Conecte-se conosco

Esportes anúncio

Os efeitos da globalização no futebol mundial em ano do maior evento da modalidade

Publicado

em

Denis Rodrigues da Silva, professor de História do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), explica como um mundo globalizado reflete em todas as esferas do principal esporte do planeta

São Paulo, 21 de setembro de 2022 – No Brasil, o futebol é um dos assuntos preferidos e mais falados pela população. Ele é debatido em todos os lugares, desde os programas de televisão aos botequins. Tendo em conta as devidas proporções, os efeitos do fenômeno da globalização também passaram a ser observados em diferentes ambientes, inclusive no futebolístico.

A globalização atinge todas as faces sociais, como o futebol. Dessa forma, o sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman, em 1999, dizia haver redundância na distribuição de privilégios e carências que podem ser uma forma de observação sobre o tema.

A globalização, o futebol e os reflexos da desigualdade sempre andaram juntos independentemente do ano e época, entretanto, em ano de realização do maior evento da modalidade, esses fatores são ainda mais evidenciados.

O professor de História do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), Denis Rodrigues da Silva, explica: ao mesmo tempo que o evento revela uma expectativa com dimensões globais, acessível por meio da televisão (meio ainda entendido como privilégio por muitos), também ressalta aos olhos, em notícias menos evidentes, os contrastes da união de jogadores valorizados e contratos valiosos e, de outro lado, povos mais humildes acompanhando o evento; de altos valores das camisetas oficiais vendidas nos sites e lojas especializadas opostos às réplicas da 25 de Março, em São Paulo capital.

Mas, Denis considera que os efeitos globalização devem ser analisados localmente. O professor exemplifica que o Brasil é comumente associado ao gosto pelo futebol. O evento figura as ruas, que são pintadas pelas comunidades, mobiliza a moda com a camisa canarinho e faz com que as pessoas hasteiem a bandeira nacional na porta de casa como símbolo de uma torcida. “Consequentemente, países em que não são tão fanáticos quanto o nosso, contentam-se em assistir aos jogos dos ambientes mais triviais e seguem a rotina comum dos lugares”.

As possibilidades econômicas que andam junto ao esporte também figuram como um reflexo da globalização. “Inicialmente os jogadores de contratos valiosos tendem a aparecer nas propagandas, as mais diversas, influenciando gostos e desejos de consumo, além de representarem o quanto seus valores de mercado como atletas estão à altura de seu desempenho. Esse impacto é sensível ao mercado consumidor das grandes marcas que atingem os consumidores nos diversos estados nacionais, assim como nos negócios aos quais as pessoas nem imaginam a dimensão de valores que circulam nessa esfera, portanto é de uma expressão muito complexa tais impactos. Talvez seja perceptivo num frenesi de figurinhas para um álbum, num lanche sazonal de grandes redes de fast food, mas não na dimensão dos grandes negócios que ocorrem nos bastidores do futebol”.

Denis ainda comenta as perspectivas diferentes em relação a temática da Copa desse ano, a primeira sediada no Oriente Médio. “A copa do Catar é singular para a história do futebol moderno. O país é novo, com posição autoritária, do ponto de vista dos valores democráticos, e é governado por Emir Tamim bin Hamad Al Thani, caracterizado como uma monarquia e sendo um dos países mais ricos do mundo, haja vista seu desempenho nos negócios petrolíferos. Cabe apontar a relação com os parceiros econômicos nas importações com Estados Unidos, Itália, Japão, França, Alemanha e Reino Unido, curiosamente, importantes estados à representação dos valores democráticos. Dessa forma, pode-se ao menos inferir o quanto tornar o país visível tem alguma pretensão política para ampliação dos negócios”.

Ser um país de primeiro ou terceiro mundo impacta no desempenho e na oportunidade em quesitos financeiros e de visibilidade. O historiador Denis comenta que essa questão não está no país em si, mas na sua oferta do atleta no mundo globalizado.

“Basta refletir o quanto as seleções sul-americanas do Brasil e Argentina sempre aparecem na lista das possíveis vencedoras, mesmo sendo economias subdesenvolvidas. Porém, no elenco dessas duas seleções, a maioria dos convocados jogam nos grandes clubes europeus. No entanto, países subdesenvolvidos e com menor possiblidade de explorar o ‘mercado da bola’, também tem menor chance de disputa”.

Vale destacar que apesar do Brasil ser um país em subdesenvolvimento, seu “mercado da bola” é aquecidíssimo e um dos maiores reveladores de talentos.

Por fim, o professor salienta a importância e a significância do futebol para o povo brasileiro. “Apesar de todas as evidências teóricas que nos fazem observar esse esporte magnífico por uma via sociológica e histórica, no fim de tudo, ficamos com a posição de Darcy Ribeiro, quando, em 1995, questionado por Juca Kfouri sobre a representação do futebol para o nosso povo, com maestria disse o intelectual que o futebol é a pátria do povo brasileiro. Nenhuma verdade é mais evidente.”

