Conecte-se conosco

Eventos

Dia das Crianças: Theatro Municipal de São Paulo apresenta gratuitamente o festival internacional Big Bang

Publicado

em

Com espetáculos da Bélgica e do Brasil, o festival é gratuito e promete proporcionar ao público infantil uma experiência completa de apresentações musicais, instalações sonoras, cortejos e concertos, em espaços que são transformados em verdadeiros labirintos musicais.

Pelo segundo ano consecutivo, a Sustenidos Organização Social de Cultura realiza o festival internacional Big Bang, uma ode festiva à música e à arte sonora criada pela Zonzo Compagnie, da Bélgica, para o público infanto-juvenil. Apresentado nos dias 9, 11, 12 e 13 de outubrono Theatro Municipal de São Paulo e no Conservatório de Música e Teatro de Tatuí, o Big Bang tem curadoria de Nelson Soares, integrante do duo mineiro O Grivo, e de Wouter van Looy, artista belga criador do festival e diretor da Zonzo Compagnie. Os ingressos são gratuitos.

Com espetáculos da Bélgica e do Brasil, o festival promete proporcionar ao público uma experiência completa de apresentações musicais, instalações sonoras, cortejos e concertos, em espaços que são transformados em verdadeiros labirintos musicais.

De acordo com a diretora executiva da Sustenidos, Alessandra Costa, a realização do Big Band, pelo segundo ano seguido no Brasil, fortalece as diretrizes de excelência, inovação e diversidade que são características dos programas geridos pela organização. O Big Bang traz uma concepção diferente do que é ´música para crianças´, sem subestimar a capacidade de compreensão deste público. Aqui não existe didatismo, mas sim um convite à escuta ativa e à exploração do espaço com suas diferentes atmosferas sonoras”, diz a diretora.

Destaque para os espetáculos belgas Hey, Meredith, tributo à cantora, performer e compositora Meredith Monk, e Dansconcert, que combina música e dança em uma performance interativa.  Entre as atrações brasileiras estão Padê, um espetáculo especialmente comissionado ao percussionista Ari Colares para o festival, no qual a música de John Cage encontra a percussão de matriz africana, e o cortejo carnavalesco da Cornucópia Desvairada. As instalações sonoras Neurocórdio, de Paulo Nenflidio, e Órbita, de Telmo Rocha, ajudam a criar a atmosfera desse labirinto.

A programação conta, ainda, com duas performances que promovem o encontro entre jovens músicos brasileiros e convidados estrangeiros: em Orchestrascope, o belga Rémi Decker e o português Filipe Raposo se juntam à Orquestra Experimental de Repertório para sonorizar uma releitura de antigos filmes mudos.

Já o Projeto Nomadcoordenado pelo músico e educador britânico Paul Griffiths, convidou alunos e alunas do Conservatório de Tatuí para inventar um espetáculo completamente novo em apenas cinco dias.

Confira a programação completa
A agenda começa no dia 9 de outubro no Conservatório de Música e Teatro de Tatuí, em atividade fechada para as escolas municipais. O público convidado acompanhará, entre as 9h e 16h10, os espetáculos belgas Hey Meredith, no Teatro Procópio Ferreira, e Dansconcert, no Salão Vila Lobos.

Programação aberta para todo o público, no dia 11 de outubro, o Conservatório de Tatuí recebe o músico e educador britânico Paul Griffiths para apresentar o Projeto Nomad. Nessa atração, que acontece às 16h no Teatro Procópio Ferreira, alunos que estudam no Conservatório de Música e Teatro de Tatuí mostram um espetáculo que foram convidados para inventar em apenas cinco dias.

Educador musical, produtor, compositor e intérprete de renome internacional, Paul Griffiths sustenta em seu trabalho o compromisso de fornecer acesso musical de alta qualidade a todos e por uma profunda compreensão do impacto que o trabalho artístico criativo pode ter sobre os indivíduos e as comunidades. Tem mais de vinte e cinco anos de experiência trabalhando em música, artes transversais e projetos transculturais no Reino Unido, Europa, Ásia, África e Austrália.

Também no dia 11 de outubro, o Theatro Municipal realiza atividades fechadas para escolas municipais, entre às 8h e às 17h. Nesse período, os alunos poderão acompanhar dupla apresentação dos espetáculos Hey MeredithDansconcert e Orchestrascope.

No dia seguinte, 12 de outubro, em celebração ao Dia das Crianças, o Municipal abre as portas para receber todo o público em atrações que começam as 10h30 e que vão até as 18h30. O convite é para que as famílias venham dispostas a passar um período no teatro, de forma a vivenciar diferentes experiências.

