Conecte-se conosco

Ocimar TV mais

Cuca é inocente? Entenda porque condenação de técnico e ex-jogador foi anulada na Justiça Suíça

Publicado

em

Técnico de futebol teve sua carreira interrompida após o suposto caso de estupro em 1987 ter voltado à tona, em abril do ano passado, quando foi contratado para comandar o Corinthians

O Tribunal Regional de Berna-Mittelland, na Suíça, revogou decisão que condenava o técnico Cuca, por envolvimento em ato sexual com uma menor de idade sob coerção durante uma viagem do Grêmio ao país europeu em 1987, quando ainda atuava como jogador de futebol.

Alex Stival – conhecido por Cuca – e os ex-jogadores Henrique Etges, Fernando Castoldi e Eduardo Hamester teriam cometido ato sexual sob coerção com Sandra Pfäffli, de 13 anos, filha de um funcionário do hotel.  Em 1989, Cuca, Henrique e Eduardo foram condenados a 15 meses de prisão e uma multa de US$ 8.000. Eles foram enquadrados por “fornicação com crianças” e “coerção”. Já Fernando pegou 3 meses e multa de US$ 4.000 como cúmplice, por ter ficado segundo o juiz monitorando a porta do quarto.

Os jogadores não voltaram à Suíça para se defender e nunca cumpriram as penas, que prescreveram — em 1997 ou 2004, a depender da interpretação legal. No dia do julgamento, 15 de agosto de 1989, apenas Fernando tinha um advogado presente. Cuca sempre disse ser inocente e de que havia sido julgado à revelia. Sua defesa pediu a reabertura do caso e um novo julgamento, alegando que ele havia sido condenado sem representação legal e que poderia ser inocentado.

Considerado um dos técnicos em atividade que mais acumula títulos brasileiros e continentais, Cuca chegou a figurar até mesmo entre os nomes para assumir a Seleção Brasileira após a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Mas quando foi contratado pelo Corinthians, em abril de 2023, o incidente voltou à tona na mídia e, por conta da pressão por parte da torcida e da veiculação de notícias a respeito do caso, Cuca pediu demissão com apenas 30 dias de comando no Timão.

A pergunta que não quer calar diante da decisão da Justiça Suíça: Cuca, afinal, é inocente? Por que o técnico conseguiu a anulação de sua condenação?

Leonardo Pantaleão é especialista em Direito Penal
Divulgação/M2 Comunicação

Leonardo Pantaleão, especialista em Direito e Processo Penal e sócio do Pantaleão Sociedade de Advogados, explica que a nova decisão divulgada caracterizou que a sentença que condenou o Cuca e outros atletas do grêmio na época continha um vício processual grave: desconsiderar a ausência de representatividade jurídica.

“Na ocasião, o advogado, constituído para defender Cuca e seus colegas, renunciou aos poderes antes do julgamento e consequentemente o processo avançou sem que o ex-jogador tivesse representação formal e seu direito de defesa exercido naqueles atos”, pontua Pantaleão.

Este resultado foi obtido após a defesa fazer um pedido de acesso aos autos do processo. Assim, foi possível identificar a falta de representação formal, levando o pedido a ser acatado e a condenação anulada. Mas, segundo o advogado, isso não significa que Cuca foi absolvido, apenas que a condenação foi desfeita.

“O técnico não foi absolvido porque a ação não ingressou no mérito da questão, apenas se entendeu que houve um defeito no tramitar da ação penal por ausência de advogado, gerando a nulidade da condenação. Dessa forma, Cuca volta a ter sua situação jurídica anterior de alguém que nunca sofreu nenhuma condenação nem no Brasil nem no exterior”, afirma.

Fonte:

Leonardo Pantaleão, especialista em Direito e Processo Penal, mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ocimar TV mais

Raphael Ghanem comemora sucesso do espetáculo “Se é que você me entende” e anuncia as próximas datas

Publicado

em

Com mais de 190 mil espectadores em 2024, o comediante fenômeno do stand-up passa por Porto Alegre (RS), São José (SC) e Curitiba (PR) nesta semana

Raphael Ghanem, o maior nome da comédia brasileira atualmente, segue sua trajetória de sucesso absoluto no Sul do Brasil nesta semana. O comediante, que já ultrapassou a marca de 190 mil espectadores este ano em 197 apresentações, desembarca em Porto Alegre, São José e Curitiba com o espetáculo “Se é que você me entende”.

