Um grande público marcou presença, na última sexta-feira (12), na abertura da 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba da cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Com entrada gratuita todos os dias, o evento que vai até o dia 28 de janeiro, é uma das festas mais esperadas da população valinhense e de toda a Região Metropolitana de Campinas.
No primeiro final de semana mais de 83 mil pessoas passaram pela festa. O evento, que acontece no Parque Monsenhor Bruno Nardini, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos, e tem a realização, assim como no ano passado, da Organização Estrela, uma das maiores empresas de entretenimento do Estado de São Paulo.
Fotos: Fernando Kelman
Com quatro palcos simultâneos espalhados pelo parque, vários shows regionais acontecem todos os dias. Grandes nomes da cena musical brasileira estarão se apresentando na festa. Sertanejo, pagode e rock são alguns dos ritmos que irão embalar a festa e levar o público presente ao delírio, além, é claro, das inúmeras outras atrações.
A abertura do evento, na sexta-feira (12), teve o show do grupo de pagode Pixote. 16 mil pessoas estiveram presentes. Considerado um dos melhores shows da atualidade, Zé Neto & Cristiano cantaram grandes sucessos da carreira no sábado (13) para um público de 32 mil espectadores. No domingo (14), a apresentação ficou por conta da dupla Guilherme & Santiago que reuniu 35 mil pessoas.
A segunda semana de shows da 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba começa na sexta-feira (19) com o grande fenômeno do momento da música sertaneja, a “Boiadeira” Ana Castela, que tem arrastado multidões em seus shows. No sábado, Dia de São Sebastião – Padroeiro da cidade de Valinhos – Mayck e Lyan e Vini Drumond comandam o público presente. No domingo (21), a Turma do Pagode se apresenta pelo segundo ano consecutivo na festa.
A última semana da 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba começa no dia 26 de janeiro com o show de Jorge & Mateus, uma das duplas mais aclamadas da história da música sertaneja. No dia 27 de janeiro a festa fica por conta de Cezar & Paulinho. E encerrando com chave de ouro o evento, a banda de rock Ira! se apresenta. Além dos shows do palco principal, outros palcos espalhados pelo recinto terão artistas regionais se apresentando, fomentando a cultura local e ampliando o repertório oferecido.
AGROTURISMO E CITY TOUR
Todos os sábados e domingos dos três finais de semana do evento (dias 20, 21, 27 e 28 de janeiro), das 9h às 16h, haverá os passeios de Agroturismo. O roteiro passa por propriedades nas quais os visitantes conhecerão lindas paisagens, o cultivo do figo e da goiaba, a produção de doces típicos e poderão degustar vinhos e licores artesanais. O valor do ingresso é de R$ 30,00 por pessoa.
Também aos finais de semana é possível realizar a City Tour pelos principais pontos turísticos de Valinhos como vinícolas, empórios e a casinha do figo com chocolate. O valor do ingresso é de R$ 25,00 por pessoa. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (19) 9 8153 7537.
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
A praça de alimentação terá opções para todos os gostos, do italiano aos lanches, incluindo muita guloseima. Terá ainda Barraca Italiana; o Festival do Torresmo; o Food Trucks (com lanches diversos); comida nordestina; Pizza Cone; Crepe Francês e Suíço; milho; porções; e espetinho.
Para quem gosta terá ainda churros; sorvete; doces; vinho; chopp, refrigerantes; e água de coco. Além da Tenda da Asserutil, com seus tradicionais lanches de calabresa, hambúrguer, pernil e mortadela, incluindo a parte de bebida (água com e sem gás, cervejas e refrigerantes).
TOMBO DA POLENTA E A PISA DE UVAS
Mantendo a tradição italiana presente da festividade, o Tombo da Polenta e a Pisa da Uva acontecerão sempre aos domingos, a partir das 12h, começando pelo Tombo da Polenta, que simboliza a união familiar. Idealizada, preparada e organizada pela Associação Italiana de Valinhos, em conjunto com a Comissão Organizadora e a Paróquia São Cristóvão, a ideia do Tombo da Polenta e da Pisa da Uva surgiu em 2014.
ADEGA & RESTAURANTE QUINTA DO OLIVARDO
Uma outra ótima opção gastronômica e também para quem aprecia a culinária portuguesa é saborear as delícias do stand da Adega & Restaurante Quinta do Olivardo. Vale a pena conferir e experimentar o Bolinho de Bacalhau, queijo assado, Batata portuguesa no palito, vinhos artesanais e o suco de uva natural. Localizado em São Roque, interior do Estado do São Paulo, o empreendimento é do empresário Olivardo Saqui
PARQUE DE DIVERSÃO
Ao todo, o Parque de Diversão terá 20 tipos de brinquedos, permitindo que pessoas de várias idades possam aproveitar a 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba. Terá brinquedos para quem gosta de muita emoção até quem prefere somente curtir com os filhos – kamikaze; disko; magic dream; samba; brucomela; crazy dance; amor express; roda gigante; autopista; barco viking; trenzinho; cama elástica; fusca; truck; carrossel; helicóptero; aviões; carrossel disney; dumbo; e tobogã inflável.
INGRESSOS
Estão disponíveis para o público quatro tipos de ingressos: Pista, Área Vip Premium, Open Bar e Camarotes corporativos e individuais. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site da Tycket https://www.tycket.com.br/, ou na bilheteria do local. O evento terá entrada franca, todos os dias, até às 17h. Após esse horário, haverá cobrança de ingresso para os dias 19, e 26 de janeiro. Para os setores Área Vip Premium, Open Bar e Camarote Corporativo e Individual, terão vendas de ingressos todos os dias. Às sextas-feiras os portões abrem às 17h e aos sábados e domingos às 9h. No dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião – Padroeiro da cidade – os portões também irão abrir às 9h.
Vale lembrar que nas duas próximas quintas-feiras, dias 18 e 25, com entrada gratuita, os portões serão abertos às 18h, até às 22h. Todos os brinquedos no Parque de Diversão terão desconto de 50% do valor praticado nos outros dias da festa. A praça de alimentação também estará aberta ao público.
FESTA
A Festa do Figo é comemorada todos os anos desde 1939. Conhecida nacionalmente como “Capital do Figo Roxo”, Valinhos realiza há décadas a tradicional festa. O evento conta com exposição e venda de frutas, praça de alimentação, shows, e claro, muitas comidas típicas. A festa teve sua primeira edição em 1939 e foi constituída para juntar recursos financeiros para a construção da Igreja Matriz de São Sebastião (padroeiro da cidade). O principal incentivador do festejo foi o então jovem e recém-chegado padre Bruno Nardini.
Uma das criações dele foi o Festival da Colheita, para a população comprar muitas frutas, entre elas o figo roxo. A fruta que dá o nome à festa veio através de um imigrante italiano chamado Lino Busatto. Ele chegou em Valinhos e implantou, na década de 1910, a criação do figo roxo. Na mesma época foi iniciada a produção da fruta em larga escala por diversos produtores da região.
SHOWS
19/01 – Ana Castela
20/01 – Mayck e Lyan e Vini Drumond (entrada franca)
21/01 – Turma do Pagode (entrada franca)
26/01 – Jorge & Mateus
27/01 – Cezar & Paulinho (entrada franca)
28/01 – Ira! (entrada franca)
73ª FESTA DO FIGO E 28ª EXPOGOIABA
Data: 12 a 28 de janeiro
Local: Parque Monsenhor Bruno Nardini – Rua Dom João VI, 82 – Jardim Planalto – Valinhos/SP.
Mais informações: https://www.instagram.com/festadofigo.valinhos/