Conecte-se conosco

News

Reunindo artistas de MG e PE, documentário “Confluências Sonoras” estreia dia 30 de março

Publicado

em

Projeto reuniu artistas Julia Branco, Juliano Holanda, Flaira Ferro, Sérgio Pererê, Juliana Floriano e Almério em intercâmbio musical inédito

O projeto Confluências Sonoras surgiu do desejo de estreitar distâncias artísticas entre Minas Gerais e Pernambuco pela música autoral contemporânea produzida nos dois estados. O resultado foi uma imersão dos seis músicos, 3 mineiros e 3 pernambucanos, ao longo de cinco meses, e o desdobramento é o documentário homônimo que será lançado no próximo dia 30 de março e contou com a direção de Rodrigo Piteco (Lava) em plataforma digital gratuita.

Ao todo, o projeto reuniu 3 mineiros – Julia Branco, Sérgio Pererê e Juliana Floriano – e 3 pernambucanos – Juliano Holanda, Flaira Ferro e Almério – que trocaram experiências e compartilharam canções em meio à pandemia, traçando uma nova trajetória afetiva e musical. As interações entre os artistas transcorreram de forma tão coesa e orgânica que até mesmo uma nova composição surgiu, ultrapassando o escopo do projeto original. Julia Branco e Juliano Holanda criaram a canção “Luz e Lugar” ao longo de seus encontros em 2021.

Juliano Holanda, cantor, compositor e produtor musical de destaque em Pernambuco, é o responsável pela direção musical do projeto. Ele pondera: “O processo é o grande lance desse projeto. Não apenas o resultado. Eu compus uma música com a Julia Branco, que está no repertório do filme e tivemos a felicidade dessa música ser gravada por Titane, que já é um desdobramento dessa sinergia que aconteceu”.

O projeto se desenvolveu da seguinte maneira: em um primeiro momento, os encontros foram realizados de forma virtual em 2020 e ao longo do primeiro semestre de 2021. As conversas e apresentações musicais proporcionaram momentos emocionantes e de muita potência nessas ocasiões e apontam o que estava por vir.

No segundo semestre de 2021, aconteceram os encontros presenciais cujas performances e interações entre os artistas dão origem ao documentário. As gravações ocorreram tanto em Belo Horizonte quanto em Recife. “Confluências Sonoras” reúne imagens exclusivas das gravações dessas músicas, algumas conversas e depoimentos durante o processo em estúdio. “No estúdio vamos conseguir sentir a presença física do outro, da sua voz e de sua proposta” – reflete Juliana Floriano, artista idealizadora do projeto.

Uma prévia do intercâmbio entre os artistas e do documentário será realizada em formato de live pelo Instragram do projeto (instagram.com/confluenciassonoras) no próximo dia 24 de março (quinta-feira), às 19h. O encontro será um bate-papo descontraído com todos os músicos e com foco nos processos vivenciados nos encontros e curiosidades.

O Confluências Sonoras é uma iniciativa realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e tem patrocínio do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

 

Os Artistas

 

Julia Branco (MG)

Cantora, compositora e atriz, Julia Branco obteve grande destaque com seu primeiro álbum, “Soltar os Cavalos” (2018).  Destaque em diversas listas e jornais de grande relevância, o disco foi premiado como o melhor álbum de 2018 pelo Prêmio Flávio Henrique [BDMG Cultural], um dos mais importantes em Minas. Julia tem despontado como um dos nomes mais fortes de sua geração com sua música guiada pela palavra e por uma forte conexão com o universo das mulheres. Nesse momento, ela se prepara para gravar seu segundo álbum.

 

Juliana Floriano (MG)

Juliana Floriano atua como cantora, compositora, instrumentista, atriz e artista plástica. Iniciou seus estudos musicais em 2000 e desde então segue pesquisando a musicalidade da cultura brasileira e latina e aperfeiçoando técnicas de canto. Além disso, é vocalista da Banda Mula e membro do Bloco Alcova Libertina. Também atua como multi-artista e pesquisadora das artes plásticas, da cultura popular e sua musicalidade e na consolidação de seu trabalho autoral, dedicando-se à composição, ao canto e parcerias.

 

Sérgio Pererê (MG)

Sérgio Pererê é cantor, compositor e multi-instrumentista e conta com onze álbuns lançados e várias canções gravadas por grandes intérpretes da música brasileira. Iniciou sua carreira ao lado do Grupo Tambolelê, onde a principal característica era o forte toque das percussões mineiras no registro de ritmos afro-mineiros. Sua música o levou a diversos países do mundo. Em 2016, Sérgio foi selecionado para participar do documentário “DNA África” que conta a história de cinco cidadãos comuns que descobrem suas origens no continente africano.

