Conecte-se conosco

Ocimar TV mais

IV edição do Festival Musiques D’afrique acontece em maio, no Largo Paissandu

Publicado

em

Idealizado pelo músico e produtor Yannick Delass, criador do Centro Cultural Afrika, o festival traz às ruas a cultura e pluralidade do continente africano

Entre os dias 23 e 26 de maio, o Largo Paissandu, no bairro da República, em São Paulo, recebe o  Festival Musiques D’afrique, iniciativa do músico, produtor e idealizador do Centro Cultural AfrikaYannick Delass em homenagem ao Dia Mundial da África (25/5), o dia que aconteceu a assinatura de acordos da OUA (Organização da União Africana).

O evento conta com música, performance, dança e poesia, além de oficinas de Dança Zulu e musicologia africana. Para dar início a programação, no dia 23 de maio, terça-feira , a partir das 18 horas, acontece uma palestra mediada por Yannick Delass, no Centro Cultural Afrika, seguida de debate sobre o tema “o que os brasileiros entendem sobre arte africana”. No dia 24 de maio, quarta-feira, os documentários Afro-samba e Tempo Zawose são exibidos a partir das 17 horas.

A curadoria também é de Yannick Delass, que a partir de um mapeamento de 25 artistas e grupos musicais africanos de 15 nacionalidades diferentes, escolheu 8 bandas com eixos temáticos, buscando contemplar as produções dos mais variados gêneros. O festival conta com shows de bandas africanas do Congo, Cabo-Verde, Togo, Moçambique, Angola, Nigéria e Guiné, propondo uma imersão cultural nos sons do continente, seus países e povos.

O Centro Cultural Afrika e o Festival Musiques D’afrique foram criados após Yannick Delass identificar uma ausência, na cidade de São Paulo, de palcos onde pudesse apresentar suas músicas e  também a de seus colegas, como resolução e para conquistar visibilidade para ele e os artistas veio a idealização de espaços onde o encontro entre o público brasileiro, artistas africanos e imigrantes se tornasse uma realidade.

O festival levanta discussões e traz visibilidade à necessidade de empatia, direitos, espaços de trocas e envolvimento com os imigrantes africanos em São Paulo e no Brasil, que sejam vistos por suas qualidades artísticas e capacidades criativas.

 

Confira a programação completa

Dia 23 de maio, terça-feira
Palestra sobre música africana, a partir das 18h00 às 19h30 no Centro Cultural Afrika

Dia 24 de maio, quarta-feira
Transmissão Online de documentário “Afro-samba”, às 17 horas
Transmissão online de documentário “Tempo Zawose”, às 18h10

Dia 25 de maio, quinta-feira
Show Grupo Maobe (Togo), às 17 horas
Performance Shambuyi Wetu ( RD Congo ), às 17h30
Show Tyno Val (Togo), às 18 horas
Show Fanta Konate (Guiné konacri), às 19h15
Show Hélio Ramalio (Cabo-verde), às 20h30

Dia 26 de maio, sexta-feira
Show  BandÁfrica (Guiné Bissau) , às 17 horas
Show  Leonardo Matumona (Angola/ Congo), às 18 horas
Show Otis Selimane (Moçambique), às 19 horas
Show  Idowu Akinruli (Nigéria), às 20 horas
Show Yannick Delass (R D Congo), às 21 horas

 

Sobre Yannick Delaas
Yannick Delass é cantor, compositor e guitarrista congolês. Começou sua carreira com sete anos em um coral religioso na República Democrática do Congo, onde se formou em canto e harmonia musical no “Centro Reveil Du Salut”. Yannick integrou bandas que contribuíram em sua evolução musical, como FTR Music, no Congo, e Banda da Ilha, em São Tomé e Príncipe.

