Conecte-se conosco

Top +

Protagonismo financeiro feminino impulsiona surgimento de fintechs de impacto social

Publicado

em

A noção de que o mundo das finanças desperta exclusivamente o interesse dos homens não poderia estar mais distante da realidade brasileira. Uma pesquisa da Konkero, maior portal comparador de produtos financeiros e finanças pessoais do país, revelou que as mulheres são maioria entre os internautas que buscam informações sobre finanças para a casa. De acordo com o levantamento, elas representam mais de 58% do total de quase 15 milhões de usuários do portal, que representam 13% dos internautas do país. A comparação entre os acessos femininos no portal – consolidado de 2018 em relação a 2017 – mostra um crescimento de 3,4%; em contrapartida, os homens tiveram uma queda de 4,4% nos acessos. Comparando o mês de janeiro de 2019 com 2018, o crescimento da presença feminina na busca por informações é ainda maior: 5,4%, o que indica uma tendência de mais crescimento da presença feminina em 2019 Ao longo do ano passado, o portal recebeu 8,45 milhões de acessos femininos e, no primeiro mês de 2019, foram registradas 932 mil usuárias. Exatamente! Quase um milhão de brasileiras, pesquisando sobre negociação de dívidas; redução de gastos; ganhar dinheiro; e reorganização de gastos.

Como coordenador desse levantamento, posso afirmar que os dados não me surpreenderam. Há décadas, as mulheres estão tomando a frente das finanças para dar melhores condições de vida para as próprias famílias. Elas são ainda mais representativas quando o assunto versa sobre finanças pessoais; são, de fato, as grandes influenciadoras e líderes das decisões financeiras familiares. Mesmo com uma agenda corrida – a maioria das vezes, de dupla jornada –, a mulher arruma tempo para pesquisar sobre finanças; elas estão usando o celular no transporte público, por exemplo, para conseguir resolver os problemas financeiros da família; o tablet concentra 62% dos acessos femininos e o desktop 51%.

Mesmo com esse cenário de protagonismo crescente, o setor bancário não acolhe a diversidade de gênero. Dirigido essencialmente por homens, produz campanhas e produtos pensados para um público masculino. Essa visão precisa mudar e rápido. De acordo com relatório do Fundo Monetário Internacional, as mulheres são sub-representadas em todos os níveis do sistema financeiro mundial – de depositantes e mutuários à membros de conselhos de administração de bancos e órgãos reguladores. Ou seja, essa falta de representatividade gera um total descompasso entre os produtos financeiros oferecidos e o que realmente as mulheres precisam. O relatório do FMI aponta que se houvesse a redução da disparidade de gênero fomentaríamos a estabilidade do sistema bancário e estimularíamos o crescimento econômico. Para se ter uma ideia, dados de 2018 mostram que as mulheres representam, em média, apenas 40% dos depositantes e mutuários dos bancos – no Brasil, o número era de 51%.

As análises têm tornado evidente que o maior acesso e uso dos serviços financeiros pelas mulheres gera benefícios sociais e econômicos para os países. No Quênia – aponta o relatório do FMI – as mulheres que abriram uma conta bancária simples investiram mais nos próprios negócios; no Nepal, as famílias chefiadas por mulheres gastaram mais em educação após abrir uma conta poupança. Na prática, sistemas financeiros mais inclusivos podem ampliar a eficácia de políticas fiscais e monetárias, elevando o crescimento econômico das nações. Na essência, investir na inclusão financeira feminina impacta em toda a sociedade.

Na minha análise, as fintechsde impacto social – em especial, as focadas na concessão de crédito pessoal – têm grande potencial para atender adequadamente o público feminino. Análise conduzida pela Artemisia aponta que essas startups de serviços financeiros voltados para a população de menor renda se encontram no momento ideal para resolver os gargalos do sistema financeiro tradicional por uma confluência de dois fatores: são empresas que estão no centro do debate sobre a evolução da relação entre população e finanças; e a evolução tecnológica propicia soluções digitais para temas simples e complexos como os blockchains.

