Conecte-se conosco

Fique por dentro

Redução das taxas de vacinação contra HPV aponta para aumento de casos de câncer

Publicado

em

Imunizante oferecido pelo SUS para meninas e meninos ajuda a prevenir tumores diversos

A contaminação pelo vírus do papiloma humano, mais conhecido como HPV, é fator de risco para diversos tipos de tumor, tais como o câncer do colo de útero, o câncer de cabeça e pescoço – combatido na campanha ‘Julho Verde’ – e os que atingem outros órgãos, tais como pênis, canal anal, vulva e vagina. Contudo, desde o início da pandemia de covid-19, boa parte do público que deveria ter se vacinado contra o HPV não recebeu o imunizante. A vacina é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14, soropositivos e transplantados de 9 a 26 anos de idade.

Entre as razões que explicam a redução das taxas de vacinação contra o HPV estão o medo do contágio pelo coronavírus nos postos de vacinação, a falta de vacinas, a baixa confiança de algumas pessoas na eficácia e segurança do imunizante (atrelada ao movimento mundial antivacina) e a ausência de informações. De acordo com a oncologista Renata Cangussu, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – Regional Bahia (Sboc-Ba) e integrante do Grupo Mulheres na Oncologia, se a vacinação contra o HPV não for retomada em massa rapidamente e se as outras formas de prevenção dos tumores forem negligenciadas teremos, num futuro próximo, uma epidemia de câncer no Brasil.

“Estamos muito preocupadas e por isso decidimos alertar a sociedade. Assim como estão cada vez mais conscientes sobre a relevância da vacina contra a covid-19, as pessoas precisam entender que abrir mão da imunização contra o HPV é um grande risco também”, declarou a oncologista. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 54,6% dos brasileiros entre 16 e 25 anos estão infectados com um dos mais de 150 tipos de HPV, sendo que 38,4% são portadores dos subtipos de alto risco, associados a algum tipo de câncer. A infecção pelo HPV é frequente, mas costuma ser transitória, regredido espontaneamente na maioria das vezes. Quando a infecção persiste e é causada por um tipo viral oncogênico, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras que, se não forem tratadas, podem causar câncer.

Julho Verde – O movimento ‘Julho Verde’, em curso, chama a atenção da sociedade para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, o quinto mais incidente no Brasil tanto em homens quanto em mulheres e o nono mais comum no mundo. Esse tipo de tumor afeta língua e boca, laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal, glândulas salivares, ossos da face e tireoide. Além de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce, a campanha alerta para o fato de que a vacina anti-HPV contribui para reduzir o número de casos da doença.

Evitar o tabagismo (fumo) e o etilismo (álcool) são outras formas importantes de prevenir o câncer na cavidade oral. Outras formas de prevenção são: manter uma boa higiene bucal e evitar o uso de próteses dentárias mal adaptadas. Devido ao retardo no diagnóstico, a maioria dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço já são diagnosticados em estado avançado, quando as chances de cura são menores. Qualquer lesão ou caroço na boca, garganta ou pescoço que dure mais de três semanas merece uma investigação assim como rouquidão, dificuldade de engolir ou dor de garganta persistente.

Ultimamente, o aumento da incidência dos tumores de cabeça e pescoço entre os jovens tem chamado a atenção dos oncologistas. “Esse tipo de tumor acometia, basicamente, pacientes mais idosos, tabagistas e etilistas. Porém, nos últimos 30 anos, o vírus HPV tem contribuído para maior incidência em jovens. Uma das formas de contágio por essa infecção, em ambos os sexos, é a prática do sexo oral desprotegido e de relações sexuais com múltiplos parceiros. Pouquíssimas são as pessoas que relacionam o sexo seguro à prevenção do câncer”, pontuou Renata Cangussu.
Colo de Útero – O câncer de colo de útero em estágio inicial não apresenta sintomas, mas conforme a doença avança podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor. Fatores ligados à imunidade, à genética e ao comportamento sexual parecem influenciar os mecanismos que determinam a regressão ou a persistência da infecção pelo HPV e também a progressão para lesões precursoras ou câncer. O tabagismo, o início precoce da vida sexual, o número elevado de parceiros sexuais e de gestações, o uso de pílula anticoncepcional e a imunossupressão (causada por infecção por HIV ou uso de imunossupressores) são considerados fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de tumor. A idade também interfere nesse processo, já que a maioria das infecções por HPV em mulheres com menos de 30 anos regride espontaneamente, ao passo que acima dessa idade a persistência é mais frequente.

