Conecte-se conosco

Gente

Correios lançam emissão comemorativa de selos de Natal com ilustrações de Ziraldo

Publicado

em

Série especial traz imagens garimpadas no Instituto Ziraldo e será lançada no dia 24 de outubro, data de aniversário do multiartista

Os Correios lançam uma série de quatro selos natalinos, no próximo dia 24, quando Ziraldo completaria 92 anos, em sua homenagem, destacando o seu legado como artista gráfico, humorista, escritor, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo e jornalista. A coleção será lançada em cerimônia no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, a partir das 19h.

O produtor Tarcísio Vidigal, da Filmes de Minas, e a equipe do Instituto Ziraldo, selecionaram no acervo da instituição quatro desenhos de diversas épocas para ilustrar a nova série.

O primeiro selo traz um Papai Noel desenhado na década de 1970 que, segundo o relato do próprio Ziraldo no livro “40-55, itinerário de um artista gráfico”, é o desenho “mais solto e bem resolvido” que ele já fez do Bom Velhinho. O segundo selo reproduz a capa da revista “A Turma do Pererê” de 1975, adaptada para o Natal de 2024. O terceiro selo apresenta a ideia, feita a lápis de cor, do Menino Maluquinho para um Natal do fim dos anos 1990. O quarto selo exibe um desenho original criado para o cartaz da 41ª Feira da Providência, de 2001.

A tiragem total será de 160 mil exemplares (40 mil para cada selo), com valor facial de R$ 2,55. Os selos medem 30 x 40mm, com impressão em papel cuchê gomado, a cargo da Casa da Moeda do Brasil. As técnicas usadas nas ilustrações são nanquim, aquarela líquida, lápis de cor e pintura digital.

Para o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, “é uma honra para a empresa ter os traços geniais e inconfundíveis de Ziraldo registrados nos selos postais. Com seu talento único, Ziraldo marcou gerações como escritor, ilustrador e cartunista. Criador de obras emblemáticas, ele trouxe à literatura infantil brasileira uma nova forma de contar histórias, repleta de humor, sensibilidade e identificação com o cotidiano das crianças. Seu trabalho também transcende o público infantil. Com suas tirinhas, cartuns e charges, Ziraldo abordou temas sociais e políticos de maneira crítica e criativa, dialogando com diferentes camadas da sociedade. Seu legado permanecerá vivo, inspirando novas gerações de leitores, artistas e pensadores. Por isso, devemos celebrar e reconhecer sua contribuição inestimável à cultura nacional”, afirma o executivo.

“Mesmo numa era de comunicação veloz e digital, trazemos o acervo do Ziraldo nas mensagens afetuosas de fim de ano com os Selos de Natal 2024. Ziraldo para todas as idades, em todos os tempos! Essa homenagem dos Correios é motivo de grande alegria para nós”, afirma Adriana Lins, diretora artística do Instituto Ziraldo.

Ao longo de sua trajetória, o multiartista teve uma parceria marcante com a estatal, que simbolizou a valorização da arte e da cultura brasileira. Ziraldo contribuiu com ilustrações de seus personagens para campanhas comemorativas e edições especiais de selos, ajudando a aproximar a arte gráfica da comunicação postal no Brasil.

Em 1994, foi convidado para ilustrar os tradicionais selos de Natal e selecionou alguns de seus personagens icônicos. O Menino Maluquinho de braços abertos vestindo um casaco de Papai Noel bem maior que o seu tamanho, o Bichinho da Maçã com o gorro natalino, Pererê colocando uma cartinha em seu único pé de sapato e a sua Turma em um coro uníssono inspiraram o artista a retratar situações típicas da data.

O próprio artista descreveu assim essa parceria com os Correios: “Eu acho que todo artista gráfico não pode passar pela vida sem fazer um selo. E eu fiquei muito feliz porque esses selos de Natal vão perpetuar os meus personagens, dando-lhes importância nacional”, disse Ziraldo na época à Revista dos Correios, que já havia utilizado um de seus desenhos – o Galo, símbolo do Festival Internacional da Canção Popular – em um selo comemorativo de 1967.

À época, Ziraldo destacou que sua maior preocupação ao criar a série era realizar um trabalho caprichado. “Por ser muito pequeno, o selo tem elementos baseados em detalhes. Eu quis fazer um que as pessoas olhassem e dissessem ‘Que maravilha!’, que quisessem guardá-lo”, esclareceu o artista, que, assim como outros tantos meninos, manteve na juventude uma coleção de selos. A sua abrangia 74 países. Agora, 30 anos depois, os personagens de Ziraldo ilustram uma nova série de selos natalinos, que também serão objeto de colecionadores.

