Conecte-se conosco

Variedades

Olabi cria “Computação Sem Caô” com objetivo de democratizar o ensino da ciência da computação

Publicado

em

Canal no Youtube promove o pensamento computacional e a visão científica no ensino tecnológico

Estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial em 2018 sobre o futuro dos empregos e habilidades aponta que 65% das crianças que hoje estão nos primeiros anos escolares trabalharão em uma função que ainda não existe. O mesmo estudo mostra como as habilidades técnicas e o entendimento de como as máquinas operam é cada vez mais central na sociedade.

Esse cenário somado ao desejo de informar mais as pessoas sobre o potencial da ciência da computação levou o Olabi a criar o Computação sem Caô. O projeto se utiliza de um canal no Youtube, com uma série de vídeos na internet, para disseminar conteúdos educacionais e estimular a discussões relevantes para o futuro do trabalho.

O principal objetivo é aumentar o interesse dos cidadãos sobre o universo da computação, estimulando um maior número de inscritos em formações e cursos especializados e ampliando as discussões sobre as ferramentas tecnológicas que fazem parte do nosso dia a dia.

O conteúdo foi montado com a colaboração de professores renomados da área de Ciência da Computação e especialistas em conteúdo para internet. Ana Carolina da Hora, estudante de ciência da computação da PUC Rio, moradora da Baixada Fluminense e integrante da equipe do Olabi é quem conduz os vídeos.

No episódio de lançamento, a sua avó aparece como um personagem. E a partir da interação das duas é possível entender funciona a ligação por Skype. “Partimos sempre de questões cotidianas e de aplicações que são conhecidas pelas pessoas, para explicar os conceitos e até estimular perguntas e questionamentos mais amplos. Você já pensou, por exemplo, se dá para codificar o pensamento?”, explica Ana Carolina.

A cada semana um novo vídeo aborda dúvidas comuns e usa os questionamentos do cotidiano para explorar o universo científico. Como funciona um trem sem motorista, o Waze, a inteligência artificial do celular são alguns dos temas. Comportamentos culturais embutidos nos sistemas computacionais, o que fazem os cientistas da computação no dia a dia e como é ser mulher nessa cena tão masculina também são assuntos abordados.

Além de trabalhar pela democratização dos conceitos da computação, o projeto busca ampliar a diversidade de raça e gênero no universo científico e tecnológico. Segundo levantamento disponível no site Pretalab,com, projeto também do Olabi, durante 120 anos de escola de engenharia da USP, apenas 10 mulheres negras se formaram.

“Ciência da computação é um campo cheio de oportunidades. Quero mostrar o porque sou apaixonada por essa área e como ela pode abrir caminhos para atividades profissionais. Vou desmistificar a tecnologia e mostrar que qualquer um pode aprender”, fala Ana Carolina.

O projeto é uma realização da organização social baseada no Rio de Janeiro Olabi, que atendeu já mais de 20 mil pessoas com atividades educacionais para democratizar a produção de tecnologias. É também uma das iniciativas apoiadas pelo programa de Divulgação Científica do Instituto Serrapilheira, a primeira instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil. Em 2018, junto a outros 13 projetos, o Computação sem Caô foi selecionado para receber um aporte do Serrapilheira para viabilizar e alavancar suas atividades.

Clique aqui e conheça o canal do Computação sem Caô no YouTube.

Sobre o Olabi

O Olabi é uma organização social que trabalha desde 2014 para democratizar as tecnologias. Com atividades que ampliam acesso ao universo da inovação, a organização já foi destaque em conferências e eventos de mais de 25 países nos cinco continentes. Sua sede no Rio de Janeiro, abriga um makerspace parte da rede global de fablabs, laboratórios de fabricação digital criados na universidade MIT dos EUA. Dentre os projetos carro-chefe está o Pretalab, rede de mulheres negras na tecnologia, que auxilia empresas na contratação de times mais diversos.


