Conecte-se conosco

Top +

Dia 19/10: Iniciativas contribuem para o Brasil subir no ranking da Inovação

Publicado

em

Diversos setores podem se valer da inovação para promover o avanço de seus mercados. Conheça empresas que apostam em ideias inovadoras

Em 19 de outubro é celebrado o Dia da Inovação. Inovar é criar algo novo, renovar ou recriar. A inovação é um sinônimo de mudanças ou melhorias de algo. Um dos grandes pensadores deste tema foi o economista e cientista político austríaco Joseph Schumpeter (1883-1950) que afirmava que a “inovação é o motor do crescimento econômico”.

Índice Global de Inovação

O Brasil avançou três posições em relação ao ano de 2021 e aparece em 54º no ranking do Índice Global de Inovação (IGI), divulgado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Se pontuarmos somente o quesito de “insumos de inovação”, o país caiu duas posições (de 56º, em 2021, para 58º em 2022). Em compensação, no ranking geral houve um avanço do Brasil em seis posições em “resultados de inovação” – de 59º em 2021, para 53º em 2022.

Perfect Flight
Divulgação

O índice reúne 132 países e foi criado em 2007. Os dez melhores colocados em 2022 são: Suíça, Estados Unidos, Suécia, Reino Unido, Holanda, Coreia do Sul, Singapura, Alemanha, Finlândia e Dinamarca. A melhor marca do Brasil no IGI foi conquistada em 2011, quando ficou na 47ª posição. Dentre os países da América Latina, o Brasil perdeu apenas para o Chile, que ocupa a 50ª posição.

Noar
Divulgação

Não dá para falar em Inovação no Brasil sem citar as startups. Elas geram valor e garantem produtividade e sustentabilidade. Elas são empresas emergentes que atuam na inovação aplicada a produtos, serviços ou modelos de negócios e têm importância fundamental na economia nacional.

De acordo com dados da Fundação Kauffman, o impacto econômico das startups é imenso. Elas são responsáveis pela criação de mais de 50% dos empregos em todo mundo.

Alphaz -cimento queimado
Divulgação

De acordo com um levantamento feito pela Cortex, plataforma de big data analytics para marketing e vendas, o Brasil possui 11.562 startups ativas. Sendo que 28% são do segmento de Tecnologia da Informação; 22%, de Serviços; 16%, do Varejo; 11%, Indústria; 6%, Financeiro.

O cenário econômico atual no País fez o mercado pisar no freio, mas a inovação traz oportunidades de crescimento e novos negócios. Sejam startups, indústrias ou empresas, a inovação pode estar presente em diversos setores.

Ecoglass
Divulgação

Inovação no Campo

O agronegócio no país vem evoluindo, 67% das propriedades agrícolas brasileiras já adotaram algum tipo de inovação tecnológica, de acordo com Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP).

No quesito pulverização aérea, por exemplo, a agtech brasileira Perfect Flight é a primeira plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea do mundo. Por meio da tecnologia leva precisão para que o processo de pulverização aconteça na medida certa, nas áreas exatas, de forma segura, confiável e sustentável.

Além do Brasil, expandiu para a América Latina e EUA, atingindo a marca de 27 milhões de hectares digitalizados e monitorados sobre pulverização agrícola – a média de processamento é de 100 mil hectares por dia. Esse volume de dados e a inteligência gerada, impacta em tomadas de decisões cada vez mais assertivas e, impulsiona a capacidade de geração de insights na busca por aumento de eficiência, redução de custos e melhoria nos índices de sustentabilidade.

Através dos mapas, das faixas de aplicação definidas no pré-voo, é possível impedir a pulverização fora da área de plantio. Dessa forma, preserva importantes ecossistemas como florestas, campos, rios e a fauna ao redor. Além da proteção da saúde de habitantes das localidades de plantio, para que não sejam atingidos por defensivos agrícolas.

A plataforma permite diminuir o tempo que os aviões responsáveis pela pulverização ficam no ar, diminuindo o consumo de combustíveis e a dispersão de gás carbônico na atmosfera.

Devido a tanta inovação a Perfect Flight foi uma das selecionadas pelo Google for Startups Accelerator, programa voltado para startups, que na edição de 2022 foi voltado para agtechs.

A agtech será uma das participantes do Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo, que vai integrar instituições de pesquisa, de Ciência e Tecnologia, universidades e empreendedores do agronegócio paulista. A iniciativa vai reunir as principais cidades do eixo Piracicaba, Jaguariúna, São Carlos, Campinas e Ribeirão Preto.

