Connect with us

Variedades

Dr. Filippo Pedrinola explica relações entre hormônios e saúde mental

Published

on

Médico endocrinologista aborda a saúde mental sob perspectiva de problemas fisiológicos que não provêm da depressão ou distúrbios do comportamento

Com o isolamento social e as preocupações com a pandemia, temas sobre saúde mental ganham muito espaço nas discussões sobre o bem-estar. Temas como depressão e ansiedade já são os primeiros a serem considerados quando o assunto é referente aos reflexos de tudo isso em nosso cérebro. No entanto, a situação atual reforça um pensamento comum, que é explicar as causas pelo estilo de vida como reflexo do mundo exterior, mas também existem as causas fisiológicas atuando nesse processo, como o desequilíbrio hormonal.

Por haver grande desconhecimento da população acerca destes sintomas, fazendo-as desconsiderarem os fatores de origem biológica, como desequilíbrios hormonais e uso de medicamentos capazes de influenciar o desenvolvimento de diversos problemas relacionados à saúde mental.

Para o Prof. Dr. Filippo Pedrinola, um exemplo disso é o impacto negativo do anticoncepcional no organismo de algumas mulheres.

“Há um subgrupo de mulheres nos quais a pílula anticoncepcional, em pequenas quantidades, pode induzir a um quadro depressivo. Além disso, o anticoncepcional também afeta diretamente a produção de vitamina B6 no organismo, sendo responsável pela produção de neurotransmissores. Quando estes não atuam da maneira correta, o humor, por exemplo, muda consideravelmente”.

Além disso, completa Pedrinola “o uso prolongado de anticoncepcional aumenta os riscos do desenvolvimento de câncer de mama, por isso é importante estar sempre em contato com um médico especializado para que a prescrição seja feita de maneira correta, sem apresentar danos à saúde”.

Hipotireoidismo também geram distúrbios do comportamento

É de conhecimento popular que cansaço, alteração do sono, desânimo, ganho de peso, fraqueza e perda de libido são sintomas característicos da depressão, mas nem sempre eles podem estar relacionados com as alterações químicas que também geram a depressão.

De acordo com o Prof. Dr. Filippo Pedrinola, é essencial realizar exames de função tireoidiana, principalmente se o paciente nunca apresentou sintomas depressivos antes, visto que as sensações entre um problema e outro são bem parecidas.

“Os sintomas do hipotireoidismo são muito parecidos com o de pessoas que desenvolvem um quadro depressivo, e isso gera uma certa confusão porque, ao invés de ir a um endocrinologista, ela vai a um psicólogo ou psiquiatra, e muitas vezes o tratamento indicado por estes profissionais não resolve o problema do paciente, visto que eles estão em outra esfera”.

O mais indicado é, se possível, fazer um acompanhamento simultâneo com profissionais de ambas as áreas, já que cerca de 30% dos pacientes com depressão apresentam hipotireoidismo e, por outro lado, 50% dos pacientes com hipotireoidismo são depressivos, de acordo com pesquisas realizadas pelo Departamento de Tireoide da SBEM.

Estresse crônico está diretamente ligado com deficiência androgênica nos homens

Os homens também estão suscetíveis a problemas hormonais e apresentam alguns sintomas que se assemelham à depressão, como a falta de energia, e libido baixa. Neste caso, o que pode estar acontecendo é um quadro de hipogonadismo, uma doença na qual as gônadas, que nos homens são os testículos e, nas mulheres, os ovários, não produzem quantidades suficiente de hormônios sexuais.

“É muito comum que os homens desenvolvam o hipogonadismo em decorrência do estresse crônico, e por mais que os exames laboratoriais indiquem normalidade, é interessante avaliar outros parâmetros, porque isso pode estar influenciando nas queixas de baixa libido ou falta de energia”, declara o Dr. Pedrinola.