Ao mesmo tempo que considero o potencial, defendo a responsabilidade em conceder crédito. As mulheres estão mais informadas, mas ainda é preciso ampliar ainda mais a transparência nas concessões de crédito. Mais informações para que elas tomem melhores decisões financeiras. Isso impacta as famílias e a economia do país.

| Guilherme de Almeida Prado

Com mais de 15 anos de experiência empreendedora, Guilherme de Almeida Prado é empreendedor de negócios de impacto social serial. Fundou a Konkero – portal com a missão de transformar a vida financeira de milhões de brasileiros –, a KeroGrana e a Central da Catarata. O especialista em finanças pessoais é graduado e mestre em Administração de empresas pela EAESP-FGV.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top +

Mayck & Lyan lançam a música “Tem Muito Frango de Granja”

Publicado

em

Com arranjos inusitados de viola caipira e trompete, novo single aborda com humor o estilo do falso “cowboy” –

 

Sempre prezando pela tradição aliada a um toque de modernidade, a dupla Mayck & Lyan apresenta seu mais novo single, “Tem Muito Frango de Granja”, que retrata como o estilo e a moda “dos brutos” têm se tornado cada vez mais tendência fora do meio rural, ganhando adeptos que, na prática, desconhecem a verdadeira vivência do homem do campo. A música tem lançamento nas plataformas de áudio no dia 12/06, às 21h, e o videoclipe estreia no dia 13/06, às 12h, no canal oficial dos artistas no YouTube. Ouça aqui.

Apostando em uma sonoridade autêntica e cheia de energia, os irmãos trazem uma mistura diferenciada neste lançamento. Em “Tem Muito Frango de Granja”, além da voz grave e poderosa de Mayck, a viola de Lyan (considerado pela crítica o melhor violeiro do Brasil) faz dueto com um trompete criando um refrão que promete encantar o público.

Com versos que revelam que a essência “dos brutos” vai muito além da aparência, a letra de “Tem Muito Frango de Granja” é uma composição assinada por Mayck & Lyan em parceria com Tairony Amado, Thales Amado, Rogério Magno e Gabriel Menezes.

 

“Essa é uma música divertida, com uma letra leve e contagiante. Como não poderia ser diferente, estamos trazendo novamente um clipe com qualidade cinematográfica, que já é uma marca registrada em nossas produções audiovisuais. Tudo foi pensado e feito com muito carinho, e esperamos que o nosso público goste bastante! Não deixem de conferir!!!, comentam os irmãos.

 

Confira a letra:

Tem Muito Frango de Granja

(Mayck, Lyan, Tairony Amado, Thales Amado, Rogério Magno, Gabriel Menezes)

Não passa atrás de cavalo

Pisar no barro não gosta

Ele tem medo de vaca

Nunca beirou a roça

 

Ele não dorme sozinho

Tem medo de escuro

Acha que o burro morreu

Por causa de um mata-burro

 

Pra ter jeitão de peão

Pra ter cara de mal

Fez até harmonização facial

 

Botou bota e chapéu

E nem assim conseguiu

Até a barba do caboclo é minoxidil

 

REFRÃO

Nosso estilão tá na moda

E os abeia copia

Tem muito frango granja

Querendo ser caipira

 

Ser bruto é tendência

Olha só, quem diria?!

Tem muito frango granja

Querendo ser caipira

 

Sobre Mayck & Lyan

Considerados os maiores violeiros da atualidade e os representantes do sertanejo tradicional mais ouvidos nos streamings de música, Mayck & Lyan possuem mais de 20 anos de carreira, alcançando grandes conquistas, como o Prêmio da Música Brasileira, Disco de Ouro, Disco de Platina e DVDs de Ouro e indicações a diversos prêmios.

 

A dupla se destaca com uma característica própria: a paixão pela música caipira. A voz grave de Mayck, somada aos arranjos da viola de Lyan, considerado pela crítica o melhor violeiro do Brasil, fizeram com que os irmãos criassem uma marca registrada, e conquistassem o carinho do público e milhões de seguidores de todas as idades nas redes sociais.

 

Para saber mais, acompanhe: @mayckelyanoficial

 

Continuar Lendo

Top +

Fenômeno carioca: Yan esgota ingressos a uma semana do Pagodyando na Ilha do Itanhangá

Publicado

em

Label de pagode promete levar ao Rio de Janeiro convidados surpresa para lá de especiais no próximo sábado, 14

Com ingressos esgotados, a próxima edição do Pagodyando acontece no dia 14 de junho, na Ilha do Itanhangá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A label, idealizada pelo cantor Yan, se tornou um dos eventos mais aguardados da cena do pagode carioca. A edição promete uma noite especial, com surpresas no palco e participações de convidados ainda mantidas em sigilo.

