Conecte-se conosco

Últimas notícias

PROJETO AFROLAB PARA ELAS

Publicado

em

PROJETO AFROLAB PARA ELAS – PARA MULHERES NEGRAS E INDÍGENAS – TEM A PSICÓLOGA BEATRIZ MOURA NO SUPORTE PSICOLÓGICO

O projeto “Afrolab para Elas – Mentorias” foi  criado para apoiar negócios de mulheres pretas e indígenas do Brasil. Com metodologia exclusiva da @feirapretaoficial e do Facebook, através do programa #ElaFazHistoria. O projeto é gratuito, online  e conta com aulas que ensinam a impulsionar o negócio, além de também oferecer suporte psicológico com a especialista em Saúde Mental pela UFRJ, Beatriz Moura, voltado para o auto-conhecimento, criatividade e inventividade.
aula inaugural será no simbólico  dia 20/11 (Dia da Consciência Negra ),durante o lançamento o Festival Feira Preta. O Afrolab para Elas conta com 300 mulheres inscritas.

É preciso psicoeducar-se, ou seja, criar novos hábitos com essas ações preventivas, como lavar as mãos, usar álcool em gel  e máscara. Nessa nova fase, a pandemia trouxe não somente o covid-19, mas também  descobertas sobre nós mesmos. Ficar em casa por obrigação traz inquietações. A fala que usávamos constantemente sobre ficar em casa para o merecido descanso, trouxe a informação para a maioria, de que essa casa era desconhecida , e só utilizada para de fato descansar. Com o covid-19, a maior dificuldade nos dias atuais foi como criar uma rotina.

Dificuldade de previsão do que está por vir, costuma ser uma situação que aumenta o nível de ansiedade. . A modernidade traz para  a sociedade um convite de não fazer mais do mesmo ( repetição), ou seja, traz a sensação de estarmos “vivendo”, afinal,cada vez mais, nos preocupamos em dar conta da demanda do dia a dia, seja na escola, universidade, no trabalho, ou com os filhos. Percebe-se que até aqui é preciso dar conta de tudo e, com isso, vem a obrigação e a falsa sensação de estarmos vivendo na modernidade.

Ao se sentir muito estressado, com medo e ansioso, a sugestão é experimentar coisas novas,  tipo meditação e yoga, que podem ser realizadas em casa, pois são capazes de acalmarem a sua mente por alguns instantes. Faça uma lista de coisas que gostaria de fazer e ainda não faz .

Busque se reorganizar, aprender um prato novo, decorar o ambiente com plantas, tomar chá, dormir no mesmo horário, criar hábito de ler.Coloque na sua lista ligar e não mandar mensagem para amigos e familiares ao menos 2 vezes na semana.Organize seu guarda-roupa  e doe aquelas roupas que não quer mais. O ideal seria fazer uma parte por dia, começando pelas gavetas.

Divida as tarefas com os demais moradores da casa e pendure na geladeira revisando. Reinventar. Essa é a palavra da pandemia.

“Vejo hoje pessoas acima de seus 50 anos de idade de volta ao mercado de trabalho. Eu mesma atendo mulheres no projeto Empreenda 50+, onde empreendedoras acima dos 50 anos que fazem terapia e mentoria. O lado prazeroso foi o reinventar-se! Elas tinha o modelo de trabalho e juntas, com o  processo terapêutico, criamos um novo modelo de trabalho e de negócio, com habilidade já adquiridas por elas, porém não posto em prática. O mesmo acontece com o projeto Elas Fazem História, patrocinado pelo Facebook e Preta Hub.  São oferecidos atendimento terapêutico + mentoria para mulheres pretas e indígenas. É necessário propagar a saúde mental e, no desemprego, têm surgido inúmeros  suporte terapêutico gratuito. Quando ficamos obcecados por buscar notícias sobre um determinado assunto, perdermos essas oportunidades que estão sendo oferecidas. Cuidar da Saúde Mental colabora com o equilíbrio da Ansiedade, trabalha os sintomas do medo, irritabilidade etc. E ajuda a lidar com questões que, sem apoio, seriam complicadas. O objetivo dos projetos é fazer com que essas mulheres, acima de 50, negras, indígenas, mas acima de tudo, mulheres, encontrem sua motivação, autoestima, qualidade de vida e atividade que lhe traga realização pessoal e profissional”, explica a psicóloga Beatriz Moura.
O projeto 50+ foi patrocinado pela Semente Oré, na primeira edição e, nesta, pela Top Trends. O projeto ElaFazHistória – Afrolab Mentoria tem patrocínio do Facebook e Preta Hub.
Beatriz Moura @byamourapsi Assessoria de Imprensa:Paula Ramagem(21) 99506-7999
🌹Fotos de mulheres do Projeto Afrolab e 50+Foto mulher com turbante Mama
Diamou Falou Diop – Mama
Rede social @mamanossacultura
Foto mulher cabelo louro Atila SantosKiosque da BaianaRede Social @kiosquedabaiana

