Conecte-se conosco

Boas notícias

ROBERTO PIRILLO, HISTÓRIA VIVA DA CULTURA BRASILEIRA

Publicado

em

“ Lutamos por uma democracia plena “
Alguns artistas vão além de seus sucessos na TV, Cinema e Teatro para condensar em si uma verdadeira aula da história da nossa cultura nesses segmentos .
Roberto Pirillo, além de ser uma dos principais atores do país , participou de grandes sucessos, acompanhou transformações e se mantém atuante e atualizado ,e mantendo como poucos, uma ética e coerência exemplares em sua carreira e na vida pessoal .

 

Segue abaixo na íntegra que o ator me concedeu, por e-mail.
Falamos de sua carreira, do rótulo de galã, Regina Duarte, ditadura, participação política e outros assuntos.
Respeitamos seu isolamento social e o fato do ator não gostar de “ lives “ .
. Você parece não ser um ator que se acomodou no rótulo de galã. Noto isso também pelo fato de ter permanecido em emissoras de TV por longo período, como TV Globo, Tupi ,Bandeirantes, Manchete, mas sempre diversificando as suas atuações em cinema e teatro, até em papéis cômicos. Em 2.018 fez musical pela primeira vez, “ A Noviça Rebelde “ . Foi um caminho natural na sua carreira esse processo de não ser eternamente um galã ou você chegou a recusar s papéis ?

Galã quer dizer homem belo, elegante, que galanteia e namora muito. Passei mais de uma década vivendo personagens desse gênero. Chega uma hora que você diz: Pôxa, quero fazer outros tipos! Um mau caráter, um bandido,etc.. etc.. A gente vai amadurecendo, e as oportunidades vão aparecendo. Isso não quer dizer que não possa viver um galã mais maduro com meus 72 anos. Nós atores, ao longo de nossas vidas, vamos treinando nossas almas para viver outras almas. Adoro o gênero comédia. Permaneci na peça “ Trair e coçar é só começar” por treze anos e foi ótimo. Quanto a “ Noviça Rebelde”, a experiência foi gratificante. Um elenco grandioso, num mega palco, com uma orquestra brilhante.

. Também participou de grandes marcos na dramaturgia e na TV brasileira . “ Escrava Isaura “ em 1.976 na TV Globo e do espetáculo “ Trair e coçar é só começar“ em 1.989 no Teatro. Dois enormes sucessos que prosseguiram em novas versões e elenco. Você é a favor de remake de obras consagradas ?
“Escrava Isaura” foi um grande marco da TV brasileira. Abriu o mercado internacional da rede globo. É uma obra livre. Qualquer emissora pode adaptar a história da maneira que achar conveniente. “ Trair e coçar….” foi outro grande feito. Permanecemos durante 3 anos consecutivos no “ Guinnes Book” como temporada ininterrupta. Acredito que ainda está por aí.
. Em 1.965 quando você estava iniciando a sua carreira foi decretado Ato Institucional 5 , deixando o país na ditadura. Quando você vê um movimento popular pedindo a volta do AI-5, o que você, como artista tem a dizer sobre isso ?
No inicio dos anos 70, estávamos ensaiando a peça “ O quarteto” de Antonio Bivar. Perto da estreia, a censura interditou o espetáculo. Queriam que fossem feitos alguns cortes. No elenco estavam Ziembinski, a cantora Marlene, Louise Cardoso e eu. Fizemos uma apresentação para dois ou três censores sentados na plateia, que seguiam com texto na mão para se certificarem que os cortes haviam sendo obedecidos. Foi muito humilhante. O AI-5 foi um período conturbado na nossa cultura com uma censura severa, e sem precedentes. Hoje não hà mais espaço pra isso. Lutamos sempre por uma democracia plena.
. Você participou da primeira montagem do texto “ Dois perdidos numa noite suja “ de Plínio Marcos. Qual foi o impacto que o texto causou no público .
Considerado um autor maldito, o escritor e dramaturgo Plinio Marcos , foi um dos primeiros a retratar a vida dos submundos de S. Paulo. Poucos escreveram sobre homossexualidade, marginalidade, prostituição e violência com tanta autenticidade. Alguns aplaudiam, enquanto outros saiam do teatro chocados.
. Amácio Mazzaropi é considerado um gênio do cinema brasileiro. Você trabalhou em produções dele, contracenando com ele. Como foi essa experiência ?
Sabe quando vc está contracenando com alguém que sempre foi pra vc um grande ídolo? Foi assim que eu me senti. Estava diante daquele grande ícone do cinema, me deliciando com seu “JECA”! Aprendi muito.
. Você acha que hoje Mazzaropi tem hoje destaque merecido na história do cinema brasileiro ?
Mazzaropi é eterno, como Chaplin, como O Gordo e o Magro, Jerry Lewis, e tantos outros.

