Conecte-se conosco

Variedades

Juca Serrado lança “Um Adeus no Cais do Sodré”, na Livraria da Travessa Lisboa, Portugal, no dia 21.11 (quinta), e participa de roda de conversa sobre o livro.

Publicado

em

O autor Juca Serrado lança o romance ‘Um Adeus no Cais do Sodré’, pela editora Gato Bravo, no próximo dia 21 (quinta), na Livraria da Travessa Lisboa, Portugal, onde conversa sobre o livro, com apresentação da editora Paula Cajaty e da organizadora do Clube de Leitura Afeto Literário, Patrícia Cerutti, trazendo uma rica narrativa histórica que aborda temas como escravização, ganância e violência, bem como lições sobre generosidade, empatia, esperança e superação.

“Um Adeus no Cais do Sodré” conta  a história do português Pedro do Ferreira e a vida dos seus familiares, que migraram para Santa Rita, cidade de Minas Gerais. Ambientada no Brasil do fim do século XIX e início do século XX, a obra chama a atenção pelos detalhes, trazendo uma pesquisa cênica muito atenta e minuciosa. O leitor é  transportado para as ruas onde João do Rio viveu, com livrarias e prostíbulos que conviviam na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, por exemplo, bem como por províncias e vilas, como se olhasse um álbum de fotografias conhecidas, cheias de lugares revisitados por memória e afeto.

A narrativa elegante de Juca Serrado remete às fragrâncias e imagens de ambientes frequentados por escritores como Olavo Bilac, Ruy Barbosa e, ao mesmo tempo, às sensações de paz e harmonia da Fazenda Bom Retiro, num tempo em que laços familiares modelam escolhas e atingem destinos. Apesar dos obstáculos e desafios enfrentados pelos personagens, o amor à terra e o respeito à ancestralidade revelam que, na união e na família, a prosperidade faz o seu reinado mais sagrado.

Juca Serrado nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1957. É casado, pai de dois filhos e tem duas enteadas.
Estudou Arquitetura e Economia, e trabalhou no mercado financeiro por mais de uma década. Escreveu para uma revista especializada sobre o mercado financeiro, tendo inúmeras cartas publicadas em jornais. Publicou O Turco (2017), uma visão pragmática sobre a ética e a moral e Sob o olhar do guardião (2019), uma ficção que envolve os segredos da estátua do Cristo Redento do Rio de Janeiro. Um Adeus no Cais do Sodré é o seu terceiro romance, uma saga familiar que une Portugal e Brasil.

PREFÁCIO

Hoje em dia, rotular um livro de “saga” diz muito mais sobre a extensão da obra – os vários volumes que a compõem – do que propriamente sobre o respectivo conteúdo. A sensação é a de que se baniram do mercado editorial as sagas curtas, assim como na área cinematográfica atualmente predomina a produção de séries que se desdobram em vários episódios e intermináveis temporadas. Dispense-se, aqui, o emprego do termo “franquia” que se relaciona a “produtos”. Nada contra, mas qual foi o último “longa-metragem” ou o último “curta” que você assistiu?
Pois Um Adeus no Cais do Sodré é uma saga enxuta. Tendo por autor um bisneto – como é também o suspeito subscritor deste prefácio – do protagonista, uma acurada pesquisa genealógica permeia o drama familiar que tem como ponto de partida uma noite de 1875, em uma Quinta na região do Vizeu, quando o moribundo patriarca Dom Manoel Ferreira pronuncia suas disposições de última vontade quanto à herança que deixaria a seus dois jovens filhos, impondo-lhes a missão de partirem ao Brasil para cuidarem de terras do pai situadas nas Minas Gerais.

Como narra Juca, “a partir dali uma nova etapa começaria na vida dos Ferreira”. A tranquila travessia do Atlântico a bordo do luxuoso Trafalgar, acompanhados de suas esposas, não prenunciava a que ponto chegaria à disputa sucessória que atravessaria gerações. Na ex-colônia escaramuças com a cooptação de capatazes, tabeliães, advogados e autoridades.

O nascimento do protagonista Pedro do Ferreira, as perdas familiares, a convivência do menino branco com os descendentes de escravizados, os primeiros passos profissionais, o ingresso na faculdade de Direito. Para além dos aspectos pessoais e do enredo que ganha ares de um thriller desenvolvido em rico contexto com referências a episódios históricos como a proclamação da República, descrevendo a pujança cultural de um Rio de Janeiro, em cujos cafés se esbarravam com Ruy Barbosa, Olavo Bilac, João do Rio, e moradores faziam piquenique na Ilha de Paquetá aos fins de semana.

