Connect with us

Últimas notícias

“Os invisíveis”, da Companhia Arteira, estreia no sábado, 24 de abril

Published

on

Companhia Arteira produz vídeo documentário inspirado em relatos sobre a catástrofe de 2011
e marca estreia para 24 de abril

A Companhia Arteira, com sede em Nova Friburgo/RJ, está finalizando o vídeo documentário “Os invisíveis”, que será exibido em seu canal no YouTube nos dias 24, 25 e 30 de abril e 1 e 2 de maio, sempre às 20 horas. No dia 24, às 21 horas, pela Plataforma Zoom, será promovido um bate-papo sobre o processo de criação e as várias fases de produção. O produto audiovisual faz parte do Projeto “Cartas do Isolamento” apresentado para o Edital “Retomada Cultural RJ”, a partir do inciso III da Lei Aldir Blanc, que conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

O documentário de ficção é inspirado em relatos orais e escritos de situações de isolamento social em consequência da catástrofe de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro, fazendo uso da linguagem do Teatro de Objetos Documentais para desenvolver propostas cênicas a partir de relações subjetivas. O trabalho de composição da dramaturgia coletiva tem a direção de Miguel Vellinho, que mesmo estando na cidade do Rio de Janeiro, acompanha online toda a produção e atuação dos atores da Companhia Arteira: Gero Band, Jerônino Nunes, Gabriela Ribas, Cássio Campos e Silvia Araujo.

Os invisíveis

Em janeiro de 2011 o cenário era de destruição, afetando as esferas física, emocional e psíquica dos moradores de Nova Friburgo. Breves relatos e imagens ainda revelam o estado de isolamento e se relacionam com os estados emocionais e situações vividas em função do isolamento social que está completando um ano em função da pandemia: ruínas internas cobertas de lama, olhos presos às memórias, aos objetos e suas histórias.

Os cinco personagens criados para o vídeo documentário foram inspirados em depoimentos reais de moradores de Nova Friburgo, recolhidos pelo elenco da companhia: testemunhas, sobreviventes e vítimas da tragédia de 2011. Esses depoimentos, em muitos momentos  encontram-se, misturam-se e confundem-se  com histórias e memórias dos próprios atores/criadores, que, sendo também da cidade, vivenciaram de diversas maneiras a catástrofe. E cada um deles relata, a partir de um diferente ponto de vista, elementos e vivências do mesmo evento, narrando suas experiências, sentimentos e lembranças.

A produção procurou mesclar aos relatos imagens captadas por um drone, objetos resgatados e cedidos por pessoas que vivenciaram a tragédia, e os atores cobriram seus corpos de barro para ilustrar uma situação ficcional que amarra todas as histórias. Com intervenções sonoras criadas para o documentário, pelo músico e maestro carioca Maurício Durão e também com direção de Miguel Vellinho, “Os invisíveis” dialoga tanto com o passado recente quanto com o presente e, neste sentido, sua urgência é mais que bem-vinda em um momento que pede conhecimento, capacidade de revisão e planejamento para um futuro possível para todos.

Bate-papo

Após a estreia no dia 24 de abril, às 20h, pelo canal do YouTube da Companhia Arteira, a equipe de produção estará em uma sala virtual da Plataforma Zoom a partir das 21 horas para conversar com o público sobre o processo de criação e as várias fases de produção, suas especificidades e desafios na busca de novas possibilidades do fazer teatral em diálogo com a linguagem audiovisual.

Tanto o documentário quanto o bate-papo são indicados para o público a partir de 14 anos. Mas só poderá participar do bate-papo quem se inscrever por e-mail (cia.arteira8@gmail.com) até as 21h do dia 23, em virtude da capacidade da sala virtual e o link será disponibilizado pelo mesmo e-mail em que a pessoa se inscreveu.

