato da dor, promover a bioestimulação, combater micro-organismos e facilitar a cicatrização de feridas. Com recursos inteligentes, oferece maior segurança e autonomia durante o atendimento clínico”, destaca Rodrigo.

 

No entanto, vale enfatizar que a ozonioterapia requer a intervenção de profissionais capacitados e experientes, que tenham conhecimento das técnicas de aplicação, garantindo a segurança e eficácia do procedimento.

 

Antes de iniciar qualquer modalidade terapêutica, é aconselhável buscar orientação de um médico veterinário para avaliar o estado do animal e definir o tratamento mais apropriado.

 

Sobre a HTM VET

A  HTM VET nasceu de uma indústria referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletro-eletrônicos dirigidos ao segmento de saúde no Brasil, a HTM Eletrônica, líder em inovação, resultados e segurança, sendo referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos dirigidos ao segmento de estética e fisioterapia. Atuando há 25 anos no mercado, a empresa localizada em Amparo – SP, tem como foco profissionais esteticistas e fisioterapeutas que têm interesse em tecnologia para clínicas, com o compromisso de oferecer ao mercado os melhores e mais eficazes produtos, integrando conhecimento científico à praticidade.

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.