####

Sobre o Ceunsp – Com 60 anos de tradição e dois campi – Itu e Salto –, o Ceunsp é reconhecido por seu ensino de qualidade, com ótimos indicadores comprovados pelo MEC, Enade e Guia da Faculdade e considerado um dos maiores complexos educacionais da região. Oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visitewww.ceunsp.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes anúncio

O Pauteiro/Vox Radar: Goleiro do Catar, Valencia e VAR: começo da Copa gera mais de 4 milhões de conteúdos no Twitter

Publicado

em

A internet centrou atenções no goleiro Saad Al-Sheeb, do Catar, que falhou em um gol do Equador anulado pelo VAR Ao longo da partida, entre 13h e 15h, o termo “goleiro” foi mencionado em 55 mil ocasiões.

O tão esperado início da Copa do Mundo dominou as redes em boa parte do domingo (20). No Twitter, foram ao menos 4,2 milhões de menções (entre postagens e RTs) a conteúdos relacionados ao começo do torneio, entre os usuários brasileiros. Levantamento do software da Vox Radar, empresa especializada na análise das redes sociais, mostra que somente sobre o Equador, que venceu a seleção dona da casa na partida de estreia do mundial, foram 550 mil menções. O autor dos dois gols da vitória, Enner Valencia, fez o termo “Valencia” ser utilizado em quase 350 mil ocasiões.
Já o termo Catar apareceu em 415 mil menções ao longo do domingo, sendo 282,3 mil delas durante a partida. A internet centrou atenções no goleiro Saad Al-Sheeb, do Catar, que falhou em um gol do Equador anulado pelo VAR Ao longo da partida, entre 13h e 15h, o termo “goleiro” foi mencionado em 55 mil ocasiões. O próprio VAR, responsável por anular o que seria o primeiro gol equatoriano, esteve presente em 73,3 mil menções.
A cerimônia de abertura da Copa rememorou o torneio de 2010, realizado na África do Sul, com o clássico Waka Waka, da cantora Shakira. A nostalgia gerou 176 mil menções à música e outras 115 mil à artista. Os dados encomendados pela startup O Pauteiro levam em conta as postagens no Twitter realizadas ao longo do domingo e os termos que figuraram entre os 50 mais relevantes em cada hora do dia.

 

Continuar Lendo

Esportes anúncio

Desfrute o futebol em casa com os projetores ViewSonic

Publicado

em

Uma visão de mais de 100 polegadas permite que você assista todos os detalhes do jogo

 A ViewSonic Corp.,  fornecedora líder global de soluções visuais, apresenta um guia de projetores com certos recursos a serem levados em conta ao escolher o projetor ideal para o momento de se reunir com amigos ou familiares, enquanto desfruta os jogos do seu time de futebol, ou copa do mundo, e seus filmes favoritos.

Um bom e aconchegante ambiente e uma tela grande, tudo o que um fã precisa para começar a assistir aos próximos jogos de futebol. Graças aos projetores, hoje, você pode desfrutar os melhores jogos com uma visão de 100 polegadas a mais, que permitem assistir em detalhes cada jogada.

Atualmente, os projetores domésticos trazem uma qualidade de imagem nítida com cores vivas, que podem ser vistas claramente em uma luz ambiente. Eles são fáceis de usar e podem ser acomodados em qualquer lugar.

Alguns recursos a serem lembrados:

Resolução de cores e precisão

A resolução significa quantos pontos ou pixels são exibidos em uma imagem, para conseguir enxergá-la mais nítida e limpa; uma boa qualidade pode ser de 1.200×800 a 4K, mas com a primeira opção, você terá uma excelente visão. Para encontrar precisão nas cores, a tecnologia SuperColor™ oferece uma ampla gama de cores, com imagens reais, e se você optar por mais lúmens, evitará uma imagem fraca.

Conectividade

Um bom projetor deve ter várias opções de conectividade para conectar jogos de console, filmes, dongles sem fio e muito mais. O ideal é que haja entradas HDMI, VGA, porta USB e entrada e saída de áudio, caso você queira conectá-lo a um sistema de som.

Contraste e garantia

O contraste é um complemento ao brilho e é o que nos permite ver o preto e branco mais intenso, portanto, quanto mais contraste um projetor tiver, melhor ele será. A garantia é outro recurso a considerar, portanto, procure projetores que lhe ofereçam o maior tempo de garantia, caso ocorra algum dano.

Opções recomendadas do ViewSonic

O ViewSonic PA503W oferece uma reprodução de cores impressionante, com resolução WXGA e contraste de 22.000:1, garantindo imagens nítidas e claras. Este projetor possui 3.600 lúmens, tem economia de energia SuperEco™, que permite reduzir o consumo de energia e pode prolongar a vida útil da lâmpada.

O projetor X701HDH é ideal para Teather Doméstico e oferece 3.500 lúmens, Full HD 1080p, 20 mil horas de lâmpada e USB A para conexão a Smart Dongles. Ótimo para transmissões e campeonatos esportivos, restaurantes e bares.

Projetado para operação contínua, o LS600W é um projetor LED com uma resolução WXGA nativa de 1.280×800 e 3.000 lúmens ANSI, possui tecnologia Cinema SuperColor + para reprodução de cores vivas; possui, também, recursos de instalação flexíveis, incluindo zoom de 1,2x, ângulo de inclinação de projeção de 360 graus e correção trapezoidal H/V.

