Conecte-se conosco

Gente

Doenças coexistentes: depressão e dor nas costas!

Publicado

em

Geralmente, as pessoas que estão com depressão, têm hábitos sedentários. Portanto, os músculos da coluna vão se tornando mais fracos e frágeis, suscetíveis às dores. O contrário também foi observado por um estudo inglês que avaliou mais de 190 mil pessoas em 43 países em desenvolvimento, avaliando que, pessoas com dor nas costas tendem a ter um quadro depressivo. Ou seja: pessoas com dor nas costas têm uma chance maior de desenvolver depressão e, por sua vez, pessoas com depressão têm maior chance de desenvolver uma condição de dor nas costas ou problemas relacionados à coluna.

A pesquisa coletou dados no World Health Survey e encontrou prevalência de 35,1% de dor nas costas em geral e 6,9% de dor nas costas crônica. Entre as condições psicológicas analisadas, a depressão apresentou relação mais forte: pessoas com dor nas costas têm, em média, três vezes mais chances de ter depressão.

O Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica, responde qual a relação da depressão e dor na coluna: “Da mesma forma que a dor crônica pode causar depressão, a depressão também pode causar dor na coluna. Nos diversos segmentos, desde a cervical até a região lombar. Quando o paciente tem dor crônica, diária, muitas vezes incapacitante, há dificuldade para sorrir ou se alegrar, para dormir (sono restaurador), irritabilidade, isolamento social, desinteresse por atividade física (que gera atrofia muscular) e sexual e, grande parte dos medicamentos para o tratamento da dor crônica, trazem uma série de efeitos colaterais que podem causar embotamento e reclusão social também. Então, é uma linha tênue entre a dor e a depressão.”

E para os pacientes que já foram diagnosticados com depressão, o Dr. Guilherme reforça: “A depressão, por diversos aspectos biopsicossociais, podem causar dores crônicas como uma das manifestações da doença. Além daquela sensação de fadiga, cansaço, desinteresse por compromissos e atividades de vida diária de lazer e pessoais, a pessoa acaba se tornando sedentária. Isso acaba gerando uma atrofia muscular e desuso da musculatura. A musculatura do pescoço, dos ombros e da lombar fica mais tensa, causando dores na coluna. Então, são doenças que coexistem e uma pode trazer a outra.”.

Sobre orientação e tratamento, o Dr. orienta: “O paciente com dor crônica e depressão precisa de acompanhamento multidisciplinar. Com um especialista em coluna, especialista em dor, psiquiatra e psicólogo para realização de diversas abordagens, o que é fundamental para o tratamento correto e, se preciso, uso de medicamentos antidepressivos, terapias cognitivas comportamentais, terapias manuais, além das terapias de reabilitação física como, por exemplo, trabalho de fortalecimento muscular, fisioterapia, RPG, musculação e, atividade física diária, que é o mais importante nesse tipo de tratamento.”.

Vale lembrar que é fundamental procurar um especialista para diagnosticar cada caso e orientar o melhor tratamento.

Link do estudo e pesquisa: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5658996/

Sobre o Dr. Guilherme Rossoni

É médico neurocirurgião especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, atende presencialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de exercer a telemedicina para todo o mundo. Mais informações sobre o Dr. Guilherme Rossoni podem ser consultadas no site www.drguilhermerossoni.com.br

Instagram: @drguilhermerossoni

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gente

Raphael Ghanem celebra ano de ouro com mais de 190 mil espectadores em suas sessões de stand-up

Publicado

em

Com recordes de público e inúmeros shows esgotados, comediante se consagra como fenômeno do humor no Brasil e no exterior

Raphael Ghanem está vivendo o auge de sua carreira e consolidando seu lugar como o maior comediante brasileiro da atualidade. Desde junho deste ano, ele já realizou impressionantes 197 sessões de stand-up, alcançando um público de 190.201 espectadores até o momento. Com uma turnê de sucessos que passa por grandes capitais do Brasil e até pelo exterior, Raphael tem esgotado ingressos em todas as suas apresentações.

Um dos maiores feitos de sua carreira aconteceu recentemente no Mangueirinho, em Belém, onde Raphael reuniu mais de 8 mil pessoas, marcando o maior público de sua turnê atual, “Se é que você me entende”. Além disso, ele fez história ao ser o primeiro comediante brasileiro a lotar três sessões no Teatro Guararapes, em Recife, em apenas uma semana. Outras conquistas notáveis incluem os shows com lotação máxima no Espaço Unimed, em São Paulo, e no Qualistage, no Rio de Janeiro, consolidando sua popularidade em duas das maiores casas de espetáculos do país.

No exterior, Raphael também brilhou ao realizar sua turnê na Austrália, tornando-se o segundo comediante brasileiro a se apresentar no país, com sete sessões e mais de 2 mil espectadores. Em Londres, a recepção não foi diferente, com shows completamente esgotados. Em apenas sete dias, foram nove apresentações internacionais, somando um público superior a 15 mil pessoas, e ampliando ainda mais o alcance de seu talento.

Atualmente, Raphael está cumprindo uma sequência de sessões esgotadas no Rio de Janeiro e se prepara para encerrar o ano com uma agenda repleta de apresentações. Entre os destaques estão cidades como São João de Meriti, Porto Alegre, Brasília, Goiânia, e Curitiba, onde diversas datas extras já foram abertas para atender à alta demanda do público.

