Conecte-se conosco

Esportes anúncio

São Paulo Futebol Clube lança seu hub de inovação e entra no mundo das startups

Publicado

em

Inova.São estima captar R$ 6 mi em investimentos em 3 anos e vai reunir ecossistema de especialistas para desenvolver soluções que buscam aumentar receitas e competitividade esportiva do clube

Em sintonia com uma tendência em crescimento no esporte, o São Paulo Futebol Clube inaugura o Inova.São, o seu Centro de Inovação Aberta, localizado dentro do estádio do Morumbi. A estimativa é captar nos 3 primeiros anos de operação investimentos em até R$ 6 milhões, que custearão o projeto sem que haja um aporte financeiro inicial do Clube.

A iniciativa objetiva desenvolver e implantar soluções inovadoras que permitam aumentar as receitas e a competitividade esportiva do Clube. O projeto já conta com as parcerias estratégicas da Deboo – especializada em Web3 – e da Sportheca – fábrica de startups para o mercado esportivo.

“A concepção do projeto e a definição dos parceiros para viabilizar a operação do Inova.São, assim como suas primeiras entregas, vêm sendo trabalhadas pela Diretoria de Inovação do São Paulo desde que foi criada pelo presidente Julio Casares, em julho de 2021”, explica Wladimir Castro, executivo do departamento de Inovação do Clube e mestre em Criação e Gestão de Empresas Inovadoras pela Universidade de Valência.

Estádio Cícero Pompeu de Toledo
Crédito: Fabi Saltorelli/Divulgação

Segundo Castro, a maioria das inovações adotadas por clubes de futebol no Brasil envolve a adoção, com eventuais otimizações, de produtos existentes e trabalhados em larga escala também em outros players. No Inova.São, o foco não é replicar, mas sim desenvolver soluções inovadoras e inéditas para o São Paulo, com a possibilidade de trazer novas fontes de receitas e aumentar a competitividade esportiva do Clube.

Esses ganhos virão a partir do sucesso de cada projeto “nascido” dentro do hub à medida em que forem se desenvolvendo e obtendo crescimento e resultados. “O São Paulo é um excelente lugar para desenvolver e validar bons projetos”, afirma Castro.

Para criar um ambiente inspirador e impulsionar novas ideias, o Inova.São terá uma área dedicada no Morumbi com vista para o gramado. O espaço, inicialmente de 300 m², está localizado na área do Morumbi Concept Hall, no anel inferior do estádio, e vai funcionar como um coworking, reunindo startups e desenvolvedores. A ideia é que no local circulem profissionais de universidades, de empresas, mentores, especialistas, sócios, torcedores, investidores e startups de todo o mundo, para formar assim o ecossistema de inovação que vai compartilhar conhecimento e recursos em prol do desenvolvimento do clube. A Escola de Educação Física da USP (Universidade de São Paulo), a primeira instituição de ensino a fazer parte do ecossistema, firmou um convênio de colaboração com o hub, assim como a organização social de cultura IDBrasil, responsável pela gestão do Museu do Futebol, que aportará conhecimento qualificado para preservação de coleções, mediação de conteúdos e difusão do futebol em ações culturais e educativas.

O Inova.São será operacionalizado pelas parceiras Sportheca e Deboo. “Temos muito orgulho de participar da criação do centro de inovação do São Paulo, um dos maiores clubes do Brasil e do mundo. Essa iniciativa, que será referência no país, prevê identificar oportunidades, desenvolver soluções para o clube e escalar novos negócios na área de sportstech”, explica Eduardo Tega, CEO da Sportheca.

O Inova.São conta também com uma metodologia própria de trabalho, desenvolvida utilizando as principais ferramentas e as melhores práticas em abordagens de inovação, e que será empregada na condução das diferentes atividades do hub. “Não se trata de uma iniciativa ou de um projeto único, pois a articulação das três pontas –espaço de coworking, ecossistema e metodologia– permite estabelecer um ambiente e uma cultura inovadores de forma duradoura. Ao se apropriar da tecnologia como meio e não como fim, e ao se conectar com as melhores mentes – estejam onde estiverem – nós vislumbramos a implementação ágil de novas soluções que trarão melhora na performance esportiva do clube, aumento do engajamento de fãs e também na receita gerada”, pontua Eduardo Paraske, co-fundador da Deboo.