Direção

” “Os Invisíveis” é um documentário que flerta com alguns elementos ficcionais, já que parte de relatos colhidos de sobreviventes das chuvas de 2011, que destruíram grande parte da cidade de Nova Friburgo (RJ) e que são revistos e revividos pelos atores. O misto de ficcionalidade e realidade se conflituam conceitualmente, porém as falas, as histórias, os dramas vividos naqueles dias ganham um outro corpo e outra voz, ressoando novamente depois de exatos 10 anos do incidente.

Assim, da mesma forma que foram pinçadas cinco histórias dentre tantas que recebemos e encontramos durante a pesquisa, os cinco integrantes da companhia são igualmente pinçados de suas realidades de agora, numa situação pandêmica, e postos em um ambiente atemporal, fora da possibilidade de reconhecimento temporal”, destaca o diretor Miguel Vellinho.

Miguel Vellinho é diretor/fundador da Cia Pequod, que se dedica ao teatro de animação e aposta na interseção de linguagens. Desde sua fundação, experimenta novas possibilidades de fazer teatro de animação, que refletem uma aproximação entre o cinema, o teatro e a cultura pop contemporânea. Com um repertório sólido, o grupo conquista elogios de público e de crítica por onde passa, com reconhecimento nacional e internacional.

O diretor de “Os invisíveis” é também doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UniRio; atualmente, professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UniRio, no curso de Licenciatura em Teatro. Leciona as disciplinas Teatro de Formas Animadas (TFA) e Teatro Infanto-juvenil (TIJ); coordena o Projeto de Extensão “O Hospital como universo cênico” desde 2015 e é membro do Conselho Editorial da Revista Móin-móin, editada pela Udesc, ex-conselheiro do Consepe – Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UniRio.

Companhia Arteira

Com 12 anos de atividades ininterruptas e de pesquisa contínua, produções reconhecidas e premiadas por sua qualidade, a Companhia Arteira, com sede em Nova Friburgo/RJ, faz uso de diferentes linguagens para atender a um público de faixas etárias variadas. 

Em 2011, ano da catástrofe na Região Serrana do Rio de Janeiro, o grupo foi contemplado com o Prêmio Montagem Cênica 2011, que viabilizou a montagem e circulação do espetáculo “Cartas”. Neste novo projeto, “Cartas do Isolamento dá continuidade à pesquisa iniciada naquele ano, buscando aprofundamento nos textos de auto ficção e no Teatro de Objetos Documentais.

Ficha técnica

“Os invisíveis”
Atores: Gero Band, Jerônino Nunes, Gabriela Ribas, Cássio Campos e Silvia Araujo
Realização: Companhia Arteira
Direção: Miguel Vellinho
Direção de Arte: Ana Maria Bonjour
Trilha Sonora: Maurício Durão
Imagens: Bruna Baitelli
Edição de Imagens  e Fotografia: Camila Carneiro
Assistente: Davi Canella
Colaboração na pesquisa de Objetos Documentais: Vanessa Dias
Tradução em Libras: Rebeca Garcia
Arte Gráfica: Roberta de Freitas
Divulgação: Scheila Santiago

SERVIÇO

Os invisíveis
Vídeo Documentário de Ficção
24, 25 e 30 de abril e 1 e 2 de maio – Exibição às 20 horas – Canal no YouTube
Dia 24 de abril às 21 horas – Bate-papo sobre o documentário via plataforma Zoom com inscrição até as 21h do dia 23/4 pelo e-mail cia.arteira8@gmail.com
Realização: Companhia Arteira
Patrocínio: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

https://www.facebook.com/companhiaarteira /https://www.instagram.com/arteiracompanhia/
http://ciaarteiranf.blogspot.com/
https://www.youtube.com/c/CompanhiaArteiraTeatro

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Telemedicina e Tecnologia: Clínica faz atendimento à distância com qualidade de presencial

Published

on

A Clínica Carvalho Concept, por meio da tecnologia e inovação, consegue dar atendimento online supereficiente e já atinge a marca de 980 pacientes atendidos nem todo o Brasil, em plena pandemia

O atendimento médico por meio da telemedicina trouxe um grande benefício às pessoas que agora podem se cuidar à distância e ter uma melhor qualidade de vida na quarentena. A Clínica Carvalho Concept que inaugurou em abril de 2020, no início da pandemia, e já conta com mais de 980 pacientes atendidos não só em São Paulo onde está localizada, mas em todo o Brasil e também brasileiros residentes em outros países, marca impressionante em tempos de COVID-19.

