Conecte-se conosco

News

O que você precisa saber sobre menstruação irregular

Publicado

em

* por Rodrigo Ferrarese

O que é normal em relação ao seu ciclo menstrual e quando pode-se falar em menstruação irregular? Lembre-se: cada mulher é única – e sua menstruação também.

A menstruação acompanha a mulher ao longo da sua vida por décadas. Desde a adolescência até o fim da menstruação, quando começa a menopausa, geralmente por volta dos 50, 51 anos de idade. Ou seja, são anos menstruando.

Justamente por isso, é muito importante que a mulher entenda um pouco mais sobre o seu ciclo menstrual e o que é normal em relação a ele. Aliás, falar em “normal” é muito relativo.

Cada mulher é única assim como o seu organismo e o ciclo menstrual nunca será igual, nem de mulher para mulher, nem de mês para mês. Assim, evitamos falar em normalidade e em menstruação irregular, mas sim em o que é esperado do seu ciclo menstrual

Quantos dias deve durar a menstruação?

Consideramos uma média de sete dias, mas não existe um limite fixo. Antigamente, até falávamos de dois a sete dias, mas hoje sabemos que mesmo um único dia de menstruação pode ser considerado normal. E pode ser que você tenha uma “menstruação irregular” no sentido de que todo mês ela varia alguns dias, mas, de novo: se todo mês é assim, então esse é o seu normal.

Qual a duração do ciclo menstrual?

A duração do ciclo em si é outro tema que confunde as pacientes. Entre um ciclo e outro a média que temos é de 28 dias, mas claro que, dependendo do mês, o ciclo menstrual da mulher pode variar. Isso porque fatores como humor, ansiedade, stress, atividade física e até mesmo alimentação interferem nessa média, fazendo com que 28 dias oscilem um pouco para mais e um pouco para menos.

Em resumo: esperamos que o ciclo menstrual dure entre 21 e 35 dias, ou seja, 28 dias com uma margem de erro de 7 dias para mais ou 7 dias para menos. Exatamente por isso é normal de vez em quando você menstruar duas vezes no mês – e isso não significa uma menstruação irregular. Por exemplo, se você menstruou logo no início do mês, lá no final pode ser que você menstrue de novo, no dia 28. Da mesma forma, se seu ciclo neste mês teve uma duração de 35 dias pode ser que só irá menstruar novamente no começo do outro mês. Você terá passado um mês inteiro sem menstruar e, de novo, isso pode ser absolutamente normal.

E quanto ao fluxo da menstruação?

O fluxo da menstruação é outra coisa que se altera às vezes e costuma confundir as mulheres. E é difícil a gente mensurar o que é normal quando falamos em quantidade de sangue, afinal, como vamos medir quanto sangue sai da vagina durante a menstruação?

Pacientes que usam coletor menstrual conseguem ter uma noção melhor, mas pacientes que usam absorventes não sabem essa quantidade. Assim, a recomendação é ficar atenta ao que é normal para você. Se estiver acostumada a ter um tipo de ciclo menstrual e de repente esse fluxo aumentou, vale a pena tentar entender os motivos. Se esse fluxo aumenta apenas durante um mês, observe o próximo e então o que vem depois deste. O fluxo voltou ao normal? Se não, aí vale visitar um ginecologista.

E se o seu fluxo vier reduzido? Faça a mesma coisa, acompanhando os próximos meses. No geral, um fluxo reduzido nos preocupa menos.

É normal sentir cólica?

Ao falarmos de menstruação não podemos esquecer de mencionar a famosa cólica – que chamamos de dismenorreia.

A cólica menstrual pode acontecer desde que ela seja leve. Como falo sempre: sentir dor não é normal. Assim, uma cólica leve está ok, mas se a dor a incomoda, fale com o seu médico porque pode ser que exista algum fator desconhecido levando a essa cólica.

Sobre Dr. Rodrigo Ferrarese

O especialista é formado pela Universidade São Francisco, em Bragança Paulista. Fez residência médica em São Paulo, em ginecologia e obstetrícia no Hospital do Servidor Público Estadual. Atua em cirurgias ginecológicas, cirurgias vaginais, uroginecologia, videocirurgias; (cistos, endometriose), histeroscopias; ( pólipos, miomas), doenças do trato genital inferior (HPV), estética genital (laser, radiofrequência, peeling, ninfoplastia), uroginecologia (bexiga caída, prolapso genital, incontinência urinaria) e hormonal (implantes hormonais, chip de beleza, menstruação, pílulas, Diu…).  Mais informações podem ser obtidas pelo perfil @dr.rodrigoferrarese ou  pelo site https://drrodrigoferrarese.com.br/

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de Macaé/RJ, no próximo dia 13 (sábado).

Publicado

em

 

Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de eventos de Macaé, RJ, no próximo dia 13 (sábado), às 19h, apresentando sucessos nacionais e internacionais dos anos 80, 90 e 2000.

O 7ª Beer Beach Burger, que acontece de quinta-feira a domingo, na orla da Praia dos Cavaleiros, é uma realização do Polo Gastronômico de Macaé, com o apoio da Prefeitura. Os horários de funcionamento são: quinta-feira (11) e sexta-feira (12) a partir das 18h, sábado (13) às 16h, e domingo (14) às 12h. Serão 27 estandes distribuídos por três quarteirões, a partir da rua Lindolfo Color.

