Conecte-se conosco

Visão

Orquestra Ouro Preto estreia “Hilda Furacão, a Ópera”, em SP

Publicado

em

Uma das personagens mais icônicas da literatura e da teledramaturgia brasileira ganha uma versão operística inédita com adaptação e música original de Tim Rescala; a estreia acontece nos dias 5 e 6 de novembro no Theatro Municipal de São Paulo, e seguirá para apresentações em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro

A Orquestra Ouro Preto estreará nos dias 5 e 6 de novembro, em São Paulo, “Hilda Furacão, a Ópera”, uma adaptação do aclamado romance de Roberto Drummond, imortalizado na célebre minissérie dos anos 90. Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, a montagem promete capturar a intensidade dos sentimentos e a complexidade dos dilemas da personagem que desafiou as convenções sociais de uma conservadora Belo Horizonte dos anos 60.

As apresentações na capital paulista serão realizadas no Theatro Municipal de São Paulo, e os ingressos já estão à venda no site e na bilheteria da casa. Na sequência, a produção será apresentada em Belo Horizonte, nos dias 21 e 22 de novembro, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, e no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25 do mesmo mês.

Com música original de Tim Rescala e direção de cena de Julliano Mendes, “Hilda Furacão, a Ópera” celebra a riqueza da cultura brasileira em uma produção cantada em português. Dividido em dois atos, o espetáculo explora os dilemas éticos, sociais e religiosos da época.

O elenco conta com renomados cantores líricos brasileiros, prometendo emocionar o público com uma montagem impactante: Carla Rizzi interpreta Hilda, Jabez Lima é Frei Malthus, Marília Vargas é Loló Ventura, Marcelo Coutinho encarna Nelson Sarmento, Johnny França é Aramel, e Fernando Portari representa o narrador e autor Roberto Drummond.

Com uma sólida trajetória na cena operística brasileira, a mezzo-soprano Carla Rizzi possui vasta experiência como atriz, emprestando à personagem toda a força dramática que ela demanda. A cantora repete a parceria com a Orquestra Ouro Preto, cujo último trabalho foi a bem-sucedida montagem “Auto da Compadecida, a Ópera”, assim como Jabez Lima, tenor que interpreta Frei Malthus.

Uma das vozes mais proeminentes da ópera nacional, Jabez Lima empresta seu talento ao jovem frei que vive os dilemas entre o desejo da santidade e a tentação de seus sentimentos. O tenor, que interpretou João Grilo na versão mineira da obra de Suassuna, mostra toda a sua versatilidade e excelência agora em uma faceta dramática.

O romance do escritor mineiro Roberto Drummond conta a história de Hilda, uma jovem bela e rebelde que rompe com as expectativas ao abandonar sua vida de prestígio e refugiar-se na zona boêmia da capital mineira. Sua jornada se entrelaça com a de Frei Malthus, um jovem religioso determinado a transformar a vida dos habitantes da região. Esse encontro desencadeia uma série de conflitos éticos e sociais, em um confronto entre desejo e dever, liberdade e moralidade. Uma narrativa que encontra na ópera a linguagem perfeita para seu desenvolvimento dramático, somando-se ao panteão de grandes heroínas do gênero, como Carmen e Aida, consolidando o caminho para a criação de uma ópera nacional que dialoga com nossa história, cores e sons.

“Hilda tem tudo que a gente procura em um libreto, sob o ponto de vista operístico, para levar uma história para o palco. É rica nos conflitos, nas reflexões, na dramaturgia e nesse equilíbrio entre o drama e os momentos cômicos. Além disso, Hilda é uma personagem feminina muito importante da nossa literatura, que carrega fortes reflexões sobre liberdade, imposições sociais e sobre traçar seu próprio destino. Tudo isso faz dela uma protagonista perfeita para esse ciclo de óperas que a Orquestra Ouro Preto vem desenvolvendo”, explica o maestro Rodrigo Toffolo.

Tim Rescala, que repete a parceria operística com a formação mineira após a bem-sucedida montagem de “Auto da Compadecida, a Ópera”, reforça as qualidades da narrativa que agora chega aos palcos. “Hilda tem todos os elementos para se tornar uma ópera: uma trama instigante e trágica, talvez até tragicômica, personagens fortes, carismáticos e uma grande carga emocional”, enumera.

Para as composições originais, Tim Rescala incorporou elementos da música popular da época, sobretudo o que se ouvia pelo rádio, ao discurso operístico. “Não só a música brasileira, mas também a norte-americana, incluindo os boleros que tanto sucesso fizeram no mundo todo neste período. Esse cancioneiro marcou muito essa época e procurei incorporar esse universo sonoro à partitura para criar algo híbrido, em uma ópera com ares de musical”, avalia o compositor.