Com 20 anos, deixou a República Democrática do Congo para conhecer o mundo e viver de sua música engajada. Esteve no Gabão, na África do Sul, na Indonésia, em São Tomé e Príncipe, em Cabo Verde e no Brasil, onde se estabeleceu definitivamente em 2016. Fez parte dos projetos musicais “Homenagem à primeira dama do Gabão – Edith Bongo” e “Música de Zuntamon” (UNESCO, São Tomé e Príncipe), além de participar dos álbuns de Pepe Lima, Timmy Djone, Os Descendentes (São Tomé e Príncipe), Ozavino (Gabão), Freitas Tubila (RDCongo) e Emílio Martins (Brasil).

Yannick já realizou apresentações ao lado de músicos com reconhecimento nacional e internacional, como Chico César, Luedji Luna, Bira Reis, Léo Bazico, Gerônimo (Brasil), Lokua Kanza (Congo), João Seria (São Tomé e Príncipe) e Nicolas (Chile).

Em carreira solo, produziu três álbuns: “Stop”, gravado em 2013 entre Gabão, República Democrática do Congo e São Thomé e Príncipe, “Outros Rios” (2015), desenvolvido em parceria com o violeiro mineiro Juliano Botti; e seu último disco, “Espoir (esperança)”, projeto de composições autorais lançado em 2017, tratando de temas como igualdade racial, justiça social, imperialismo, imigração e lutas, no qual composições e arranjos africanos são executados por músicos brasileiros.

Desenvolveu sua carreira solo internacionalmente se apresentando em diversos eventos e festivais. Em São Tomé e Príncipe participou do “Cacau Jazz”, em 2012, “Concerto Luanda Suave e Frenética”, “Festival Gravana”, “Vinte Anos de Gala da TVS”, “Festival da Francofonia”, em 2013, e “Bienal Internacional de São Tomé e Príncipe” (2013-2014). Em Cabo Verde, tocou no “Show da Manhã” em 2014, 2015 e 2016, e no “Quintal da Música”, em 2016.

No Brasil já se apresentou no “Festival de Arte Negra”, em Belo Horizonte, no ano de 2015; foi vencedor do “V Festival de Música e Poesia do Imigrante” em 2016 e participou do “VII Fórum Social Mundial de Migração” no mesmo ano. Se apresentou na “Bienal Sesc de Dança”, no “Festival Musiques D’Afrique”, na Virada Cultural e no MasterChef no ano de 2017. Em 2018 esteve no Ceará para o “Festival Cordas Ágio em Cariri” e em Brasília para o “Festival Internacional República Blues”. No mesmo ano participou da “II Edição do Festival Gringa Music” e do “Festival Pinheiros (São Paulo)”. Iniciou 2019 tocando no “Festival Cobra Cantagalo”, em Paraty-RJ, e na “Mostra Sesc de Culturas no Crato”.

Além de seus shows em festivais, Yannick Delass já se apresentou em formatos diversos no circuito Sesc, além de se apresentar no Jazz nos Fundos, Centro Cultural Olido, Casa de Francisca, Biblioteca Mario de Andrade e Centro Cultural da Juventude, entre outros.

 

Sobre o Centro Cultural Afrika
O Centro Cultural Afrika é um espaço que proporciona a arte e a cultura africana manifestada pelos africanos, como uma fonte legítima e contemporânea de informações. O centro cultural apresenta o continente em sua pluralidade de histórias, costumes e tradições revelando a riqueza cultural com atividades em diversas linguagens artísticas, para contar a África atual.

 

Festival Musiques D’afrique 

Endereço: Lg. do Paissandú – República – São Paulo – SP, 01034-010

Telefone para contato: (11) 95973-7840

Ingresso: Gratuito 

Redes Sociais 

Instagram | Facebook 

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ocimar TV mais

Artista de Hortolândia inova e atende o público cantando

Publicado

em

Natural da cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo, Shirley Mathias já morou em Sumaré e há quatro anos tem residência fixa em Hortolândia. Mãe, avó, empresária, radialista e cantora. Com um jeito irreverente, Shirley Mathias une seu talento musical e simpatia para fazer duas coisas que mais gosta nessa vida: cantar e cozinhar.