“Nós ultrapassamos a marca dos 27 milhões de hectares processados no Brasil e no mundo.
A Perfect Flight leva uma solução tecnológica aos agricultores para contribuir com uma melhor gestão das pulverizações aéreas. Assim ajudamos no desenvolvimento do mercado agro e melhoramos a produtividade do setor, contribuindo com a economia”, disse Leonardo Luvezuti, diretor de Negócios dada Perfect Flight.

Como inovar o processo milenar de fabricação do vidro

O vidro é um material tão importante que a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou 2022 o Ano do Vidro, com o intuito de destacar suas contribuições econômicas, culturais, científicas e tecnológicas para a sociedade.

A Wheaton uma das maiores empresas de embalagens de vidro do mundo vem promovendo diversas inovações em prol dos avanços no processo de fabricação desse biomaterial, infinitamente reciclável.  É a pioneira na indústria mundial de vidro a usar biometano em substituição parcial ao gás natural. O biometano “é um biocombustível gasoso obtido a partir do processamento do biogás”. O biogás é uma fonte energética renovável e sustentável, já que é produzida pela digestão anaeróbica (decomposição por ação das bactérias) de materiais orgânicos como resíduos agrícolas, esterco animal, esgoto doméstico e resíduos sólidos urbanos. Ele é utilizado na geração de parte da energia dos fornos da indústria.

A utilização deste combustível é uma novidade em fábricas de vidro. De acordo com estimativas, a utilização do combustível renovável na produção de vidro da Wheaton poupará a emissão de aproximadamente 7.000 toneladas de CO² em um ano, o que equivale a mais de 50 mil árvores plantadas num período de 20 anos.

A empresa também inova no quesito sustentabilidade com a linha Ecoglass. Ela é idealizada para promover a economia circular. As embalagens da linha possuem características como frasco leve que recebe menos massa vítrea que um frasco tradicional. Esse projeto eco-friendly envolve redução do consumo de água e energia, além de mais de 30% na emissão de CO2. A terminação em rosca permite a refilagem do produto, isso é, ele pode ser aberto facilmente e recarregado com mais fragrância através de um frasco refil. Além do mais, essa terminação facilita a separação da válvula e do frasco de vidro, materiais distintos que separados oferecem maior segurança e agilidade às cooperativas de reciclagem.

A empresa também possui diversas técnicas inovadoras de decoração que conferem características únicas às embalagens. A linha de frascos Glasssenses é um exemplo, foi desenvolvida para explorar os sentidos dos consumidores através da decoração da embalagem. Entre os diferenciais, ela oferece uma inovadora experiência auditiva, já que os frascos trazem um QR Code que direciona para playlists em apps com músicas que remetem ao produto. Já no quesito olfativo, a linha tem a serigrafia perfumada com microcápsulas de fragrância, que permitem que os consumidores sintam o cheiro do perfume através da embalagem. Outras tecnologias sensoriais também foram exploradas, como a serigrafia 3D, que promove um design inclusivo, através de frascos com inscrição em braile (leitura com as mãos).

“Nos comprometemos em fazer parte da mudança, sendo a primeira indústria de vidro do mundo a incorporar o biometano à produção como fonte energética, em substituição a parte do gás natural utilizado. Inovação, tecnologia e sustentabilidade, estão entre os nossos pilares.”, disse Reanato Massara Júnior, diretor comercial e marketing da Wheaton.

Empreendimentos inovadores e sustentáveis

Tornar um processo mais sustentável é uma forma de inovar agregando valor e contribuindo com o meio ambiente. Dados da organização que direciona o mercado da construção civil em prol da sustentabilidade, Green Building Council (GBC), indicam que os imóveis sustentáveis aumentam em 30% a valorização da propriedade.

Pensando em inovar nesse mercado, a incorporadora Alphaz Concept executa projetos assinados de arquitetura com responsabilidade ecológica.

A empresa segue as mais modernas tendências de construções ecologicamente viáveis, desde a concepção do projeto para não interferir no entorno, com a utilização de materiais reutilizáveis, como madeira de demolição, areia de brita, até o desenvolvimento de produtos próprios mais eficientes e ecológicos.

Soluções sustentáveis como painéis solares fotovoltaicos, sistemas biodigestores para tratamento de esgoto, são apenas algumas das novas apostas inovadoras para empreendimentos da Alphaz Concept.