DNA Inovador

Ao longo do tempo, o São Paulo sempre foi protagonista em aportar inovações para o futebol, para seus atletas e seus torcedores. Exemplos disso são o Centro de Treinamento da Barra Funda, o CFA de Cotia (Centro de Formação de Atletas Laudo Natel), o Reffis (Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica), o primeiro programa sócio torcedor do Brasil e o projeto do Estádio do Morumbi.

No lançamento do Inova.São não foi diferente. Em parceria com a Deboo, participação da Sportheca, apoiadores, ex e atuais atletas, além de potenciais investidores, ocorreu uma etapa de co-criação a partir de um workshop estratégico que trocou o Design Thinking das salas de reunião pelo gramado do Morumbi.

Recentemente, em parceria com a Sportheca, o São Paulo foi o primeiro clube a aderir ao aplicativo da OneFan, que privilegia o engajamento do torcedor e entrega conteúdos exclusivos, interação e a possibilidade de recompensas e resgates, a partir da inteligência de dados com base no comportamento dos usuários. Agora, no momento de lançamento do Inova.São, outros dois projetos já estão em andamento: o Censo Tricolor e o Terra dos Campeões.

Censo Tricolor

Em uma iniciativa inédita, em parceria com a PH3A – empresa especialista em criação e gestão de Big Data, o São Paulo vai realizar o 1º Censo do Futebol brasileiro, com alcance global e buscando coletar informações para conhecer a fundo ao menos 10 milhões de torcedores. Usando tecnologia de big data, o clube vai poder oferecer produtos alinhados com as preferências de seus torcedores. O Censo vai se tornar um poderoso, completo e preciso instrumento de informação, de relacionamento e de engajamento entre o São Paulo e sua torcida, representando também uma grande alternativa de monetização.

Terra dos Campeões

Pensado para valorizar o passado, agir no presente e construir o futuro, o projeto Terra dos Campeões é sobre legado. O projeto será desenvolvido em uma área do centro de treinamento do Tricolor em Cotia, que será destinada ao plantio de árvores em homenagem aos ídolos do clube. Seu foco é construir uma grande experiência de engajamento para os torcedores e fãs do São Paulo, que poderão adquirir árvores e experiências, entre outros produtos e serviços também no ambiente digital. Para isso, serão usados princípios de Web3 – em parceria com a Deboo – que atuarão na geração de receita e no fortalecimento da comunidade são-paulina dentro do metaverso. A expectativa é que o público comece a ter contato com a iniciativa a partir de agosto de 2022.

Mais informações sobre o Inova.São no site:

http://www.inovasao.com.br

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes anúncio

Ana Marcela Cunha, do Time Ajinomoto, promete chegar 200% competitiva nos Jogos de Paris 2024

Publicado

em

Atual campeã olímpica da maratona aquática, nadadora segue treinando na Itália, cumprindo um rigoroso planejamento para buscar nova medalha de ouro na França

Desde a conquista da medalha de bronze na prova dos 10 km da maratona aquática no Mundial de Esportes Aquáticos de Doha, que lhe assegurou a vaga olímpica para os Jogos de Paris 2024, Ana Marcela Cunha, integrante do Time Ajinomoto, só vê uma única data em seu calendário: 8 de agosto. Será neste dia, em pleno Rio Sena, que a nadadora baiana entrará na água para buscar o bicampeonato olímpico. Para isso, ela vem cumprindo uma rotina rigorosa em sua preparação, com o objetivo de chegar pronta em busca de mais uma medalha de ouro.

Estou seguindo a mesma rotina que tínhamos planejado na preparação para a conquista da vaga olímpica, apenas com a diferença de que agora o foco é a prova em Paris. Quero chegar 200% competitiva e lutar como sempre para subir ao pódio novamente”, afirmou Ana Marcela.

