Conecte-se conosco

Notícias

Lavar ou não lavar os cabelos todos os dias?

Published

on

Tricologista responde se existe a frequência ideal para lavar os cabelos

Basta um reality show fazer sucesso que os hábitos de higiene dos participantes que ficam sob a vigia das câmeras por 24h virarem pauta. Se a frequência do banho, ou a falta dele, causa polêmica é interessante também fazer recortes sobre como e o que é realmente importante nesse quesito para diferentes partes do corpo como, por exemplo, os cabelos. Para isso, contamos com a colaboração de um especialista na saúde capilar para sanar dúvidas e enfim desvendar qual a frequência correta para lavar os cabelos. Veja as considerações do Dr Ademir Leite Junior que, além de tricologista, é médico, professor e presidente Academia Brasileira de Tricologia – ABT.

É realmente necessário lavar os cabelos todos os dias?

Depende. O que determina isso, além da vontade individual de cada um, claro, são fatores como o estilo de vida e as características do couro cabeludo, além de como reagem os fios ao longo dos dias pós lavagem. Já atendi casos de couros cabeludos que não conseguem chegar ao final do dia sem se mostrarem sujos, irritados ou ensebados. Seja pela gordura produzida pelas glândulas sebáceas da pele, seja pelo suor ou poluição ambiente – que nem precisam ser excessivos. Há esportistas ativos que, pela condição de alta performance diária, vê como automático lavar os cabelos todos os dias e pessoas que trabalham o dia todo sentadas em locais fechados e fresquinhos que sentem a mesma necessidade.

Lavar os cabelos mais de uma vez ao dia é prejudicial?

Por exemplo, num dia com muito calor há aqueles que lavam os cabelos duas ou três vezes ao dia e outros que alegam que um banho de verdade é só “da cabeça aos pés”. Se os cabelos e o couro cabeludo não forem lavados a sensação de desconforto e de não se sentir limpo provocada pelo suor poderá predominar.

Para preservar os cabelos e o couro cabeludo de possíveis danos desse ritmo de lavagens, existem produtos com baixo teor de sulfatos e livres de componentes sintéticos, aqueles que exigem xampus tradicionais para serem retirados. Outra recomendação é que em apenas uma das lavadas seja usado xampu e nas demais apenas a água corrente e, de preferência, a uma temperatura mediana. A verdade é que não há nenhuma comprovação de que seja prejudicial lavar os cabelos mais de uma vez ao dia.

E quem opta por lavar os cabelos apenas uma ou duas vezes na semana, é prejudicial a longo prazo?

Depois de muito avaliar couros cabeludos e cabelos de clientes com estes diferentes comportamentos, posso garantir que já encontrei pessoas que apresentam couros cabeludos saudáveis e com ótima aparência lavando apenas uma ou duas vezes por semana. Se não há excesso de oleosidade, acumulo de resíduos e uma condição favorável desse tecido, assim como dos fios, é possível espaçar as lavagens dessa forma, sem problemas. A longo prazo, posso aconselhar manter atenção a qualquer mudança nos fios e no couro cabeludo e ter uma limpeza eficaz a cada lavada, da mesma forma na escolha dos produtos.

Dr Ademir cita ainda mitos sobre lavar os cabelos:

Vou lembrar três mitos que podem ter sido ditos pelos antecedentes de muitos de nós, meus avós às vezes falavam:

  • Que lavar os cabelos todos os dias apodrece os fios (ou as raízes);
  • Que lavar pela noite antes de dormir pode aumentar a queda capilar;
  • Que lavar os cabelos enquanto a mulher está menstruada faz mal.

Não há confirmação para nenhuma dessas afirmações, pontua.

Para concluir, o tricologista simplifica a vida de quem ainda está com dúvidas de quantas vezes deve lavar os cabelos por semana.

“Acredito que realmente não há uma regra a ser seguida. A verdade é que cada um deve seguir lavando seus cabelos da maneira como se sente melhor. É claro que se resolve lavar os cabelos diariamente deverá tomar cuidados para não agredir demais os cabelos com produtos inadequados e deverá repor substâncias que os cabelos perdem a cada lavada. Se só lava uma ou duas vezes por semanas deverá sentir se seu couro cabeludo não está muito sujo ou ficando irritado por conta dos acúmulos de sujeira e poluição. 

Dr. Ademir C. Leite Jr. – CRM 92.693
(11) 3864-3967 
– https://www.instagram.com/drademircleitejr/?hl=pt-br
http://www.otricologista.com/

Mas o certo é acreditar que devemos nos sentir bem, com os cabelos limpos e bonitos e com o couro cabeludo saudável. E isto não importa quantas vezes por dia ou semana lavamos nossos cabelos”, finaliza Dr Ademir Leite Junior.