. Chegamos a sua fase telenovela .Você iniciou em uma novela de Gloria Magadan, autora cubana pioneira na linguagem aqui no Brasil . Como foi sua adaptação como ator, ao ritmo de telenovela. Gravações, construção de personagens, novos colegas, liberdade de criação etc.
Sou autodidata. Agradeço sempre por ter tido grandes mestres como Ziembinski, Dercy Gonçalves, Mazzaropi, o saudoso Sergio Brito que dirigiu a novela e muitos outros .
. Em 1.971 você estreia na Rede Globo, na novela “ Minha Doce Namorada “ trabalho que batizou a atual Secretáia de Cultura Regina Duarte de “ A namoradinha do Brasil “ . Você acha que a namoradinha pode se tornar a traidora da pátria ao apoiar um governo tão polêmico ?
Não vou fazer considerações sobre ela ter aceito o convite para secretaría. Eu particularmente não teria aceito. É como entrar num caldeirão fervendo, nesse momento tão crítico do país.
. Com sua longa experiência de vida e carreira, você acha que vida artística e vida política caminham bem ? Pergunto por que você teve uma outra grande colega de profissão, Lucélia Santos,que muitos atribuem seu afastamento da TV por ter percorrido um caminho político e militante.
Se hoje alguém se pergunta: Porque a situação política está tão caótica, atrapalhada e desorientada, certamente, não é culpa da população. Essa sabe muito bem quais são suas necessidades prementes e urgentes. Mas sabe também que não é escutada. Conseguiram cortar a garganta da população. Cidadania, hoje, mais que nunca, implica em participação. Para participar é necessário um mínimo de consciência e de conhecimento do que está acontecendo. Temos um marca muito forte de alienação com relação a realidade política, à organização e funcionamento da sociedade. As pessoas preferem distancia dessa realidade e não envolvimento, comprometimento e participação. Quanto a colega Lucelia Santos, respeito sua escolha e posição. Afinal Vivemos numa democracia, ou não? .
. Participou de novelas essencialmente românticas como “ Uma rosa com amor “, “ O primeiro amor “ e a já citada “ Minha doce namorada “ . Como você vê o romantismo das novelas atuais ?
Os tempos são outros. Muitas coisas sofreram transformações. Estávamos na era do Woodstock. De lá prá cá começamos a ver as coisas com outros olhos. Mas o romantismo sempre estará presente. É a essência da vida. O romantismo daquela época trazia uma dose de inocência, de pureza.
. Você largaria a TV para se dedicar exclusivamente ao teatro ou ao cinema ?
É preciso que as outras atividades se fortaleçam, para que possamos nos dedicar .

. Seu perfil sempre foi do ator talhado para o galã e do herói . Já interpretou um vilão? Se sim como foi a reação do público ?
Sim ! Na novela “ Celebridade” . O meu personagem surpreendeu o público se revelando um mau caráter
. Como você vê a valorização da atividade artística depois da pandemia.
Nossa atividade requer aglomeração como no teatro. Nas novelas será preciso algo muito bem planejado de acordo com as circunstancias. Infelizmente, acredito, será uma das últimas atividades a voltar a normalidade .
. Quais são seus projetos futuros ? Viver com saúde e trabalho

Viver com saúde e trabalho
. Uma mensagem de otimismo aos leitores nessa quarentena
Estamos vivendo um processo de mudanças em nossas vidas. Esse recolhimento veio com a finalidade de melhorar nosso mundo. O sol, o mar, o céu, as montanhas, os rios, os animais tudo está mais bonito, nada foi afetado. Nós humanos fomos afetados , para aprendermos que somos todos iguais, nessa hora não existe riqueza, arrogância ou superioridade. Existe um ser maior, Deus, divino, bondoso e piedoso, que criou esse mundo maravilhoso e nos deu a vida dizendo: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.

Silvio Tadeu
Jornalista e Diretor de Teatro
www.silviotadeu.blogspot.com.br
15/05/2.020

Continuar Lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Jucimara

    16 de maio de 2020 at 15:40

    Ator sensacional! Voz da experiência! Ótima entrevista. Parabéns!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boas notícias

O valor do brincar livre e do ritmo individual na educação infantil

Publicado

em

*Por Roberta Cassará Scalzaretto

Como especialista em formação de professores para a primeira e segunda infância e com foco na educação especial, aprendi que os métodos de ensino mais eficazes não buscam moldar as crianças de maneira uniforme, mas respeitar o desenvolvimento biológico natural, o processo de aprendizagem individual e a singularidade de cada uma delas.

