Conecte-se conosco

Cultura

Prá raiá Ngoma – saudação pra chão e céu estreia com temporada de 7 apresentações

Publicado

em

Prá raiá Ngoma – saudação pra chão e céu, é um espetáculo de dança inédito e gratuito que estreia no dia 7 de novembro, quinta-feira, às 19h, na 7ª FliPenha, Festa Literária da Penha, no Largo do Rosário bairro da Penha em SP. A circulação do espetáculo continua em todo o mês de novembro: no dia 9, sábado, em Mogi das Cruzes, no Festival de Culturas Pretas; 15, sexta-feira, na Zona Leste, Comunidade Vila Santa Inês , no Centro de Cultura e Arte Batakere; 16, sábado, às 21h, São José dos Campos , 17, domingo, em Paraibuna, na 2 ª Edição do Festival Ancestralidança; 23, quarta-feira, em Piracicaba, e, dia 30, quarta-feira, em Contagem – MG.

Prá raiá Ngoma – saudação pra chão e céu, é um espetáculo de dança que traz para a cena mestres da cultura popular dos Congados brasileiros. Antônio Marcio e Silvio Antônio, mestres que, junto a artista Camila Midori , aceitaram o desafio de criar a partir de suas tradições.

O espetáculo celebra o poder dos encontros e das encruzilhadas da vida: são três caipiras, cada um com suas raízes e ancestralidade, que se encontram na metrópole para saudar o caminho traçado no chão e anunciado ao céu. A partir de tradições afrodiaspóricas, os artistas criam uma dança de bastões e pés ritmados, eles louvam e abençoam a terra, transformando seus corpos em verdadeiros instrumentos, tambores vivos que ecoam a vibração da vida.

Mestre Silvio Antônio de Oliveira

As sete apresentações gratuitas compõem parte das ações do projeto contemplado no Edital nº 03/2023 – Espetáculo de dança inédito – ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. Além da temporada de espetáculos, serão oferecidas de forma aberta e gratuita duas oficinas abertas sobre os congados brasileiros, as oficinas ocorrerão no dia 03 de novembro, domingo, na Comunidade Cultural Quilombaque em Perus-SP.

+

Mestre Antônio Márcio dos Santos – Mestre Marcinho dos Santos – Intérprete-criador 

Mestre Antônio Márcio é mestre griot da tradição do Moçambique mineiro, foi capitão de Moçambique da Comunidade Quilombola dos Arturos, localizada em Contagem-MG e já participou de diversas atividades culturais e religiosas, encontrando-se com comunidades e mestres de outros locais. Esta vivência o tornou exímio conhecedor da história e prática dos congados mineiros e como mestre da tradição, já realizou oficinas em vários estados brasileiros, inclusive para diversos artistas que utilizam a linguagem do Moçambique em seus espetáculos.

Mestre Silvio Antônio de Oliveira – intérprete-criador

Mestre Silvio Antônio de Oliveira é mestre griot advindo da tradição dos congados paulistas, nascido no Vale do Paraíba, berço desta cultura, hoje reside em Mogi das Cruzes e há mais de 20 anos trabalha com ações culturais e de educação através das tradições populares. Na grande São Paulo atua como difusor das tradições dos congados, sendo mestre da Kambaiá – Cia. de Moçambique de Bastão, existente desde a sua chegada à cidade de São Paulo e dentre seus muitos trabalhos, destacam-se oficinas e vivências em locais como o Instituto Brincante e o Conservatório de Tatuí, o trabalho como produtor cultural na Abaçaí Cultura e Arte, as palestras e aulas como o Ciclo de formação realizado na Casa Mário de Andrade, o trabalho com arte educação, como sua atuação no Projeto Vocacional, além das ações junto às comunidades negras da cidade, como a Irmandade dos Homens Pretos da Penha de França, onde o mestre teve grande importância como orientador na retomada das tradições da Festa de São Benedito.