 

Flaira Ferro (PE)

Flaira Ferro é cantora, compositora, dançarina e educadora. Nascida em Recife, ingressou na vida artística na infância através do frevo e foi aluna do lendário mestre Nascimento do Passo na Escola Municipal de Frevo do Recife. Em 2015, estreou como cantora e compositora em seu primeiro disco de música autoral, “Cordões Umbilicais”; em 2019 lançou o segundo álbum: “Virada na Jiraya”. Além da forte relação com os palcos, Flaira ministra cursos de imersão artística e desenvolve pesquisas que unem arte, educação e consciência social.

 

Juliano Holanda (PE)

Juliano Holanda é um dos artistas contemporâneos de destaque em Pernambuco. Arranjador, compositor, cantor e multi-instrumentista, Juliano Holanda tem três discos solo gravados, além de dezenas de parcerias com jovens e experientes artistas da música brasileira contemporânea. Projetou-se para todo o Brasil em 2015, quando assinou a trilha sonora da minissérie “Amorteamo”, da TV Globo. Reúne no currículo direção musical de mais de 50 discos de variados artistas, além de muitos palcos pisados. Entre seus trabalhos mais recentes estão composições em parceria com Zélia Duncan, que formam “Pelespírito” (2021), novo álbum da cantora; e a direção musical do disco “Da Gente”, de Simone, lançado neste março de 2022.

 

 

Almério (PE) 

Almério iniciou sua carreira em 2003 cantando em bares e atuando em espetáculos teatrais em Caruaru, no agreste de Pernambuco. A teatralidade exuberante faz parte de seu estilo de performance em shows. Seu segundo disco “Desempena” lhe rendeu o prêmio de Cantor Revelação no Prêmio da Música Brasileira 2018. O álbum circulou em formato de show por todo o Brasil e por Portugal durante quatro anos. Em 2019, lançou o disco “Acaso Casa”, em duo com a baiana Mariene de Castro. Atualmente, se dedica à divulgação do seu mais novo lançamento, o álbum “Tudo é Amor – Almério canta Cazuza”.

 

Serviço

Lançamento do documentário “Confluências Sonoras”

Data: 30 de março de 2022, a partir das 19h

Plataforma a ser disponibilizada: Youtube = https://bit.ly/3Jx0PuE

Acesso gratuito

 

Ficha técnica filme Confluências Sonoras

Idealização: Izadora Fernandes, Juliana Floriano, Mery Lemos, Renata Gamelo.

Artistas: Almério, Flaira Ferro, Juliana Floriano, Julia Branco, Juliano Holanda, Sérgio Pererê

Direção Musical: Juliano Holanda

Coordenação de produção: Flávia Mafra

Produção Executiva: Flávia Mafra, Mery Lemos (Anilina Produções), Renata Gamelo

Design: Lucas Torres

Captação de Recursos:  Izadora Fernandes

 

Estúdios

Belo Horizonte: Estúdio Engenho Técnico de som: André Cabelo

Recife: Estúdio Muzak

Técnico de Som: André Oliveira

Som externo: Rafael Amorim

 

Vídeo

Recife

Captação de Imagens: Jacaré Vídeo

Direção de Fotografia: Pedro Andrade

Câmeras: Rafael Malta, Victor Giovanni

Iluminação: Luciana Raposo

Técnico de iluminação (assistente): Sueides Leal (Pipia)

 

Belo Horizonte

Captação de imagens e Direção de Fotografia: Lava

Iluminação: Flávia Mafra

 

Roteiro, Tratamento de Imagens, Edição, Finalização: Rodrigo Piteco – Lava

Edição, Mixagem e Masterização de áudio: André Cabelo

 

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de Macaé/RJ, no próximo dia 13 (sábado).

Publicado

em

 

Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de eventos de Macaé, RJ, no próximo dia 13 (sábado), às 19h, apresentando sucessos nacionais e internacionais dos anos 80, 90 e 2000.

O 7ª Beer Beach Burger, que acontece de quinta-feira a domingo, na orla da Praia dos Cavaleiros, é uma realização do Polo Gastronômico de Macaé, com o apoio da Prefeitura. Os horários de funcionamento são: quinta-feira (11) e sexta-feira (12) a partir das 18h, sábado (13) às 16h, e domingo (14) às 12h. Serão 27 estandes distribuídos por três quarteirões, a partir da rua Lindolfo Color.

O evento contará com cervejas artesanais, vinhos e hambúrgueres a preço único, além de quatro hambúrgueres doces. A programação inclui shows todos os dias. Dezenove receitas foram criadas especialmente para o festival, e os organizadores esperam vender de 10 a 20 mil litros de cerveja e 60 mil hambúrgueres nesta edição.