Mesmo que a taxa de testosterona do homem esteja dentro dos limites da normalidade, é necessário analisar no exame laboratorial os índices correspondentes aos hormônios SHBG ou prolactina, pois as situações de estresse fazem com que a glândula hipófise aumente a produção do hormônio prolactina, que tem relação direta com a queda da testosterona.

“Tudo deve ser levado em conta junto ao quadro clínico, porque em uma situação dessas a gente costuma questionar se há a necessidade de uma reposição hormonal ou se vamos estimular esses eixos para que voltem aos seus índices normais. Sempre procuro entender por que o paciente está daquele jeito antes de indicar algum tipo de tratamento”, declara o Dr. Pedrinola.

Em todos os casos, é importante estar atento aos sinais que o corpo dá, sempre mantendo os exames em dia e se consultando periodicamente com um especialista, a fim de evitar problemas maiores no futuro.

Prof. Dr. Filippo Pedrinola
José Iago

Sobre o Dr. Filippo Pedrinola

O Dr. Filippo Pedrinola, criador do protocolo Medicina de Estilo de Vida, é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com residência médica em clínica e endocrinologia no Hospital das Clínicas de São Paulo.

Após período de um ano do Fellowship Program do Cedars Sinai Medical Center da University of California em Los Angeles (UCLA), concluiu doutorado em endocrinologia pela Faculdade de Medicida da USP.

É membro da The Endocrine Society dos Estados Unidos, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação Brasileira de Estudos sobre Obesidade (ABESO).
Possui certificação em medicina mente-corpo pelo Body-Mind Institute da Harvard Medical School, pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) e pela University of Texas em Arlington (UTA).

Além de estar à frente de suas clínicas médicas próprias, faz parte do corpo clínico do Hospital Albert Einsten e do Hospital BP Mirante, neste último é Coordenador do Núcleo de Bem-Estar e Terapias Integrativas.

Clínica Prof. Dr. Filippo Pedrinola | Prof. Dr. Élvio Garcia

Endereço: Rua Viradouro, 63 – 2º andar – Itaim Bibi, São Paulo/SP

Telefone: (11) 3073-0113

Dra. Halana Filgueiras – instagram.com/dra.halana

Dra. Nathália Coronel – instagram.com/dra.nathaliacoronel

Dra. Ariane Wunderlich Gregório – instagram.com/dra.arianegregorio

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Produtos de beleza e moda tem até 70% de desconto na Liquida Beauty

Published

on

3ª edição da maior liquidação de beleza e moda do Brasil acontece de hoje até 05 de maio nas principais lojas virtuais de moda e cosméticos do país

A Liquida Beauty, maior liquidação de beleza e moda do Brasil, inicia hoje a sua 3ª edição, que vai até o dia 05 de maio e promete descontos de até 70% em produtos. A campanha, que beneficia um mercado em expansão, reúne as principais lojas e marcas de beleza, cosméticos e moda para oferecer descontos aos consumidores, além de benefícios exclusivos, como frete grátis e brindes. 

Segundo informações do Painel de Dados de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor de cosméticos fechou 2020 com alta de 5,8%, impulsionando nichos como perfumaria, que cresceu 8,4%, cuidados com a pele 21,9%, entre outros.  

Atuando com as principais marcas do mercado e apenas no ambiente virtual, a Liquida Beauty acontece duas vezes ao ano e chega para atender a um segmento que fechou 2020 em ascensão. Nas suas últimas edições em 2020, a campanha contou com os parceiros, como: Salon Line, Teruya, Avon, Droga Raia, Drogasil, Ruby Rose, Sephora, entre outros. Para 2021, a nova edição destaca marcas, como Ali Express, Condor, Farmácia Rosário, Hering, Hypera Pharma, Morena Rosa, Veet, entre outros. 

As marcas participantes da Liquida Beauty oferecerão descontos e condições exclusivas durante a campanha, podendo variar de acordo com cada produto. “Nosso objetivo é reunir as melhores lojas e marcas da internet para oferecer descontos e benefícios que o cliente não encontrará em outra época do ano”, explica o sócio-diretor da Proxy Media, empresa de marketing digital e organizadora da campanha, Francisco Cantão. 