O evento contará com cervejas artesanais, vinhos e hambúrgueres a preço único, além de quatro hambúrgueres doces. A programação inclui shows todos os dias. Dezenove receitas foram criadas especialmente para o festival, e os organizadores esperam vender de 10 a 20 mil litros de cerveja e 60 mil hambúrgueres nesta edição.


O mestre cervejeiro Cláudio Coelho Ramos enfatiza que o Beer Beach Burger é uma grande oportunidade para as cervejarias locais mostrarem seu trabalho e para a cidade se posicionar como destino turístico de lazer, destacando suas belezas naturais e gastronomia de qualidade.


Sobre o Rock Sessions

Raphaella Souza é uma cantora multifacetada, dona de uma voz poderosa e incomparável presença de palco. Ao longo de oito anos, o Rock Sessions é uma mistura de estilos musicais dentro do pop rock, MPB e rock nacional, que marcaram os anos 80, 90 e 2000, podendo ser apresentado de duas formas – acústico (voz, violão e percussão) e banda (voz, guitarra, baixo e bateria). No repertório, sucessos do Inxs, The Cure, Tears For Fears, Simple Minds, entre outros.

Instagram: @raphaellasouza.oficial

Foto: Alexandre Pinheiro

Continuar Lendo

News

Madonna em Copacabana: A importância de grandes eventos para as capitais brasileiras

Publicado

em

Fonte: Isabella Perrotta, professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio.

Além dos fãs da cantora Madonna, a cidade carioca, empresas e setores de turismo também demonstram entusiasmo com o mega evento que acontece em 4 de maio, na praia de Copacabana.

De acordo com o HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagens do Município do Rio de Janeiro), a perspectiva é de 100% de ocupação nos hotéis do bairro no dia do show, com viajantes principalmente dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, e dos vizinhos Argentina e Chile. Mas, além de questões econômicas, qual é a importância de grandes eventos como esse para as cidades que os recebem?

A professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio, Isabella Perrotta, afirma que uma agenda de eventos consistente, com atrações de peso como a Madonna, é importante para reduzir a sazonalidade do destino turístico construído em função de outras questões. “Ela gera desenvolvimento da boa imagem da cidade, apoio à cultura de forma ampla, criação de empregos e rendimentos, difusão dos fluxos turísticos da região, e fortalece uma série de objetivos políticos que incluem a coesão social”, diz.

A especialista da ESPM também comenta que estes eventos movimentam todo o ecossistema de negócios locais que incluem hospedagem, traslados, alimentação e a compra de outros serviços. “Tudo fica cada vez mais facilitado, e conectado, pelas plataformas digitais interativas que facilitam a avaliação, compra e acesso aos serviços, proporcionando aos turistas programações bastante personalizadas para além daquilo que motivou inicialmente sua viagem”, finaliza Perrotta.

 

Isabella Perrotta é designer, historiadora e professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio. É especialista em Turismo e Representação do Rio de Janeiro.

 

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

 

Continuar Lendo

News

Poltrona Baixa o Facho: um tributo à cultura do nordeste

Publicado

em

Inspirada em lajedo paraibano, a peça traz autenticidade e conforto

Na intersecção do design contemporâneo com a riqueza cultural do Nordeste brasileiro surge a Poltrona Baixa o Facho, uma peça singular que encanta não só por seu design exclusivo, mas também por sua inspiração profundamente enraizada na paisagem e tradição nordestina. Criada pelo designer Marcelo Bilac e minuciosamente produzida pelo Grupo Officina, esta poltrona vai além de uma simples peça. É uma homenagem às formas orgânicas e imponentes das rochas do Lajedo de Pai Mateus, na Paraíba, que serviram de inspiração para seu design ousado e elegante.

O tecido que reveste esta obra de arte é um testemunho da inovação e identidade paraibana: feito com algodão colorido local, sendo uma matéria-prima única que confere autenticidade indiscutível à poltrona.

A trajetória ultrapassou fronteiras, marcando presença na semana de design em Milão e consolidando-se como um símbolo do talento e da criatividade nordestina. Agora, com o convite do NORDESTESSE, a Poltrona Baixa o Facho, brilha na 13ª Semana de Design em São Paulo, no Edifício Itália.

Para Soni Cassiano, sócia-diretora do Grupo Officina, essa oportunidade é um marco importante: “É uma imensa satisfação representar a riqueza cultural nordestina neste evento. Ter uma peça inspirada nas belezas da Paraíba e criada pelo Grupo Officina consolida a nossa região como referência em inovação e design”, conclui.

Além de sua beleza estética e seu significado cultural, a Poltrona Baixa o Facho é uma prova do design como uma ferramenta capaz de ultrapassar barreiras geográficas, levando a riqueza e a diversidade do Brasil para o mundo.

Serviço
DW! SP 2024 – 13ª Semana de Design de São Paulo
Local: Circolo Italiano/ Edifício Itália: Avenida Ipiranga, 344 – 2º andar, Centro, SP
Data: 14 a 24 de março de 2024
Horário: 12h às 22h

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.