Desde 2021, todos que frequentam o restaurante Rancho Country, em Hortolândia, além de saborear uma deliciosa comida caseira, porções e cerveja gelada, também já se acostumaram a ouvir uma boa música. Proprietária do empreendimento, a artista prepara e serve as refeições cantando.

“No Rancho Country consigo unir o útil ao agradável. Amo cozinhar e cantar e assim que inauguramos o restaurante, tive essa ideia de cozinhar e servir o público cantando. E o pessoal tem gostado dessa dinâmica. No repertório, canto música sertaneja, especialmente os modões, que o público sempre pede, além do piseiro”, conta ela.

Shirley Mathias tem como referência na música as cantoras Marília Mendonça (em memória) e Maiara & Maraisa. Mas, desde pequena também é admiradora das duplas Chico Rey & Paraná, Matogrosso & Mathias e Milionário & José Rico. Com 16 anos na estrada, Shirley Mathias começou sua carreira cantando com a banda Outra Vez. Passou também por outras bandas, até iniciar sua carreira solo em 2017.

Toda terça-feira, das 18h às 18h55, Shirley Mathias apresenta o programa Território Sertanejo pela rádio Sindical FM. Durante a atração, o público pode acompanhar através do site https://www.sindicalfm.com.br/ uma variada programação sertaneja como muita música, bate papo e informação.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Shirley Mathias, acesse suas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/sirleymatias2024/?utm_source=qr&igsh=c2N1cWM0dHo0a3Jl
Facebook: https://www.facebook.com/sirley.matias.3
Youtube: https://www.youtube.com/@shirleymatias7952

RANCHO COUNTRY
O Rancho Country existe desde 2021, em um local amplo e arejado em meio a natureza na cidade de Hortolândia. O Rancho tem um cardápio variado de porções e bebidas, salão de bilhar, de festas, quadra society, vestiário com ducha, quiosque com churrasqueira, parquinho para as crianças, estacionamento, piscina e churrasqueira para locação.

Vale lembrar que com reserva antecipada, é possível fazer qualquer opção de almoço a partir de dez pessoas. O Rancho Country funciona de quinta e sexta-feira a partir das 18h e sábado e domingo das 11h às 18h. O empreendimento fica localizado na Estrada Municipal Antônio Nazareno Gomes, 143, no Jardim Novo ângulo, em Hortolândia. Para mais informações (19) 9 9135 4913 / https://www.instagram.com/ranchocowntry/.

Continuar Lendo

Ocimar TV mais

Mariah lança duas primeiras canções da carreira em projeto especial do Geração Fazendinha #2

Publicado

em

Com Ana Castela, Luan Pereira e US Agroboy na liderança, o projeto revolucionário do Fazendinha Sessions abre as portas para novos talentos

O universo da música sertaneja se renova com o lançamento das primeiras músicas da talentosa cantora paranaense, Mariah, no projeto especial do Geração Fazendinha #2. Sob a liderança de Ana Castela, Luan Pereira e US Agroboy, o Fazendinha Sessions tem cativado o público com sua abordagem inovadora, fundindo o tradicional com o contemporâneo para criar uma sonoridade única e envolvente.

Desde sua estreia em 2022, o Fazendinha Sessions tem conquistado corações com suas letras marcantes, batidas irresistíveis e uma criatividade sem limites. Sob o comando e a colaboração de mentes brilhantes como Jota Lennon, um dos fundadores da iniciativa conhecido como Jottinha, e Fabio Rojas, o projeto se estabeleceu como um movimento que redefine o cenário musical brasileiro, transcendendo fronteiras e unindo audiências diversas em uma só sintonia.

Geração Fazendinha: descobrindo novos talentos

Com o sucesso consagrado, o Fazendinha Sessions deu origem ao Geração Fazendinha, mais um projeto inovador dedicado a destacar os jovens talentos da música sertaneja. Mariah, uma jovem de apenas 18 anos, foi selecionada para participar deste projeto através de um concurso no Instagram, onde demonstrou todo o seu potencial em covers de músicas de edições anteriores do Fazendinha.