A incorporadora brasileira utiliza tijolo ecológico em suas construções por diminuírem o impacto no meio ambiente. O tijolo ecológico reduz em 90% o consumo de água na sua produção, não contamina o solo e tem a capacidade de isolamento térmico e acústico.

Possui também uma linha de produtos, a Alphaz Technologies, com itens que utilizam água de reuso na formulação, não contêm substâncias contaminantes e nem compostos que possam prejudicar a saúde de aplicadores e moradores. Dentre eles, há a argamassa polimérica, o reboco pronto (regularizador de paredes) e o cimento queimado.

A intenção é de que empreendimentos imobiliários sejam projetados com produtos de construção sustentáveis, saudáveis e tecnológicos. E que possibilitem um estilo de vida mais consciente por parte dos proprietários.

“Além de todas as soluções inovadoras e sustentáveis que implantamos em nossos empreendimentos, temos a cautela em utilizar produtos que tenham compostos naturais para que não haja danos no bem-estar das pessoas e no meio ambiente. Por isso, resolvermos inovar e lançar uma linha de produtos no mercado utilizando o que há de mais moderno em tecnologia visando sempre preservar a saúde das pessoas e pensando também na sustentabilidade”, admitiu Luigi Scianni Romano, sócio-fundador da Alphaz Concept.

Inovando o jeito de sentir cheiro

A digitalização das atividades já é uma realidade no dia a dia das pessoas e a startup brasileira de scent tech (tecnologia de aroma) Noar, que faz parte do Grupo Wheaton, inovou e criou o cheiro digital.

O tablet, patenteado internacionalmente, libera fragrâncias via um jato seco, que não deixa resíduos de perfume seja no ar, no demonstrador ou no usuário. Além de permitir a experimentação de várias fragrâncias em sequência, sem confundir o cérebro.

A tecnologia que já é um sucesso no mercado cosmético de perfumes, presente em grandes marcas como Natura, Granado, Coty e outras, agora estará presente na área da saúde, com a realização de diagnósticos da perda olfativa.

O cheiro digital substitui os frascos com essências e as cartelas com liberação de fragrâncias para a execução do exame. Além de digitalizar as respostas e possibilitar a criação de um banco de dados para pesquisa. Essa evolução do diagnóstico da perda olfativa foi publicada em revista internacional e ganhou prêmio no congresso IX Rhinology. O novo formato do teste é também mais um aliado para a detecção e reabilitação da perda de olfato (anosmia) ocasionada pela Covid-19. O estudo foi realizado pelo PhD Dr. Marcio Nakanishi, Coordenador do Centro de Pesquisa em Olfato, do departamento de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário da Universidade de Brasília (HuB-UnB-EBSERH). Cláudia Galvão, engenheira e CEO da NOAR, empresa criadora do “cheiro digital”, faz parte da minoria de mulheres inovadoras no cenário de fundadoras de startups: apenas 12% dessa modalidade de negócio é fundado por mulheres, de acordo com o Startupbase.

“O cheiro digital é uma tecnologia inovadora que já é um sucesso no mercado internacional de perfumaria e que agora chega na área da saúde para trazer mais praticidade e precisão, permitindo até a criação de um banco de dados para pesquisa. O momento não poderia ser mais importante com a demanda de diagnósticos e reabilitação do olfato prejudicado pela Covid-19”, ressalta Cláudia Galvão, CEO da Noar.

Sobre a Perfect Flight

A Perfect Flight é a primeira e mais completa plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea do mundo. Com escritório em São João da Boa Vista (SP), no Brasil, a Agtech presta serviços de monitoramento de aplicações de insumos agrícolas por meio de plataforma digital e aplicativo mobile que geram eficiência na gestão da produção agrícola e garantem maior assertividade e lucratividade de forma sustentável.

Com alta tecnologia, segurança de dados e precisão, por meio de mapas e índices, os sistemas da empresa estão presentes em mais de 100 cidades dos principais estados agrícolas do Brasil, além da América Latina e possui um escritório nos EUA. Tudo isso para que a Perfect Flight torne a produção agrícola mais eficiente, rentável, sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente, segurança alimentar e das comunidades rurais.

Fundada pelos empresários e produtores rurais Kriss Corso e Josué Corso, a Perfect Flight tem como sócios o empresário Pedro Buonamici e o advogado Gilberto Theodoro.

