Conecte-se conosco

Variedades

Espetáculo “Pandora” estreia temporada no Teatro Sergio Cardoso com reflexão sobre a representação da mulher na sociedade atual

Publicado

em

Peça dirigida por Leona Cavalli fica em cartaz de 18 de outubro a 10 de novembro

Com o objetivo de discutir os padrões femininos ao longo dos anos e os diferentes papéis da mulher na sociedade atual, o espetáculo “Pandora”, com direção de Leona Cavalli, estreia temporada no Teatro Sérgio Cardoso de 18 de outubro a 10 de novembro.

A peça narra o reencontro de duas irmãs após dois anos da morte de sua mãe. Janaína (Jaqueline Roversi) nunca saiu da casa da família na serra, onde passou a infância e decidiu se tornar artista. Joana (Jordana Korich), por sua vez, foi embora para estudar na capital e se tornou engenheira. Aos poucos, revela-se a tensão entre as duas irmãs, assim como a polaridade de seus universos e expectativas.

Por meio de contação de histórias, a dramaturgia é permeada por memórias do passado das duas irmãs, e faz referência a mitologias grega, hebraica e hindu com os contos “Deméter e Perséfone”, “Sophia e a criação” e “Ganesha e Kartikeia”, respectivamente. Além de contar a história das Icamiabas, conhecidas como as “Amazonas Brasileiras”. A narrativa propõe uma reflexão acerca das distorções dos padrões femininos ao longo das eras e diferentes civilizações, e como é a representatividade da mulher nos dias de hoje.

Os bonecos utilizados no espetáculo são criações de Bruno Dante (“Gritos”, “Makuru, um musical de ninar”, “Tatá e o travesseiro”, entre outros). Já as máscaras que ajudam a compor as histórias foram desenvolvidas por Marise Nogueira.

Ficha Técnica

Texto: Jaqueline Roversi e Jordana Korich

Direção: Leona Cavalli

Elenco: Jaqueline Roversi e Jordana Korich

Assistência De Direção e Direção De Movimento: Kelly Siqueira

Cenário: Karlla De Luca

Figurino: Vanessa Machado

Máscaras: Marise Nogueira

Bonecos: Bruno Dante

Preparação Técnica De Bonecos: Marcio Nascimento

Iluminação: Aurélio De Simoni

Trilha Sonora: Alessandro Persan

Caracterização: Fernanda Santoro

Fotos: Daniel Barboza, Chico Cerchiaro E João Julio Mello

Projeto Gráfico: Fernando Alax

Produção: Jaqueline Roversi E Jordana Korich

Assistência De Produção: Anna Bittencourt E Vânia Scholz

Realização: Amor&Arte e Grande Mãe Produções

Assessoria De Imprensa: Jspontes Comunicação – João Pontes E Stella Stephany

Serviço

Estreia: dia 18 de outubro (sexta-feira), às 19h

Temporada: 18 de outubro a 10 de novembro

Horários: sextas e sábados às 19h, domingos e 2ª 20h

Local: Sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso.

Endereço: Rua Rui Barbosa 153, Bela Vista, São Paulo.

Ingressos: R$40 e R$20 (meia)

Capacidade: 144 lugares

Duração: 50 minutos

Gênero: Drama

Classificação indicativa: 12 anos

Vendas: Sympla

Link de venda: https://bileto.sympla.com.br/event/62028/d/70359/s/364131

Sobre a APAA – Associação Paulista Dos Amigos Da Arte

A APAA é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da APAA, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos como o Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, Teatro Estadual de Araras e o Museu da Diversidade Sexual.

Saiba mais em: https://apaa.org.br

Conheça também as redes sociais da APAA:
Instagram: https://www.instagram.com/omelhordaculturasp
Facebook: https://www.facebook.com/omelhordaculturasp
Twitter: https://twitter.com/apaacultural

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

O Teatro Sérgio Cardoso é um dos espaços culturais mais tradicionais de São Paulo e completa 40 anos em 2019. Um dos últimos teatros de rua da cidade, recebe grandes produções artísticas. Conta com uma sala principal de 800 lugares, um dos maiores palcos do Brasil, e a sala Paschoal Carlos Magno com capacidade para 144 pessoas. Está localizado no tradicional bairro do Bixiga, no centro de São Paulo.

Saiba mais em: (http://www.teatrosergiocardoso.org.br/)

Conheça também as redes sociais do Teatro Sérgio Cardoso:

Instagram: https://www.instagram.com/teatrosergiocardoso

Facebook: https://www.facebook.com/teatrosergiocardoso/

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Faxina à brasileira x limpeza americana: qual método é mais eficaz?

Publicado

em

Se tem uma coisa que brasileiro valoriza, é uma casa bem limpa. A faxina faz parte da rotina de milhões de lares e, para muitos, limpeza de verdade só acontece quando envolve água, sabão e uma boa dose de esforço. Esfregar o chão, enxaguar os azulejos e perfumar os ambientes com desinfetante fazem parte desse ritual. Mas, em outros países, a realidade é bem diferente. Nos Estados Unidos, por exemplo, a limpeza do dia a dia costuma ser feita de forma mais prática, apenas com panos umedecidos e produtos multiuso, sem aquela lavagem pesada que estamos acostumados.