Com um espetáculo baseado em texto 100% autoral, sem o uso de figurinos ou adereços, Raphael aposta na força de sua performance e na conexão direta com a plateia. Ele transforma histórias do cotidiano, reflexões sobre relacionamentos e experiências pessoais em piadas que conquistam gargalhadas por onde passa. Seu carisma e autenticidade o posicionam como um dos maiores nomes da comédia nacional.

Continuar Lendo

Gente

Público geral também pode desfrutar de café da manhã no Fildi hotel & eventos

Publicado

em

O restaurante Vô Nino, localizado em um dos maiores e melhores hotéis da Região Metropolitana de Campinas, o Fildi hotel & eventos, além de servir almoço e jantar, também oferece uma variedade de delícias no café da manhã para todo o público. O valor por pessoa é de R$ 39,90.

Há 15 anos preparando e servindo deliciosas e saborosas refeições, o restaurante Vô Nino começou a operar em 2009, nas margens do Km 105 da Rodovia Anhanguera, no Jardim Aparecida, em Campinas, cidade do interior do Estado de São Paulo. Com a expansão de sua atuação na região, o restaurante está, desde 2013, localizado no Fildi hotel & eventos, em Sumaré, oferecendo a mesma variedade e qualidade de pratos.

Atualmente, o restaurante Vô Nino tem mais de 30 opções de pratos à lá carte, entre eles saladas, risotos, massas, carnes, peixes e caldos. De acordo com a ocupação do hotel e eventos, o restaurante também oferece a opção de buffet. Entre os pratos de destaque, está a Salada Verde com Peras e Medalhão de Mignon ao Gorgonzola. Para quem gosta de saborear uma deliciosa sobremesa, não pode deixar de provar o Profiteroles com sorvete de chocolate.

“O restaurante Vô Nino está há muitos anos atendendo com grande qualidade e variedade de refeições, todos os nossos hóspedes e parceiros. É um privilégio ter uma empresa tão comprometida e empenhada oferecendo o melhor da gastronomia instalada no hotel. Seja no café da manhã, no almoço ou no jantar, garantimos uma experiência inesquecível em um ótimo ambiente”, comenta Rogério Marani, Gerente Geral do Fildi hotel & eventos.

O restaurante Vô Nino funciona todos os dias das 12h às 14h no almoço e das 19h às 22h no jantar. O café da manhã é servido de segunda a sexta-feira das 6h30 às 10h, de sábado, domingo e feriado das 6h30 às 10h30. Vale lembrar, que o restaurante é aberto para todo o público.

FILDI HOTEL & EVENTOS
Fundado em 2005, na cidade de Sumaré, interior do Estado de São Paulo, como Matiz Sumaré (Hotelaria Brasil), dois anos depois passou a se chamar Fildi hotel & eventos, tornando-se um dos melhores e principais hotéis da Região Metropolitana de Campinas. O Fildi hotel & eventos possui 128 quartos e um complexo para eventos com sete salas, com capacidade que varia de oito até 500 pessoas em formato auditório.

Para conhecer mais sobre o Fildi hotel & eventos, acesse o site https://www.fildihotel.com.br/.

Continuar Lendo

Gente

Raphael Ghanem realiza 10 sessões de stand-up no Rio de Janeiro nesta semana

Publicado

em

Humorista chega ao Teatro Bangu Shopping com o espetáculo “Se é que você me entende”

Após uma sequência de apresentações esgotadas no Norte do Brasil e um show de grande sucesso no Teatro Bradesco, em São Paulo, Raphael Ghanem desembarca no Rio de Janeiro para uma série de 10 sessões de seu espetáculo de stand-up “Se é que você me entende”. As apresentações acontecem no Teatro Bangu Shopping, entre os dias 3 e 7 de dezembro.

Com a maioria das sessões já esgotadas, restam apenas os últimos ingressos para a apresentação extra de terça-feira, 3 de dezembro, às 22h30. Conhecido por sua autenticidade e humor inteligente, Raphael traz ao palco histórias pessoais, reflexões divertidas sobre relacionamentos e situações cotidianas, apresentadas com um toque de exagero que cativa o público.

O espetáculo, com texto 100% autoral, dispensa figurinos ou adereços, destacando a força da performance do comediante e sua interação única com a plateia. A combinação de talento, simplicidade e conexão direta com o público tem consolidado o humorista como um dos grandes nomes da comédia no Brasil.

Sobre Raphael Ghanem:

Carioca de 33 anos, Raphael ingressou aos 14 anos na Academia Nacional de Atores, onde fez cursos de TV, teatro e cinema. Aos 15, passou a estudar no teatro Tablado de Maria Clara Machado, onde praticou improvisação livre por nove anos com grandes professores. Em 2009, Raphael começou a se apresentar com seu stand-up comedy e, desde então, não parou mais. Com seu espetáculo solo, ele já esteve em todas as capitais e metrópoles do Brasil, além de centenas de outras cidades. Na TV, atuou em programas e novelas da TV Globo, Multishow, Amazon e Netflix, como Malhação, 220 Volts, De Volta pra Pista, Verdades Secretas, A Lei do Amor, Verão 90, Outono e B.O.

Serviço: Raphael Ghanem – “Se é que você me entende” no RJ
– Datas: 03/12 (terça), 04/12 (quarta), 05/12 (quinta), 06/12 (sexta) e 07/12 (sábado) às 20h30 e 22h30
– Local: Teatro Bangu Shopping (Rua Fonseca, 240 – Bangu, Rio de Janeiro/RJ)
– Ingressos: On-line no site da Uhuu (https://uhuu.com/evento/rj/rio-de-janeiro/raphael-ghanem-se-e-que-voce-me-entende-13565)
– Classificação: 18 anos.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.