Segundo Renata Cangussu, a prevenção deve ser feita mediante vacinação contra o HPV antes do início da vida sexual e por meio do exame preventivo (papanicolaou ou citopatológico), capaz de detectar as lesões precursoras. Quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas é possível prevenir a doença em 100% dos casos. O exame deve ser feito preferencialmente pelas mulheres entre 25 e 64 anos, que têm ou já tiveram atividade sexual. “Temos informações de que muitas mulheres deixaram de fazer o exame preventivo ginecológico em 2020 e 2021 por medo de coronavírus. Não adianta se proteger de uma doença e facilitar a chegada de outras. O autocuidado não pode parar, pois a covid-19 não deu férias ao câncer”, concluiu a presidente da Sboc-Ba.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Felth lança o single Paz e Amor em todas as plataformas digitais.

Publicado

em

O cantor e compositor carioca Felth lança o primeiro single intitulado “Paz e Amor” a    composição faz parte do novo álbum que será lançado em agosto, com uma  guinada definitiva em sua trajetória artística. Após se destacar no cenário do Trap, R&B e Afrobeats, Felth agora mergulha de cabeça na fusão entre o samba-rock, a soul music e o pagode, com inspiração em nomes como Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Seu Jorge, Ludmilla, Sandra de Sá e a estética clássica da Motown Records..


Sobre a música

O primeiro single, “Paz e Amor” é um grito de esperança em meio ao caos da cidade. Inspirado em um episódio de violência na Zona Norte do Rio, onde Felth nasceu, a canção mistura crítica social, desejo de ascensão e romance, com referências a Djavan, Seu Jorge e à realidade das periferias brasileiras,bem dançante e de sua autoria.
Dono de um timbre grave marcante o show do Felth traz um repertório primoroso e tem animado o público por onde se apresenta.

OUÇA “PAZ E AMOR”:

https://youtu.be/AqgimLaNeIQ?feature=shared

https://orcd.co/pazeamorfelth?fbclid=PAQ0xDSwLd3p5leHRuA2FlbQIxMQABp3NRvFblkJPDFV7Il2uInmEPMDuAlVi8W5AhMhHswBqcBFX03Pfq9YR3ot38_aem_k90O40WPkyAImqXLeyrK2Q

 Siga Felth nas redes sociais:

@Felth

Continuar Lendo

Fique por dentro

Thrash sem concessões: Exkil estreia álbum ‘Violence Prevails’ com crítica feroz e sonoridade brutal!

Publicado

em

A banda de thrash metal Exkil, de Piracicaba/SP, acaba de lançar seu álbum de estreia completo, “Violence Prevails”, um verdadeiro manifesto de agressividade sonora, crítica social e identidade artística. Gravado, mixado e masterizado por Franco Torrezan no Casarão Music Studio, o disco entrega uma sonoridade poderosa — com riffs cortantes, vocais intensos e bateria precisa — reforçando a proposta da banda apresentada no EP “Between Death and Chaos” (2022).

Antes do lançamento oficial, três faixas foram apresentadas ao público como singles com videoclipes: “Violence Prevails”, “Reckoning” e “Titans Rising”, que conta com a participação especial de Marcello Pompeu, vocalista do Korzus.

