Conecte-se conosco

Cultura

Ópera Suor Angelica faz duas sessões no Teatro Sérgio Cardoso

Publicado

em

Nos dias 25 e 26 de julho de 2024, quinta e sexta-feira, às 20h30, o Teatro Sérgio Cardoso, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Paulista dos Amigos da Arte será palco da ópera Suor Angelica, de Giacomo Puccini, com direção geral de Paulo Esper. A entrada é gratuita, proporcionando um acesso democrático.

Sobre a Ópera: Suor Angelica é uma ópera em um ato de Giacomo Puccini. A história gira em torno de Angélica, uma jovem da alta aristocracia fiorentina, que é enviada a um convento após dar à luz como mãe solteira. Sete anos depois, Angélica recebe a visita de sua tia, uma princesa, que lhe traz a devastadora notícia da morte de seu filho. Desesperada e tomada pela dor, Angélica decide tirar sua própria vida. Antes, ela pede perdão à Madonna e é perdoada, seguindo para o céu para se reunir com seu amado filho.

 Crédito: Giorgi Bastos 

Ficha técnica:
Projeto A Caminho do Interior do Consulado Geral da Itália em São Paulo e Istituto Italiano di Cultura San Paolo
Correalização Orquestra Sinfônica de Santo André
Direção musical e regência Mto Abel Rocha
Grande elenco de solistas feminino
Direção cênica Caio  Bichaff
Direção geral e artística Paulo Esper

Serviço:
Suor Angelica
Data: 25 e 26 de julho de 2024, quinta e sexta-feira, às 20h30,
Ingressos: Entrada gratuita | Retirada de ingressos através do site Sympla 
Local: Teatro Sérgio Cardoso – R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Classificação: 10 anos
Duração: 60 minutos

Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Publicado

em

Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de agosto de 2025, cinco estudantes vão representar o país durante a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), em Mumbai, na Índia. Já em setembro, entre os dias 01 e 07, dez alunos vão disputar medalhas na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.

 

A preparação está a todo vapor! Nossos estudantes já iniciaram uma série de treinamentos para enfrentar os melhores estudantes do mundo em astronomia e astrofísica e trazer mais medalhas para o nosso país.

IOAA 2025

Para a 18ª edição da IOAA, a delegação brasileira é composta pelos alunos: Franklin Da Silva Costa, de Recife (PE), Francisco Carluccio De Andrade, de Campinas (SP), Giovanna Karolinna Ribeiro De Queiroz, de São Paulo (SP), Luca Pieroni Pimenta, de Valinhos (SP) e Lucas Amaral Jensen, de Itapetininga (SP). Os líderes da equipe serão os professores Júlio César Klafke e Eduardo Henrique Camargo de Toledo.

 

A IOAA é uma competição anual que reúne equipes de diversos países, formadas por até cinco alunos e dois professores. O objetivo principal da competição é estimular o interesse dos jovens pela astronomia e astrofísica. Neste ano, o evento conta com o apoio do Governo da Índia, por meio do DAE, DST e do projeto Vigyan Pratibha (HBCSE).

 

OLAA 2025

Como o Brasil será sede da OLAA, o país pode contar com até duas equipes, com cinco estudantes cada. O primeiro time é formado por Felipe Maia Silva, de Fortaleza (CE), Filipe Ya Hu Dai Lima, de Fortaleza (CE), Lucas Praça Oliveira, de Fortaleza (CE), Isabela Xavier De Miranda, de Rio De Janeiro (RJ) e Luís Fernando De Oliveira Souza, de Cassilândia (MS).

Já o segundo, conta com Eyke Cardoso De Souza Torres, de Ourilândia Do Norte (PA), Guilherme Waiandt Moraes, de Fortaleza (CE), Gustavo Globig Farina, de Fortaleza (CE), João Victor Evers Cordeiro, de Fortaleza (CE) e Larissa França Souza, de Goiânia (GO). Ambos os grupos brasileiros da OLAA serão liderados pelos professores Thiago Paulin Caravielo e Hugo Fares Menhem.

 

Os suplentes são: Davi Lucas Marques Freitas, de Fortaleza (CE), Guilherme De Mare Melo, de São Paulo (SP), Michele Liana Schneider Campos, de Brusque (SC), Paulo Isidro Reis De Lima, de Fortaleza (CE) e Renato Cotrim De Lima Bello, de Araçatuba (SP).

 

A OLAA é uma olimpíada internacional que reúne estudantes do ensino médio de diversos países da América Latina, com o objetivo de promover o conhecimento em astronomia e astronáutica, além de incentivar a cooperação entre jovens cientistas do continente.

 

Organizadores da OBA

A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com os Deputados Federais Tabata Amaral, André Janones, Vitor Lippi, Ismael Alexandrino, Senador astronauta Marcos Pontes, Centro Universitário Facens, BTG Pactual, Bizu Space, UERJ, Força Aérea Brasileira e Agência Espacial Brasileira.

 

A OBA ainda tem como embaixadores os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica.