Com a estreia de “Hilda Furacão, a Ópera”, a Orquestra Ouro Preto reafirma sua busca pela criação de um repertório operístico brasileiro e convida o público a mergulhar em uma jornada de amor, fé e desafio às normas estabelecidas.

 

SERVIÇO

Orquestra Ouro Preto estreia “Hilda Furacão, a Ópera”

 

São Paulo

Data: 5 e 6 de novembro de 2024

Horário: Às 20 horas

Local: Theatro Municipal de São Paulo (praça Ramos de Azevedo, s/n, República. SP)

Ingressos: No site e na bilheteria do Theatro

Informações: www.orquestraouropreto.com.br

 

Belo Horizonte

Data: 21 e 22 de novembro de 2024

Horário: Às 20 horas

Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1537, centro. BH)

Ingressos: No site e na bilheteria do Theatro

Informações: www.orquestraouropreto.com.br

 

Rio de Janeiro

Data: 24 e 25 de novembro de 2024

Horário: Domingo, às 18h, e segunda, às 20h

Local: Cidade das Artes (avenida das Américas, 5.300, Barra da Tijuca. RJ)

Ingressos: No site e na bilheteria do Theatro

Informações: www.orquestraouropreto.com.br

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão

Banda Seu Desejo comanda noite especial de sua label ‘Desejando’, neste sábado, no Rio de Janeiro

Publicado

em

Neste sábado (15), o Espaço Hall recebe a banda de forró romântico mais ouvida do Spotify para um show de três horas sem interrupções e um repertório repleto de sucessos

Falta apenas um dia para os “Desejeiros” do Rio de Janeiro viverem uma noite inesquecível ao som da Banda Seu Desejo! Nesta sexta-feira (15), o Espaço Hall recebe a label Desejando, um projeto itinerante que está conquistando o Brasil e que promete uma apresentação especial com três horas ininterruptas de forró romântico. Comandado pelas vozes marcantes de Yara Tchê e Alessandro, o festival celebra também o sucesso do DVD “Nosso Tempo é Agora”, que acaba de completar um ano desde sua gravação em Fortaleza e já ultrapassou a marca de 210 milhões de visualizações no YouTube.

A Banda Seu Desejo segue como a mais ouvida do forró no Spotify, somando mais de 2,5 milhões de ouvintes mensais e emplacando sucessos como “Cama de Solteiro”, que ultrapassou 52 milhões de views, e “Beijos, Blues e Poesia”, que viralizou nas redes sociais. O show no Rio faz parte da expansão da label Desejando, que estreou com sucesso absoluto em São Paulo e segue para novas capitais, com edições confirmadas em João Pessoa (PB) no dia 5 de abril e Fortaleza (CE) em maio.

Com um repertório que mistura os hits recentes e o icônico bloco “Baú da Desejo”, o festival Desejando proporciona uma experiência única e nostálgica aos fãs. O projeto continua levando emoção por onde passa, reunindo gerações e tornando cada apresentação um momento inesquecível para os amantes do forró romântico.

Serviço:
Festival Desejando | Banda Seu Desejo
📍 Local: Espaço Hall – Rio de Janeiro
📅 Data: 15 de março de 2025
⏰ Horário: A partir das 22h
🎟 Ingressos: Disponíveis em www.uhuu.com

Continuar Lendo

Visão

Aline Sousa é destaque no TOP3 de Influenciadores de RH de 2024

Publicado

em

Aline Sousa, especialista em Recursos Humanos, foi reconhecida como uma das maiores influenciadoras de RH de 2024. O prêmio celebra profissionais que, com suas expertises e conteúdos, ajudam a transformar o cenário do mercado de trabalho no Brasil oferecendo insights sobre gestão de pessoas, desenvolvimento de carreira e liderança.

A maior premiação da Internet promovida pelo iBest tem como objetivo eleger os profissionais mais influentes do Brasil nas áreas de RH e Gestão de Pessoas, com votação tanto do público como da Academia.

Em resposta ao reconhecimento, Aline compartilhou sua gratidão e entusiasmo. “Fico extremamente feliz e honrada com essa conquista, que reflete o trabalho árduo de sempre oferecer conteúdo relevante para minha rede. Esta premiação é um incentivo para continuar contribuindo com mais ideias e estratégias que possam ajudar profissionais de RH e organizações a evoluírem constantemente. Sou grata a todos que confiam no meu trabalho”.