O mestre cervejeiro Cláudio Coelho Ramos enfatiza que o Beer Beach Burger é uma grande oportunidade para as cervejarias locais mostrarem seu trabalho e para a cidade se posicionar como destino turístico de lazer, destacando suas belezas naturais e gastronomia de qualidade.


Sobre o Rock Sessions

Raphaella Souza é uma cantora multifacetada, dona de uma voz poderosa e incomparável presença de palco. Ao longo de oito anos, o Rock Sessions é uma mistura de estilos musicais dentro do pop rock, MPB e rock nacional, que marcaram os anos 80, 90 e 2000, podendo ser apresentado de duas formas – acústico (voz, violão e percussão) e banda (voz, guitarra, baixo e bateria). No repertório, sucessos do Inxs, The Cure, Tears For Fears, Simple Minds, entre outros.

Instagram: @raphaellasouza.oficial

Foto: Alexandre Pinheiro

Continuar Lendo

News

Madonna em Copacabana: A importância de grandes eventos para as capitais brasileiras

Publicado

em

Fonte: Isabella Perrotta, professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio.

Além dos fãs da cantora Madonna, a cidade carioca, empresas e setores de turismo também demonstram entusiasmo com o mega evento que acontece em 4 de maio, na praia de Copacabana.

De acordo com o HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagens do Município do Rio de Janeiro), a perspectiva é de 100% de ocupação nos hotéis do bairro no dia do show, com viajantes principalmente dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, e dos vizinhos Argentina e Chile. Mas, além de questões econômicas, qual é a importância de grandes eventos como esse para as cidades que os recebem?

A professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio, Isabella Perrotta, afirma que uma agenda de eventos consistente, com atrações de peso como a Madonna, é importante para reduzir a sazonalidade do destino turístico construído em função de outras questões. “Ela gera desenvolvimento da boa imagem da cidade, apoio à cultura de forma ampla, criação de empregos e rendimentos, difusão dos fluxos turísticos da região, e fortalece uma série de objetivos políticos que incluem a coesão social”, diz.

A especialista da ESPM também comenta que estes eventos movimentam todo o ecossistema de negócios locais que incluem hospedagem, traslados, alimentação e a compra de outros serviços. “Tudo fica cada vez mais facilitado, e conectado, pelas plataformas digitais interativas que facilitam a avaliação, compra e acesso aos serviços, proporcionando aos turistas programações bastante personalizadas para além daquilo que motivou inicialmente sua viagem”, finaliza Perrotta.

 

Isabella Perrotta é designer, historiadora e professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio. É especialista em Turismo e Representação do Rio de Janeiro.

 

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

 

Continuar Lendo

News

Poltrona Baixa o Facho: um tributo à cultura do nordeste

Publicado

em

Inspirada em lajedo paraibano, a peça traz autenticidade e conforto

Na intersecção do design contemporâneo com a riqueza cultural do Nordeste brasileiro surge a Poltrona Baixa o Facho, uma peça singular que encanta não só por seu design exclusivo, mas também por sua inspiração profundamente enraizada na paisagem e tradição nordestina. Criada pelo designer Marcelo Bilac e minuciosamente produzida pelo Grupo Officina, esta poltrona vai além de uma simples peça. É uma homenagem às formas orgânicas e imponentes das rochas do Lajedo de Pai Mateus, na Paraíba, que serviram de inspiração para seu design ousado e elegante.

O tecido que reveste esta obra de arte é um testemunho da inovação e identidade paraibana: feito com algodão colorido local, sendo uma matéria-prima única que confere autenticidade indiscutível à poltrona.

A trajetória ultrapassou fronteiras, marcando presença na semana de design em Milão e consolidando-se como um símbolo do talento e da criatividade nordestina. Agora, com o convite do NORDESTESSE, a Poltrona Baixa o Facho, brilha na 13ª Semana de Design em São Paulo, no Edifício Itália.

Para Soni Cassiano, sócia-diretora do Grupo Officina, essa oportunidade é um marco importante: “É uma imensa satisfação representar a riqueza cultural nordestina neste evento. Ter uma peça inspirada nas belezas da Paraíba e criada pelo Grupo Officina consolida a nossa região como referência em inovação e design”, conclui.

Além de sua beleza estética e seu significado cultural, a Poltrona Baixa o Facho é uma prova do design como uma ferramenta capaz de ultrapassar barreiras geográficas, levando a riqueza e a diversidade do Brasil para o mundo.

Serviço
DW! SP 2024 – 13ª Semana de Design de São Paulo
Local: Circolo Italiano/ Edifício Itália: Avenida Ipiranga, 344 – 2º andar, Centro, SP
Data: 14 a 24 de março de 2024
Horário: 12h às 22h

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.