Conecte-se conosco

Informação

J. VELLOSO E RECÔNCAVO EXPERIMENTAL LANÇAM IÊ, SAUDADE

Publicado

em

Foto divulgação 

O compositor, cantor e produtor musical J. Velloso e a banda Recôncavo Experimental, ambos de Santo Amaro, recentemente têm estreitado as relações e isso deu origem ao projeto J. Velloso e Recôncavo Experimental. Essa parceria já resultou no lançamento de “Vida Chula” e “Santo Antônio 2.0”, dois singles que propõe a intervenção de elementos sonoros da música contemporânea no samba chula da região, mais conhecido como samba de roda.

O próximo resultado dessa parceria entre J. Velloso e o Recôncavo Experimental é a música “Iê, Saudade”, composta por Gustavo Caribé (idealizador do Recôncavo Experimental) e J. Velloso. Essa canção, diferente dos outros lançamentos, não se baseia na clave tradicional do samba chula, mas sim em um sentimento melancólico ligado a saudade mais direcionada à cidade de Santo Amaro, onde todos envolvidos no projeto têm familiares e amigos, e, por causa da do isolamento social provocado pela pandemia do Corona Vírus, estão afastados.

O título da música vem da expressão “iê”, usada popularmente na capoeira. A música tem uma clave de percussão bem definida, inspirada em ritmos de candomblé, e soa como um mantra. É uma canção feita baseada nas recordações e sentimentos de tempos vividos em Santo Amaro, e cita festas e manifestações culturais da cidade.

Premiado pela 8ª Edição do Calendário das Artes 2020, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o clipe de “Iê, Saudade”, dirigido e produzido por Mirella Medeiros (produtora do projeto), é um plano sequência da viagem de carro de Salvador à Santo Amaro, desde a saída da garagem em Salvador até a chegada na frente da Igreja Matriz de Santo Amaro, localizada na praça central da cidade. No clipe, durante o percurso da viagem, lembranças vão se revelando à medida que versos da música vão sendo cantados.

Idealizada pelo baixista Gustavo Caribé, sobrinho de Roberto Mendes, a banda Recôncavo Experimental nasceu da ideia de experimentar a mistura das as diversas variantes musicais com a tradição do samba de roda, influenciado pelos mestres João do Boi, Alumínio, Roberto Mendes e Raimundo Sodré. Inovando a cada apresentação musical com diversas formações e arranjos que trazem uma combinação de todas essas vivências, o grupo tem como marca uma sonoridade legitimamente baiana, que traduz e fortalece a identidade musical brasileira. O grupo traz em sua bagagem novas texturas e distorções, dentro de um novo contexto na música popular brasileira, a partir da pesquisa e influência do comportamento musical do Recôncavo, em especial, de Santo Amaro. O “Recôncavo Experimental” é uma tradução moderna das chulas do Recôncavo da Bahia sem ferir a oralidade, que é a essência desse trabalho.

J. Velloso, por sua vez, é um compositor experiente em diversas áreas artísticas. Tem canções nas vozes de artistas como Maria Bethânia, Gal Costa, Daniela Mercury, Beth Carvalho, Gilberto Gil, Caetano Veloso entre outros. Como produtor musical, foi responsável por discos de artistas como “Diplomacia”, de Batatinha (contemplado com o Prêmio Sharp, em 1999), “Humanenochum”, de Riachão (indicado ao Prêmio Grammy, em 2002), ambos produzidos junto com o roqueiro e pesquisador Paquito. J. produziu também o disco de D. Edith do Prato e Vozes da Purificação, (contemplado com o Prêmio Tim de Música, em 2004) e “Abre Caminho” o primeiro disco de Mariene de Castro, vencedor do Prêmio Braskem de Música, em 2004 e do Prêmio TIM de Música, atual Prêmio da Música Brasileira, como o Melhor Disco Regional, em 2005. Ele possui três discos lançados (Aboio para um Rinoceronte, de 2004, J. Velloso e os Cavaleiros de Jorge, de 2009 e Não Sei Se Te Contei, de 2018) e um livro-CD (Santo Antônio e outros Cantos, de 2010). Foi também diretor artístico de shows como “Ela Disse-me Assim” de Gal Costa e “Canibália”, de Daniela Mercury em Cabo Verde. Atualmente, junto à Luciano Salvador Bahia, conduz um programa na rádio Educadora FM chamado “Feita na Bahia”, dedicado exclusivamente à evidenciar a diversidade musical baiana. Na recente parceria com o Recôncavo Experimental, Velloso agrega ao projeto sua voz, sua vasta experiencia artística e sua forma singular de compor, o que dá origem a um projeto irreverentemente fincado na tradição.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

Nova exposição ‘Figurativo Contemporâneo’ redefine o futuro da arte contemporânea na Galeria Saphira & Ventura

Publicado

em

 

EXPOSIÇÃO GRUPO E PERFORMANCE DE ARTE de Dig Ferreira

A Sociedade Internacional de Arte Contemporânea de Nova York, em parceria com a Saphira & Ventura Gallery, apresenta a próxima exposição, ‘Figurativo Contemporâneo’ (‘Contemporary Figurative’), uma coletiva inovadora, apresentando artistas internacionais e americanos. Com curadoria de Alcinda Saphira, esta mostra que promete grandes surpresas, abre no dia 27 de março, apresentando uma coleção diversificada e versátil de arte que certamente vai encantar o público.