Aline também comentou sobre a importância das novas tendências de RH e como a colaboração entre profissionais do Setor tem sido fundamental para gerar inovação. ” Cada vez mais, tem sido compreendido o papel estratégico do RH nas organizações. A personalização da experiência do colaborador, o uso de Inteligência Artificial e a criação de ambientes corporativos mais acolhedores e inclusivos são tendências cada vez mais presentes nas empresas. Como criadora de conteúdo e voz amplificadora de boas práticas de Gente e Gestão, acredito que a minha missão seja de conscientização atrelada à prática, fornecendo reflexões e atualizações sobre o futuro do trabalho. A troca de conhecimento entre colegas de profissão é essencial para criar ambientes de trabalho mais saudáveis, seguros e plurais. Vamos seguir juntos, crescendo e aprendendo para fortalecer ainda mais o mercado de trabalho no Brasil”.

Sobre Aline Sousa

Aline Sousa é uma das maiores influenciadoras digitais do LinkedIn (700k seguidores) e Top 3 do Prêmio ibest. Também já foi indicada por outras premiações como Top Of Mind e Go Integro, além de ter conquistado o segundo lugar no HR Brasil Favikon, Top 3 Mundial e Business Influencer.

Bacharel em Administração de Empresas e mestranda em Gestão de Equipes e Negócios, a influenciadora possui MBA em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional, Certificação Internacional em Análise Comportamental, pós-graduação em Coaching e Desenvolvimento de Lideranças e Especialização em Docência no Ensino Superior.

Aline já trabalhou com mais de 50 marcas nacionais e internacionais atuando como Headhunter, Consultora de Recursos Humanos, Treinamento Corporativo, Mentora de Carreira e Palestrante.

A também professora universitária é co-autora do livro “Recursos Humanos – O Capital Humano das Organizações”, junto ao Professor Idalberto Chiavenato.

É fundadora da Expery Company, que presta serviços de treinamento in company sobre Aquisição de Talentos e Jornada do Colaborador.

 

Continuar Lendo

Visão

Maior experiência Genesis no mundo, Genetics chega a São Paulo com show em comemoração aos 50 anos do álbum The Lamb Lies Down on Broadway

Publicado

em

Apresentação acontecerá no dia 12 de março no Teatro Frei Caneca e os ingressos já estão à venda pelo site Uhuu!

Crédito: divulgação Genetics / baixe imagens aqui

Genetics – nas palavras do guitarrista Steve Hackett “a maior experiência Genesis no planeta” – chega a São Paulo com um show especial para celebrar um dos mais emblemáticos e belos álbuns da história do rock: The Lamb Lies Down on Broadway. Será uma apresentação única no Teatro Frei Caneca, em São Paulo, na quarta-feira12 de março de 2025. Os ingressos estão à venda pelo site Uhuu!.

The Lamb Lies Down on Broadway, álbum conceitual gravado e apresentado ao vivo em turnê nos anos de 1974 e 1975, se tornou um marco histórico na evolução criativa do Genesis, levando sua música a limites inimagináveis.

O disco conta a história de Rael, um jovem porto-riquenho em Nova York, que embarca em uma viagem fantástica em busca de si mesmo. Aclamado por sua complexidade e profundidade, o álbum duplo tornou-se uma obra-prima do rock progressivo e uma referência obrigatória para os amantes do gênero.

Para celebrar os 50 anos deste álbum icônico, os Genetics apresentam um show que encena e respeita fielmente a produção original, incluindo as luzes e projeções que fizeram parte da turnê do Genesis nos anos 70.

Como poucos fãs tiveram a oportunidade de assistir o Genesis ao vivo, o espetáculo é uma oportunidade única para os fãs reviverem a essência da banda britânica e para as novas gerações conhecerem mais de perto a obra de um dos maiores nomes do rock de todos os tempos.

Sobre Genetics

Considerada uma das mais importantes bandas tributo ao Genesis, o Genetics é conhecido por recriar sua música nos palcos com precisão e paixão únicas e pela fidelidade às gravações originais. Com mais de uma década na estrada, conseguiram captar de maneira ímpar a essência da banda britânica e, em diversas ocasiões, se apresentaram ao lado de Steve Hackett, guitarrista da formação clássica ao lado de Peter Gabriel, Phil Collins, Tony Banks e Mike Rutherford.

Serviço

Evento: Genetics – 50 anos de The Lamb Lies Down on Broadway

Data: 12 de março de 2025 (quarta-feira)

Local: Teatro Frei Caneca

Endereço: R. Frei Caneca, 569 – &o andar do Shopping Frei Caneca

Horários: 19h (abertura da casa) / 20h30 (início do show)

Preços: Ingressos a partir de R$ 150,00

Ingressos à venda pelo site Uhuu!

Classificação etária: Livre. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis e crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.

Mais informações: https://www.teatrosabespfreicaneca.com/

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.