Em Porto Alegre, no Teatro do Bourbon Country, Raphael realiza quatro sessões nos dias 9 e 10 de dezembro (segunda e terça-feira), com horários extras devido à alta demanda. Já na quarta (11), ele estará em São José (SC), na Grande Floripa, para uma apresentação na Arena Opus. A maratona de shows continua em Curitiba, no Teatro Guairinha, entre quinta (12) e sábado (14), onde sessões extras também foram abertas para atender à enorme procura.

O espetáculo “Se é que você me entende” destaca o talento de Raphael com um texto 100% autoral e sem adereços ou figurinos, apostando na força de sua performance e interação com o público. As reflexões sobre relacionamentos, situações do cotidiano e histórias pessoais, sempre carregadas de exagero e bom humor, têm conquistado plateias em todo o Brasil e em turnês internacionais, como na Austrália e em Londres, onde também esgotou sessões.

O sucesso no Sul do país é mais uma prova do ano glorioso vivido por Raphael Ghanem. Além de recordes em cidades como Recife, com três sessões esgotadas no Teatro Guararapes, e shows históricos em São Paulo e no Rio de Janeiro, ele também reuniu mais de 8 mil pessoas em Belém no Mangueirinho, registrando o maior público de sua turnê atual.

Mais informações sobre os próximos shows e as vendas de ingressos podem ser conferidas no site raphael.nonstop.com.br.

Continuar Lendo

Ocimar TV mais

Felipe Dylon lança a música O verão aqui no Rio

Publicado

em

Em cima da chegada do verão, Felipe Dylon está lançando seu novo trabalho, com o título:
                                                                                         O Verão aqui no Rio
Uma canção alegre que fala de amor, de namoro, de viagem, de curtição, com certeza ajudará a dar mais empolgação a nova estação.
Com uma carreira de sucesso, diversos prêmios, músicas que marcaram uma geração, “feat” com artistas renomados como Lulu Santos, Buchecha e Michael Sembello, Felipe volta agora em um novo momento, com músicas de sua autoria e boas parcerias.
Produzido por Dudu Chermont, autor da canção, no estúdio Urca Music, Claudio Infante na bateria, André Vasconcellos no baixo, Dadá Yute nos vocais, Felipe na voz principal, nos vocais, nas violas e guitarras e Dudu nos teclados e percussão, unindo assim um bom elenco. Aproveitando a boa onda do verão.
O artista regressa empenhado em fazer o que mais gosta, boas músicas e alegrar seu público. Trazer a boa memória afetiva das suas baladas e a sua simpatia, que sempre foi a sua assinatura.
Agradecendo sempre a família e seus valores, aos amigos que sempre o incentivaram, a todos os fãs, por quem tem um super carinho (o acompanham desde seus 14 anos).
“Olha para mim foi uma chance incrível gravar a música “O Verão aqui no Rio.” Me identifiquei bastante com as sonoridades, coloquei também as guitarras, além das gravações terem sido um super astral. Espero que vocês gostem!” Felipe Dylon
Crédito fotógrafo: Guga Melgar
Link música:
Instagram: 
@felipe dylon

Continuar Lendo

Ocimar TV mais

Blades Of Steel Anuncia Lançamento da Faixa “Vengeance Is Mine”

Publicado

em

A banda de heavy metal Blades Of Steel lançou na sexta- feira (29) sua nova música, intitulada “Vengeance Is Mine”, às 14h. A faixa promete trazer uma sonoridade mais sombria, refletindo a força e a obscuridade presentes em sua letra.

“Vengeance Is Mine” explora a temática da vingança, narrando a história de uma personagem que busca justice após sua terra ser devastada por tiranos. A composição é inspirada em relatos históricos de invasões brutais que marcaram a humanidade, trazendo à tona emoções intensas e uma narrativa poderosa.

“A letra reflete a determinação e a sede de justiça do protagonista, que, após testemunhar a destruição de sua terra, se prepara para a batalha final. A narrativa é uma homenagem às lutas épicas e aos sacrifícios feitos em nome da liberdade e da honra”, afirma Yara Haag, vocalista da banda.

Os fãs estão convidados a acompanhar o lançamento e não perder nenhum detalhe. A música estará disponível no canal oficial da banda no YouTube.


Canal do YouTube: Blades Of Steel (https://youtu.be/4bYfdgxjnjQ?si=g4GGfs0G4ARWFm3C)
Foto: Maíra Nakahara

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.