Além da força musical, o álbum se destaca pela arte de capa, assinada por Douglas Alves, que representa graficamente a mensagem do disco: a estátua da Justiça sendo sufocada por uma serpente, simbolizando a decadência moral, as estruturas opressoras e a superioridade do podre sobre o bem, em uma crítica direta à corrupção e às distorções do poder.

As 11 faixas de “Violence Prevails” exploram temas profundos e atuais: desde o impacto psicológico da guerra e o vício como fuga, até as fake news que alimentam a violência, a busca por redenção, o narcisismo destrutivo e a justiça impiedosa. A abertura instrumental “Oblivion” introduz o clima sombrio do álbum, seguido pela adrenalina de palco de “Drive You Nuts”. Ao longo do disco, a banda costura uma narrativa intensa que culmina em “Lies”, que reflete como mentiras repetidas podem se tornar verdades perigosas.

Ouça “Violence Prevails” nas plataformas digitais em https://onerpm.link/341171403066

Desde sua estreia nos palcos em 2022, a Exkil já dividiu espaço com nomes como Hatefulmurder, The Damnnation, Cranial Crusher, Setfire, Tigguo Cobauc e Viper, conquistando destaque como uma das grandes apostas do metal pesado nacional contemporâneo.

Formada por Daniel Ferrante (vocal e guitarra), Gabriel Bunho (guitarra), Evandro Tapia (baixo) e Evandro Kandalaft (bateria), a Exkil aposta no som autoral como forma de expressão e resistência.

“Não estamos apenas fazendo música, estamos colocando nossas visões, dores e questionamentos em cada nota. É sobre ser verdadeiro e causar impacto”, afirma a banda.

EXKIL NAS REDES:

Instagram: @exkilmetal
Facebook: @exkilmetal
YouTube: @exkil
Twitter/X: @exkilmetal
TikTok: @exkilmetal

Foto por Léo Benaci

Continuar Lendo

Fique por dentro

Gusttavo Lima abre a 45ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Itapecerica da Serra

Publicado

em

Nesta sexta-feira (04), vai começar a 45ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Itapecerica da Serra. O cantor Gusttavo Lima sobe ao palco para abrir a programação de shows do evento. A maior festa do peão da grande São Paulo, vai acontecer entre os dias 04 e 12 de julho. O evento segue sendo realizado no Ginásio de Esportes, região central da cidade de Itapecerica da Serra, que faz parte da Região Metropolitana de São Paulo.

Os ingressos podem ser adquiridos em até dez vezes pelo site da Tycket https://www.tycket.com.br/rodeio-itapecerica-da-serra-45-anos.html.

SHOWS
No sábado (05), a festa continua e quem sobe ao palco é a dupla Zé Neto & Cristiano e a cantora Elis Justi. O segundo final de semana tem a apresentação de Natanzinho Lima e Heitor Costa no dia 08 (véspera de feriado). No dia 11, é a vez do cantor Luan Santana realizar um grande show. E no dia 12 de julho, Jorge & Mateus apresentam a turnê “20 anos de história”, encerrando o evento com grande estilo.

No esporte, a Ekip Rozeta marca presença na 45ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Itapecerica da Serra, que levará para a festa uma etapa da Copa Cutiano Rozeta de Montaria em Cavalos e uma etapa do Campeonato Nacional de Montaria em Touros. A Ekip Rozeta é um dos principais campeonatos de Rodeio do país e realiza anualmente mais de 100 etapas das duas modalidades nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins, marcando presença em alguns dos maiores e mais respeitados eventos do Brasil.

A festa, que aquece a economia local e de toda a região, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra, e tem a realização, assim como no ano passado, da Organização Estrela e Cia Verde Amarelo, duas das maiores empresas de entretenimento do Estado de São Paulo.

Vale destacar, além do conforto e segurança, a mega estrutura, a grande Arena, arquibancada, Área Vip, camarote corporativo e particular, Lounge Vip, Lounge Camarote e o Maravilhoso Camarote, sucesso na última edição do evento. Na área gastronômica, uma praça de alimentação com grande variedade de lanches, porções, salgados e doces estarão à disposição do público que preza por uma alimentação diversificada.