O projetor de tecnologia LED  LS500WH  não contém mercúrio ou lâmpada, o que representa uma solução mais ecológica e livre de filtros. Possui 3.000 lúmens de LED e uma alta taxa de contraste, produzindo imagens brilhantes em praticamente qualquer ambiente.

Se você está procurando um projetor portátil ou ultraportátil, os ViewSonic M1 e M2 podem  ser colocados em qualquer sala ou você pode transportá-los para o campo, praia ou para qualquer outro lugar de sua preferência. Possui alto-falantes Harman Kardon duplos para som cristalino e a lente de curta distância permite projetar imagens grandes. Inclui um slot MicroSD e uma entrada USB Tipo-A e C.

O projetor M2 é full HD LED e possui uma lente de curta distância que pode exibir imagens grandes, sua fonte de luz LED fornece mais de 30.000 horas de tempo de uso e 1.200 lúmens de brilho.  Ele tem um slot para cartão Micro SD embutido e um leitor USB Type-A, que permite exibir documentos, vídeos e outros conteúdos multimídia sem ter que se conectar a um PC. E para carregamento rápido de dados, áudio, vídeo e com fios, possui uma entrada USB Type-C. Ele também tem alto-falantes Harman Kardon duplos para som surround.

Para mai notícias e informações da ViewSonic, visite ViewSonic.com e siga a empresa no FacebookLinkedIn, Instagram, Twitter,    TikTok  e YouTube.

Fundada na Califórnia, a ViewSonic é uma fornecedora líder global de soluções visuais com presença em mais de 100 cidades. Como uma empresa inovadora e visionária, a ViewSonic está comprometida em fornecer soluções abrangentes de hardware e software, incluindo monitores, projetores, sinalização digital, quadros interativos ViewBoard e o ecossistema de software myViewBoard. Com mais de 30 anos de experiência em soluções visuais, a ViewSonic estabeleceu uma imagem forte, oferecendo soluções inovadoras e confiáveis para os mercados de educação, empresarial, consumidor e profissional, ajudando seus clientes a “ver a diferença”. Para obter mais informações sobre a ViewSonic, visite www.viewsonic.com/la

 

Continuar Lendo

Esportes anúncio

Em clima de futebol, promoção no Kwai oferece mais de R$ 300 mil em prêmios

Publicado

em

A promo #OJogoNãoPara convida usuários do app para participar de desafios que oferecerão prêmios diversos

Até o dia 14/12, todos os torcedores poderão participar da promoção #OJogoNãoPara no Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos e patrocinador oficial das Seleções Masculina e Feminina de Futebol. A campanha, que já está no ar, traz atividades dentro da plataforma em que o usuário deve cumprir diferentes missões  para garantir números da sorte e concorrer a prêmios diversos. Em tempo de muita emoção pelo futebol, o Kwai não poderia escolher outro tema para uma promo e para os desafios senão o esporte e a torcida pela nossa Seleção Brasileira no mundial.

Na página especial de “#OJogoNãoPara” no app, o usuário será informado sobre qual atividade está vigente, serão seis dentro de um mês, todas com um tema diferente. A mecânica é simples: para concorrer ao prêmio da semana, é preciso postar um conteúdo com a hashtag da missão. Depois de postar, o usuário ganha um número da sorte para concorrer a presentes que vão de camisetas exclusivas a pelúcias oficiais da Seleção Brasileira, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e mais.

A primeira missão será “Boa Sorte Seleção” e estará vigente de 14/11 a 20/11. Nela, o participante deve postar um conteúdo no seu perfil com a hashtag #boasorteselecao, mostrando uma mensagem positiva de incentivo para nossos ídolos que disputarão o campeonato. Quem participar ganha um número da sorte para concorrer a pacotes de dados para celular e assim não correr o risco de perder nenhum lance ou comentário dos jogos direto do seu aparelho. Em outra missão, ao postar a hashtag e o look com o qual vai curtir os jogos da Seleção, o participante concorre a vale-presentes para comprar roupas e dar aquele “up” no visual.

Ao final da promo, todos que participarem de ao menos uma etapa concorrem a um sorteio de vouchers no valor de R$ 25 mil em dinheiro para gastar com o que quiser. Serão entregues, portanto, mais de R$ 300 mil em prêmios até o dia 14/12. O regulamento da promoção e outras informações podem ser consultados na página especial de “#OJogoNãoPara” no Kwai.

Clique aqui e confira o filme da promoção.

 

Sobre o Kwai
Um dos aplicativos gratuitos mais populares do Brasil, o Kwai permite que o público crie seu próprio conteúdo e compartilhe vídeos online de forma fácil, inclusiva e acessível, em um universo interativo que possibilita a conexão de pessoas. Com a missão de tornar a vida das pessoas mais felizes, o Kwai acredita que todos os pequenos momentos da vida merecem ser compartilhados. O app está disponível nos sistemas iOS e Android, na App Store e no Google Play . Saiba mais em: kwai.com.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2021 ocimar.com. Todos os direitos reservados.