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Troque beijos por desconto no cinema – Dia do Beijo

Publicado

em

Ação da Cinesystem vai garantir entradas com preços especiais, de 11 a 14 de abril, para celebrar o Dia do Beijo! Para participar, é só reproduzir um beijo na bilheteria, vale desde um beijo na testa entre mãe e filho, até um beijão de novela de um casal apaixonado

Criar memórias únicas em família, viver experiências incríveis com os amigos ou até mesmo marcar um primeiro encontro romântico. O cinema é o local perfeito para quem quer compartilhar carinho e viver momentos inesquecíveis. Em celebração ao Dia do Beijo, que acontece em 13 de abril, a Cinesystem está estendendo sua promoção Quinta do Beijo para todo o fim de semana. De quinta (11) a domingo (14), quem visitar um dos multiplex da rede e demonstrar seu afeto, seja por quem for, receberá um desconto especial na compra de um par de ingressos.

Para participar, é fácil: basta se apresentar na bilheteria do cinema, reproduzir um beijo ou selinho e pronto, o desconto já estará ativado! E todo beijo é válido, desde um beijo na testa entre mãe e filho, até um beijo na mão de um amigo ou um beijão de novela de um casal apaixonado.

“A Quinta do Beijo foi criada em 2004 e segue como um sucesso desde então. Milhares de cinéfilos já participaram, aprovaram e querem repetir! Não tem, então, momento melhor para estender essa promoção do que no Dia do Beijo. Essa ação é, sem dúvidas, a mais divertida e a mais amada por nossos clientes”, conta a gerente de Marketing e Produtos da Rede, Samara Vilvert.

A promoção é válida para todas as salas e sessões e não é cumulativa com outros descontos. Para aqueles que ficaram interessados em aproveitar essa chance de compartilhar carinho e, ainda, pagar menos no cinema, a programação completa pode ser conferida no site www.cinesystem.com.br. Dentre os lançamentos da semana estão “Ghostbusters – Apocalipse de Gelo”, “Evidências do Amor” e “Um Gato de Sorte”.

Sobre a Cinesystem

Jovem, ousada e inovadora, a Cinesystem – uma das cinco maiores exibidoras do país – está prestes a completar 20 anos entregando, em cada um dos seus 23 multiplex, o que há de melhor em tecnologia, conforto e experiência. Presente em 10 estados do Brasil, soma 146 salas e mais de 30 mil lugares que recebem, todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas. Levam a assinatura da Cinesystem o precursor e exclusivo autoatendimento em bilheterias e bomboniere; o primeiro complexo totalmente digital; o projeto ‘Escape Route’, único no Brasil com cinco salas de escape room em um multiplex; e o primeiro cinema com 100% de projeção a laser da América Latina. As Salas Cinépic e Premium, o Espaço VIP e os projetos Cine Azul, CinePets e o programa de fidelidade Clube da Pipoca completam a lista de diferenciais da marca.

Mais informações: https://www.cinesystem.com.br/conheca-a-cinesystem/

 

Continuar Lendo

Últimas notícias

COMO A MASSOTERAPIA PODE MELHORAR SUA SAÚDE

Publicado

em

A massoterapia é uma prática que consiste na aplicação da força ou vibração sobre os tecidos moles, a fim de estimular a circulação sanguínea, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais.

Por meio do toque em determinados locais do corpo, o profissional detecta os pontos-chave e aplica diferentes técnicas manuais para aliviar os sintomas a serem tratados no paciente.

