Conecte-se conosco

Variedades

‘Femvertising’: acerte a mão no marketing para mulheres

Publicado

em

Por Erica Gomes

Muito se fala sobre direito das mulheres e nunca a pauta feminina foi tão evidente. O assunto não é novidade, mas o mercado está longe de nos enxergar. Basta olhar as campanhas dedicadas ao público feminino. Falta de conhecimento sobre nossas dores reais e “estereotipização” são alguns dos erros cometidos que nos fazem, além de não consumir, sermos embaixadoras negativas de algumas marcas.

Nós, mulheres, desejamos ser representadas para consumir produtos que estejam de acordo com nossos valores pessoais. E outro erro dos desenvolvedores de campanha está em apoiar suas ações no mito de que todas as mulheres são iguais. Não, não somos.

É inegável que a indústria da publicidade vem acompanhando o crescimento do movimento feminista – entenda-se feminismo, e não sexismo. É possível observar que, nos últimos 25 anos, o marketing vem se apropriando, e contemplando, o conceito de “femvertising” – palavra formada pela junção de dois termos em inglês: “feminist” (feminista) e “advertising” (propaganda). A ideia da expressão é descrever o aproveitamento da retórica do movimento que defende a igualdade de direitos entre homens e mulheres para vender produtos ou serviços.

Pesquisa divulgada pela Nielsen revela que somente nos últimos cinco anos o percentual de riqueza produzido por mulheres cresceu em 25% ao redor do mundo. As estimativas apontam, ainda, que aproximadamente 1 bilhão de mulheres devem entrar no mercado de trabalho nos próximos cinco anos. Para completar a importância dos dados, a agência J. Walter Thompson mostrou, em sua última pesquisa, que em 61% dos lares brasileiros, a mulher é a grande responsável pela decisão de compra, desde artigos pessoais a compras domésticas.

Somente no Brasil, 30 milhões de mulheres cuidam de seus lares e filhos sozinhas. E mesmo assim, a publicidade falha, às vezes, indesculpavelmente, na tarefa de entender as aspirações e desejos das mulheres. Por isso, quando decidir desenvolver qualquer estratégia de marketing para mulheres, é preciso fundamentar muito bem.

É visível e notório que o mundo está ganhando novos contornos sobre os hábitos de comportamento, e o marketing digital tem papel fundamental nesse processo acelerado de mudança, graças à democratização da internet que literalmente está à mão de todos. Afinal, atualmente, quase tudo é em formato virtual e digital graças às transformações tecnológicas e à pandemia de COVID-19, que impossibilitou o contato presencial.

Antes mesmo da pandemia, os dados sobre o acesso à internet já vinham em crescimento com destaque para a participação feminina. A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostra que a cada 10 brasileiros, 8 possuem um smartphone com acesso à internet. O levantamento ainda revela que a utilização da internet em qualquer local cresceu de 74,7% para 78,3% no geral. Em homens, aumentou de 73,6% para 77,1%, enquanto que as mulheres registraram uma crescente de cerca de quatro pontos percentuais – de 75,7% para 79,3%.

Entretanto, mesmo com crescente participação das mulheres na sociedade, a importância delas no mercado e o cada vez maior engajamento social pela igualdade de gêneros, até as marcas mais conscientes sobre o tema feminino, como a icônica Dove com a campanha “pela beleza real”, lançada em 1994, considerada o “marco zero” do femvertising, já erraram feio.

A Dove sofreu duras críticas por um anúncio de sabonete líquido no qual uma mulher negra parece “se metamorfosear” em uma mulher branca. A marca acabou se desculpando ao reconhecer que não soube se expressar quando, na verdade, o produto seria apropriado para todo o tipo de mulher. O deslize, no entanto, deixou claro que a ação não foi planejada e pensada tendo em conta as dores do público.

Quem não se lembra, ainda, da trágica campanha da Skol no Carnaval de 2015 encorajando os foliões a “esquecer o ‘não’ em casa” durante a festa? A propaganda “viralizou” contra a marca com a modificação do tema para “Esqueci o não em casa… E trouxe o nunca”. Milhares de cartazes em que a jornalista Mila Alves e a publicitária Pri Ferreira apareciam mostrando o dedo médio estendido foram espalhados.

No ano passado, o Burguer King também se envolveu em uma polêmica com a campanha “lugar de mulher é na cozinha”, no Reino Unido. Eles queriam dizer que o lugar podia ser na cozinha se fosse da vontade dela, em uma ação para expressar a falta de chefs mulheres. Você já pode imaginar a repercussão negativa que teve, não é mesmo? Uma enxurrada de críticas sobre a ideia forçou a agência deles a lançar uma linha de produtos, com todos os lucros revertidos para uma ONG que trabalha com ações relevantes para o tema feminino.