A vaga para os Jogos de Paris veio no dia 3 de fevereiro, quando terminou na quinta posição a prova dos 10 km do Mundial de Esportes Aquáticos de Doha (Qatar). O resultado foi o bastante para carimbar o passaporte da atleta do Time Ajinomoto para buscar o bicampeonato olímpico na França e repetir o feito dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

A classificação chegou no momento certo, justamente na seletiva principal. Tínhamos estabelecido todo um cronograma de treinos nos últimos 10 meses para chegarmos em ótimas condições de disputa. Foi uma evolução contínua desde a fase pós-operatória do ombro, tendo como principal desafio cumprir rigorosamente essa rotina de treinos, manter a preparação física e aproveitar os momentos de descanso para uma recuperação plena”, disse Ana Marcela.

Desde o segundo semestre do ano passado, a nadadora baiana se mudou para a Itália, onde passou a treinar com Fabrizio Antonelli. A programação até o começo dos Jogos de Paris contará, inclusive, com algumas competições. “Devo nadar uma ou duas etapas do Circuito Mundial antes dos Jogos Olímpicos, para dar ritmo de competição”.

Na preparação para Paris 2024, Ana Marcela Cunha conta com o suporte e acesso ao programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”, que incentiva uma alimentação equilibrada e saborosa, adequada às necessidades específicas de cada atleta. Parte desse suporte nutricional é representada pelos produtos aminoVITAL® GOLD, suplementos alimentares compostos por nove aminoácidos essenciais que agem rapidamente na recuperação muscular, fundamental para atletas de alto rendimento.

Há muito tempo que tanto o programa ‘Alimentação para Vencer – Kachimeshi®’ quanto os produtos aminoVITAL® GOLD são importantes aliados na minha dieta nutricional. Fazem parte do meu dia a dia, não passo sem eles”, afirmou.

Sobre o Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte nutricional por meio do programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®” e dos suplementos alimentares aminoVITAL®.  

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, HONDASHI®, SABOR A MI® e SABOR A MI® Receita de Casa, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10 bilhões e nacional de R$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2022. Atualmente, está presente em 36 países, possui 117 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

Continuar Lendo

Esportes anúncio

Disciplina nas quadras: o brilho do jovem talentoso do Tênis Brasileiro, Andrey Barbiero

Publicado

em

Inspirado pelo treinador, ex-tenista Flávio Saretta, Andrey mantém disciplina para alcançar o sucesso

Andrey Barbiero, um nome que está rapidamente se destacando no mundo do tênis, aos 16 anos de idade, está provando ser uma força a ser reconhecida nas quadras profissionais. Enfrentando uma rotina desafiadora de treinos intensivos, competições acirradas e a responsabilidade de equilibrar seus estudos e obrigações pessoais, Andrey mostra uma determinação admirável em sua jornada rumo ao sucesso.

Desde cedo, Andrey demonstrou uma paixão inabalável pelo tênis, e seu talento natural não passou despercebido. Agora, como um dos jovens jogadores mais promissores do Brasil, ele está enfrentando desafios que vão além do jogo em si. A pressão de competir no cenário internacional, a necessidade de manter um desempenho excepcional tanto nas quadras quanto nos estudos e a responsabilidade de representar seu país são apenas algumas das exigências que Andrey enfrenta diariamente.

Não é incomum no Brasil ver jovens talentos despontando no mundo do tênis. Andrey junta-se a uma lista impressionante de jogadores que iniciaram suas carreiras profissionais em uma idade precoce. Nomes como Gustavo Kuerten e Maria Esther Bueno são exemplos inspiradores de como a determinação e o talento podem abrir portas para o sucesso, independentemente da idade.

Uma parte fundamental da jornada de Andrey é seu treinador, o ex-tenista profissional Flávio Saretta. Saretta, conhecido por sua carreira notável no tênis brasileiro, tem sido um mentor essencial para Andrey, fornecendo orientação especializada e compartilhando sua vasta experiência no esporte. Saretta não só ajudou a aprimorar as habilidades técnicas de Andrey, mas também o inspirou a alcançar todo o seu potencial, tanto dentro quanto fora das quadras.