Dedicada à exploração da arte figurativa, a exposição pretende proporcionar aos espectadores uma oportunidade única de se conectarem com a arte a nível pessoal, representando formas e temas familiares da vida quotidiana. Através de uma seleção cuidadosa de artistas e obras de arte, ‘Figurativa Contemporânea’ oferece uma nova perspectiva sobre a interseção de formas, cores e experiências humanas no âmbito da arte contemporânea.

No contexto da exposição ‘Figurativo Contemporâneo’ está o compromisso de celebrar a diversidade e o intercâmbio cultural através da arte, apresentando uma seleção com curadoria de obras de um grupo de talentosos artistas figurativos, incluindo ANNA BARYSHEVA, CRISTIANE de O. MASCHIETTO, DIG FERREIRA, MARIA T ASON, TONY CIMINO, NING NING, e destaque para LIYU WU, conhecido por seu distinto estilo e perspectiva.

‘Figurativo Contemporâneo’ reúne artistas de diferentes formações e origens, cujas obras vão envolver o público como uma rica tapeçaria de expressões artísticas.

A abertura de ‘Figurativo Contemporâneo’ marca um momento significativo no mundo da arte, oferecendo um vislumbre da paisagem em evolução da arte figurativa contemporânea e das abordagens inovadoras que moldam o seu futuro. Entusiastas de arte, colecionadores e o público em geral estão convidados a vivenciar esta exposição dinâmica, que promete ser um evento transformador e inspirador.


A recepção de inauguração da Galeria Saphira & Ventura acontecerá no dia 27 de março, das 18h às 20h30, W 43ST # 416 – NY – NY 10036, em uma viagem pelo mundo da arte figurativa contemporânea e pelo poder de transcender fronteiras e conectar todos nós .

Site: https://saphiraventura.com/
Instagram: https://www.instagram.com/saphiraventuragallery/

Serviço

Exposição: Figurativo Contemporâneo

Artistas: ANNA BARYSHEVA, CRISTIANE de O. MASCHIETTO, DIG FERREIRA, MARIA T ASON, TONY CIMINO, NING NING, e destaque para LIYU WU

Visitação: 27 de março a 05 de abril de 2024 From March 27th to April 5th

Abertura: 27 de março de 2024, das 18h às 20h30

Local: Saphira & Ventura Gallery

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Censura Livre.

Gratuito

RSVP: info@artSVgallery.com

Continuar Lendo

Informação

Empresas do Novo Mundo: redefinindo a gestão empresarial

Publicado

em

Saiba por que as Empresas do Novo Mundo estão se destacando na gestão empresarial

Atualmente, as “empresas do novo mundo” estão redefinindo a gestão empresarial ao incorporarem seu propósito e contribuição genuína para o planeta.

A princípio, a classificação dessas empresas pode parecer incomum. No entanto, o que exatamente define uma empresa do “novo mundo”?

Nos últimos anos, o ambiente corporativo passou por mudanças significativas. Com mais tempo em casa, as pessoas puderam refletir e explorar o mundo sob uma nova perspectiva, levando a uma reconsideração da relação com o trabalho e a estrutura das organizações.

Além disso, as interações entre funcionários e empresas também evoluíram, promovendo um ambiente mais colaborativo e participativo, rompendo com dogmas antigos.

Simultaneamente, a aceleração da transformação digital trouxe novas possibilidades para os negócios. Num mundo rápido e interconectado, os indivíduos foram desafiados a refletir sobre o papel humano e a concentrar-se nos motivos subjacentes a essas mudanças.

Dentro desse cenário, emergem as empresas do novo mundo, que se concentram em seu propósito e na maneira como podem contribuir para um mundo justo, saudável e sustentável. Essas organizações estão redesenhando seus ambientes corporativos com uma abordagem mais consciente, incorporando valores universais e reconhecendo o ser humano em sua totalidade, incluindo suas necessidades emocionais e espirituais.