Outra marca cuja estratégia de “femvertising” também deu errado foi a Audi. Em 2021, a empresa pagou por 60 segundos no intervalo do Superbowl – a final do campeonato de futebol americano dos EUA para mostrar como estava comprometida com iniciativas de igualdade salarial entre homens e mulheres. Só para constar: os intervalos do Superbowl são atualmente o espaço publicitário mais caro de todo o mundo, e, apesar das boas intenções, os ativistas foram rápidos em apontar a suposta hipocrisia no anúncio.

É que, na época, a montadora não tinha nenhuma mulher entre os seis integrantes de seu Conselho, e só 16% dos diretores da empresa eram mulheres. O percentual ficava abaixo até mesmo dos 20% de mulheres que estavam em postos de comando nas 500 maiores empresas dos EUA listadas pela revista Fortune. Já a rival BMW tinha 30% de mulheres diretoras.

Apesar das gafes, muitas marcas têm sido exitosas em promover ações realmente impactantes e, com isso, tocar nossos corações promovendo mais do que vendas, mas engajamento. Por isso, principalmente quando se trata de estar na web onde a opinião está liberada, você precisa estar preparado para conversar com seu mercado e não expor seu produto ou serviço ao risco. E mais: pode apostar que, onde estiver seu anúncio, as críticas, sejam elas boas ou ruins, serão expressadas nas redes sociais. Aliás, este é o principal espaço para consolidar sua marca com o seu público. Por isso, nunca menospreze o poder das redes.

Para começar, deixe de lado clichês e tudo o mais que fazia sentido para você até o ano passado. Recomece do zero com empatia e paixão pelo seu produto ou serviço. Estude seu mercado, estude o comportamento feminino e seu público central levando em conta a sua persona. Durante o processo, converse com suas avós, tias, mães, amigas, colegas de trabalho, mas também fale com suas filhas, sobrinhas, enteadas, afilhadas, filhas das suas amigas. É preciso compreender o abismo que existe entre essas gerações, dores e anseios de cada uma delas. Depois, coloque isso na sua mente e no seu coração, aplique todo seu ferramental teórico e implemente sua estratégia.

E monitore tudo o tempo todo. Se errar, seja rápido para reconhecer, consertar e recomeçar.

 

Erica Gomes é Partner da LC4 Comunicação, Marketing e Estratégia – empresa que compõe o ecossistema de negócios Startwp. Pós-graduada no MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getulio Vargas, bacharel em Jornalismo pela ESAMC-SP e técnica em TI pelo CEMEP-SP.

Possui cursos de extensão em Marketing Digital, Métricas de Comunicação e Marketing, copywriting, especialista em Marketing de Conteúdo, além de especialista em Produção de Conteúdo para a Web. Tem ampla atuação na área de comunicação e marketing, com cerca de 10 anos de experiência.

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Ex BBB celebra a diversidade durante sua 11ª Peregrinação de Páscoa

Publicado

em

Vagner Lara, Vavá completa em 2024, mais de 6000 km de caminhadas pelo mundo

Vagner Lara, mais conhecido por Vavá, participante do reality BBB14, iniciou no último domingo (24), a sua 11° Peregrinação de Páscoa para Aparecida (SP). A saída oficial aconteceu na Igreja de Santo Expedito, no bairro da Luz em São Paulo,  com a benção do Padre Hélio Pereira, um momento de muita emoção.

“Pra mim essa 11ª Peregrinação está sendo muito especial, pois o 11 é um número que marca muito minha vida. Todos os anos, vou até a Igreja de Santo Expedito e peço a benção do Padre. Na minha opinião, é muito importante, seguir todos os ensinamentos católicos nessa peregrinação.”, conta Vavá. 

Para essa caminhada, que faz parte das comemorações dos 20 anos de peregrinações pelo mundo, o ex BBB está acompanhado de uma equipe de apoio e dos amigos Nildo e Lúcio, também peregrinos, e o iniciante Bruno.

“Fiquei muito feliz de ter meus amigos comigo em mais uma jornada e o Bruno pela primeira vez em uma peregrinação. Estamos celebrando a diversidade em todos os sentidos. Um grupo LGBTQIAP+, cada um com uma crença ou religião mas que acima de  tudo, cremos em  Deus e temos muitos motivos para agradecer.”, diz Vagner. 

A chegada no Santuário em Aparecida, está programada para sábado (30).