Fonte: O Tricologista https://otricologista.com/

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Hospital do Rio de Janeiro traz empatia e humanização para rotina dos pacientes com Covid

Published

on

Na unidade de saúde, percebeu-se a necessidade de se colocar no lugar do outro e, assim, encontrou-se uma maneira de aproximar familiares internados no mesmo setor

Diante de um cenário delicado devido à pandemia do Coronavírus, o Hospital Icaraí vem humanizando cada vez mais o seu atendimento como uma das formas de combate ao vírus e acolhimento aos pacientes. Na unidade de saúde, percebeu-se a necessidade de se colocar no lugar do outro e, assim, encontrou-se uma maneira de aproximar familiares internados no mesmo setor. Como exemplos, um filho e a mãe; um marido e a esposa.

“No início tivemos familiares internados no mesmo setor e foi onde percebemos a necessidade de se colocar no lugar do outro. Por dois momentos, também na alta, nós conversamos com os pacientes e colocamos o leito de quem estava de alta na frente do box do familiar internado”, lembrou Nathália Pereira, enfermeira do Hospital Icaraí e umas responsáveis pelo trabalho multiprofissional no Centro de Terapia Intensiva III de Covid.

A equipe técnica do HI preza muito pelo acolhimento aos pacientes e pelas suas famílias de alguma forma. Por isso, outra ação que idealizaram foi a de realizar as chamadas de vídeo com toda a preocupação de saber quem vai estar do outro lado e em que condições esse familiar se encontra.

Hospital Icaraí: leito de quem estava de alta na frente do box do familiar internado
Divulgação

Nathália ressaltou, ainda, a plaquinha dada pelo hospital aos pacientes que recebem alta: “Todo mundo conhece e a gente faz muita questão na hora da despedida como um prêmio mesmo, pois sabemos que foi a etapa mais difícil a ser concluída”, afirma.

Continue Reading

Notícias

Cantora Joanna Faz Live Em Homenagem Ao Dia Das Mães

Published

on

(Foto de divulgação)

A cantora Joanna presenteia todas as mães, com um live especial no dia 08 de maio, sábado, às 20 horas, no seu canal de Youtube  @JoannaOficial

Joanna cantará grandes sucessos que marcaram sua carreira e apresentará algumas canções inéditas de seu novo álbum, além de abrir espaço para os fãs pedirem suas  musicas preferidas.

Durante este período de pandemia em que os shows estão suspensos, Joanna vem mensalmente mantendo um encontro com seus fãs, através das redes sociais, facebook e Instaram, ela canta, responde perguntas, conta historias engraçadas da sua carreira e assim, faz deste encontro uma grande festa.

Devido a falta de publico presencial, artistas tem usado o artifício das Lives pagas às quais tem sido muito bem aceitas pelo público em geral, A live da cantora Joanna tem um preço especial R$35.00 (trinta e cinco reais), é o preço do ingresso participativo. Você já pode garantir o seu através do site www.joanna.com.br ou https://www.mcvendasonline.com/…/ingresso-para-o-show…  

Serviço

Show Joanna especial dia das Mães

Dia 08 de maio, sábado, às 20h.

Valor do ingresso: R$ 35,00Compra: www.joanna.com.br ou https://www.mcvendasonline.com/…/ingresso-para-o-show…

Continue Reading

Notícias

Dia das Mães: Ceasa Campinas espera vender 30% a mais de flores que no ano passado

Published

on

Baixar fotos em alta aqui 

O Mercado de Flores e Plantas Ornamentais da Ceasa (Centrais de Abastecimento S. A.) Campinas está a todo vapor com a proximidade do Dia das Mães, que será no próximo domingo, 9 de maio. O chefe de setor do Mercado das Flores da Ceasa, Fábio Fainer, diz que este período conta com 15% a 20% a mais na oferta de produtos. A expectativa é de vender cerca de 30% a mais em relação ao ano passado.



Há flores para todos os tipos e gostos e para orçamentos variados. As mais comercializadas, segundo Fainer, são as rosas, kalanchoe, begônias, crisântemos, antúrios e orquídeas. ”Um dos destaques de flores é a orquídea cymbidium, que dá nesta época e sai bastante para o Dia das Mães”, comenta.

O Mercado de Flores conta com mais de 20 mil itens de flores cortadas e em vasos; plantas ornamentais, forrações, mudas diversas, além de outros 5 mil produtos de acessórios para decoração, eventos, paisagismo e acabamento de arranjos e cestas.



O horário do Mercado de Flores funciona para o público em geral às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30; quintas-feiras, das 10h às 16h30; e sábados, das 8h às 13h. A Ceasa Campinas fica na Rod. Dom Pedro I, Km 140,5, Pista Norte.


Sobre o Mercado de Flores
O Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da Ceasa Campinas fica numa área de 100 mil metros quadrados e dispõe de infraestrutura completa de carga e descarga, depósitos, câmaras, estacionamento, entre outros. Inaugurado em 1995, o espaço tem 504 pontos de venda (boxes) e cerca de 240 permissionários que comercializam produtos vindos de quase 70 municípios e do Exterior, como Colômbia e Equador.

Maiores informação: Dayane Oliveira – Assessoria Mercado de Flores Ceasa Campinas 19-3746-1002 www.ceasacampinas.com.br 

.

Continue Reading

Destaque