Ana Carolina Da Hora, apresentadora do canal “Computação Sem Caô”
Divulgação

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba de Valinhos de 2025 já tem data para acontecer

Publicado

em

A 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba da cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, vai acontecer entre os dias 17 de janeiro e 02 de fevereiro de 2025. Considerada uma das festas mais populares do Estado de São Paulo, o evento promete agitar a população valinhense e de toda a Região Metropolitana de Campinas. A festa, que vai acontecer no Parque Monsenhor Bruno Nardini, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos, e tem a realização, assim como no ano passado, da Organização Estrela, uma das maiores empresas de entretenimento do Estado de São Paulo.

É importante destacar, assim como na edição do ano passado, a excelente parceria entre a empresa promotora do evento e a prefeitura municipal. Em 2023, para garantir um melhor conforto e segurança para o público, uma grande reforma foi realizada no Parque Monsenhor Bruno Nardini. A revitalização incluiu as entradas principais, rampa de acesso ao local, pavilhão de frutas, os palcos, o redondel, os banheiros, as lanchonetes, a tenda do Fundo Social de Solidariedade e áreas comuns do estabelecimento inteiro. Todo o trabalho foi realizado em conjunto com as Secretarias de Serviços Públicos, da Cultura e de Esportes e Lazer, além da empresa Organização Estrela.

74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba de Valinhos de 2025 já tem data para acontecer

“O evento traz visibilidade à cidade sob diversos aspectos como a rede hoteleira, o comércio e o setor de serviços de Valinhos. Além dos grandes shows, a população valinhense e os visitantes podem curtir ainda apresentações no Palco das Frutas, no Palco do Restaurante e na Tenda do Rock, onde os artistas regionais se apresentam, fomentando a cultura local e ampliando o repertório oferecido. É um prazer poder fazer parte da organização desta grande festa pelo terceiro ano consecutivo”, comenta Lucas Vilalta, diretor da Organização Estrela.

Nos próximos dias será divulgada a programação completa da festa, assim como os shows e demais atrações.

FESTA
A Festa do Figo é comemorada todos os anos desde 1939. Conhecida nacionalmente como “Capital do Figo Roxo”, Valinhos realiza há décadas a tradicional festa. O evento conta com exposição e venda de frutas, praça de alimentação, shows, e claro, muitas comidas típicas. A festa teve sua primeira edição em 1939 e foi constituída para juntar recursos financeiros para a construção da Igreja Matriz de São Sebastião (padroeiro da cidade). O principal incentivador do festejo foi o então jovem e recém-chegado padre Bruno Nardini.

Uma das criações dele foi o Festival da Colheita, para a população comprar muitas frutas, entre elas o figo roxo. A fruta que dá o nome à festa veio através de um imigrante italiano chamado Lino Busatto. Ele chegou em Valinhos e implantou, na década de 1910, a criação do figo roxo. Na mesma época foi iniciada a produção da fruta em larga escala por diversos produtores da região.

74ª FESTA DO FIGO E 29ª EXPOGOIABA
Data: 17 de janeiro a 02 de fevereiro
Local: Parque Monsenhor Bruno Nardini – Rua Dom João VI, 82 – Jardim Planalto – Valinhos/SP.
Mais informações: https://www.instagram.com/festadofigo.valinhos/

Continuar Lendo

Variedades

Symone Morena lança parte 1 do audiovisual ‘Bar da Morena’, nesta sexta (06/12), nas plataformas digitais

Publicado

em

A cantora Symone Morena se prepara para um marco em sua carreira com o lançamento da parte 1 do projeto audiovisual ‘Bar da Morena’, que estará disponível em todas as plataformas digitais na próxima sexta-feira, dia 06 de dezembro.

Gravado em 05 de novembro em Salvador, o projeto celebra a autenticidade e o carisma de Symone, trazendo um repertório que combina faixas inéditas e releituras de sucessos. Com um clima intimista e cheio de energia, a gravação contou com as participações especiais de grandes nomes da música: Tays Reis, Raphaela Santos, Priscila Senna e Klessinha.