Mas afinal, qual método é mais eficiente? Enquanto os brasileiros preferem a limpeza profunda e o uso de água para eliminar qualquer vestígio de sujeira, os americanos optam por um estilo mais prático e frequente, evitando o acúmulo de poeira e resíduos. Apesar das diferenças, uma coisa é certa: manter o ambiente limpo impacta diretamente o bem-estar e a qualidade de vida.

Uma pesquisa da Globo aponta que 94% das pessoas no Brasil veem paz e tranquilidade em manter um ambiente limpo e organizado. E não é só por aqui que a faxina tem esse efeito positivo. Um estudo publicado pela empresa norte-americana The Clorox Company, em 2018, revelou que 80% dos entrevistados se sentem mais relaxados em um espaço limpo, 72% se declaram mais produtivos e 60% dizem se sentir menos estressados quando o ambiente está organizado. Ou seja, limpar a casa vai muito além da estética, é uma forma de cuidar da saúde mental.

Água e sabão: a fórmula da faxina brasileira
No Brasil, a cultura da faxina está enraizada. Por aqui, a limpeza pesada, que inclui lavar o chão, esfregar azulejos e caprichar nos produtos de higienização, é considerada essencial.

“Aqui no Brasil, a umidade e o calor favorecem o acúmulo de sujeira e a proliferação de bactérias, então a limpeza com água se torna fundamental para garantir um ambiente realmente higienizado. O brasileiro tem esse costume de lavar tudo, desde os azulejos da cozinha até o quintal, e isso faz muita diferença na higiene”, explica José Roberto Campanelli, diretor da rede de franquias Mary Help, especializada na intermediação de serviços domésticos.

Outro fator que incentiva esse tipo de limpeza é o uso de pisos frios, como cerâmica e porcelanato, que predominam nas casas brasileiras. Diferente dos carpetes, muito comuns nos Estados Unidos, esses materiais permitem uma lavagem mais profunda, tornando a faxina mais eficaz na remoção da sujeira acumulada.

O método americano: praticidade acima de tudo
Nos Estados Unidos, a limpeza segue um conceito mais prático e rápido. O hábito mais comum é passar panos umedecidos com produtos multiuso e aspirar os ambientes, sem recorrer ao uso excessivo de água. “As casas americanas são construídas de uma forma que não favorece a lavagem pesada. O carpete, por exemplo, não pode ser lavado com frequência, então a solução é usar aspiradores potentes e produtos específicos para limpeza a seco”, comenta Campanelli.

Outro ponto interessante é que, nos Estados Unidos, há um hábito maior de manter a casa sempre organizada, realizando pequenas limpezas diárias. “Enquanto no Brasil muita gente espera o dia da faxina pesada para limpar a casa, nos EUA há o costume de manter a limpeza todos os dias, o que reduz a necessidade de uma faxina mais agressiva”, acrescenta Campanelli.

Qual método é melhor?
Cada estilo de limpeza tem suas vantagens, e o mais importante é adaptar o método à realidade de cada casa.
Independentemente do método escolhido, o mais importante é manter a frequência na limpeza para garantir um ambiente sempre saudável e acolhedor. E, para quem quer otimizar o tempo e garantir uma higienização impecável, contar com profissionais especializados pode ser uma excelente alternativa. “Uma limpeza bem feita faz toda a diferença na qualidade de vida, seja no Brasil ou nos Estados Unidos”, finaliza Campanelli.

Continuar Lendo

Variedades

PARQUE MUNDO BITA INVADE O SHOPPING GRANJA VIANNA EM MARÇO

Publicado

em

Shopping center conta com a atração que envolve foguete inflável, escalada, escorregadores e muito mais

 

Cotia, março de 2025 – O Shopping Granja Vianna, empreendimento administrado pela Alqia, recebe a partir do dia 19 de março, o Parque Mundo Bita, uma atração inédita especialmente pensada para a diversão das crianças. Com atividades interativas e educativas, o parque promete encantar o público infantil e proporcionar momentos inesquecíveis para toda a família.

 

“É uma excelente oportunidade para as crianças vivenciarem a magia do mundo lúdico e colorido do Bita. Com a nova atração, garantimos mais uma opção de lazer para toda a família”, comenta Laron Santana, coordenador de Marketing do Shopping Granja Vianna.

Com a temática do universo infantil, o parque promete fazer sucesso com seus diversos espaços interativos e educativos, que estimulam a criatividade e a imaginação das crianças. O evento está localizado na Praça de Eventos, no Piso L1, e oferece uma experiência divertida e segura para todas as crianças.

 

O ingresso para o parque tem o custo de 60 reais para 40 minutos de diversão. Para cada tempo adicional, é cobrada uma taxa de 10 reais a cada 40 minutos.