Nesse sentido, essas organizações acreditam na importância de um propósito maior, unindo responsabilidade e coletividade. Reconhecem também que é hora de integrar a dimensão espiritual na gestão, visando desenvolver profissionais conscientes de seu papel no mundo e capacitados para lidar com uma nova realidade.

Dentro desse contexto, destaca-se a Mandacaya, uma empresa comprometida com o desenvolvimento e a transformação do mundo corporativo. A Mandacaya promove a integração de outras organizações nessa nova visão contemporânea, além de também existir como uma empresa do Novo Mundo.

Com o objetivo de construir uma nova era em que a espiritualidade corporativa seja o alicerce para o sucesso sustentável, a Mandacaya desenvolve programas personalizados para ampliar a inteligência espiritual, gerando benefícios para profissionais, organizações e a sociedade como um todo.

“Acima de tudo, a Mandacaya acredita que é hora de uma verdadeira transformação no ambiente de trabalho, abandonando velhos paradigmas em busca de uma perspectiva mais humana e significativa,” afirma Vandson Cunha, idealizador da empresa.

Dessa forma, para se tornar uma empresa do “Novo Mundo” e explorar as oportunidades de transformação e desenvolvimento, é essencial capacitar líderes e equipes para adotarem essa nova visão.

Nessa abordagem, a realização pessoal e profissional caminham juntas em direção a um propósito maior. Nessa ótica, a Mandacaya torna-se uma aliada no processo de transição, contando com uma equipe de profissionais especializados e preparados para auxiliar nessa etapa de transformação.

“Oferecemos experiências personalizadas que visam o desenvolvimento da inteligência espiritual no ambiente corporativo,” conclui Vandson.

Para saber mais, visite mandacaya.com ou siga no Instagram: @mandacaya

Continuar Lendo

Informação

Raphaella Souza e Banda Noise Under Control homenageiam as mulheres com dois shows de rock alternativo, nos dias 08 e 09 de março.

Publicado

em

Raphaella Souza, uma das vozes mais promissoras do rock alternativo carioca, e a Banda Noise Under Control, fazem dois shows em homenagem ao Dia Internacional da Mulher – na Casa do Terror, dia 08 (sexta), e na Tomarock Girl Power,dia 09 (sábado), apresentando os sucessos “A Fuga”, “O Módico e o Monstro”, “Lista de Respostas” e “Caixa dos Esquecidos”.

Depois de quase 10 anos, voltam à Brás de Pina com um show completo na “Casa do Terror” , repleto de DJs mulheres agitando a noite – com entrada gratuita! No sábado, fecha a noite do “Tomarock Girl Power” em um evento focado no protagonismo feminino da Tomarock Produções. Ambos a partir das 20h!


Cansados de tocar em projetos separados, o casal Alexandre Fon e Raphaella Souza, em 2011, juntaram suas influências comuns e montaram uma banda diferente de todas dos points undergrounds do Rio de Janeiro. Convidaram Rafael Lichotti, um dos melhores guitarristas da cena local, amigo de longa data e o excelente baixista Renan Oliver para completar o time.
Em 2012, Renan Oliver deixou o grupo, dando lugar a Leonardo Lopes com seu baixo pesado e brutal, que chegou agregando mais intensidade e ótimas composições com suas letras ácidas e urgentes ao repertório do Noise Under Control.

Após oito anos de formação lançaram seus primeiros singles/vídeos – “A Fuga”, “O Módico e o Monstro”, “Lista de Respostas” e “Caixa dos Esquecidos”. Este último é a faixa título do álbum que pretendem lançar em breve, reunindo os singles já lançados em todas as plataformas digitais através do selo Caravela Records, e com produção musical de Celo Oliveira (Kolera Home Studio).

Noise Under Control
. Raphaella Souza (vocal)
. Alexandre Fon (bateria)
. Rafael Lichotti (guitarra)
. Leonardo Lopes (baixo)

Músicas

A FUGA – https://www.youtube.com/watch?v=VacPR0DTZ_c
O MÓDICO E O MONSTRO – https://www.youtube.com/watch?v=FGsOhQiPNhc
LISTA DE RESPOSTAS – https://www.youtube.com/watch?v=BVOf6k13xms
CAIXA DOS ESQUECIDOS – https://www.youtube.com/watch?v=QXs-Rqye7OM

 

Links

Instagram: https://instagram.com/NoiseUnderControl

Youtube: https://www.youtube.com/NoiseUnderControl

Facebook: https://www.facebook.com/NoiseUnderControl

TikTok: https://vm.tiktok.com/ZMY4DRBta

Twitter: https://twitter.com/NoiseUnderCtrl

Spotify: https://spoti.fi/3jC8lHT

Deezer: https://bit.ly/3lkhBka

Apple Music: https://apple.co/30V9wLl

Amazon Music: https://amzn.to/3ljLLUR

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.