O complexo vai contar com o apoio e monitoramento da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Segurança Privada e Equipe de Brigadistas para garantir a segurança do público.

CORTE
O privilégio de ser a Rainha da Festa do Peão de Boiadeiro de Itapecerica da Serra é de Mariana Leão. A 1º Princesa será Mirela Santos, a 2º Princesa Barbara Pilat, a 3º Princesa Giselle Quesada e a Miss Simpatia Amanda Lira.

MARAVILHOSO CAMAROTE
Totalmente repaginado, o Maravilhoso Camarote chega com uma nova estrutura, ainda mais confortável, sofisticada e pronta para proporcionar momentos únicos. Um espaço pensado para quem busca o melhor da festa com estilo e comodidade. Considerado o setor mais desejado dos grandes eventos, o Maravilhoso Camarote é a escolha certa para curtir todos os dias da festa com exclusividade.

Pela primeira vez na Festa do Peão de Boiadeiro de Itapecerica da Serra, o público que adquirir o ingresso para o Maravilhoso Camarote, vai poder usufruir de serviços exclusivos como massagem, barbearia, maquiagem, além do serviço de open bar com bebidas Premium e visão privilegiada do palco onde estarão presentes os maiores artistas do Brasil.

O espaço conta ainda com serviço de open bar com bebidas premium, área de descanso, banheiro privativo e espaço de alimentação exclusivo. Já a estrutura oferece conforto ao público, com decoração personalizada e especial. Quem adquire o Maravilhoso Camarote ainda tem acesso à balada da Área Vip (após o show principal).

ITAPECERICA DA SERRA
Localizada próxima a cidades como São Paulo, Embu das Artes, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Cotia, atualmente a população de Itapecerica da Serra é de 177 mil pessoas. O nome da Itapecerica deriva do tupi, que significa “pedra escorregadia”. Uma lenda da região conta que dois índios passeavam pela cidade, quando um dos índios escorregou e gritou: “ita”, o outro índio gritou em seguida: “pecerica!”, ou “pycyryca!”.

Ainda é possível ver, o que sobrou da pedra lisa na Rua Henrique Soter Fernandes, próxima ao Largo da Matriz. Cidade católica, fundada por jesuítas, foi habitada por aldeias indígenas. A padroeira do município é Nossa Senhora dos Prazeres. Itapecerica da Serra, se emancipou do antigo município de Santo Amaro, em 8 de maio de 1877.

Em 1908, a cidade promoveu a primeira corrida oficial de automóveis do Brasil, que aconteceu em 26 de julho, organizada pelo Automóvel Club de São Paulo. Mais de 10 mil pessoas assistiram, Sílvio Álvares Penteado, pilotando um Fiat de 40 cavalos, vencer a corrida. Em 1944 o município acrescentou o “da Serra” ao nome em alusão à sua topografia e para distinguir-se do município mineiro de igual nome, passando a se chamar Itapecerica da Serra.

A área turística mais visitada de Itapecerica da Serra é o Kinkaku-ji, templo ecumênico e cinerário, construído em estilo arquitetônico japonês. Está localizado dentro do “Parque Turístico Nacional do Vale dos Templos” e é rodeado por jardins japoneses, lago de carpas e Mata Atlântica.

SHOWS
04/07 – Gusttavo Lima
05/07 – Zé Neto & Cristiano e Elis Justi
08/07 – Natanzinho Lima e Heitor Costa
11/07 – Luan Santana
12/07 – Jorge & Mateus

FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO DE ITAPECERICA DA SERRA
Data: 04 a 12 de julho
Local: Ginásio de Esportes – Avenida Dona Anila, 1001 – Centro – Itapecerica da Serra/SP.
Informações: https://www.instagram.com/rodeioitapecerica/

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.