 

 

Parque Mundo Bita

 

Data: de 19 de março a 04 de maio

Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h

Local: Praça de Eventos, Piso L1

 

 

 

Sobre o Shopping Granja Vianna

Administrado pela Alqia, uma das principais administradoras de shopping centers do país, o Shopping Granja Vianna é o espaço de lazer, cultura, serviços e compras da região. São mais de 33 mil m2 que abrigam 140 lojas, reunindo sete âncoras e grandes marcas como C&A, Pernambucanas, Renner e Riachuelo, além de 30 opções gastronômicas para todos os paladares, como Madero, Outback, Pecorino, Coco Bambu e Pizza Hut. Mais de 350 mil pessoas circulam todos os meses pelo shopping center, que pauta sua atuação com o olhar da Sustentabilidade. Milhares de pessoas foram beneficiadas por iniciativas ambientais e sociais do empreendimento, que promove vacinação, doação de sangue, arrecadação de roupas e acessórios, além de campanhas de conscientização sobre o consumo consciente e a vida animal, por exemplo. Com 1,3 mil vagas no estacionamento, o shopping center está localizado no quilômetro 23,5 da Rodovia Raposo Tavares. Saiba mais em www.shoppingranjavianna.com.br

Continuar Lendo

Variedades

Box do banheiro limpo e sem contaminação

Publicado

em

[16:57, 18/03/2025] Karol Romagnoli: 7 dicas para manter o ambiente limpo e longe de bactérias

Se tem um ambiente da casa que merece atenção especial na limpeza, esse lugar é o banheiro. Afinal, ele está em contato diário com umidade, resíduos de produtos de higiene e, claro, muitas bactérias. Um estudo da Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS), em parceria com a Universidade de Barcelona, revelou que o banheiro é o local mais contaminado da casa, superando até a cozinha. Dentro dele, o box do chuveiro se destaca como um dos pontos mais críticos, perdendo apenas para o vaso sanitário, já que o vapor quente e a gordura corporal criam o cenário perfeito para o acúmulo de sujeira, mofo e manchas.

Embora pareça uma tarefa trabalhosa, man…
[16:57, 18/03/2025] Karol Romagnoli: Franquia é oportunidade de dar adeus à CLT
Especialista explica porque o modelo é ideal para quem quer começar a empreender

Com a crescente insatisfação com a CLT e a busca por uma maior autonomia profissional, muitas pessoas estão se aventurando no mundo do empreendedorismo. Mas, para quem está começando, qual é a alternativa mais segura? Rodrigo Moreira, especialista em franquias, explica que investir no franchising é uma opção estratégica e assertiva. “Ao optar por esse modelo de negócios, o empreendedor conta com uma estrutura já estabelecida, suporte contínuo e um modelo testado, que reduz significativamente os riscos e aumenta as chances de sucesso”, comenta Moreira.

Com o mercado de franquias crescendo a passos largos, a opção de investir em uma marca consolidada tem atraído cada vez mais novos empreendedores. De acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias registrou um crescimento de 13,5% em 2024, faturando mais de R$ 273 bilhões, um reflexo do aumento na confiança e interesse dos brasileiros nesse tipo de modelo de negócios. “Investir em uma franquia é uma escolha estratégica. O modelo oferece uma série de benefícios, como o respaldo de uma marca conhecida, treinamentos especializados e um modelo de negócios testado e comprovado. Isso ajuda o empreendedor a minimizar riscos e a começar com mais segurança”, explica o especialista que acompanha o setor há mais de 15 anos.

Com tantas possibilidades, fica a dúvida: qual franquia escolher para investir? Para ajudar quem está dando os primeiros passos, reunimos algumas opções que estão em alta no mercado e têm se mostrado ideais para quem quer empreender com mais segurança e potencial de crescimento.

LOVE GIFTS
A Love Gifts é uma rede de franquias especializada em presentes criativos e itens de decoração cheios de afeto e personalidade. Fundada em 2014 por Fábio Farias, a marca tem a missão de transformar o ato de presentear em uma experiência memorável, oferecendo produtos exclusivos que emocionam e criam conexões especiais. Com mais de 90 unidades pelo Brasil, a rede conquistou um público fiel, consolidando-se como referência no segmento de presentes afetivos e criativos. Sempre atenta às tendências de consumo, a rede inovou no mix de produtos e alcançou um faturamento de R$ 25 milhões em 2024.
Investimento inicial total estimado: R$ 16.9 mil (home based)
Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 12 a 14 meses

MARY HELP
Fundada em 2011, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial, a partir de R$35 mil, e pelo alto volume de diárias realizadas, cerca de 700 mil por ano. Com mais de 9 mil diaristas ativas, preparadas para oferecer serviços rápidos, práticos e seguros, a marca acumula quatro chancelas de excelência da ABF, reconhecendo a qualidade de seus serviços. Além disso, oferece um seguro para suas profissionais parceiras, consolidando seu pioneirismo no setor.
Cidades até 50 mil habitantes
Investimento Total: R$ 40 mil
Faturamento médio mensal (estimado): R$ 30 mil
Prazo de retorno do investimento: de 12 a 14 meses

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.