No desfecho, a lição de vida, um legado moral, deixado a nosso avô, “Pedrinho”, e uma tocante referência ao anjo da guarda da família Ferreira, o Belarmino Couto: “ou apenas Couto, para os íntimos”. A ele, eu e Juca Serrado demos muito trabalho.

Rio de Janeiro, julho de 2024.
Helinho Saboya

Ficha Técnica

Título: Um adeus no Cais do Sodré : a saga de Pedro do FerreiraAutor: Juca SerradoEditora Jaguatirica, 2024
Editora: Paula Cajaty
Revisão:  Hanny Saraiva
Projeto gráfico:  Bookexpress
1ª ed. – Rio de Janeiro: Jaguatirica, 2024.
328 p. ; 21 cm.
ISBN 978-85-5662-336-2
1. Romance brasileiro.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba de Valinhos de 2025 já tem data para acontecer

Publicado

em

A 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba da cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, vai acontecer entre os dias 17 de janeiro e 02 de fevereiro de 2025. Considerada uma das festas mais populares do Estado de São Paulo, o evento promete agitar a população valinhense e de toda a Região Metropolitana de Campinas. A festa, que vai acontecer no Parque Monsenhor Bruno Nardini, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos, e tem a realização, assim como no ano passado, da Organização Estrela, uma das maiores empresas de entretenimento do Estado de São Paulo.

É importante destacar, assim como na edição do ano passado, a excelente parceria entre a empresa promotora do evento e a prefeitura municipal. Em 2023, para garantir um melhor conforto e segurança para o público, uma grande reforma foi realizada no Parque Monsenhor Bruno Nardini. A revitalização incluiu as entradas principais, rampa de acesso ao local, pavilhão de frutas, os palcos, o redondel, os banheiros, as lanchonetes, a tenda do Fundo Social de Solidariedade e áreas comuns do estabelecimento inteiro. Todo o trabalho foi realizado em conjunto com as Secretarias de Serviços Públicos, da Cultura e de Esportes e Lazer, além da empresa Organização Estrela.

74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba de Valinhos de 2025 já tem data para acontecer

“O evento traz visibilidade à cidade sob diversos aspectos como a rede hoteleira, o comércio e o setor de serviços de Valinhos. Além dos grandes shows, a população valinhense e os visitantes podem curtir ainda apresentações no Palco das Frutas, no Palco do Restaurante e na Tenda do Rock, onde os artistas regionais se apresentam, fomentando a cultura local e ampliando o repertório oferecido. É um prazer poder fazer parte da organização desta grande festa pelo terceiro ano consecutivo”, comenta Lucas Vilalta, diretor da Organização Estrela.

Nos próximos dias será divulgada a programação completa da festa, assim como os shows e demais atrações.

FESTA
A Festa do Figo é comemorada todos os anos desde 1939. Conhecida nacionalmente como “Capital do Figo Roxo”, Valinhos realiza há décadas a tradicional festa. O evento conta com exposição e venda de frutas, praça de alimentação, shows, e claro, muitas comidas típicas. A festa teve sua primeira edição em 1939 e foi constituída para juntar recursos financeiros para a construção da Igreja Matriz de São Sebastião (padroeiro da cidade). O principal incentivador do festejo foi o então jovem e recém-chegado padre Bruno Nardini.

Uma das criações dele foi o Festival da Colheita, para a população comprar muitas frutas, entre elas o figo roxo. A fruta que dá o nome à festa veio através de um imigrante italiano chamado Lino Busatto. Ele chegou em Valinhos e implantou, na década de 1910, a criação do figo roxo. Na mesma época foi iniciada a produção da fruta em larga escala por diversos produtores da região.

74ª FESTA DO FIGO E 29ª EXPOGOIABA
Data: 17 de janeiro a 02 de fevereiro
Local: Parque Monsenhor Bruno Nardini – Rua Dom João VI, 82 – Jardim Planalto – Valinhos/SP.
Mais informações: https://www.instagram.com/festadofigo.valinhos/

Continuar Lendo

Variedades

Symone Morena lança parte 1 do audiovisual ‘Bar da Morena’, nesta sexta (06/12), nas plataformas digitais

Publicado

em

A cantora Symone Morena se prepara para um marco em sua carreira com o lançamento da parte 1 do projeto audiovisual ‘Bar da Morena’, que estará disponível em todas as plataformas digitais na próxima sexta-feira, dia 06 de dezembro.