A abordagem de Pikler, que valoriza o brincar livre e a autonomia, é um exemplo poderoso de como podemos oferecer um ambiente onde elas realmente se desenvolvem, expressam suas potencialidades e aprendem com confiança.

O brincar livre, por exemplo, é uma linguagem fundamental da infância. Ao ter liberdade para brincar e explorar, ela não está apenas se divertindo, está desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas e sociais de forma integrada. Em um ambiente escolar, onde frequentemente há prazos e metas rígidas, arriscamos subestimar a importância desses momentos. Em contraste, a abordagem Pikler ensina que, ao permitir que cada uma explore suas potencialidades corporais e imaginativas e, desenvolvendo suas habilidades motoras por si só, há um fortalecimento de sua autoconfiança, o desenvolvimento da autonomia e, principalmente, o prazer em aprender e atuar no meio que o cerca.

O valor dessa abordagem é ainda mais evidente na formação de professores. Observando o desenvolvimento individual e assumindo que há um ritmo biológico natural – como ela aprende a se equilibrar, a explorar o espaço ao seu redor e a solucionar problemas no brincar –, os educadores são levados a redefinir o que significa ensinar. A prática nos mostra que o respeito ao processo de aprendizagem individual é uma ferramenta essencial, promovendo não apenas o desenvolvimento motor e cognitivo, mas também habilidades emocionais como a paciência, resiliência e autoestima, muito importantes na educação especial.

Esse respeito à individualidade reforça a importância de cada etapa do desenvolvimento. Não se trata de buscar resultados imediatos ou compará-los entre elas, mas de criar experiências de aprendizado significativas e duradouras, adequadas a cada um, individualmente, ou seja, o desafio e a proposta de ensino, assim como as atividades, devem estar adequados àquela criança em específico, não podendo estar nem além, nem aquém do que esta criança tem potencialidade para solucionar.

Quando priorizamos o brincar livre e o desenvolvimento espontâneo, criamos um ambiente em que o aprendizado acontece de forma intuitiva e prazerosa, resultando em crianças que confiam em suas habilidades e se expressam com autenticidade.

A abordagem Pikler nos mostra que educar na Primeira Infância, é muito mais do que transmitir conhecimentos, é permitir que cada uma, juntamente com um adulto competente que lhe dá segurança emocional e física, descubra, construa e confie em seu próprio potencial.

*Roberta Cassará Scalzaretto é especialista na formação de professores voltada para a primeira infância. Com formação em Magistério, Pedagogia e Psicopedagogia, possui vasta experiência em atender tanto crianças com dificuldades de aprendizagem quanto aquelas com altas habilidades intelectuais. Profundamente apaixonada pela educação, foi a idealizadora do projeto “Brinquedoteca: um olhar para o brincar”, no colégio Porto Seguro Panamby. Sua carreira foi dedicada a capacitar educadores para atuarem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, preparando-os para lidar com a diversidade de perfis e necessidades de aprendizado.

Continuar Lendo

Boas notícias

‘Caravana do Conhecimento – Juventude Empreendedora’ chega a Salvador com programação inovadora

Publicado

em

Com entrada gratuita e vagas limitadas, o evento espera reunir jovens de Salvador e região interessados em transformar conhecimento em oportunidade

Na sexta-feira (29), o Fiesta Conventions, no bairro do Itaigara, em Salvador, será palco de um evento singular voltado para jovens em busca de inspiração, conhecimento e qualificação. A “Caravana do Conhecimento – Juventude Empreendedora”, acontece das 14h às 18h, reunindo especialistas, artistas e autoridades para discutir temas fundamentais como repertório sociocultural, matemática financeira e escolhas profissionais.

Coordenado pelos professores Zé Carlos Bastos e Ricardo Carvalho, o evento conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, reforçando o compromisso da instituição com a promoção da juventude brasileira.

Com uma programação diversificada, o evento promete momentos de aprendizado e entretenimento. Entre os destaques, estão palestras interativas sobre Redação e Língua Portuguesa, com dicas práticas para provas da Universidade do estado da Bahia (Uneb) e projetos profissionais futuros, além de apresentações que exploram os desafios e oportunidades do mercado de trabalho.

“Investir no futuro da juventude brasileira, oferecendo repertório rico de oportunidades é uma obrigação de todo educador” afirma o professor Zé Carlos Bastos, coordenador pedagógico da Caravana do Conhecimento.