Continuar Lendo

Cultura

O Instituto Bienal Amazônia e a Saphira Ventura Gallery anunciam a segunda edição do evento “Side by Side: Innovation in Focus”, durante a Bienal de Arquitetura de Veneza

Publicado

em

 

O Instituto Bienal Amazônia e a Saphira Ventura Gallery anunciam a segunda edição do evento “Side by Side: Innovation in Focus”, que acontecerá durante a Bienal de Arquitetura de Veneza, de 21 de junho a 15 de julho de 2025, dividida em duas etapas. Este evento de grande relevância reunirá um grupo seleto de arquitetos brasileiros de renome internacional e artistas de diversas nacionalidades, todos comprometidos com a promoção da sustentabilidade e da inovação.

 

O “Innovation in Focus” servirá como um palco para a apresentação de um conjunto de obras e projetos que refletem as mais recentes abordagens em arquitetura e design sustentável. Com o apoio da FGV – Europa, ODS Amazônia e New York Contemporary Art Society, este programa internacional visa destacar a importância da arte e da arquitetura como ferramentas fundamentais para a comunicação social e a educação ambiental.

Sob a curadoria de Alcinda Saphira e a coordenação do economista Louis Ventura, PhD, o evento não apenas apresentará exposições, mas também incluirá seminários que promovem um diálogo crítico sobre os desafios e soluções para um futuro sustentável. Este tour criativo incorpora a diversidade de vozes – incluindo artistas, arquitetos, designers, acadêmicos, ambientalistas e diplomatas – criando um manifesto que busca dar voz àqueles que muitas vezes ficam sem representação.


Os arquitetos participantes incluem nomes de destaque como Benedito Abbud (SP), Seferin Arquitetura da Saúde (Brasil), Patrícia O’Reilly (SP) e Ester Carro (SP). Além deles, um conjunto de artistas novos e estabelecidos também fará parte do evento, incluindo Bari Bing (EUA), Ju Barros (Brasil), Maycon Nunes (Brasil), Ana Olivier & Ricardo Stumn (Brasil), Barbara Tyler (EUA), Saori Kurioka (Japão/EUA), Maria T Ason (EUA), Mathilda (Argentina), Ali CXC (Turquia), Dominika Koczot & Greg Hajdarowicz (Lisboa), Renata Ferraz (Brasil), Nashimia, Rose Maiorana (Brasil) , Pedro Gui (Brasil) e Liz Carvalho (EUA), além de Júlia Isabel (Croácia).

Este programa itinerante culminará na COP30, que será realizado em Belém do Pará, cidade base do Instituto Bienal Amazônia, presidido por Alcinda Saphira e co-fundado pela arquiteta Milene Coutinho, que ocupa a diretoria de arte. O “Side by Side: Innovation in Focus” não só oferece temas para reflexão, mas também explora o lado técnico e funcional da arquitetura, demonstrando que a inovação pode e deve caminhar lado a lado com a responsabilidade ambiental.

Veneza, com sua rica tradição cultural e artística, abrirá suas portas para acolher este importante evento, envolvendo a comunidade local e promovendo um diálogo que transcende fronteiras. Junte-se a nós nesta jornada de inovação e conscientização, onde a arte e a arquitetura se encontram em defesa de um mundo mais justo e sustentável.


Data: 21 de junho – 15 de julho de 2025 (dividido em 2 etapas: de 21 a 30 de junho e de 03 a 15 de julho)

 

Local: Bienal de Arquitetura de Veneza

Curadoria: Alcinda Saphira

Coordenação: Louis Ventura, PhD

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Realização: Instituto Bienal Amazônia e Saphira & Ventura

Apoio: Bienal Somos Todos Amazônia, FGV Europe, Câmara de Comércio Brasil-EUA, NYICAS, IDEA Paris, Instituto DS Amazônia, e e-DAU

INFORMAÇÕES

info@artSVgallery.com

www.InstitutoBienalAmazonia.org | www.SaphiraVentura.com

Continuar Lendo

Cultura

Workshop de IA gratuito para professores

Publicado

em

Juliana Santos, especialista em uso de telas digitais, promove workshop inédito sobre engenharia de prompt e personalização de inteligência artificial para educadores
São Paulo, 04 de junho de 2025 – Professores que desejam se adaptar ao uso estratégico de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, têm uma oportunidade exclusiva: no dia 11 de junho, às 20h, a pedagoga, especialista em tecnologia educacional Juliana Santos realiza o workshop gratuito “IA na Prática para Educadores: Engenharia de Prompt e Personalização Avançada”.
Voltado especialmente para docentes da educação básica e superior, o encontro online irá apresentar os princípios da engenharia de prompt, demonstrando como personalizar e explorar ao máximo recursos de IA para otimizar planejamento de aula, correção de atividades, atendimento individualizado e criação de conteúdo.

Juliana Santos, especialista em uso de telas digitais

“A inteligência artificial não substitui o professor, ela transforma a forma como ele pode ensinar e se conectar com os alunos. O que falta para muitos é saber como usar, com ética, clareza e criatividade”, explica Juliana.
O evento será transmitido via Google Meet e as vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o preenchimento total das vagas.

📌 Workshop: IA na Prática para Educadores
📅 Data: 11 de junho
⏰ Horário: 20h
💻 Plataforma: Google Meet
🎓 Público-alvo: Professores e profissionais da educação
💡 Tema: Engenharia de prompt e personalização avançada com IA
💰 Gratuito | Vagas limitadas
Inscrições: https://chat.whatsapp.com/IR83ayEp2ys01p6oKpkbEc
Serviço:
Instagram: @julyanasantos.br

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.