“Tanto a clínica, quanto os desenvolvedores de softwares já estavam se preparando para tal momento, então iniciamos a ação de marketing informativo dessa nova possibilidade no dia seguinte à publicação da autorização do governo para o uso da telemedicina.*  E deu certo. Nos 03 primeiros meses pós-autorização esse tipo de  atendimento  era de 100 por cento, hoje, com a flexibilização, equivale a 30 por cento”, diz Deise Carvalho, CEO da Clínica Carvalho Concept.

Deise Carvalho- CEO Carvalho Concept
Divulgação

A marcação de consulta pode ser feita via PABX ou por whatsapp. O próximo passo é fazer uma triagem para que sejam vistas as necessidades do paciente. Caso o paciente tenha alguma lesão especifica que queira dar ênfase, é pedido que envie uma foto de boa resolução para ser anexada ao prontuário, além da anamnese clínica. É necessário um sistema que possibilita a emissão de receitas, pedidos de exames e atestados eletrônicos, um grande diferencial, pois, são poucas as clínicas hoje que possuem essa facilidade.

Carvalho Concept
Divulgação

Para o atendimento são utilizados o software Clinica nas Nuvens e para emissão de receitas é utilizado o aplicativo da Memed. O diferencial é que ambos se unem, e com isso, as informações ficam todas salvas no sistema. “É um passo adiante das clínicas que continuam fazendo consultas apenas por Whatzapp ou por Zoom, pois, além da comodidade e segurança do paciente ser atendido no conforto de sua casa, nosso sistema possui um ambiente seguro que se adequa a lei de proteção aos dados, além de termos a opção de deixarmos a consulta gravada no próprio sistema”, relata Deise.

Os resultados vêm sendo bastante satisfatórios, são muitos feedbacks positivos e, caso seja necessário o paciente ir a clínica para fazer algum procedimento, o agendamento é feito com o devido espaçamento de horários entre as consultas, com tempo hábil para a higienização do ambiente.  “É uma opção muito necessária no atual momento, e acredito que veio para ficar! Vários pacientes conseguem fazer suas consultas entre atividades rotineiras, não ocorrem atrasos por conta de trânsito e o mais importante: estimula o isolamento social”, completa a CEO da Carvalho Concept.

*https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.989-de-15-de-abril-de-2020 252726328#:~:text=1%C2%BA%20Esta%20Lei%20autoriza%20o,SARS%2DCoV%2D2).&text=3%C2%BA%20Entende%2Dse%20por%20telemedicina,les%C3%B5es%20e%20promo%C3%A7%C3%A3o%20de%20sa%C3%BAde

Clínica Carvalho Concept: 

Em abril de 2020, no início da pandemia, a empresária Deise Carvalho, inaugurou sua primeira clínica médica na região do Morumbi.

A Clínica Carvalho Concept, além de atender seus clientes em consultas presenciais*, utiliza a telemedicina, por meio de um sistema remoto totalmente eficiente e próprio, com excelência desde a arquitetura da clínica, passando pelo atendimento na recepção e mais ainda, pela equipe composta de profissionais conceituados.

A clínica veio para ser referência na região e no Brasil: “Trabalho há anos na área da saúde administrando clínicas médicas. Sempre vi falhas e oportunidades que os médicos, devido estarem focados no quadro do cliente, muitas vezes não percebem”, comenta a CEO Deise Carvalho. “Criei uma clínica visando entregar para o paciente, muito mais do que um espaço médico, um espaço que oferece uma experiência única do começo ao fim da jornada! ”, completa.