Parte das vendas realizadas na 3ª edição da Liquida Beauty serão revertidas em doações para a Cabelegria, uma ONG que arrecada cabelos, confecciona perucas e doa para crianças e mulheres diagnosticadas com doenças que causam a queda dos cabelos.

Mais informações sobre a Liquida Beauty podem ser adquiridas no site https://liquidabeauty.com.br/ . 

Sobre Liquida Beauty

A Liquida Beauty é maior liquidação de beleza do Brasil, que acontece duas vezes ao ano para reunir as melhores marcas de moda e beleza em um só lugar. Exclusivo para lojas virtuais, a campanha é organizada pela Proxy Media – agência de marketing digital, que também faz outras ações, como a Black Fralda e a Black de Verdade.

Continue Reading

Variedades

Dia das Mães no Le Canton

Published

on

O Le Canton, o mais incrível resort da Região Serrana do Rio de Janeiro, preparou uma programação especial para o fim de semana das mães, entre os dias 07 e 09 de maio. As mamães poderão celebrar seu dia em várias atividades individuais ou ao lado dos filhos, e ainda aproveitar toda a infraestrutura que o hotel oferece.

Entre as ações pensadas especialmente para as mães estão degustação de vinhos, cafés especiais preparados por um barista, workshop de pizza, massagem especial, Estação Mary Key e o Festival Gastronômico Italiano. Os pequenos poderão aproveitar o Ski Bum, Bagunça Art. (Artesanato) e a Escolinha de Futebol Le Canton. Toda a família poderá curtir ainda o Show de Som e Luzes com personagens no Castelo, gincana mães e filhos e encerrar a comemoração com um delicioso almoço de Dia das Mães.

O pacote para dois adultos nos três hotéis do complexo custa a partir de três parcelas de R$ 779, e inclui pensão completa (bebidas pagas à parte), atividades, estacionamento e wifi. Na ala Magique, o pacote inclui cortesia para uma criança de até 12 anos na mesma acomodação dos pais, e na ala Village e Fazenda Suíça, a cortesia inclui duas crianças de até 12 anos.

Além de seus tradicionais atrativos, o Le Canton conta agora com um novo programa: um passeio de trenzinho, que circula pelo empreendimento, da recepção à Fazenda Suíça.

As reservas podem ser feitas pelo site do hotel – www.lecanton.com.br ou pela central de reservas (21) 3613-9500 / (21) 4000-1150.

Principais alterações no funcionamento

Além das regras já adotadas por toda a hotelaria brasileira, distribuindo álcool gel e sugerindo o distanciamento social entre os hóspedes, o Le Canton colocou em uso algumas novas tecnologias.

O check-in começa ainda em casa, com acionamento por um aplicativo com reconhecimento facial. Chegando no hotel, somente uma pessoa da reserva deve se apresentar na recepção e pegar a chave. Na saída, o check-out deve ser agendado por aplicativo.

Os quartos são higienizados por duas equipes distintas e a arrumação, a cada três dias. Nas áreas comuns, as famílias ou grupos devem respeitar a distância mínima de 1,5m e utilizar máscaras o tempo todo.

O hotel disponibiliza álcool gel nas áreas comuns e redobrou os cuidados com a higiene em todos os ambientes. A participação nas atividades comuns, realizadas ao ar livre, deve ser agendada também pelo aplicativo.

A capacidade dos restaurantes também foi reduzida, com um espaçamento maior entre as mesas e serviço nos buffets feito com apoio de funcionários. Na entrada, os hóspedes atravessam um portal de desinfecção. A máscara só deve ser retirada no momento das refeições. No caso dos grupos, os horários para café da manhã, almoço e jantar devem ser agendados previamente.

Sobre o Le Canton

O resort Le Canton está localizado em Teresópolis, a apenas duas horas da capital e a 100km do aeroporto do Galeão, numa linda região da serra do estado do Rio de Janeiro. Inspirado nos charmosos campos suíços, o empreendimento abrange dois milhões de metros quadrados e é cercado pelas belezas naturais da Serra dos Órgãos.