Mais informações no site: perfectflight.com.br

Sobre a Wheaton

Com experiência de mais de um século na produção de embalagens de vidro, a Wheaton está comemorando, em 2022, 70 anos de atuação no Brasil. É líder nacional e uma das maiores instalações do mundo especializadas no fornecimento de embalagens de vidro, atendendo às mais importantes empresas dos segmentos de perfumaria e cosméticos, farmacêutico e alimentício, exportando para diversos países.

A alta capacidade para produção diária de embalagens de vidro, decoração e fabricação de moldes e equipamentos no parque fabril de São Bernardo do Campo permitem à empresa oferecer soluções completas e com menor tempo de resposta às necessidades do mercado, sempre inovando nos conceitos, tecnologia, atendimento, design e sustentabilidade.

É a pioneira na indústria mundial de vidro a usar biometano em substituição parcial ao gás natural.

Acesse: https://www.wheaton.com.br/

Wheaton Oficial: https://www.instagram.com/wheatonoficial/

Wheaton Brasil Vidros: https://www.linkedin.com/company/wheaton/

Sobre a Alphaz Concept

A Alphaz Concept é uma incorporadora brasileira que executa projetos assinados de arquitetura com responsabilidade ecológica.

A empresa segue as mais modernas tendências de construções ecologicamente viáveis, práticas de custo otimizado e acima de tudo um produto de alto valor agregado que gera rentabilidade para os proprietários.

Os empreendimentos da Alphaz Concept são equipados com soluções sustentáveis como painéis solares fotovoltaicos, sistemas biodigestores para tratamento de esgoto, captadores de água da chuva, compostagem orgânica e lixeiras para coleta seletiva.

A Alphaz Concept também possui o diferencial de atuar com parceiros técnicos de renome, como o arquiteto Silvio Oksman. E embaixadores engajados com a causa ambiental, como as supermodelos Cintia Dicker, Laís Ribeiro e Isabeli Fontana, o cantor Di Ferrero e as atrizes Deborah Secco e Cleo.

Atualmente a Alphaz Concept desenvolve projetos nas regiões Sul do estado de Minas Gerais, Vale do Paraíba, Bahia, Pipa (RN), Litoral Norte de São Paulo (Ubatuba e Ilha Bela), Punta del Este, no Uruguai, e Costa Rica.

Acesse:

https://www.instagram.com/alphaz.concept/

Sobre a Noar

A Noar é uma startup brasileira de scent tech que acredita na importância de inovações para transformar o mundo. Investir em soluções que ajudem a transformar os processos que conhecemos está no coração da companhia.

A empresa investe em pesquisa e desenvolvimento para criar tecnologias de delivery de fragrâncias e aromas que proporcionam experiências surpreendentes ao usuário, agregando um aspecto multissensorial à jornada de compra do consumidor.

Outra proposta fundamental da empresa é a sustentabilidade de seus produtos e soluções. A Noar acredita que não existe futuro se não formos capazes de criar uma maneira sólida, limpa e responsável de interagir com o planeta, respeitando os limites dos recursos naturais e devolvendo à medida de que tomamos o que precisamos.

Acesse: https://www.noarbrasil.com.br/

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top +

“Àwúre”, de Caio Truci, terá finissage com visita guiada, no dia 20 (sábado), no Centro Cultural Correios RJ

Publicado

em

 

O artista apresenta obras de diversas dimensões que trazem o culto da fé e ancestralidade, através dos orixás.

 

A exposição “Àwúre”, de Caio Truci, faz finissage com visita guiada, no próximo dia 20 (sábado), no Centro Cultural Correios RJ, com a presença do artista. Uma das mais visitadas esse ano, a mostra representa os orixás de diversas maneiras, com obras que conectam o espectador à sua ancestralidade, à fé, às suas memórias afetivas, com curadoria de Carlos Bertão, produção de EntreArte Consultoria e design expográfico/iluminação de Alê Teixeira, no Centro Cultural Correios RJ. Nesta mostra, o artista apresenta obras de diversas dimensões em óleo sobre tela e óleo sobre papel, que adquirem vida própria, assim que se cruza a porta de entrada.

Para Caio Truci, a ancestralidade é a semente que foi plantada pelos avós e que está sendo colhida pelos netos, sendo mais do que saber de onde vieram seus antepassados. É como redescobrir a identidade que foi deturpada durante anos de história e que nos fizeram construir uma visão perdida de quem nós somos.