Camila Midori

Camila Pereira de Souza – Camila Midori – Produtora – co-diretora e intérprete-criadora

Multiartista, Camila é piracicabana, caipira de 37 anos, é mestra em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem pós-graduação em Educação Musical e graduação em História realizada na UNESP-SP, é formada no Método Ivaldo Bertazzo de reeducação do movimento e tem como foco de estudo e criação as manifestações tradicionais afrodiaspóricas. Atua na educação e na arte desde 2007, estudou percussão com Ari Colares e Luis Guello (EMESP), fez a Formação de Jovens Brincantes no Instituto Brincante, integrou o corpo de dança do Balé Folclórico de SP – Abaçaí. Atuou como intérprete-criadora no espetáculo “Para o seu Governo” da Cia Caleidos de Dança (Fomento à Dança-SP). Compôs o Núcleo Pé de Zamba – dança contemporânea-brasileira e integrou o grupo Sambadas – Roda de samba de mulheres LGBTQI+. Atua nos coletivos: Cia Baque Bolado como diretora, produtora e artista, Bloco Feminista – como diretora artística e regente de bateria. É percussionista nos grupos Samba Cabilé, Projeto Nuestro Encontro e Cumbia Calavera. É criadora e diretora dos Projetos Mulher Escrita – encontro de compositoras e Tambureras: aulas corpo-percussivas. Também atua como produtora e articuladora cultural.

 

Val Ribeiro – co-diretor – supervisor de direção

Val Ribeiro é ator, dançarino, canto, diretor, produtor cultural, arte educador e pesquisador da cultura Afro-brasileira e dos povos originários. É formado em teatro pelo SENAC/ SP, em 2008 inicia suas pesquisas, produções e projetos pedagógicos baseados nas culturas afro-brasileiras e nos povos originários como fonte referencial de vida, estabelecendo parcerias inicialmente com coletivos, grupos e cias: Cia dos Inventivos, Cia teatro Balagan, Cia. Mundu Rodá, Cia de Dança Antônio Nóbrega, Coletivo pretos’soul, Cia Trupé de Artes, Cia Paulicéia e Miolo de teatro, Núcleo Pé de Zamba, Núcleo coletivo 22, Núcleo Flor de Manacá e Cia Pia Fraus, entre outros, sendo que em diversos grupos auxiliou no processo de criação de espetáculos. Ao longo desses 15 anos essas conexões resultaram em intercâmbios culturais e pesquisas cênicas, produção, investigação e formação em dança-teatro a fim de criar elos de produção e investigação cênica no Brasil e no exterior.

Para informações do Projeto siga o Instagram @pra.raia.ngoma

Ficha técnica:

Direção: Val Ribeiro

Co-direção : Camila Midori e Silvana de Jesus

Produção: Camila Midori e Camila Cardoso

Preparação corporal: Silvana de Jesus e Ana Paula Mastrodi

Preparação vocal: Sahra Alencar

Intérpretes-criadores: Camila Midori, Mestre Marcinho dos Santos e Mestre Silvio Antonio

Música-sonoplastia: Carol Oliveira

Designer e Social Media: Luara Arabi

Assessoria de Imprensa: Cata-Vento Comunica

 

Serviço:

Prá raiá Ngoma – saudação pra chão e céu

Durante o mês de novembro

Data e locais:

·        7, quinta-feira, às 19h, na 7ª Flipenha, Festa Literária da Penha, no Largo do Rosário bairro da Penha em SP.

·        9, sábado, em Mogi das Cruzes, no Festival de Culturas Pretas;

·        15, sexta-feira, às 17h, no Centro de Cultura e Arte Batakere na Zona Leste – SP, Comunidade Vila Santa Inês , Rua Cinturão Verde, 227;

·        16, sábado, às 21h, São José dos Campos;

·        17, domingo, em Paraibuna, na  2ª Edição do Festival Ancestralidança, Praça da Bica D’água / Rua Dr. João Fonseca, 97;

·        23, quarta-feira, em Piracicaba;

·        30, quarta-feira, em Contagem – MG.

Duração: 50 minutos

Classificação: livre

Grátis:

Instagram: @pra.raia.ngoma

Duração: 50 minutos

Classificação: livre

Grátis:

Instagram: @pra.raia.ngoma

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Exposição “Era uma Vez…” traz a memória e o esquecimento na arte e, em especial, na fotografia, na Galeria Ponto G – Retrato Espaço Cultural

Publicado

em

“Era uma Vez…” é uma exposição coletiva que fala sobre a memória e o esquecimento impregnados na arte e, principalmente, em fotografias. A fotografia é uma forma de expressão artística que parte da realidade, permitindo que as pessoas capturem o tempo e ampliem a sensação de controlá-lo.