Vinda de uma família com raízes musicais profundas, Mariah segue os passos de seu pai, João Marcio, conhecido por sua dupla com Fabiano e por suas participações em projetos de destaque, como o quadro Garagem do Faustão. Agora, Mariah brilha com suas performances em duas músicas do projeto: “Ruralidade”, onde compartilha os vocais com outros talentos, e “Porteira Fechada”, uma emocionante canção solo.

O lançamento dessas músicas marca o início de uma jornada promissora na carreira de Mariah, evidenciando o compromisso contínuo do Geração Fazendinha em celebrar e promover novos talentos, mantendo viva a essência da música sertaneja em constante evolução bem como a junção de outros ritmos.

Warner Music Brasil :

“Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto tão incrível e inovador! A Warner Music historicamente sempre foi referência no Sertanejo, tendo lançado carreiras de lendas do gênero através da Continental e da Chantecler. Então, estar agora com esses artistas de tanta identidade, com essa proposta, para nós é muito importante. O Fazendinha, com sua mistura de estilos no sertanejo e no urban, reflete totalmente esse nosso novo momento.Como bem diz o idealizador do projeto, Jota Lennon (Jottinha): ‘o Fazendinha é inovação, é a música sertaneja com uma nova forma de expressão’”, conta Leila Oliveira, presidente da Warner Music Brasil.

*Para ouvir as músicas de Mariah, visite:* [Spotify]
(https://open.spotify.com/album/7y7XCCkhlKgFgovrPj2Ylp?si=gz71I58zSVylJ3FPAd_I6A)

Continuar Lendo

Ocimar TV mais

Com Luísa Sonza e Gustavo Mioto, Roberta Miranda grava DVD no Villa Country

Publicado

em

Já está tudo pronto para a gravação do DVD “Infinito”, da cantora e compositora Roberta Miranda. Considerada uma das maiores vozes da música nacional de todos os tempos, a artista realiza o registro de seu novo projeto na próxima quinta-feira (11/04) no Villa Country (em São Paulo, capital), recebendo no palco duas participações especiais: a cantora Luísa Sonza e o sertanejo Gustavo Mioto. Além da gravação do DVD, a apresentação dá início à nova turnê de shows com o qual a eterna “Rainha da Música Sertaneja” viajará por todo o Brasil em 2024.

“A Luísa e o Gustavo são dois jovens talentosíssimos, duas pessoas muito queridas, que amo e é com muita alegria que os recebo neste DVD. O público pode aguardar que será uma noite linda e inesquecível”, comenta Roberta Miranda que neste novo projeto mostra como tem se reinventado, apresentando um repertório mais dançante e que promete agradar ao público de todas as idades. Em “INFINITO”, ela contempla canções inéditas, sucessos de outros artistas com novas roupagens e regravações de músicas próprias, atendendo aos pedidos enviados pelos fãs nas redes sociais. Clássicos como “Majestade, o Sabiá” e um medley de “Sol da Minha Vida e Vá Com Deus”, é claro, não vão ficar de fora!

“Esse projeto nasce em um ano muito especial e traz toda a simbologia e o conceito do Infinito. É um trabalho diferenciado e muito bonito, com músicas para balada, para família, para os mais jovens e também para a galera que me acompanha há mais de 38 anos. Espero por todos vocês, dia 11 de abril, no Villa Country, para registrarmos esse momento tão especial”, garante a artista que, além do sucesso nos palcos é um fenômeno na internet com mais de 8,2 milhões de seguidores em apenas uma de suas redes sociais (Instagram).

“O público vai se surpreender, dançar, chorar e recordar bons momentos, em um passeio de emoções. Temos sucessos como Garçom (do Reginaldo Rossi), Dormi na Praça (Bruno & Marrone), Espumas ao Vento (Fagner e Flávio José), muito modão, além de canções minhas que os fãs vinham pedindo bastante para eu regravar, a exemplo de Mito e Desespero de uma Noite”, completa Roberta Miranda.

