Conecte-se conosco

Cultura

Saphira & Ventura e PUC Rio apresentam a exposição ‘Antropocruzo’, uma releitura da antropofagia e do simbolismo da onça no cenário histórico-cultural brasileiro

Publicado

em

Ao mesmo tempo, haverá um seminário no café da manhã, no dia da abertura, palestras e lançamento de livro, entre os dias 18 e 25 de julho

 

Exposição Antropocruzo: 18 a 25 de julho de 2024

Abertura: 18 de julho, das 18h às 21h

Café da manhã e seminário “Investimento de Impacto no Brasil – Economia Criativa.”: 18 de julho, às 8h

Conferência Antropocruzo: 19 de julho, das 18h às 21h

Conferência Design de Histórias : 20 de julho, das 18h às 21h

Lançamento do livro ‘Rua dos Inventos’ (Invention Street), de Gabriela Gusmão: 20 de julho, das 18h às 21h

foto Marco Terranova

A Galeria Saphira & Ventura, referência em arte, tecnologia e sustentabilidade, em parceria com a PUC Rio, e a NYICAS, levam para Nova York, a partir de 18 de julho, a exposição Antropocruzo, uma videoinstalação interativa com imagens, vídeos e sons de todo o processo que traz à tona o conceito de antropofagia, além de apresentar a cultura Tupinambá, através de um Manto Sagrado usado no desfile da Grande Rio este ano, a cultura do carnaval carioca, a relevância da pesquisa em Design no país e no continente, e as relações poderosas entre diferentes manifestações culturais. A curadoria é do Diretor Prof. Nilton Gamba Junior PUC-Rio & Alcinda Saphira.

A PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Departamento de Artes e Design), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Belas Artes) e o IFRJ (Instituto Técnico Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Belford Roxo) vêm realizando essa parceria entre instituições de ensino e a GRES Acadêmicos da Grande Rio. Esta parceria visa ampliar a integração entre o processo criativo das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e as atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades e escolas técnicas.

Na abertura, dia 18, às 8h, unindo acadêmicos, artistas e produtores culturais, a Câmara de Comércio Brasil-Americana, em parceria com a Sociedade Internacional de Arte Contemporânea de Nova York (NYICAS), a PUC-Rio e a Galeria Saphira & Ventura, realizará um seminário no café da manhã sobre “Investimento de Impacto no Brasil – Economia Criativa.”

Moderadora: Gabriela Gusmão, Artista, Produtora Cultural, Professora e Doutoranda, PUC-Rio
Palestrantes: Nilton Gamba Junior, Diretor do Departamento de Arte e Design, Ph.D, PUC-Rio; Leonardo Bora, Artista Carnavalesco e Ph.D. Doutor em Teoria Literária, GRES Acadêmicos da Grande Rio; Maria Cecília Loschiavo dos Santos, Ph.D. Doutor em Estética e Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Luiza Novaes, Ph.D. em Design, PUC-Rio

A programação destaca a importância de investir em processos e indústrias criativas no Brasil, incluindo ANTROPOCRUZO, uma exposição sobre um desfile de carnaval no Rio de Janeiro em homenagem ao Manto Tupinambá. Esta capa de penas do século XVII foi confeccionada pelos Tupinambás, tribo indígena do povo Tupi, e hoje é um artefato etnográfico icônico. O projeto também fala sobre a relação entre instituições de ensino e pesquisa e as ideias de: materialização cruzada, Cruzo e Encruzilhada – como a própria definição desta cultura para si e para o mundo. A palestra será no dia 19 de julho, das 18h às 21h.

Além disso, a exposição apresenta um documentário que narra todo o projeto e a exposição da fantasia (Manto Tupinambá) e uma alegoria do carro do desfile da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio, sob a perspectiva de um método de memória e difusão denominado Design de Histórias . Em 2024, os carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad levaram para a avenida o enredo “Nosso Destino é Ser Onça”. Guiados pela narrativa mítica do livro do escritor Alberto Mussa, propõem uma reflexão sobre o simbolismo da onça no cenário artístico-cultural brasileiro, abordando temas como antropofagia e encantamento, e partindo da força desse imaginário dos povos indígenas . Simultaneamente, no dia 20 de julho, das 18h às 21h, Gabriela Gusmão lança o livro ‘Rua dos Inventos’ e acontece a palestra ‘Design de Histórias’.

 

A relevância de uma exposição como esta em 2024 deve-se a vários fatores. Em 2024, finalmente, o manto Tupinambá retornará ao Brasil após seu longo exílio na Dinamarca. O manto original do período colonial está agora em museus de toda a Europa! Em 2024, comemoraremos também os 30 anos do primeiro programa de pós-graduação em Design da América Latina – exatamente o programa de uma das instituições de ensino deste projeto (PUC-Rio). Em 2024, as instituições de ensino comemoram meia década de parceria com o GRES Grande Rio. Foi também o ano do desfile do GRES Acadêmicos da Grande Rio que teve como tema uma lenda sobre a aldeia Tupinambá e o MOMA realizou neste período uma exposição sobre design na América Latina.