Claudia Tavares, Dani Soter, Joaquim Paiva, Juscelino Bezerra, Luis Teixeira Mendes, Nino Rezende e Sonia Goes apresentam trabalhos que levam a pensar o que a fotografia contém de memória, quais lembranças decidimos guardar e quais preferimos deixar para trás. Com efeito provocador, lançam ideias e despertam narrativas que fazem aflorar histórias com sentidos carregados de emoção


Em fotografias próprias ou arquivos achados, os trabalhos apresentados convidam o público a revisitar lembranças, pensar o impacto do tempo e refletir sobre como os relatos do passado moldam o presente. “Era uma Vez…” propõe por meio de imagens impressas em matérias distintas, revelar presenças desaparecidas.

Serviço

Exposição: Era uma Vez…

Artistas: Claudia Tavares, Dani Soter, Joaquim Paiva, Juscelino Bezerra, Luis Teixeira Mendes, Nino Rezende e Sonia Goes

Abertura: Data: 4 de abril de 2025, às 17h.

Visitação: De 4 de abril a 4 de maio de 2025.

Dias e horários de visitação: • Quarta, quinta e sexta-feira: 17h às 22h • Sábado: 17h às 22h • Domingo: 13h às 21h

Local: Galeria Ponto G – Retrato Espaço Cultural

Rua Benjamin Constant, 117, Glória, Rio de Janeiro.

Assessoria de imprensa: Paula Ramagem

Entrada gratuita.

Continuar Lendo

Cultura

FAICI 2025 anuncia oito shows em cinco dias de festa em Indaiatuba

Publicado

em

Cinco dias de festa. Oito grandes shows. A edição 2025 da FAICI – Festa do Peão de Indaiatuba já tem data para acontecer: de 08 a 16 de agosto. Entre os shows confirmados estão Péricles, Fernando & Sorocaba, Simone Mendes, Lauana Prado, Zé Neto & Cristiano, Felipe Nogueira, Maiara & Maraísa e Hugo & Guilherme. A venda de ingressos para Pista e camarotes Super Premium e Infinity Prime, além do Passaporte FAICI, começa nesta quarta-feira (19), através da Ticket Imediato.

“A 36ª edição da FAICI chega com força total para confirmar Indaiatuba como a melhor festa do interior paulista”, destaca o presidente da festa, José Marques Barbosa, que fez o anúncio oficial em coletiva na Prefeitura de Indaiatuba nesta quarta-feira (19). “Serão cinco dias de festa com grandes shows e os melhores peões e tropas do rodeio brasileiro nas montarias em cutiano (cavalo) e touros, além de provas cronometradas”.

No dia 08 de agosto, a abertura da FAICI chega com dose dupla e shows de Fernando & Sorocaba e Péricles, que faz sua estreia no evento. No dia 09, quem volta ao palco da Festa do Peão de Indaiatuba é a cantora Simone Mendes.

Abrindo a segunda semana de festa, no dia 14 é a vez de Lauana Prado, que também faz sua estreia na FAICI. No dia 15, Felipe Nogueira mantém a tradição do evento em abrir portas para talentos locais. Em seguida, Zé Neto & Cristiano celebram seu retorno a Indaiatuba. Encerrando a programação, no dia 16, grandes shows com Maiara & Maraísa e Hugo & Guilherme.

Os primeiros lotes de ingressos, com valores promocionais, já podem ser encontrados na página da Ticket Imediato https://bit.ly/Faici2025Ingressos. Os primeiros pontos de venda físicos serão anunciados em breve.

Pelo segundo ano consecutivo, o Passaporte FAICI pode ser adquirido de forma online, garantindo assim acesso aos cinco dias de evento com preço promocional. “O Passaporte FAICI continua sendo a melhor maneira de conferir todos os dias de festa com um preço especial”, destaca José Marques Barbosa.

RODEIO, RAINHA E MAIS
A FAICI 2025 recebe alguns dos melhores peões e tropas do Brasil em touro e cutiano na primeira semana de competição. Na segunda semana, Indaiatuba recebe a semifinal da Liga Nacional de Rodeio, valendo vaga para a grande decisão em Barretos, capital nacional do rodeio.

Já o concurso Rainha FAICI 2025 terá inscrições abertas entre 20 de março a 10 de abril para a escolha da Rainha, Princesa e Madrinha. Com organização de Junior Grotto, a competição será voltada a mulheres de 18 a 40 anos de Indaiatuba e todo o Brasil.