“O meu primeiro audiovisual, o Pagodyando, foi o show que eu apresentava lá num pagode que fiz durante dois anos no Rio, ali era meu laboratório onde testava os blocos, as músicas que o pessoal gostava ou não. Fico muito feliz de comemorar os ingressos esgotados uma semana antes do evento. A galera abraçou mesmo meu trabalho aqui no Rio, aos poucos meu nome acabou virando referência e, quando me dei conta, tudo aconteceu”, conta Yan.

Natural de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, Yan começou sua trajetória no universo gospel e ganhou projeção durante a pandemia, com vídeos caseiros de pagode nas redes sociais. Desde então, acumulou milhões de streams, assinou com a Warner Music Brasil, foi indicado ao Prêmio Multishow e gravou dois DVDs – o mais recente, Pagodyando nas Alturas – Volume 1, foi registrado ao vivo no Morro da Urca.

O projeto, que nasceu de forma espontânea, transformou-se em uma label com formato inovador, unindo repertório autoral misturado com sucessos do gênero musical, estrutura de evento e clima familiar. “Esse formato de label é maneiro, porque a galera consegue levar a família, filhos, é muito maneiro que as pessoas vêm falar que gosta desse tipo de festa. Vai ser muito maneiro viver isso, prometo que os convidados vão surpreender todo mundo, estou animadão para o dia 14”, completa o cantor.

Yan está entre os cantores mais ouvidos no Rio de Janeiro e mantém uma média de 30 shows por mês. Em junho, o cantor dá início à sua primeira turnê internacional, com datas confirmadas em Portugal e Inglaterra nos dias 27, 28 e 29.

Mais informações do Pagodyando na Ilha de Itanhangá: www.bilheteriadigital.com/pagodyando-14-de-junho

Continuar Lendo

Top +

Apresentador do Cola Mais Podcast elimina 32kg e inspira seguidores com transformação radical

Publicado

em

Aos 42 anos, Douglas Magoo passou a se dedicar integralmente à saúde após traumas e crises de autoestima: “Tudo estava sendo prejudicado, até meu casamento”.

Conhecido por comandar o Cola Mais Podcast, Douglas Magoo decidiu virar o jogo contra a obesidade. Aos 42 anos e após atingir 134kg, ele enfrentava dificuldades que iam muito além do espelho: “Eu não estava dormindo direito, comia mal, não conseguia aproveitar meus filhos nem meu casamento. Estava tudo sendo prejudicado”, relata.

O ponto de virada veio após ouvir comentários sobre o próprio corpo que mexeram profundamente com sua autoestima. “Passei por traumas reais. Ouvir que eu estava gordo me abalou demais. Foi aí que decidi mudar de vida”, conta. Determinado a retomar o controle da própria saúde, Douglas iniciou por conta própria uma rotina de treinos e alimentação mais equilibrada.

A mudança ganhou força após a participação do Dr. Lucas Luquetti, especialista em emagrecimento e estética, em um dos episódios do podcast. “Desde outubro do ano passado, venho sendo acompanhado na clínica dele. Faço de tudo: treino diário, reeducação alimentar, soroterapia, reposição hormonal e, mais recentemente, o Protocolo Michelângelo, um tratamento com enzimas que literalmente esculpe os músculos do corpo”, explica.

O resultado da dedicação já impressiona: Douglas eliminou 32kg e segue em processo de transformação, agora voltado ao ganho de massa muscular. “Minha vida mudou muito. Hoje eu tenho disposição, voltei a me sentir bem comigo mesmo e vejo reflexos positivos em todas as áreas da minha vida.”

O apresentador treina diariamente na Acqua Academia da Mooca, espaço que também virou peça-chave no processo. “O Rafael Arantes é o maior incentivador da saúde que eu conheci na vida. É lá que eu treino todos os dias.”

Douglas conta que se sente motivado ao perceber que sua trajetória tem inspirado outras pessoas. “Recebo todos os dias mensagens de gente dizendo que começou a se cuidar depois de me ver falando disso. Como costumo dizer: melhoro 1% por dia. Sem falha.”

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.