Câmara de Comércio Brasil-Americana

Saphira & Ventura Gallery –

Website: https://saphiraventura.com/

Email: info@artsvgallery.com

Facebook: https://www.facebook.com/SaphiraVenturaGallery

Instagram: https://www.instagram.com/saphiraventuragallery/

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

“Eu Também Sou Médico” está em cartaz em curta temporada no Teatro UOL com o médico e influenciador Bruno Baroni

Publicado

em

Com ingressos quase esgotados, Eu Também Sou Médico segue em curta temporada no Teatro Uol, com sessões às terças, às 20h. Depois, parte em turnê por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Criado e protagonizado por Bruno Baroni (@brunobaroni_a) e Thaisa Damous (@thaisadamous), que também assina o texto com Bruno, o espetáculo tem direção de Camila Vaz e Thaisa Damous.

A criação do espetáculo é resultado da parceria entre Bruno Baroni e a roteirista Thaisa Damous, que tem mais de quinze anos de experiência com comédia, tendo participado de produções televisivas e cinematográficas. A comédia leva ao teatro o conteúdo que fez Bruno viral nas redes sociais, adaptando para o palco situações do dia a dia médico.

Crédito: Abílio Gil
Mais fotos disponíveis neste link

O espetáculo se passa em dois momentos. No primeiro, Bruno Baroni vive um médico de plantão e conta casos engraçados do dia a dia, contracenando com outros personagens de um hospital imaginário, como uma enfermeira, a residente Ritinha e a doutora Cibele. No segundo momento, entra em cena a enfermeira Sandra, personagem que Bruno criou nas redes sociais e que virou sucesso na internet. Ela faz uma “palestra” para a plateia, como se estivesse orientando médicos recém-formados sobre como lidar com um plantão caótico, explicando tudo de forma divertida.

Thaisa Damous interpreta diversos personagens que interagem com o médico Bruno e com a enfermeira Sandra ao longo da peça. No total, o espetáculo apresenta 11 personagens no palco, como a doutora Dinossauro e a doutora Herdeira, que retratam figuras bastante conhecidas por quem já passou por um hospital. “Nossa ideia é realmente fazer uma peça de teatro com momentos e elementos do stand-up”, explica Bruno.

Sobre Bruno Baroni
Médico formado em 2020, atuou na linha de frente contra a COVID-19 e é criador de conteúdo digital. Ele iniciou sua produção de vídeos de comédia para TikTok e Instagram durante a pandemia, acumulando um público de quase 3 milhões de seguidores. Seus vídeos são focados no ambiente médico e hospitalar, e no palco, ele interpreta a enfermeira Sandra, personagem conhecida de suas redes sociais.

Sobre Thaisa Damous
Coautora e diretora da peça, atua como atriz e roteirista. Ela é formada em Artes Cênicas, com especialização em roteiro, e sócia da Projéteis. Thaisa é co-criadora da série “Cosme e Damião – Quase Santos” (Globo Play/Multishow) e trabalhou como roteirista e desenvolvedora de projetos na Hungry Man, em produções como “Seis na Ilha” (TV Brasil), o filme “Cansei de Ser Nerd” (Paramount/Telecine) e a série documental “Somos Museus” (Canal Futura). Sua trajetória inclui a autoria da peça “O Catador de Nuvens” e o prêmio FOCA pela peça “Carne de Segunda”. Como atriz, participou de projetos como a novela “Vai na Fé” (Globo), “Ribanceira” (Canal Brasil), vídeos para o canal Parafernalha, e os curtas “Berenice” e “Flores”.

 

Ficha Técnica

Elenco: Bruno Baroni e Thaisa Damous

Participação especial: Camila Vaz

Texto: Bruno Baroni e Thaisa Damous

Direção: Camila Vaz e Thaisa Damous

Produção: Ika Tronco

Figurino: Grazi Bastos

Iluminação: Vini Soares

Cenografia: Danilo Diniz

Assessoria de Imprensa: Angelina Colicchio e Diogo Locci – Pevi 56

Realização: Projéteis

 

Serviço
Eu Também Sou Médico

Teatro UOL (Av. Higienópolis, 618 – Consolação)
Até 29 de julho, terças-feiras, 20h
Ingressos: Entre R$45 e R$120. À venda pelo site do Teatro Uol
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos

Continuar Lendo

Cultura

PERSONAGENS DA PATRULHA CANINA DESEMBARCAM NO SUPERSHOPPING OSASCO PARA MUITA DIVERSÃO EM FAMÍLIA

Publicado

em

Encontros com os personagens e a atração Pirate Pups garantem a diversão das famílias em julho e agosto

 

Osasco, junho de 2025 – O SuperShopping Osasco, administrado pela Alqia, preparou uma programação especial para as férias: o encontro com os personagens da Patrulha Canina!  A cada domingo, uma dupla diferente desembarca no shopping para animar as crianças.