A agenda começa com o carnaval da orquestra Cornucópia Desvairada, em um encontro de riqueza musical, abundância de alegria e celebração da coletividade. A partir das 10h30, em frente ao Theatro, essa orquestra colorida promete conectar as pessoas, apresentando um cortejo descontraído, interativo e dançante que percorrerá todo o Theatro Municipal. O grupo repete a atração às 13h30.

Às 11h e às 14h30, o palco do Municipal recebe o espetáculo Orchestrascope. O público assistirá uma série de filmes dos primórdios do cinema, reeditados especialmente para esta performance. Juntando piano, Foley, uma orquestra e a participação do público, esse extraordinário circo de imagem e som toma vida novamente.

Com o apoio do Programa Europa Criativa da União Europeia, o espetáculo é uma produção da Zonzo Compagnie em coprodução com a Fábrica das Artes (Centro Cultural de Belém) e a Ópera de Rouen Normandie. No Hall do Theatro, às 11h30 e às 17h40, acontece o Dansconcert, da companhia belga Toutpetit. Com muita música e dança contagiantes, o público não conseguirá ficar parado nesse caminho musical intimista e misterioso que trará uma sensação de estar flutuando no palco.

Em dupla performance na cúpula do Municipal, às 12h40 e às 14h, o espetáculo Padê tem direção musical de Ari Colares e promete para o público um concerto repleto de sons e também de silêncios misteriosos.

Em seguida, o público acompanha de dentro do palco o espetáculo belga Hey, Meredith, em uma homenagem à cantora, pianista e performance norte-americana Meredith Monk. O espetáculo, que acontece às 12h40 e às 15h40, navega pelo legado da cantora que brinca com as infinitas possibilidades da voz, inspirando cantores de todo o mundo a buscarem seus próprios sons.

As instalações sonoras Neurocórdio, de Paulo Nenflidio, e Órbita, de Telmo Rocha, ficarão abertas durante toda a duração do festival no dia 12 de outubro.

A programação do Big Bang é concluída no dia 13 de outubro, no Conservatório de Tatuí, com apresentação do espetáculo Orchestrascope.

Sobre o Festival
O BIG BANG é realizado desde 2010 pela companhia belga Zonzo Compagnie, dirigida por Wouter van Looy, com o apoio da União Europeia, que permitiu a cooperação estrutural entre diferentes casas culturais de diferentes regiões da Europa. O BIG BANG realiza-se anualmente em Bruxelas (BOZAR), Lisboa (Centro Cultural de Belém), Stavanger (Stavanger Konserthus), Lille (Opéra de Lille), Antuérpia (deSingel), Atenas (Centro Cultural Onassis), Hamburgo (KinderKinder),Sevilha (Instituto de la Cultura y las Artes de Sevilla) e Ottawa. Pelo segundo ano seguido, o Big Bang é realizado no Brasil, fruto da parceria da Zonzo Compagnie com a Sustenidos Organização Social de Cultura. Em 2015 o BIG BANG Festival recebeu o selo EFFE e recebeu o prestigioso prêmio EFFE, de melhor festival da Europa.

Para a programação de cada edição do festival, a Zonzo Compagnie trabalha em estreita colaboração com as parcerias locais.  Após o festival, eles se reúnem para trocar ideias e projetos e montar coproduções. Uma interação inspiradora em função de uma missão comum: tornar as riquezas do mundo da música acessíveis às crianças.

 

SERVIÇO
Festival Big Bang 2024
Realização Sustenidos Organização Social de Cultura
9, 11, 12 e 13 de outubro

Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo – SP

Conservatório de Música e Teatro de Tatuí
Endereço: Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Undo faz show de lançamento em São Paulo

Publicado

em

Banda autoral de André Frateschi se apresenta no dia 24 de abril no City Lights

Formada por André Frateschi (voz), Rafael Mimi (guitarras), Johnny Monster (guitarras), Dudinha (baixo) e Rafael Garga (bateria), a Undo faz show de lançamento no dia 24 de abril, no City Lights Music Hall, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

O primeiro disco da Undo ainda está em processo de gravação, mas os fãs terão a oportunidade de ouvir ao vivo os singles já lançados, como “Coração Selvagem” e “Volta Aquela Cena”, além de algumas faixas inéditas. O show promete ser especial, com a participação de Leoni, que também contribuiu com uma faixa do álbum. E para começar a festa, Esteban Tavares fará a abertura. Os ingressos estão disponíveis no Sympla, basta clicar aqui.

Assista o clipe de Volta Aquela Cena

A Undo nasce da inquietação dos atuantes e experientes artistas intimamente ligados ao rock nacional. Todos são músicos e compositores, que por sorte do acaso – e de muitos trabalhos – convergiram na ânsia de criar uma obra musical autoral.