Além disso, a massoterapia também pode ser usada como complemento a outros tratamentos médicos, auxiliando no processo de recuperação de lesões, na reabilitação física e na redução dos efeitos colaterais de certas condições de saúde.

Os benefícios da massoterapia são diversos e abrangem tanto o corpo quanto a mente. Essa prática terapêutica pode ajudar a aliviar dores musculares e tensões, melhorar a circulação sanguínea, promover o relaxamento profundo, reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a qualidade do sono, fortalecer o sistema imunológico e aumentar a sensação de bem-estar geral.

Hoje a massoterapia está presente em hospitais, centros estéticos bem como spa’s com objetivo de relaxamento, com vivências e histórias cheias de transformação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas a presença de bem estar. Com isto, a atuação na saúde passa a ser compreendida como uma ação multidisciplinar e não apenas proporcionada por profissionais de saúde.

A Esteticista e Massoterapeuta Thaís Costa é especialista em massagem relaxante, sua técnica é voltada tanto para o alinhamento corpo e mente, como inchaço corporal e alívios para esportistas.

Formada pela escola Infobelza, graduando Estética e Cosmetologia na Universidade Anhembi Morumbi atende no Institudo da Dor, espaço localizado na cidade de Atibaia, interior de São Paulo.

Continuar Lendo

Últimas notícias

Vini Jr e o racismo que nos adoece

Publicado

em

*Livia Marques, psicóloga

 

Infelizmente, mais uma vez precisamos falar sobre isso. Perceber um jogador de futebol, estrela de um dos maiores times do mundo, em uma coletiva, chorar pelo fato de ter de se defender e justificar sobre o racismo vivenciado, dói.

 

O choro pode ser julgado ainda assim, levando em consideração o fato de ser um homem negro e questionarem: “Ué, mas ele sempre ‘bate de frente’ no campo e até levanta o punho cerrado. Agora, ele está chorando?”

Sim! Estar no front e lutando frente a tantas violências que oprimem e violentam é dolorido. Ou será que pessoas negras não podem ter emoções? Ou será que não podem se expressar? Possivelmente, ambos os casos.

 

Quais são os posicionamentos que se tem? Não se tem. Será que existe uma normalização nisso tudo? Interessante dizer que se caso a pessoa reaja e fale algo, ela pode ser entendida como alguém que é arrogante, violenta ou “raivosa”.

 

Caso chore, a pessoa é considerada fraca. Os julgamentos sempre colocam a pessoa nos extremos. Ou se inferioriza ou se percebe como uma pessoa muito ruim.

O racismo adoece e muito. Lutar o tempo todo contra algo que impacta a sua existência. O quanto que adoece a cada um de nós. Para a população negra é sobre lutar pela existência e contra o processo de opressão e violência.

 

Mas, caso a pessoa fale e diga com todas as letras que aquilo é racismo, logo somos taxados como militantes e raivosos. Para estereótipos que associam pessoas negras ao papel de desumanos serve, não é?

 

O fato aqui é que o racismo desumaniza, como Frantz Fanon e Abdias Nascimento nos trazem perfeitamente em páginas dos livros “Pele Negra, máscaras brancas” e “O genocídio do Negro Brasileiro. Processo de um racismo mascarado” que, por vezes, precisamos parar e respirar.

 

 

Quando abordamos o assunto racismo e saúde mental da população negra, percebemos o quanto o adoecer dessas pessoas ainda é invalidado e ainda pouco abordado.

 

Isso gera na pessoa diversas marcas, como, por exemplo, o sentimento de não pertencimento; defectividade, que é a sensação de ser defeituoso; desejo de se isolar socialmente; processo ansiogênico, a ansiedade que causa desconforto físico e psíquico, e o silenciamento.

 

A escritora Conceição Evaristo nos traz uma reflexão com relação à luta que é bastante pertinente para o caso: “eles combinaram de nos matar, mas a gente combinamos de não morrer”.

(*) Psicóloga Clínica, Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Formação em Terapia do Esquema, Estudiosa em relações raciais e saúde mental negra, Palestrante, MBA em Gestão de Pessoas, Coordenadora editorial e autora.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.