Com um futuro brilhante pela frente, Andrey Barbiero está determinado a deixar sua marca no mundo do tênis, inspirando uma nova geração de atletas e mostrando que com dedicação, trabalho árduo e o apoio certo, os sonhos são alcançáveis em qualquer idade.

Conheça mais sobre o Andrey em: @andreybarbiero

Continuar Lendo

Esportes anúncio

CONMEBOL e PUMA lançam a nova bola Cumbre para a CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sul-Americana

Publicado

em

A bola oficial rola em campo pela primeira vez em 3 de abril, na estreia da fase de grupos de ambos os torneios

CONMEBOL e PUMA apresentam nova versão da bola PUMA Cumbre, que será usada na CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sul-Americana da temporada 2024. A apresentação da bola aconteceu durante o sorteio da fase de grupos das competições de clubes nesta segunda (18), na sede do Centro de Convenções da CONMEBOL em Luque, no Paraguai.
A nova PUMA Cumbre apresenta tons energizantes alaranjados e é a segunda bola lançada pela marca em parceria com a CONMEBOL. A primeira foi revelada em 7 de dezembro de 2023, como protagonista da CONMEBOL Copa América™, com tons avermelhados e azuis. A PUMA Cumbre será ainda a bola principal de outras competições, como a CONMEBOL Recopa e torneios de categorias femininas e juvenis.

Sobre a PUMA Cumbre

O nome PUMA Cumbre é inspirado na cordilheira que se estende por toda a América, uma forma de homenagear e levar o futebol da região para um novo patamar. A Cumbre destaca-se por sua tecnologia de alto nível e máximo desempenho, atestado pela FIFA Quality Pro. Seu design é baseado na forma do continente e consiste em 12 gomos selados que proporcionam um equilíbrio de peso perfeitamente balanceado, com costuras expandidas e profundas que garantem um efeito positivo em sua aerodinâmica, contando também com uma válvula PAL (PUMA Air Lock), assegurando retenção de ar.
A nova PUMA Cumbre estará disponível a partir desta terça (19) em PUMA, nas lojas físicas PUMA do Shopping Morumbi e Shopping Tatuapé, e nas lojas Bayard, Decathlon, Futfanatics, Mercado Livre e Netshoes, com modelos a partir de R$ 119,90.
Para baixar as fotos, clique aqui.


CONMEBOL:
A Confederação Sul-Americana de Futebol, mais conhecida como CONMEBOL (derivada do acrônimo usado em comunicações telegráficas: Confederação Sul-Americana de Futebol), é a Confederação das Associações Nacionais de Futebol (Federações) na América do Sul.

Fundada em 9 de julho de 1916, em Buenos Aires, é a primeira Confederação do mundo, criada quase 40 anos antes das outras se formarem. A CONMEBOL nasceu da realização de um torneio entre países no continente sul-americano. A primeira Copa América realizada em 1916, em Buenos Aires, para comemorar o centenário da independência argentina marcou o início desta instituição, originalmente composta pelas associações da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Posteriormente, as outras associações sul-americanas se juntaram à CONMEBOL: Paraguai (1921), Peru (1925), Bolívia (1926), Equador (1927), Colômbia (1936) e Venezuela (1953). É a única Confederação de futebol em que todas as associações membros também são filiadas à FIFA e ao Comitê Olímpico Internacional (COI). Suas dez Associações Nacionais membros são o orgulho máximo da CONMEBOL.
PUMA:
A PUMA é uma das principais marcas esportivas do mundo que projeta, desenvolve, vende e comercializa calçados, vestuário e acessórios. Há 75 anos, a PUMA impulsiona o esporte e a cultura, criando produtos para os atletas mais rápidos do mundo. Os produtos trazem performance e esporte inspirados no lifestyle de categorias como Futebol, Running e Training, Basquete, Golfe e Motorsport. A PUMA colabora com designers e marcas renomadas, trazendo influências esportivas para a cultura de rua e moda. O grupo PUMA possui as marcas PUMA, Cobra Golf e Dobotex. A empresa distribui seus produtos em mais de 120 países, emprega mais de 20 mil funcionários em todo o mundo e está sediada na cidade de Herzogenaurach, Alemanha. Para mais informações, acesse PUMA.

 

 

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.