SOBRE ZIRALDO

Ziraldo Alves Pinto dedicou-se por sete décadas à literatura e à ilustração. Foi artista gráfico, humorista, escritor, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista… um verdadeiro multiartista que marcou a cultura brasileira. Nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga (MG). Publicou seu primeiro desenho aos 6 anos, no jornal “A Folha de Minas”.
Apaixonado por gibis, aos 12 anos começou a desenhar suas próprias histórias em quadrinhos. Em 1946, descobriu o traço caricatural quando viu um desenho retratando o presidente Gaspar Dutra. Ziraldo ficou intrigado e fascinado. Seu pai prontamente explicou: “Isso é caricatura, Ziraldo!” Naquele momento, aos 14 anos, ele encontrou todas as respostas para sua arte. Em 1948, mudou-se para o Rio de Janeiro levando seu caderno de desenho, cheio de caricaturas e ilustrações, e, depois de muita persistência, conseguiu emprego como estagiário publicitário.

A paixão por gibis o levou a lançar, em 1960, a pioneira revista em quadrinhos Pererê, com temáticas socioambientais até hoje atuais e relevantes, que circulou nas mãos de crianças e jovens de todo o Brasil. Em 1967, criou Os Zeróis, caricaturas irreverentes de personagens como Mulher Maravilha, Super Homem, Tarzan, Batman, Robin, Tocha Humana, etc. que viraram tiras de humor e foram publicadas em diversos jornais nacionais e internacionais. Em 1969, recebeu o Nobel Internacional de Humor, no 32º Salão Internacional de Caricaturas, em Bruxelas.

Durante a ditadura militar do Brasil, suas caricaturas tiveram grande destaque político. No mesmo ano do Nobel de Humor, lançou seu primeiro livro, Flicts, um divisor de águas na literatura infantojuvenil e confessou, publicamente, ter encontrado ali sua vocação. Em 1980, com o sucesso estrondoso de O Menino Maluquinho, Ziraldo mergulhou profundamente na literatura para crianças e jovens, tendo editado ao longo de sua carreira quase 200 títulos.

Em 70 anos de trabalho, sua produção atingiu uma relevância incomparável que pode ser vista em catálogos, coletâneas, antologias e depoimentos de fãs de todas as idades. Participou de inúmeros salões de humor, diversas exposições de arte a partir de suas criações e recebeu incontáveis homenagens e prêmios, com destaque para o Prêmio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos, em 2008, pela qualidade e importância de sua obra, seu compromisso social, sua difusão e grande repercussão internacional.

Ziraldo faleceu no Rio de Janeiro aos 91 anos, em 6 de abril deste ano, deixando um acervo relevante para a memória cultural do Brasil. Este acervo vem sendo digitalizado, catalogado e difundido pelo Instituto Ziraldo. Sua conservação, desde 2024, conta com o patrocínio da PRIO, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultural.

SOBRE O INSTITUTO ZIRALDO

Instituição cultural que preserva e difunde o acervo visual e intelectual do multiartista Ziraldo, o IZ é responsável pelo desenvolvimento de projetos a partir deste acervo relevante e representativo de sete décadas de nossa recente história.  A instituição já digitalizou e inventou, até o momento, cerca de 18 mil itens que incluem ilustrações, esboços e ideias. É a guardiã de objetos e materiais de trabalho do artista, além da vasta coleção de coletes, uma das marcas registradas de Ziraldo.
O acervo inclui inúmeros troféus, encadernações das publicações da Revista Pererê, do periódico O Pasquim, miniaturas dos personagens de Ziraldo, edições do livro “O Menino Maluquinho” em todos os idiomas publicados, a biblioteca de consulta do artista, a biblioteca de suas obras, sendo ainda o organizador de um imenso material biográfico com fatos e curiosidades sobre o artista e sobre os contextos social e político das suas obras.

Dentro da política de difusão do Instituto Ziraldo, além das recentes realizações com exposições, projetos editoriais, audiovisuais, ações educativas e sociais de incentivo à leitura, consta o intercâmbio cultural e artístico entre instituições, escolas e pesquisadores em âmbito nacional e internacional. Ler para ir além da leitura é a missão do Instituto Ziraldo.
Instagram: https://www.instagram.com/instituto_ziraldo/

SOBRE A PRIO

A PRIO é a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com cinco ativos na Bacia de Campos, tem foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com as pessoas e com a preservação do meio ambiente.
Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O & G: extrair o melhor da nossa energia para transformar o Brasil em um lugar mais eficiente. Além disso, busca envolver e devolver esse crescimento para a sociedade por meio do incentivo a iniciativas conectadas ao esporte, à cultura e à educação – que fazem parte da plataforma de patrocínios I Love PRIO.