 

Acompanhe todos os detalhes dessa aventura pelas redes sociais:

Instagram: @vagner_lara

YouTube: https://www.youtube.com/@vavaperegrino

Site Oficial: www.vavaperegrino.com.br

Crédito Fotos: Thiago Duran

Continuar Lendo

Variedades

DPR Telecomunicações realiza evento em parceria com a Nokia em sua sede, em Sorocaba

Publicado

em

Chamado de IP Next Level, o encontro reuniu profissionais de telecom com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre IP

A DPR Telecomunicações, indústria com 29 anos de mercado, realizou mais um evento em sua sede em Sorocaba (SP), em parceria com a Nokia. Realizado no último dia 07, o IP Next Level reuniu clientes da empresa e profissionais do setor de telecom para discutir tendências e novidades sobre soluções para redes IP. “Um evento deste é muito importante para que a gente tenha contato direto com nossos clientes e a DPR nos propicia isso por meio destes encontros. Assim, conseguimos entender melhor as dores dos nossos clientes e suas necessidades, criando relacionamento e conseguindo transmitir diretamente as informações sobre as tecnologias e os diferenciais das soluções Nokia para melhorar a operação e tornar os negócios deles mais rentáveis”, afirmou Ricardo Caine, Business Development Director Nokia, em sua palestra.

A DPR foi eleita a maior representante Nokia na América Latina, o que reforça seu posicionamento em oferecer para o mercado soluções de alta qualidade e tecnologia de ponta – uma parceria que começou em 2017 e, hoje, conta com o Selo Expert da Nokia. O Selo é dado para parceiros que estabelecem conhecimento aprofundado e especialização por meio de treinamentos intensivos para que os profissionais sejam capazes de desempenhar funções mais complexas de vendas, implantação e suporte, atendendo aos requisitos do Nível de Credenciamento de Especialista Nokia.

 

Outras Novidades

Além de ficarem por dentro das novidades Nokia, os clientes também realizaram um tour pela planta de mais de 9 mil metros quadrados da DPR, conhecendo espaços importantes como o Opt Lab, laboratório de testes e desenvolvimento das soluções oferecidas no mercado com base no conceito de opticalização. A ideia do espaço é dar suporte ao desenvolvimento de novos produtos por meio de ensaios e testes.

Gustavo Costa, da Vello Fibra, esteve na empresa pela primeira vez e enalteceu a oportunidade de estar alinhado a novas tecnologias, além de manter em dia seu aprendizado sobre o que há de mais novo em tecnologia Nokia no mercado. “Esta é uma oportunidade única que temos de obter informações diretamente da fonte, o que não tem preço quando se fala sobre Nokia e DPR. É minha primeira vez aqui, pois a empresa tem apenas quatro anos e fica no Vale do Ribeira, na Região de Caçapava. Hoje, temos cerca de 15 mil assinantes e nosso foco está em diversificar e expandir nossos negócios, por isso este encontro é tão importante”, afirma.

Para Jorge Luiz Taioque, gerente de redes da Desktop, vindo de Sumaré para o evento, o objetivo principal do encontro foi conhecer novos produtos que possam ajudar seu negócio crescer ainda mais. “Somos o maior provedor do Estado de São Paulo e temos mais de 1 milhão de assinantes com a meta de crescer ainda mais em 2024, por isso viemos ter este contato de perto com a Nokia e com a DPR. Buscamos inovação e tecnologia para atender nossos clientes cada vez melhor, focando, também, em novas expansões”, explica.

Novos Produtos

O evento foi realizado no novo showroom da DPR, espaço que serve para demonstrar todos os produtos da marca e realizar treinamentos. “Criamos este espaço incrível em parceria com a Nokia. Além de moderno e elegante, nosso showroom reforça a nossa presença de marca no mercado com tudo o que há de mais moderno em conectividade e infraestrutura de rede”, definiu Marco Munhoz, Diretor Comercial & Marketing da DPR. O espaço abriga todos os lançamentos mais recentes da DPR e um ambiente conectado em 5G, além de uma rede real construída em cima das melhores práticas disponíveis no mercado.

Um dos produtos demonstrados no evento foi o Roteador Nokia SR-a, que se destaca no mercado por oferecer uma versatilidade comparável ao SR-1. Com ele, é possível executar várias funções com um único equipamento como BNG, CGNAT e Peering, ideal para atender às necessidades de provedores iniciantes. O SR-a apresenta um excelente custo-benefício dentro de sua categoria por ser compacto – ele ocupa apenas 1 RU e oferece capacidade NAT de 40Gbps em duas versões, com seis portas de 10G ou quatro portas de 100G. Com capacidade autêntica para atender de 20 mil a 64 mil usuários dual-stack no BNG e suporte para CGNAT de 20G a 40G, ele oferece flexibilidade de utilizar todas suas funções ou apenas um serviço, sem necessidade de licenciamento por escala. No caso de necessidade de mais portas e versatilidade para expansão de rede, o complemento perfeito é o IXR-e2c. Com ele, é possível adicionar mais duas portas de 100G e 12 portas de 10G, ampliando a capacidade total para 800G em apenas 1 RU.