André, atual vocalista da Legião Urbana, assina as letras inspiradas pelo nome/tema da banda: Undo como um grito pra desarmar as bombas internas e externas do cotidiano, e também Undo como o (m)undo aos pedaços.

Já as guitarras e melodias de Johnny Monster e Rafael Mimi (ex NX-Zero), completam em forma de som as imagens líricas e definem a linguagem e as referências. Além disso, o instrumentista e sideman Rafael Garga traz toda experiência adquirida por suas andanças pelo país ao lado de nomes como Leela, Ekena, Bruno Del Rey e Garga Groove Gang. Isso mostra a riqueza e a diversidade do rock tupiniquim, com influências e colaborações que enriquecem o cenário musical.

O baixista e produtor Dudinha, que já trabalhou com nomes como Gal Costa, Lobão, Criolo e Nando Reis, assina a produção do álbum. A Undo tem a crueza sonora do pós-punk oitentista nas veias somada a novidades e referências diversas.

Por fim, a Undo é, em sua forma literal, uma possibilidade. Rota de fuga para um determinado lugar. Um lugar conhecido e ao mesmo tempo surpreendente. Desfazer-se. Prazer em recomeçar.

Serviço
Show de lançamento Undo no City Lights
Quando: 24 de abril (quinta) – 20h
Onde: Local: City Lights Music Hall — Rua Padre Garcia Velho, 61 — Pinheiros, São Paulo/SP
Classificação: 18 anos
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/undo/2882869

Siga a Undo nas redes: linktr.ee/bandaundo

Continuar Lendo

Eventos

Koin transforma o Parque Villa-Lobos em palco de celebração com karaokê aberto ao público

Publicado

em

Com a ativação “Karao Koin”, fintech líder em Pix Parcelado engajou mais de 280 pessoas em uma experiência musical inesquecível, reforçando sua conexão além do digital.

São Paulo, abril de 2025 – A fintech Koin, líder em Pix Parcelado no Brasil, levou sua conexão para além do digital e promoveu uma experiência vibrante e interativa no Parque Villa-Lobos. Com o “Karao Koin”, um palco de karaokê aberto ao público, a marca transformou o parque em um verdadeiro cenário de celebração musical.

Sem necessidade de inscrição, os visitantes simplesmente escolhiam uma música e soltavam a voz e muitos aproveitaram a oportunidade: foram mais de 300 músicas cantadas e 280 pessoas participando ativamente da ação. Para tornar a experiência ainda mais especial, a Koin distribuiu brindes exclusivos, garantindo que cada participante levasse uma lembrança única desse momento.

Assista ao vídeo completo da ação aqui.

Mais sobre a Koin 

A Koin é uma fintech especializada em simplificar o comércio digital, tornando possível que empresas se conectem com seus clientes de forma fácil, segura e eficiente. Com soluções robustas de Prevenção de Fraude e Gateway de Pagamentos, a Koin promove um ambiente online mais protegido contra fraudes, facilitando transações em toda a América Latina e garantindo uma experiência fluida para comerciantes e consumidores. Pioneira no Brasil no modelo Buy Now, Pay Later (Compre Agora, Pague Depois) e no Pix Parcelado, a Koin democratiza o acesso ao crédito, permitindo que comerciantes ofereçam opções de pagamento parcelado sem a necessidade de cartão de crédito.

Saiba mais em: www.koin.com.br 

Continuar Lendo

Eventos

Rapper Stefanie lança single “Desconforto” (Natura Musical), com produção de Daniel Ganjaman

Publicado

em

Natura Musical apresenta “Desconforto”, primeiro single do disco “BUNMI”, da rapper e compositora Stefanie

Faixa, já nas plataformas digitais, antecipa o álbum de estreia da MC, que será lançado no dia 25; Produção é de Grou e Daniel Ganjaman

Não ser convidada para as festinhas de escola na infância, o amigo que é confundido com um segurança de shopping quando veste um terno, a amiga advogada que sempre se “parece” com a secretária… Entre as próprias memórias e relatos dolorosos ao seu redor, um mesmo pano de fundo: o racismo. É este o tema de “Desconforto”, single da rapper Stefanie que chega às plataformas de streaming no próximo dia 10, com videoclipe no YouTube sob direção de Gabi Jacob. A faixa estará no primeiro álbum solo da rapper, MC e compositora, intitulado “BUNMI”, contemplado pelo edital Natura Musical, que ganha as ruas no dia 25 de abril e será lançado pela JAMBOX — selo e beatbox cultural que gerencia sua carreira. O álbum tem produção de Grou e Daniel Ganjaman, que também assina a direção musical e é responsável por sucessos de nomes como Sabotage, Criolo e BaianaSystem.