A clínica hoje tem um quadro de médicos dermatologistas, todos especialistas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), equipamentos de última geração, tratamentos exclusivos em todas as áreas que envolvem a pele, o maior órgão do corpo humano, inclusive em tricologia. A Carvalho Concept conta também com uma equipe de nutricionistas. A ideia é agregar à clínica outras especialidades de diversas áreas médicas, que juntas, oferecem uma melhor qualidade de vida.

*Todo o staff é aparamentado com todas as normas de segurança necessárias.

Para saber mais:

https://linktr.ee/Carvalhoconcept2
https://www.instagram.com/carvalho.concept/
https://www.facebook.com/clinicacarvalhoconcept

Av. Giovanni Gronchi, 6195 – 13º andar

Morumbi – SP | CEP:  05724-003

Tel/whatsapp-  (11) 4304-3330

Continue Reading

Últimas notícias

Únicas apresentações 14 e 15 de maio do espetáculo MEU OUTRO EU Teatro João Caetano

Published

on

Mostrando as duas faces da vida de uma Drag Queen, o espetáculo “Meu Outro Eu”

Nos dias 14 e 15 de maio, às 19h, no Teatro João Caetano

(Foto Lucio Luna)

Idealizado pelo Produtor Thiago Roderich, “Meu outro eu” narra a rotina e os dilemas passados por uma atriz Drag.

Depois de uma temporada de espetáculos online, a Roderich Produções conduz a estreia da primeira peça de sua própria autoria, o espetáculo “Meu outro eu”, que conta a história da Drag Queen Vivian Davis, que após uma longa temporada trabalhando como Velma Real em uma casa de shows, se vê deslocada quando ao descobrir que o estabelecimento em que trabalha vai encerrar suas atividades.

Com um tom nostálgico e ao mesmo tempo pragmático, Velma aproveita o seu último show no local para relembrar todas as histórias vividas ali, sempre colocando o contraponto entre o artista, a personagem, o local e toda a temática que envolve o trabalho de uma drag queen em relação à sociedade.

O produtor e idealizador do espetáculo, Thiago Roderich, pega como ponto de partida a questão da imagem construída pelas pessoas, de que uma Drag Queen é um homem vestido de mulher, com maquiagens exageradas e extravagantes, que muitas vezes é tratado no sentido pejorativo. O espetáculo tem como finalidade mostrar ao público como é a vida, e como as coisas acontecem por trás de um personagem de um artista que vive uma drag queen, como é o dia a dia e os dilemas rotineiros passados por esse artista.

Quem dá sequência ao monólogo é o ator e cantor, formado em Artes Cênicas, Caio Godard, estrelando Velma, que já tem seu nome registrado nos palcos em vários musicais como, “Kinky Boots”, “Rapsódia” e “Beatles num céu de diamantes”, além de ter duas músicas autorais em plataformas digitas, contabilizando mais de 35 mil plays nos singles.

Com texto de Rômulo Rodrigues, Thiago Braga e Thiago Roderich, a temática principal do projeto é mostrar  aos espectadores a desconstrução dos estereótipos criados e pensados sobre o termo Drag queen, que hoje em dia, são comparados e vinculados a grandes personalidades como Pablo Vittar, Gloria Groove e até mesmo os famosos mundialmente como Rul Paul.

A ideia de pensamento não se aplica a questionar se é certo ou errado, mas sim analisar o conceito de drag como arte ligada à cultura LGBTI+ , que nasceu nos anos 30, quando as primeiras casas de shows gays começaram a nascer, nos Estados Unidos.

