1º Papo de Boteco aberto ao público com a proposta de um happy-hour com temas provocativos que estimulem o diálogo
Papo de Boteco
Iniciativa inédita e inovadora, propõe encontro onde serão discutidos temas sérios em ambiente desccontraído.
Um happy hour para a mente. Este é conceito do Papo de Boteco, cuja proposta é por novas ideias na cabeça e provar que é possível ter uma conversa de conteúdo num ambiente descontraído, fora dos meios acadêmicos.
Os encontros acontecem uma vez por mês no Satisfatto Bistrô, em datas predefinidas. Localizado na charmosa Galeria Metrópole, (pertinho do Metrô República), o bar tem cardápio da melhor qualidade, cerveja gelada e o papo, sem dúvida, de boteco, mas com muita “sustância”.
Mensalmente os interessados são convidados a ler um livro, resenha ou algum outro tipo de material de apoio, sempre voltado à cultura e temas que dizem respeito à nossa condição humana e ao nosso tempo. Para discutir o assunto são convidados um ou dois especialistas no assunto para breves apresentações sobre o tema.
O primeiro Papo de Boteco será no dia 25 de março, segunda-feira, das 19h às 21h. O tema é Panorama Atual da Literatura Feminina na América Latina e o encontro será conduzido por Raquel Dommarco Pedrão, organizadora e tradutora da revista Punãdo, que publica contos inéditos de escritoras latino-americanas.
Neste primeiro Papo de Boteco, a intenção é traçar um panorama do cenário latino-americano atual, partindo da literatura feita por mulheres. O objetivo é trazer elementos para que os participantes possam refletir sobre como gênero, raça e geografia delimitam a difusão das obras e o intercâmbio entre essas autoras e seus leitores.
Com o auxílio de traduções de contos, biografias e entrevistas concedidas pelas autoras (contidos em diversas edições da Revista Puñado), será proposto um diálogo sobre as grandes questões da mulher latina hoje, sem resvalar em clichês sobre supostas ‘temáticas de mulher’. Ou seja, como a existência dessas escritoras constitui diversas formas resistência ao lugar comum do mercado, ao mesmo tempo em que surge uma reflexão sobre o papel das pessoas enquanto leitores, interlocutores, tradutores e editores dessas mulheres.
Raquel Dommarco Pedrão é organizadora e tradutora da Revista Puñado, que publica contos inéditos de escritoras latino-americanas realizada pela Editora Incompleta. trabalha com tradução literária para diversas publicações, escreve artigos para variados meios de comunicação e dá aulas e workshops para a formação de professores. É formada em Letras pela Universidade de São Paulo, realizou o programa de mestrado em Arte e Literatura Contemporâneas da Universidad Complutense de Madri e foi aluna do programa formativo para tradutores literários da Casa Guilherme de Almeida.
Ficha técnica
Papo de Boteco
Tema do primeiro encontro: Panorama Atual da Literatura Feminina na América Latina.
Quando: dia 25 de março, segunda-feira.
Horário: das 19h às 21 horas.
Local: Satisfatto Bistrô, na Av. São Luís 137, segundo andar (Galeria Metrópole).
Ingresso: R$ 20,00. O valor do investimento refere-se apenas à inscrição. Os itens do cardápio serão cobrados à parte.
Divulgação: Galatica.
Informações pelo whatsapp da Galática: (11) 97583-2305, jornalista responsável: Sonia Avallone – e-mail: sonia.avallone@galatica.com.br