Site: https://www.prio3.com.br/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/prio3
Instagram: https://www.instagram.com/prio3_/
I  PRIO: https://www.instagram.com/iloveprio

SOBRE OS CORREIOS

Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, são uma empresa pública moderna, com a missão de promover a integração nacional, contribuindo com o governo no desenvolvimento socioeconômico, conectando pessoas, instituições e negócios. Com mais de 360 anos de história e presente em 100% dos municípios do País, a estatal possui a maior infraestrutura logística da América Latina: uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 85 mil empregadas e empregados diretos.

Site: https://www.correios.com.br
LinkedIn:  https://www.linkedin.com/company/correios/
Instagram:  https://www.instagram.com/correiosoficial/
Facebook:  https://www.facebook.com/correios
TikTok:  https://www.tiktok.com/@correiosoficialbr
Assessoria de Imprensa dos Correios – RJ : imprensarj@correios.com.br

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gente

Sâmi Rico vai gravar DVD histórico em homenagem ao pai José Rico com 14 participações

Publicado

em

No próximo dia 08 de abril, Sâmi Rico vai ter no palco a companhia de Zezé Di Camargo, Ana Castela, Luan Pereira, Edson & Hudson, Guilherme & Santiago, Xand Avião, Fred & Fabrício, Gustavo Mioto, Mari Fernandez, Traia Veia, Clayton & Romário, Hugo Henrique, Marcos Paulo & Marcelo e Banda Corpo & Alma.

Junto com estas estrelas Sâmi Rico vai gravar 25 músicas, sendo sete inéditas e 18 sucessos da dupla Milionário e José Rico. A gravação de “10 anos de Saudade – O Filho da Lenda” vai acontecer em Americana/SP, no Recinto da Festa do Peão de Americana e os ingressos já estão disponíveis em dois formatos, Pista e Front Stage e podem ser adquiridos pelo site
https://www.guicheweb.com.br/dvd-sami-rico_40150 ou na Casa dos Cavaleiros e na Rádio Vox 90.

A produção musical do DVD será de Bruno Brito e a direção de vídeo de Jacques Jr.

“Estou vivendo um momento muito especial da minha vida e da minha carreira. Este DVD é muito maior do que um registro audiovisual, é um tributo para o meu pai, uma lenda da música sertaneja. Todas essas participações especiais tem um grande carinho, respeito e admiração pelo meu pai e abraçou esse projeto com tanto amor! Tenho certeza que esse registro vai ser um encontro de emoções e gerações com muita música boa para os meus fãs e para os fãs do meu pai”, garante o artista.

SÂMI RICO
Aos 24 anos, morando na cidade de Americana, Sâmi Rico carrega as influências do pai, José Rico. Milionário & José Rico formaram dupla no início dos anos 70 e ficaram conhecidos como “gargantas de ouro”. Ao longo da carreira venderam mais de 30 milhões de cópias. José Rico morreu em 2015, devido a uma parada cardíaca, na cidade de Americana.

Em 2022, Sâmi Rico lançou o seu primeiro trabalho autoral. Trata-se do EP “Na Moagem”, com sete releituras, sendo quatro dos “gargantas de ouro”. A produção musical ficou a cargo de Ivan Miyazato.

Em 2024, Sâmi deu início a uma série de lançamentos. Primeiro, com “Bêbado sem noção”, depois com “Marmitinha”, e atualmente trabalha a divulgação da romântica “Erro e a errada”, que contou com a participação especial do cantor Gustavo Mioto. Todas elas já ultrapassaram a marca de meio milhão de acessos no Youtube. A produção musical dos singles é assinada por Vinícius Leão, e a direção de vídeo ficou a cargo de Jacques Jr.

Entre as referências que o faz “beber na fonte” do pai, estão o comprometimento e a dedicação, qualidades sempre exaltadas em Zé Rico por grandes nomes do gênero. Apesar de todas as influências deixadas pelo pai, inclusive na hora da escolha do repertório, Sâmi faz uma mescla do sertanejo tradicional com a modernidade que a própria idade traz ao seu trabalho. E é exatamente essa ideia que ele quer criar no público.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Sâmi Rico, acesse as redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/samiricooficial/
Youtube: https://www.youtube.com/c/S%C3%A2miRico
Facebook: https://www.facebook.com/samiricooficial

SERVIÇO
Evento: DVD Sâmi Rico
Data: 08 de abril
Horário de abertura: 19h
Local: Parque de Eventos do CCA – km 120,5 – Jardim América II – Americana/SP.
Mais informações: https://www.guicheweb.com.br/dvd-sami-rico_40150

Continuar Lendo

Gente

Como minhas redes sociais sabem do que gosto e quero assistir?