“Àwúre”, que em yorubá, significa pedir a benção, é o resgate de um tempo marcado por luta, opressão e fé de um povo escravizado, trazendo o que ficou de mais valioso dessa herança – a fé e a religiosidade, através de figuras importantes da formação dessa sociedade “pós-escravidão” e personalidades marcadas por dedicar a vida ao culto da fé e dos orixás.

O artista representa os próprios orixás de maneiras diversas. E no processo de criação mescla o passado e os orixás, já contemporâneos, no qual compõem um diálogo com o mundo em que vivemos. A partir de então, olhe para trás, peça licença e siga em frente, pois a arte que verá de agora em diante já viveu entre nós e viverá depois de nós. A exposição Àwúre pode ser visitada até o dia 20 de abril, de terça a sábado, das 12h às 19h.

Sobre Caio Truci

Artista plástico natural do Rio de Janeiro, graduado em Arquitetura e Urbanismo, dedica-se às artes plásticas desde os 14 anos, sendo considerado autodidata.

Entre desenhos e pinturas, os estudos foram sendo aprimorados com a busca de novas técnicas e expressões. Atualmente, em suas pinturas, o artista nos permite adentrar na intimidade de sua fé, no qual seus modelos trazem à tona esse resgate ancestral.

Seus trabalhos pretendem enaltecer um povo que, historicamente no Brasil e em outras partes do mundo, foi massacrado e escravizado. A diáspora africana traz consigo a força que vibra hoje nas obras expostas.

Em 2021 ele participou da mostra “Primavera da Resistência” na Galeria Caruá, e, em 2023, no mesmo local, da exposição coletiva “Matrizes Africanas”. Desenvolveu também em 2023 a série “Ancestralidade antes de tudo” para sua exposição individual no IPN ( Instituto Pretos Novos).

Sobre Carlos Bertão (Curadoria)

Carioca, advogado, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado na Universidade de Nova Iorque (NYU), trabalhou em escritórios de advocacia no Rio de Janeiro, São Paulo e Nova Iorque.
Em 1980, foi contratado pelo Banco Mundial, em Washington, onde trabalhou por quase vinte anos.
Colecionador de obras de arte há mais de 40 anos, ao se aposentar do Banco Mundial retornou ao Brasil e passou a se dedicar à produção e curadoria de exposições.

Foi curador, entre outras, de exposições no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, Espaço Cultural Correios, em Niterói,no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, em São Paulo, no Museu de Arte Contemporânea do Estado de Mato Grosso do Sul – MARCO. Em todas as exposições que curou, nas quais apresentou obras de mais de 40 artistas, Carlos Bertão contou com a participação de Alê Teixeira, que foi responsável pelo design e pela iluminação delas.

Serviço

Exposição: ÀWÚRE
Artista: Caio Truci @caiotruci
Curadoria: Carlos Bertão @cbertao
Produção: EntreArte Consultoria @entrearteconsultoria
Design Expográfico e Iluminação: Alê Teixeira @aleartale
Visitação: até 20 de abril de 2024
Finissage: das 15h às 19h
Local: Centro Cultural Correios RJ – 3º andar – sala A @correioscultural
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem
Evento gratuito
Censura Livre.

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).

Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes

A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.

Continuar Lendo

Top +

Mariah anuncia o lançamento do primeiro single em participação do EP “Geração Fazendinha #2 – Ruralidade”

Publicado

em

Faça o pre-save e prepare-se para se encantar com o talento da nova geração

No dia 19 de abril, a indústria musical se prepara para receber uma nova promessa do cenário sertanejo. Mariah, uma jovem talentosa de apenas 18 anos, está pronta para lançar seu primeiro grande projeto musical em parceria com a equipe renomada do “Fazendinha Sessions”. Sob o projeto inovador “Geração Fazendinha”, Mariah se une a outros artistas para apresentar ao mundo o EP “Geração Fazendinha #2 – Ruralidade”.

Este projeto é mais do que uma simples coleção de músicas; é uma celebração da música e da cultura do campo, que promove uma nova perspectiva para os ouvintes. Combinando gêneros, ritmos e letras que capturam a essência da vida rural, o EP oferece uma experiência musical autêntica e diversificada.