Gravado em 05 de novembro em Salvador, o projeto celebra a autenticidade e o carisma de Symone, trazendo um repertório que combina faixas inéditas e releituras de sucessos. Com um clima intimista e cheio de energia, a gravação contou com as participações especiais de grandes nomes da música: Tays Reis, Raphaela Santos, Priscila Senna e Klessinha.

Essa primeira parte do audiovisual tem como aposta o hit “Infiel Jamais”, gravado com a participação da cantora Klessinha. Além dela, as canções “Permanentemente”, “Na Maldade” e “Nasci pra te amar” fazem parte do set list.

Symone Morena lança parte 1 do audiovisual ‘Bar da Morena’, nesta sexta (06/12), nas plataformas digitais

A parte 2 do lançamento do ‘Bar da Morena’ está prevista para 31 de janeiro de 2025, e promete ser um sucesso absoluto, conquistando novos públicos e consolidando ainda mais o espaço de Symone Morena no cenário musical. O projeto chega com força total e já abre caminho para futuras edições que devem ampliar o alcance e o impacto da artista.

Continuar Lendo

Variedades

Paula Guilherme se une a Melody e ao DJ Lucas Beat no single “Galopada”

Publicado

em

OUÇA AQUI

baixe imagens aqui
A cantora Paula Guilherme disponibilizou em todas as plataformas de streaming, via SoundOn, o single “Galopada”. Na faixa, que une mais uma vez o talento, carisma e estilos únicos de Paula e Melody, elas trabalharam ao lado do renomado produtor DJ Lucas Beat.

 

Com uma mistura explosiva e contagiante de ritmos – funk, pop, sertanejo e agronejo – a faixa segue a trilha de suas antecessoras e promete movimentar as redes e agitar as pistas e os rodeios.

 

Paula Guilherme é uma talentosa cantora sertaneja, natural da cidade de Livramento, Paraíba. Com apenas 16 anos de idade, ela se destaca por sua voz forte, potente e marcante. Desde os nove anos, Paula vem conquistando uma legião de fãs em todo o Brasil, graças ao seu talento, carisma e repertório repleto de sofrência, romantismo e popfunk. Artista tem vários hits de sucesso como “Prova Que Me Ama” que teve a colaboração com Mc Bruninho, videoclipe já alcançou incríveis 130.073.331 milhões de visualizações no YouTube e uns dos seus últimos sucessos recentes foi com a colaboração da cantora Melody nas faixas “Barbie de Chapéu” com mais de 62.544.945 milhões de visualizações no YouTube e “Atual Idiota”com mais 14.520.286 milhões de visualizações no YouTube.

 

Melody, uma cantora e compositora nascida em São Paulo/SP, demonstrou seus talentos artísticos desde muito jovem, sendo influenciada por seu pai MC Belinho e sua irmã Bella Angel. Com apenas 4 anos de carreira, Melody já acumulou mais de 3 milhões de inscritos em seu canal oficial no YouTube, conquistando um público fiel ao redor do mundo. Seus sucessos incluem músicas originais e covers, que demonstram sua versatilidade e talento. Além disso, Melody participou de mais de 60 programas de TV, tanto no Brasil quanto no exterior, e já colaborou com diversas celebridades. Seu maior sucesso foi a música “Pipoco” que teve a colaboração com a Ana Castela e Chris no Beat, videoclipe já alcançou incríveis 279.595.920 milhões de visualizações no YouTube e mais de 1,34 bilhão de streams nas plataformas digitais.

 

DJ Lucas Beat, natural de Presidente Prudente, DJ (Produtor músical) descobriu a fórmula do sucesso ao unir o sertanejo com a batida do funk. A vinheta identifica o autor da mistura: “D-J-Lu-cas-Beat” O artista de 24 anos, que começou usando as músicas sem permissão, hoje é disputado por ídolos desse gênero e do forró. Seus remixes estouraram pelo Brasil. O DJ tem feat com Guilherme e Benuto, Gustavo Lima, Jorge e Mateus, João Bosco e Vinícius, Murilo Huff, Zé Neto e Cristiano, Ana Castela, Luan Pereira, Israel e Rodolffo, Wesley Rodolffo, Safadão, Mateus Fernandes entre outros.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.