Essa primeira parte do audiovisual tem como aposta o hit “Infiel Jamais”, gravado com a participação da cantora Klessinha. Além dela, as canções “Permanentemente”, “Na Maldade” e “Nasci pra te amar” fazem parte do set list.

Symone Morena lança parte 1 do audiovisual ‘Bar da Morena’, nesta sexta (06/12), nas plataformas digitais

A parte 2 do lançamento do ‘Bar da Morena’ está prevista para 31 de janeiro de 2025, e promete ser um sucesso absoluto, conquistando novos públicos e consolidando ainda mais o espaço de Symone Morena no cenário musical. O projeto chega com força total e já abre caminho para futuras edições que devem ampliar o alcance e o impacto da artista.

Continuar Lendo

Variedades

Paula Guilherme se une a Melody e ao DJ Lucas Beat no single “Galopada”

Publicado

em

OUÇA AQUI

baixe imagens aqui
A cantora Paula Guilherme disponibilizou em todas as plataformas de streaming, via SoundOn, o single “Galopada”. Na faixa, que une mais uma vez o talento, carisma e estilos únicos de Paula e Melody, elas trabalharam ao lado do renomado produtor DJ Lucas Beat.

 

Com uma mistura explosiva e contagiante de ritmos – funk, pop, sertanejo e agronejo – a faixa segue a trilha de suas antecessoras e promete movimentar as redes e agitar as pistas e os rodeios.

 

Paula Guilherme é uma talentosa cantora sertaneja, natural da cidade de Livramento, Paraíba. Com apenas 16 anos de idade, ela se destaca por sua voz forte, potente e marcante. Desde os nove anos, Paula vem conquistando uma legião de fãs em todo o Brasil, graças ao seu talento, carisma e repertório repleto de sofrência, romantismo e popfunk. Artista tem vários hits de sucesso como “Prova Que Me Ama” que teve a colaboração com Mc Bruninho, videoclipe já alcançou incríveis 130.073.331 milhões de visualizações no YouTube e uns dos seus últimos sucessos recentes foi com a colaboração da cantora Melody nas faixas “Barbie de Chapéu” com mais de 62.544.945 milhões de visualizações no YouTube e “Atual Idiota”com mais 14.520.286 milhões de visualizações no YouTube.

 

Melody, uma cantora e compositora nascida em São Paulo/SP, demonstrou seus talentos artísticos desde muito jovem, sendo influenciada por seu pai MC Belinho e sua irmã Bella Angel. Com apenas 4 anos de carreira, Melody já acumulou mais de 3 milhões de inscritos em seu canal oficial no YouTube, conquistando um público fiel ao redor do mundo. Seus sucessos incluem músicas originais e covers, que demonstram sua versatilidade e talento. Além disso, Melody participou de mais de 60 programas de TV, tanto no Brasil quanto no exterior, e já colaborou com diversas celebridades. Seu maior sucesso foi a música “Pipoco” que teve a colaboração com a Ana Castela e Chris no Beat, videoclipe já alcançou incríveis 279.595.920 milhões de visualizações no YouTube e mais de 1,34 bilhão de streams nas plataformas digitais.

 

DJ Lucas Beat, natural de Presidente Prudente, DJ (Produtor músical) descobriu a fórmula do sucesso ao unir o sertanejo com a batida do funk. A vinheta identifica o autor da mistura: “D-J-Lu-cas-Beat” O artista de 24 anos, que começou usando as músicas sem permissão, hoje é disputado por ídolos desse gênero e do forró. Seus remixes estouraram pelo Brasil. O DJ tem feat com Guilherme e Benuto, Gustavo Lima, Jorge e Mateus, João Bosco e Vinícius, Murilo Huff, Zé Neto e Cristiano, Ana Castela, Luan Pereira, Israel e Rodolffo, Wesley Rodolffo, Safadão, Mateus Fernandes entre outros.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.