 

“As atrações infantis fazem parte do nosso compromisso em oferecer experiências completas para as famílias. Queremos que o SuperShopping Osasco continue sendo a melhor escolha de passeio na região, com entretenimento de qualidade, conforto e um ambiente acolhedor para todas as idades”, afirma Karina Aono, coordenadora de Marketing do SuperShopping Osasco.

Confira a escala dos patrulheiros:

 

Julho

 

13/07 (domingo): Chase e Skye entram em ação!

27/07 (domingo): É a vez de Marshall e Skye salvarem o dia!

 

Agosto

 

03/08 (domingo): Chase e Skye retornam para mais aventuras!

17/08 (domingo): Marshall e Skye fazem a alegria da garotada!

24/08 (domingo): Chase e Skye voltam para o último encontro!

 

Os encontros acontecem no 2º Piso, próximo à Vivava, em sessões de 30 minutos, distribuídas em quatro horários por domingo. O evento é gratuito, mas com vagas limitadas: as inscrições abrem três dias antes de cada data, em site específico, e é preciso chegar com até dez minutos de antecedência para o check-in. Crianças com deficiência têm prioridade no atendimento.

 

Além dos encontros, a criançada pode se divertir na atração Pirate Pups, no 1º Piso, em frente à entrada principal, com mar de bolinhas, submarino encantado, navio pirata inflável e baú do tesouro com caça-palavras. A atração é indicada para crianças de até 12 anos, com diferentes opções de ingresso.

 

As férias estão garantidas com muita aventura, imaginação e encontros inesquecíveis com os personagens favoritos da Patrulha Canina – cada domingo, uma surpresa diferente!

 

 

 

Sobre o SuperShopping Osasco

Administrado pela Alqia, uma das principais administradoras de shopping centers do país, o SuperShopping Osasco reúne as melhores opções de lazer, compras e serviços em um ambiente reconhecido pelo conforto, sofisticação e tranquilidade. Com três andares distribuídos em 17 mil m2 de ABL, o empreendimento abriga mais de 150 operações, com 10 âncoras e megalojas, além de grandes marcas do varejo e de negócios locais. O shopping center conta ainda com cerca de 40 opções gastronômicas para todos os paladares e sete salas Kinoplex de última geração de cinema, com a melhor tecnologia digital em som e imagem. O SuperShopping é a porta de entrada das melhores marcas na região, sendo o endereço dos primeiros Coco Bambu, Pecorino, KFC, Mania de Churrasco, Starbucks, Popeyes e Daiso Japan da cidade, por exemplo. Localizado no complexo Power Center Osasco, que recebe 2 milhões de pessoas por mês, o empreendimento é mais do que um centro de compras e lazer, é um equipamento social que já

Continuar Lendo

Cultura

Após novos casos de Gripe Aviária, Infectologista destaca a importância da vigilância ativa em ambientes urbanos.

Publicado

em

São Paulo teve casos confirmados no Parque Ibirapuera, na Zona Sul da cidade.

Foto: Divulgação SAA – Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

 

No último final de semana, o Governo de São Paulo confirmou novos casos de gripe aviária, em três aves silvestres no Parque Ibirapuera, na Zona Sul da cidade de São Paulo. De acordo com o portal G1, a gestão estadual afirma que não registrou nenhum caso da doença em humanos.

 

“Não há motivo para alarme imediato, a gripe aviária não se transmite de forma eficiente entre humanos e os casos em aves, por si só, não representam risco direto à população geral. No entanto, subestimar a presença do vírus seria um erro. Precisamos acompanhar com atenção, testar sempre que houver suspeita e reforçar barreiras de contato.”, explicou o médico infectologista Dr. Klinger Soares Faíco Filho.

 

Segundo a Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), os casos foram encontrados em três aves silvestres, uma espécie de marreco. A gestão do governador Tarcísio de Freitas afirmou que as aves não residem no parque, por isso não existe a necessidade de fechamento do local.

 

“Esse episódio reforça a importância da vigilância ativa em ambientes urbanos e periurbanos. A gripe aviária não é apenas um problema de granjas ou de zonas rurais. O vírus circula entre aves migratórias e silvestres, e sua detecção precoce é o que impede que se estabeleçam cadeias de transmissão com impacto mais amplo.”, comenta o médico infectologista.

 

O médico infectologista Dr. Klinger Soares Faíco Filho, professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), alerta também para os riscos associados à gripe aviária:

 

“A detecção do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no ambiente urbano de São Paulo é epidemiologicamente significativa. Embora a transmissão para humanos ainda seja rara e dependa de exposições muito específicas, esse tipo de evento exige uma resposta coordenada entre vigilância ambiental, saúde humana e saúde animal.”, finalizou o infectologista.

Foto: Dr. Klinger Faíco, médico infectologista / Divulgação.

Dr. Klinger Faíco é médico infectologista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Infectologia. Doutor em Infectologia pela UNIFESP e MBA em Gestão em Saúde, atua com foco no diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas, incluindo HIV, hepatites virais e IST’s. Além disso, o infectologista é CEO do InfectoCast, e professor universitário, fundador e consultor em controle de infecção hospitalar na Consultoria IRAS.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.