Publicado

em

O segredo por trás do algoritmo que entende seus gostos e te prende na tela

Sabe aquela sensação de que o TikTok lê sua mente? E a satisfação de aparecer “por acaso” a 2ª parte daquele vídeo legal? Passar horas rolando a for you é algo que acontece quase naturalmente, pois o app, assim como outros, como o Instagram, Youtube, Facebook etc. têm a capacidade de nos entreter com aquilo que gostamos. O grande segredo para isso acontecer é um algoritmo superpoderoso, que aprende seus gostos de maneira quase mágica. Vamos entender como isso funciona na prática?

Atualmente, a plataforma tem quase 2 bilhões de usuários, conforme apontado pelo portal SEO.AI. O que a faz tão famosa assim é seu diferencial de não precisar seguir perfis de um nicho específico para receber conteúdos, como o Instagram ou Youtube, por exemplo. O TikTok usa outro caminho: observar como você se comporta. Se você assiste um vídeo até o final, curte, comenta ou compartilha, a plataforma entende que você adorou aquele vídeo e começará a te entregar mais vídeos parecidos com aquele. É como um jogo de adivinhação, mas usando a inteligência artificial.

O contrário também ocorre, se o vídeo não te cativa nos primeiros segundos e você já rola para o próximo, o aplicativo consegue compreender que aquele conteúdo, nesses moldes, não te agradou, então começa a sugerir cada vez menos vídeos semelhantes.

O segredo dessa rede social está na forma como ela entrega o conteúdo. Enquanto outras redes, como Instagram e YouTube, recomendam vídeos com base em quem você segue, o TikTok foca no que prende sua atenção. Ou seja, mesmo que você nunca tenha dado like ou seguido ninguém, ele já entende do que você gosta só pelo tempo que você passa assistindo a um vídeo.

Segundo Marco Giroto, fundador da SuperGeeks, escola de competências para o futuro, o grande diferencial do app está no uso de machine learning e inteligência artificial para analisar padrões de comportamento. “Esse algoritmo utiliza um sistema que compara o comportamento de milhões de usuários para prever quais vídeos serão mais interessantes para cada pessoa. Além disso, ele analisa variáveis como taxa de retenção, tempo de exibição e engajamento, ajustando o conteúdo mostrado em tempo real”, explica.

Como todo esse mecanismo, a plataforma te conhece cada dia mais, personalizando o seu feed conforme as suas preferências. Contudo, é necessário ter cautela para não se prender somente a um assunto. “O algoritmo pode criar uma espécie de bolha, limitando sua visão sobre os assuntos, já que só te mostra o que você gosta, por isso, vale a pena dar uma chance a novos temas e conteúdos quando aparecerem”, destaca Marco.

No final das contas, o TikTok não lê sua mente, mas usa seu comportamento como guia. A tecnologia por trás da plataforma é uma das mais avançadas do mundo e continua em constante evolução. Entender os bastidores nos ajuda a aproveitar melhor o aplicativo e o utilizar a nosso favor.

Sobre
A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não somente consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014, a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias.

Continuar Lendo

Gente

Luan Estilizado abre agenda de Carnaval em Pernambuco e se prepara para agitar Alagoas neste domingo, com muito forró!

Publicado

em

Artista encantou Petrolina (PE) no sábado (1º) e segue sua maratona de apresentações pelo Nordeste

Carnaval também é forró! Luan Estilizado está com tudo e, após um show emocionante em Petrolina (PE) neste sábado (1º), o cantor segue com a agenda de shows e neste domingo (2) promete arrastar o público de Barra de São Miguel (AL) com seu talento e energia contagiante. Com um repertório recheado de sucessos, ele é uma das atrações mais esperadas para a temporada de folia.

E a festa não para por aí! Luan continua sua maratona no Nordeste e, na segunda-feira (3), estará em Várzea Alegre (CE) e, na terça-feira (4), em Murici (AL), levando seu forró moderno para as cidades.

Além das apresentações, o cantor comemora o sucesso de seu novo single, “Valores”, que já está disponível nas plataformas de áudio e viralizou no TikTok. A música também ganhou um clipe gravado na Paraíba, onde Luan contou com a participação de grandes nomes como o vaqueiro Nathan Queiroz e influenciadoras Raíssa Veras e Talita Moura.

Fique ligado na agenda e não perca a chance de curtir Luan Estilizado ao vivo!

Agenda de Shows de Luan Estilizado:
02/03 – Barra de São Miguel (AL)
03/03 – Várzea Alegre (CE)
04/03 – Murici (AL)

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.