Focado na hospedagem de famílias e com diversas opções de gastronomia e lazer para adultos e crianças, o Le Canton está sempre inovando e oferecendo um calendário de atrações diferenciadas para todas as idades. O resort é composto por três hotéis: o Village, que é o hotel principal e o maior deles; o Magique, construído ao lado do Canton Ville, a área de lazer do hotel; e a Fazenda Suíça, típica fazenda, com estrutura própria e opção para quem busca espaços mais reservados. O Le Canton conta com vans que fazem o transporte entre todos os hotéis, gratuitamente.

Hotel Le Canton

Estrada Teresópolis – Friburgo, km 12

Telefone: (21) 40001150 (capitais e regiões metropolitanas)

08002854200 (demais localidades)

reservas@lecanton.com.br

Site: http://lecanton.com.br/

Continue Reading

Variedades

Empresários e Pousadeiros de Fernando de Noronha alertam contra golpe na hora de contratar hospedagens

Published

on

Criminosos criam perfis falsos de hotéis e pousadas para enganar turistas. Site da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha é uma das opções mais segura

Fernando de Noronha é o destino certo para quem procura belas praias, com paisagens exuberantes e únicas. Em um simples mergulho de snorkel, nas piscinas naturais, é possível ter contato direto com peixes, tartarugas, tubarões, arraias, esponjas, algas, moluscos e corais. Mas a viagem dos sonhos pode se tornar um pesadelo por causa da ação de criminosos, que estão se passando por funcionários de hotéis e pousadas para enganar turistas.

O arquipélago, localizado a pouco mais de 540 quilômetros de Pernambuco, atrai turistas do mundo inteiro. De acordo com a administração da ilha, Noronha recebeu 33.836 visitantes no ano passado, o que equivale a uma diminuição de 68% em relação a 2019, quando a ilha recebeu 106.130 pessoas.

A empresária Fabiana de Sanctis relata que recebe com frequência ligação de turistas que já caíram no golpe e/ou desconfia dos perfis e entram em contato para confirmar se de fato as promoções existem.

“Há cerca de um ano que estamos sofrendo com esse problema. Descobrimos através de clientes que entraram em contato com a nossa pousada perguntando sobre sorteios e promoções que encontraram em perfis falsos. Alguns, inclusive, já caíram no golpe”, comenta Fabiana. “Alguns criminosos chegam a ligar para as vítimas, se passando por funcionários da nossa pousada”, completa.

Ainda de acordo com a empresária, diversas pessoas já denunciaram os perfis ao Instagram, mas a resposta é que as contas não infringem as normas da plataforma. Já foram feitos vários boletins de ocorrência, além de outras medidas judiciais, mas os criminosos insistem na atitude audaciosa.

De acordo com o advogado Tiago Carneiro, é preciso que as pessoas lesadas procurem a Delegacia de Crimes Cibernéticos para apurar a prática do crime e a identificação do responsável. A pena para esse crime pode chegar a até um ano de detenção, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.

Tiago fala que a melhor medida para não cair no golpe é a prevenção. “O cliente deve se assegurar de que está falando com a pessoa do estabelecimento e somente fazer qualquer tipo de pagamento diretamente para uma conta da empresa. Uma medida fácil é ligar para o estabelecimento e confirmar os preços e condições”, alerta o advogado.

Desde o início do ano, no site da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha – www.apfn.com.br – é possível ter informações e fazer reservas em hotéis e pousadas da ilha, sendo uma das formas mais seguras.

Para fazer a reserva é bem simples. Basta acessar o site da associação, preencher o check-in e check-out, quantidade de adultos e crianças e escolher uma pousada. O site será direcionado para a página de reservas da pousada escolhida. Fácil, ágil e seguro.

Continue Reading

Destaque

Copyright © 2021 ocimar.com. Todos os direitos reservados.