A inscrição será feita exclusivamente pelo site oficial da FAICI, mediante pagamento da taxa de R$ 60,00. As datas das seletivas e final serão divulgadas em breve, assim como o local dos desfiles.

Em seu recinto de 120 mil metros quadrados, a FAICI 2025 traz praça de alimentação e arquibancadas cobertas, monitoramento em tempo real de todas as áreas e equipe de segurança especializada.

O Palco Cultural também está de volta e agita a área da praça de alimentação todos os dias, com talentos de Indaiatuba e toda região. Quem também retorna é o Banco de Empregos FAICI, novidade da edição 2024.

Grande fomentadora da economia local, a FAICI mantém o Banco de Empregos para fortalecer ainda mais a festa com mão de obra e serviços locais, valorizando o município e a região. Para se cadastrar, basta enviar currículo para o e-mail trabalheconosco@faici.com, destacando sua função. Por exemplo: Emprego FAICI – montador ou Emprego FAICI – eletricista.

Os interessados em adquirir cotas de patrocínio e camarotes corporativos devem entrar em contato pelo WhatsApp (19) 9 9620 2320 para mais detalhes.

SHOWS
08/08 – Péricles e Fernando & Sorocaba
09/08 – Simone Mendes
14/08 – Lauana Prado
15/08 – Zé Neto & Cristiano e Felipe Nogueira
16/08 – Maiara & Maraisa e Hugo & Guilherme

FAICI
Data: 08 a 16 de agosto
Local: Avenida General Motors – SP-75 (ao lado da Toyota) – Indaiatuba/SP –
Informações: (19) 9 9620 2320 / www.faici.com

Site: www.faici.com | Facebook: FaiciOficial | Instagram: FaiciOficial

Fotos imprensa: https://bit.ly/FAICI2025-midiakit
Imagens coletiva (Crédito: Marchetti)

Continuar Lendo

Cultura

Deputado Marquito aprova homenagem da Assembleia Legislativa de SC ao diretor equipe e elenco de “Ainda estou aqui”

Publicado

em

Deputado Marquito aprova homenagem da Assembleia Legislativa de SC
ao diretor, equipe e elenco de “Ainda estou aqui”,
ganhador do Oscar de
Melhor Filme Internacional
A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina aprovou, nesta semana, proposta do deputado Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL) para homenagear o diretor Walter Salles, o elenco e a equipe do longa “Ainda estou aqui”, vencedor do Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional. No requerimento, o deputado destacou a importância histórica, já que é a primeira vez que um filme brasileiro recebe essa premiação. A obra se destaca pela abordagem e resgate de fatos relacionados com um período sombrio da história do país – a ditadura militar.

“A importância do reconhecimento internacional dessa obra fortalece todo o setor audiovisual brasileiro, além de valorizar a democracia. Santa Catarina, assim como diversos outros estados, possui uma intensa produção cinematográfica, impulsionada por profissionais de reconhecido talento em todas as etapas do processo criativo”, declarou o parlamentar. Para Marquito, o sucesso de “Ainda estou aqui” reforça a importância de seguirmos atentos para que regimes de exceção, como o que foi retratado no filme, nunca mais voltem a acontecer.

História registrada na tela

De acordo com o requerimento de autoria de Marquito, será enviada mensagem ao diretor Walter Salles, estendida a todos os profissionais que tornaram “Ainda estou aqui” uma realidade, com destaque especial para a atriz Fernanda Montenegro, a atriz Fernanda Torres, o ator Selton Mello, o escritor Marcelo Rubens Paiva e toda a equipe que trabalhou na realização do filme. “Ainda Estou Aqui” tem lotado salas de cinema no mundo inteiro desde o seu lançamento.

Crédito da foto: Rodolfo Espínola/Agência AL

“Ainda estou aqui” também foi indicado para receber o Oscar de Melhor Atriz para Fernanda Torres, que interpretou Eunice Paiva – viúva do ex-deputado Rubens Paiva, um dos desaparecidos na ditadura – e de Melhor Filme. Antes do evento do Oscar, o filme já havia recebido prêmios que são referência no audiovisual como o Globo de Ouro para Fernanda Torres como Melhor Atriz.

Instagram/Facebook marquito.sc
E-mail marquitopsol@gmail.com
Telefone gabinete (48) 3221-2661

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.