Sobre a DPR

A DPR Telecomunicações, empresa brasileira com capital 100% nacional que atua há 29 anos no mercado, oferece soluções exclusivas e integradas para a estrutura do Setor de Telecom de Internet de Banda Larga Fixa, contribuindo com o processo de inclusão digital no País.

Com uma cadeia produtiva composta, prioritariamente, por parceiros nacionais, a montagem dos produtos ocorre na fábrica sediada em Sorocaba (SP), em uma área com mais de 9.000 m².

As soluções DPR são desenvolvidas para atender as necessidades climáticas do País, bem como o perfil de aplicação técnica da região. Líder em tecnologia e serviços para ISPs do Brasil, possui mais de 100 patentes registradas.

Com foco total no cliente, a empresa desenvolve o que há de mais moderno e inovador para os provedores e operadoras de Internet, além de ser a maior distribuidora Nokia na América Latina. Muito mais que uma desenvolvedora de produtos, a empresa oferece ao mercado condições de pagamento diferenciadas e o Turn-Key, financiamento único que viabiliza o retorno do investimento ao ISP. A solução garante praticidade, redução de custos e segurança operacional ao projeto do provedor, incluindo produtos de ativação de redes e mão de obra.

Um trabalho de quase 30 anos para que provedores e operadoras do Brasil tenham as melhores soluções em suas redes e cresçam de forma sustentável.

Acesse nosso site e confira: www.dpr.com.br

DPR. Construindo as redes do futuro.

Continuar Lendo

Variedades

Com alta de 2,3%, setor de serviços desponta como opção promissora e assertiva para investimento

Publicado

em

Diversidade abre leque de oportunidades para empreendedores em busca de independência financeira

O segmento de serviços no Brasil, reconhecido como o terceiro setor da economia, apresenta uma oportunidade de investimento robusta e promissora. Com uma contribuição significativa para o Produto Interno Bruto (PIB), o ramo é um campo fértil para investidores que buscam diversificação e crescimento sustentável.

Fortalecimento e potencial

Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada em 09 de fevereiro de 2024 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2023 o setor fechou com alta de 2,3%, terceiro ano seguido de crescimento. Este aumento não apenas sublinha a resiliência do setor, mas também sua capacidade de se adaptar e prosperar mesmo diante das dificuldades econômicas.

Diversidade de oportunidades

O mercado de serviços abrange uma gama diversificada de atividades, desde educação e saúde até tecnologia e serviços domésticos. Investir no ramo significa ter acesso a um amplo mercado com potencial de crescimento. Para José Roberto Campanelli, diretor da rede de franquias Mary Help, esse é uma ótima oportunidade. “ O setor de serviços é um dos mais promissores para investimentos atualmente. Com a crescente demanda por conveniência e qualidade, empreendimentos nessa área oferecem oportunidades sólidas de retorno financeiro e crescimento sustentável, atraindo empreendedores em busca de autonomia financeira”, pontua. A Mary Help é uma rede de franquias de intermediação de profissionais para serviços domésticos, que abrange diversos segmentos como faxineira, lavadeira, cozinheira, piscineiro, jardineiro, personal organizer, entre outros, de baixo investimento, alta lucratividade e gestão simplificada.

Impacto econômico

O setor de serviços contribuiu significativamente para os resultados positivos do PIB no terceiro trimestre de 2023, com uma alta de 1,8%. Este desempenho destaca a sua importância para a economia brasileira, como gerador de empregos e renda, reforçando a confiança dos investidores.

Onde investir

Segundo Campanelli, buscar alternativas consolidadas é essencial. “É de suma importância pesquisar o mercado antes de investir o seu capital. Procurar por marcas já consolidadas é uma alternativa que reduz riscos. Outro ponto a ser considerado, principalmente para quem está à procura de um empreendimento, é investir no modelo de franquias, por já ser um negócio validado e ainda poder contar com a expertise do franqueador”, conclui.

Investir no setor de serviços no Brasil é apostar em um mercado dinâmico e em expansão. Sua diversidade posiciona o setor como uma escolha estratégica para investidores visionários.

 

Sobre a Mary Help

A Mary Help faz cerca de 700 mil diárias por ano e tem cadastradas quase 9 mil diaristas preparadas para atender os clientes de forma prática, rápida e segura.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.