Sobre Roberta Miranda

Com um estilo inconfundível e prezando sempre a qualidade em tudo o que faz, Roberta Miranda tem uma história de vida marcada por lutas e desafios, situações que soube administrar e transformar em conquistas marcantes. Uma vencedora que desde a década de 80 tem quebrado barreiras e superado preconceitos.São mais de 38 anos de história da cantora, compositora, multi-instrumentista, escultora e pintora, considerada uma das principais vozes da música nacional de todos os tempos.

Consagrada pelo público com o título de “Rainha Sertaneja”, a artista já vendeu mais de 28 milhões de discos e foi a primeira a vender acima de 1.750.000 cópias no disco de estreia, entre outros destaques.

Acompanhe:
Facebook: RobertaMirandaOficial   Instagram: robertamiranda
YouTube: RobertaMirandaRM |Twitter: @RobertaMiranda1

 

Sobre o Villa Country

O maior reduto sertanejo da América Latina completou 21 anos em julho de 2023. Com um projeto visionário, o Villa Country abriu suas portas em 2002, apostando no crescimento do gênero junto ao público jovem. Pioneira, tornou-se referência e, seguramente, contribuiu para que a música sertaneja se tornasse a potência que é nos dias atuais. Poucas casas noturnas alcançam vida tão longa e tão cheia de boas histórias, com shows inesquecíveis dos maiores artistas do segmento no país. Com público fiel, o Villa Country recebe semanalmente cerca de dez mil pessoas – em dias de apresentações de artistas conhecidos do grande público, esse número pode dobrar.

Villa Country é a maior e mais tradicional casa temática do Brasil, opção para quem quer curtir boa música sertaneja, que navega no country, sertanejo de raiz, moda de viola e até o famoso sertanejo universitário. Sua fachada reproduz um cenário de filme do Velho Oeste. Em seu espaço, há ambientes como a Praça Sertaneja, Saloon, Praça Caipira e Praça do Cavalo, que dão charme ao local, com destaque para o Restaurante John Wayne, que além de trazer o sabor da comida texana, garante conforto para seus clientes que preferem um clima intimista.

São 12 mil m² divididos em casa de shows, restaurantes, pista de dança, mesas de bilhar, cachaçaria, loja de roupas, café, sete bares, camarotes, espaço para convenções.

 

SERVIÇOS– Roberta Miranda gravação do DVD INFINITO no Villa Country

Show: Roberta Miranda no Villa Country

Data: 11 de abril de 2024  (quinta-feira)

Classificação etária: 18 anos

Local: Villa Country (Av. Francisco Matarazzo, 774, Parque da Água Branca, São Paulo)

Abertura da casa: 20h

Início: 22h

Acesso para deficientes: sim

Ingressos: Pista: R$ 50,00 / Camarote Frontstage: R$ 150,00 / Camarote Villa Country: R$ 80,00

Compra de ingressos: Nas bilheterias do Villa Country de quinta a domingo das 20h às 23h, nas bilheterias do Espaço Unimed, de segunda a sábado das 10h às 19h (exceto feriados) ou Online pelo site da Ticket 360 Ticket360 > Eventos > Categoria > Villa Country

Formas de Pagamento: Dinheiro, Cartões de Crédito e Débito, Visa, Visa Electron, MasterCard, Diners Club, Redeshop. Cheques não são aceitos.

Mais informações: http://www.villacountry.com.br | (11) 3868-5858  

Objetos proibidos: Câmera fotográfica profissional ou semi profissional (câmeras grandes com zoom externo ou que trocam de lente), filmadoras de vídeo, gravadores de áudio, canetas laser, qualquer tipo de tripé, pau de selfie, camisas de time, correntes e cinturões, garrafas plásticas, bebidas alcóolicas, substâncias tóxicas, fogos de artifício, inflamáveis em geral,objetos que possam causar ferimentos, armas de fogo, armas brancas, copos de vidro e vidros em geral, frutas inteiras, latas de alumínio, guarda- chuva, jornais, revistas, bandeiras e faixas, capacetes de motos e similares.

 

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.