Diante de todo esse contexto a Roderich Produções e toda sua equipe te convida a fazer uma viagem sem estereoscópico e rótulos, por essa cultura artista. Você aceita? Ficha TécnicaAtor: Caio Godard e a sua drag Velma Realtexto : Thiago Roderich, Thiago Bolmicar Braga e Rômulo Rodrigues.Direção:  Gabriel PardelaIdealização, direção de produção: Thiago Roderich.Fotografia: Lucio Luna.Figurino e cenário: Ney Madeira e Dani Vidal.Iluminação: Orlando Schaider

ServiçosPresencialDias: 14 e 15 de maio

Local: Teatro João Caetano (Praça Tiradentes, s/n – Centro, Rio de Janeiro)
Horário: 19h

Ingresso presencial: R$ 30,00 (trinta reais)

Compra online: https://bileto.sympla.com.br/event/67673

Duração: 50 minutos. 

OnLine de 27 de maio a 6 de junho na plataforma Furarj em casa
Ingresso online: R$ 30,00 (trinta reais)

Horário:19h

Classificação: 18 anos.
Duração 50 minutos.

Siga a peça no instagram @meuoutroeu

Continue Reading

Últimas notícias

Virgínia Arruda realiza live “Quinta da Vitória” e traz nomes de peso

Published

on

Fotos em alta Virgínia Arruda – Crédito: Luciano Dourado

A cantora cristã Virgínia Arruda segue em sua jornada de lives. Sem deixar na mão seu fiel público ela adentra o mês de maio levantando uma nova bandeira. Desta vez, coloca em prática o projeto Conquistando o Impossível. As transmissões passam a ser todas as quintas-feiras, ganhando o título de Quinta da Vitória. Neste dia 6, às 20h ela conta com um trio pra lá de especial de convidados: Wilian Nascimento, Douglas Nascimento e Reino Song.

O projeto Conquistando o Impossível toca o coração de muitas pessoas. Ele pode ser acompanhado no canal oficial do YouTube e no Instagram da cantora. “Contando com toda essa grande estrutura, levo a mensagem de Deus e conforto às almas em mais de 54 países. Mostramos que existe um Deus que peleja por todos nós e almeja nossa libertação. A sequência de Lives se aproxima de 500 mil visualizações no YouTube e Instagram”, detalha Virgínia.

Dividindo o palco com Virgínia, Wilian Nascimento, Douglas Nascimento e Reino Song levam juntos a palavra de Deus para as almas que necessitam de um acalento. “Através de boas conversas e músicas animadas e dançantes, com certeza será uma live pra marcar época. Os convidados tem grande importância na vida das pessoas e com certeza somarão e muito para que haja conforto e esperança para os espectadores”, completa a cantora cristã.

Virgínia Arruda é uma figura extremamente importante quando o assunto é canalizar e direcionar a palavra de Deus. Em seu Facebook, ela conta com quase 140 mil seguidores de sua fanpage. Já no YouTube quase 900 mil inscritos a assistem diariamente. Na plataforma ela foi a criadora do quadro A Palavra do Dia, em que, como não poderia deixar de ser, deixa uma mensagem positiva e importante a quem precisa. “Há cinco anos gero conteúdo diário para tocar às pessoas. Nunca falhou e isso é muito importante para as pessoas. A minha companhia levando a palavra de Deus é o que salva muitas pessoas de um dia ruim”.

Ainda falando sobre YouTube, seu canal oficial ultrapassa a importante marca de 150 milhões de views. No Instagram o engajamento orgânico é gigantesco: mais de 300 mil seguidores acompanham as postagens de Virgínia que, em alguns casos, ultrapassam a barreira das 500 mil contas alcançadas.  

Acompanhe Virgínia Arruda nas redes sociais e aplicativos de música:  

Facebook: https://www.facebook.com/bispavirginia
Instagram: https://www.instagram.com/virginiaarrudaoficial
YouTube: https://www.youtube.com/VirginiaArruda
Spotify: https://open.spotify.com/artist/5RUMApncGMcAxDhgg7akQa?si=-KnimA1IQPuqolO18BNH5Q

Continue Reading

Destaque

Copyright © 2021 ocimar.com. Todos os direitos reservados.