O evento também trará ao palco o espetáculo teatral “O Que Vou Ser Se Eu Já Cresci?”, que aborda de forma lúdica e reflexiva as aptidões e dúvidas dos jovens em relação às suas escolhas profissionais, integrando música, humor e dramaturgia.

Em sintonia com o “Mês da Consciência Negra”, celebrado em novembro, a “Caravana do Conhecimento” também traz uma reflexão sobre o impacto da diversidade e da equidade racial no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. O evento destacará a importância da valorização das contribuições históricas e culturais da população negra, promovendo debates que inspirem os jovens a reconhecer suas origens e a construir um futuro mais inclusivo e igualitário.

De acordo com os organizadores, a presença de autoridades e representantes da Caixa Econômica Federal também será marcante. Eles vão apresentar detalhes sobre o Projeto “Pé de Meia”, iniciativa de incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. A parceria reforça a relevância do evento como um espaço para fomentar a cidadania e o empoderamento financeiro, especialmente em um momento em que o planejamento econômico é uma necessidade crescente.

Além do conteúdo acadêmico e prático, a Caravana do Conhecimento proporciona aos participantes a oportunidade de interação com artistas e educadores, criando um ambiente dinâmico e inspirador. A mistura de arte, educação e empreendedorismo visa capacitar jovens para que estejam melhor preparados não apenas para os desafios do mercado de trabalho, mas também para a construção de uma trajetória pessoal sólida e realizada.

Com entrada gratuita e vagas limitadas, o evento espera reunir jovens de Salvador e região interessados em transformar conhecimento em oportunidade. As inscrições podem ser realizadas online através do link na Bio da Caravana do Conhecimento no Instagram (@caravanadoconhecimento) e mais informações estão disponíveis pelos canais e perfis do Projeto e do Escritório do Pensamento, produtora do evento.


SERVIÇO

O QUÊ: Caravana do Conhecimento – Juventude Empreendedora
QUANDO: Sexta-feira (29), das 14h às 18h
ONDE: Fiesta Conventions, Itaigara, Salvador
INSCRIÇÃO: Gratuita em link disponível no Instagram @caravanadoconhecimento

Foto: Divulgação

Continuar Lendo

Boas notícias

Ideias Summit 2024 reúne grandes nomes do franchising em Campina Grande – PB

Publicado

em

Evento é oportunidade única para empreendedores do Nordeste

No próximo dia 23 de novembro, Campina Grande – Paraíba, sediará, pela primeira vez, o Ideias Summit 2024, na Arena Unifacisa. O evento promete ser um marco para o ecossistema empreendedor do Nordeste, reunindo 1.500 participantes e oferecendo uma programação diversificada que inclui palestras, rodadas de negócios, feira de inovação e networking.

Com foco no fortalecimento do empreendedorismo, o evento contará com a participação de referências nacionais, como Sandro Magaldi e José Salibi Neto, autores do best-seller Gestão do Amanhã. Eles compartilharão insights sobre gestão inovadora e estratégias para enfrentar mudanças no mercado.

O talk de Fábio Farias, CEO e fundador da rede de franquias Love Gifts, será um dos momentos de destaque do evento. O empresário compartilhará o case de sucesso de sua marca, que completa 10 anos esse mês, e abrirá um debate ao lado do diretor Norte e Nordeste da ABF, explorando as potencialidades do mercado de franchising.

Para Fábio, o evento vai além de uma simples reunião de empreendedores: “O Ideias Summit é uma verdadeira plataforma de transformação. A troca de experiências e conexões aqui formadas são essenciais para impulsionar negócios e fortalecer o setor de franquias na região”. Ele também reforça a importância de franquias como modelo estratégico: “Essa troca de ideias é enriquecedora para novos empreendedores que desejam construir negócios sólidos e prósperos, e o franchising oferece uma base para isso”, destaca.

Com uma programação diversificada, o evento, é uma oportunidade imperdível para empreendedores que desejam inovar e impulsionar seus negócios. “Queremos fazer de Campina Grande um polo de inspiração e inovação, conectando pessoas e ideias para transformar o Nordeste”, conclui Fábio.

Serviço

Data: 23 de novembro de 2024

Local: Arena Unifacisa, Campina Grande-PB

Ingressos e mais informações: www.ideiassummit.com.br

Sobre a Love Gifts

A Love Gifts é uma empresa líder no mercado de presentes criativos, oferecendo uma ampla gama de produtos exclusivos para todas as ocasiões. Fundada em 2014, a empresa se destaca pela atenção aos detalhes e pela qualidade excepcional de seus produtos. Com a missão de espalhar amor e alegria através de presentes e decorações criativas, a Love Gifts tem se dedicado a oferecer uma experiência única e memorável aos seus clientes.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.