O time reunido para este lançamento inclui Gabriel Sales, João Dalzoto, Thalita & Eliza, Filipi Cheffin e, é claro, Mariah. Cada um desses artistas foi selecionado através de um concurso realizado nas redes sociais do Fazendinha, destacando-se por seu talento e originalidade. O EP apresenta a faixa principal “Ruralidade”, um emocionante feat que reúne todos os artistas do projeto, juntamente com singles individuais de cada artista participante.

Mariah participa em duas faixas, incluindo uma colaboração emocionante com os demais artistas no clipe da música “Ruralidade”, além de uma faixa solo intitulada “Porteira Fechada”. Sua presença marcante e sua voz única certamente deixarão uma impressão duradoura nos ouvintes.

Influenciada por uma família musicalmente talentosa, Mariah cresceu imersa na música sertaneja. Com seu pai sendo cantor de uma dupla renomada e outros membros da família também envolvidos na cena musical, Mariah encontrou inspiração em seu ambiente desde muito pequena. Agora, ela está pronta para seguir os passos de seus familiares e encantar o mundo com seu talento inegável.

Prepare-se para ser cativado pela voz e pelo talento de Mariah e seus colegas artistas quando “Geração Fazendinha #2 – Ruralidade” for lançado em 19 de abril em todas as plataformas digitais. Este é apenas o começo de uma jornada promissora para essa jovem estrela em ascensão.

Para mais informações e atualizações sobre Mariah e o projeto “Geração Fazendinha”, acompanhe as redes sociais: @mahcosta.s.

Pre -save: https://bit.ly/geracaofazendinha

Continuar Lendo

Top +

Larissa & Allan retomam carreira buscando novos horizontes na música sertaneja

Publicado

em

Depois de uma breve pausa na carreira, durante a pandemia, Larissa & Allan estão novamente na ativa, se apresentando nas principais casas de shows e eventos da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Em busca de novos horizontes e oportunidades na música, a dupla segue com o mesmo talento que conquistou milhares de fãs pela região, mas com um desejo ainda maior de desbravar novos horizontes.

LARISSA & ALLAN
Larissa e Allan se conheceram e iniciaram a dupla em 2017. O Allan cantava em barzinhos desde os 14 anos de idade, e em um desses barzinhos havia um chamado Mineirão, e foi lá que Larissa e Allan tiveram o primeiro contato. Larissa frequentava o mesmo barzinho com uma comitiva que sua mãe havia criado, e muitos cantores a chamavam para cantar a famosa música “50 reais” da cantora Naiara Azevedo. Pediram pra ela fazer uma participação em um show do Allan. Foi o primeiro contato artístico entre os dois.

Alguns dias depois, em um churrasco na casa de Larissa, uma festa familiar, o Allan foi convidado. Lá tiveram a ideia de fazerem um vídeo sentado na cama dela. Até então ainda não existia a dupla e nem o intuito de cantarem juntos. Fizeram o vídeo, postaram no Youtube e rendeu três mil visualizações. Nessas visualizações tinha alguns contratantes querendo os contratar. Pediram para eles que dessem um mês para alinharem o repertório.

Depois desse primeiro passo, tudo foi crescendo, cada lugar que tocavam eram bem recebidos. Uma galera começou a acompanhar a dupla em todo show e gritavam, dançavam e aplaudiam. A partir de tamanha exposição, começaram a aparecer algumas oportunidades na mídia. Participaram de programas como Chão Sanfona e Viola, Conexão Cultural, um desfile na agência Mega Talent de um programa de moda do SBT, entre outros.

Foi após esses eventos que o produtor da dupla na época, Lucas Palhares, deu a chance de gravar o primeiro clipe “Quem diria”. Cada vez conquistando novos espaços foram convidados para fazer aberturas de shows no Chapéu Brasil, em Sumaré/SP, de artistas como Felipe Araújo, Maria Cecília & Rodolfo, Yasmim Santos, Zé Felipe, Hugo & Tiago, além de se apresentarem em um evento intitulado Costela Fogo de Chão, junto com Edson & Hudson.

Quem diria:

Durante a pandemia, a dupla resolveu dar um tempo na carreira. Após esse hiato, em 2022, eles voltaram com tudo. Se encontram novamente e casaram no mesmo ano. Tiveram um filho, Ravi Lucca, fruto de um lindo amor. Hoje mais maduros e completos seguem cantando e encantando por onde se apresentam. Como diz Jorge & Mateus, que é a grande inspiração deles: “Paz e Amor é o que eu quero pra nós!”.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Larissa & Allan, acesse https://www.instagram.com/larissaeallan/.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.