OUÇA AQUI “DESCONFORTO”

ASSISTA AO CLIPE DE “DESCONFORTO”

“Essa música nasceu da dor, baseada em fatos reais. Essa experiência foi marcante na minha infância, a dor me acompanhou por muito tempo. Mas vi que não estava sozinha, amigos próximos também viveram experiências semelhantes. É exatamente essa sensação de desconforto que a música busca transmitir. Tentei retratar essas histórias de forma que pessoas que não vivenciam o racismo no dia a dia possam entender como ele se manifesta em nossas vidas. É uma música que busca dar voz às histórias não contadas e às dores silenciadas. Um grito, um chamado à reflexão”, diz Stefanie.

 

A lírica imponente que a fez emergir como uma das maiores de sua geração já se mostra nos primeiros versos. “Marrentando rimas, quebrando paradigmas” ela começa a conversa. Se o fio condutor de “BUNMI” é a história da própria Stefanie, “Desconforto” é um capítulo sobre as marcas do racismo ao longo de sua trajetória. A produção da faixa é assinada por Grou e Daniel Ganjaman.

 

“BUNMI”, que chega às plataformas de streaming no dia 25 de abril, marca o início de um novo ciclo na trajetória de Stefanie. Com 21 anos de carreira, a rapper mergulhou no universo da escrita ainda em Santo André, no ABC Paulista. Ao longo de sua caminhada artística, sempre foi reverenciada pela qualidade de suas rimas em músicas de coletivos dos quais fez parte, como Simples, Pau-de-Dá-em-Doido e Rimas & Melodias. Agora, prepara-se para este grande passo solo.

 

“’BUNMI’” é a celebração de cada passo que dei, das batalhas que venci e dos sonhos que ainda estou conquistando. Conseguir chegar até aqui, com certeza, é uma das minhas maiores vitórias. Este álbum é meu presente para o mundo, fruto da minha história e da minha alma. Cada verso carrega um pedaço de mim, e eu espero que ele toque quem ouvir, assim como ele me tocou ao ser feito”, diz a artista.

O título do disco, “BUNMI”, tem origem na língua iorubá e significa “meu presente”. Para Stefanie, sua história, marcada por desafios e superações, é exatamente o que a trouxe até aqui e se tornou seu maior presente. Cada vivência e cada passo dado, avalia, contribuiu para a artista que se tornou e para o que o álbum representa.

Já está disponível no canal de Stefanie no YouTube um minidoc em que ela compartilha mais sobre sua trajetória e o novo projeto. Assista aqui.

“BUNMI” foi selecionado por Natura Musical, no Edital 2022, ao lado de nomes como Brisa Flow, Canto Sagrados Kariri-Xocó, Festival Latinidades, Circuito Manacaos, Malka Julieta e Quilombo Groove. Ao longo de 18 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 600 projetos, entre nomes consagrados como Emicida, Russo e Antônio Carlos  e Jocafi, Dona Onete e João Donato; artistas em ascensão como Linn da Quebrada, Rico Dalasam; e projetos de registro e fomento de cenas, como Os Tincoãs e Mostra Pankararu de Música.

 

Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que completa 20 anos valorizando a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 200 milhões no patrocínio de mais de 600

 

artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.

 

Ficha técnica “Desconforto”

 

Clipe

Direção: Gabi Jacob

Produção Executiva: Luísa Viscardi

Assistente de produção executiva: Bell Diamantino

Realização: Casa de Clipes & JAMBOX

Direção de Fotografia: Rafael Avancini

Edição: Gabi Jacob

Color Grading: Luma

Fotografia Still & Backstage: Thales Côrtes

Styling: Luísa Viscardi

Look: Dod Alfaiataria

Beleza: Allan Azevedo

Cabelo: Thaty Braids

Nails: Stúdio Madami Cris

 

Música

Autores: Stefanie e Grou

Voz & Letra: Stefanie

Produção Musical: Daniel Ganjaman & Grou

Programação, teclado, sample e baixo: Grou

Encenação: Maju Toffuli e Alessandra Jacob

 

Gravação: Daniel Ganjaman & Grou

Mixagem: Daniel Ganjaman

Masterização: Fernando Sanches

Gravado, mixado e masterizado no Estúdio El Rocha

Gravadora: JAMBOX Records

Editora: JAMBOX & Boa Música

Distribuição: Symphonic

Arte do Single & Direção de arte: Pedro Von Haggen

Planejamento Criativo: Finha Faria, Fernanda Felicio e Luísa Viscardi

Agradecimentos Especiais:

Atelier Studio, Vander Carneiro, Slim Rimografia, Kamau, DJ Roger e Lucas Aly

Patrocínio: Natura Musical

#JAMBOXRecords

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.