Conecte-se conosco

Fique por dentro

Corregedoria dos Servidores no MPSP: fiscalização ou opressão?

Publicado

em

Os servidores do Ministério Público de São Paulo (MPSP) foram surpreendidos por uma nova resolução da Procuradoria-Geral de Justiça de SP que, ao que tudo indica, cria mais um mecanismo de ameaça e assédio.

Nesta quarta-feira (4/9), foi publicada no Diário Oficial a Resolução 1.906/2024-PGJ, que cria Corregedoria dos
Servidores do Ministério Público do Estado de São Paulo, consolida dispositivos da Comissão Processante
Permanente de Servidores e da Comissão Permanente de Evolução Funcional, e dá outras providências.

A esse novo órgão, segundo a norma publicada, é voltado à “promoção da orientação e fiscalização das atividades
funcionais e da conduta dos servidores do Ministério Público, e à avaliação do resultado de suas atividades”. Será?

A maior preocupação do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de São Paulo (Sindsemp-SP) é que, mais
uma vez, a cúpula do MPSP toma uma decisão, que envolve diretamente os servidores da instituição, à canetada,
de forma autoritária, sem a participação da entidade que legitimamente representa a categoria. Entende que essa é
mais uma camada de repressão aos servidores que nos últimos dois anos começaram a se levantar e denunciar
publicamente o assédio moral e sexual cotidianos no MPSP com o Movimento Nenhum Servidor a Menos (hoje na
direção do sindicato).

É notório que a já existente Corregedoria-Geral, que tem como incumbência “orientar e fiscalizar as atividades
funcionais e a conduta dos membros (promotores e procuradores) do MPSP”, atua com parcialidade perante as
denúncias recebidas e raramente recomenda sanções aos denunciados. Há diversos casos em que servidores vítimas
de assédio, moral ou sexual, saíram prejudicados da sindicância, enquanto nada aconteceu ao seu superior.

A dúvida que fica é: como a nova Corregedoria dos Servidores atuará? Fará vista grossa aos casos recebidos, como
a Corregedoria-Geral? Ou será enérgica e punitiva na apuração dos fatos? Vale lembrar que, ao contrário dos
membros, os servidores sempre foram amplamente punidos nessa instituição, ou por meio de Processo
Administrativo Disciplinar (PAD), ou pela arbitrariedade de promotores e procuradores de Justiça, os quais têm a
discricionariedade de colocar servidores à disposição ou de removê-los compulsoriamente, muitas vezes, sem
sequer o devido contraditório.

Fato é que, em pleno “Setembro Amarelo”, o Ministério Público de São Paulo cria mais um aparato de controle e
possível assédio moral em relação aos servidores, sem dialogar com o sindicato, reafirmando a distinção entre as
“classes” dentro da instituição: “Vemos essa atitude como antissindical, buscando impedir o controle social sobre
o MPSP que o Movimento Nenhum Servidor a Menos vem fazendo”
, afirma a dirigente do SINDSEMP-SP, a
oficiala de promotoria e doutoranda da FDUSP Ticiane Lorena Natale

A Procuradoria-Geral sabe que o Sindsemp-SP está disposto a dialogar e a buscar soluções que beneficiem a todos.
O sindicato segue pronto para contribuir com a melhoria das condições de trabalho dos servidores e,
consequentemente, da prestação de serviço para a população, que é o grande propósito do MPSP.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

TESTE DE SALIVA AJUDA A IDENTIFICAR TRATAMENTOS MAIS EFICAZES PARA QUEDA DE CABELO

Publicado

em

Abordagem genética permite personalização de terapias contra alopecia androgenética, explica o cirurgião capilar Dr. Alberto Correia

Um simples teste de saliva pode ajudar médicos e pacientes a escolherem os tratamentos mais eficazes contra a queda de cabelo, especialmente nos casos de alopecia androgenética — condição que atinge até 50% da população com mais de 50 anos. A novidade, chamada TrichoTest™️, analisa variações genéticas que influenciam a resposta do organismo a diferentes medicamentos e suplementos usados no combate à calvície.

A proposta é abandonar a tradicional abordagem por tentativa e erro, que muitas vezes leva à frustração e ao abandono do tratamento. Segundo o cirurgião capilar Dr. Alberto Correia, que atua em Salvador (BA) e é atualmente o profissional que mais utiliza o TrichoTest™️ na prática clínica no Brasil, com mais de 500 pacientes em acompanhamento, o exame tem trazido resultados mais assertivos e tem sido um divisor de águas na personalização terapêutica. Correia é speaker oficial da Fagron, empresa que produz o teste, e certificado internacionalmente como especialista com os melhores resultados no país.

“Nem todos os pacientes respondem da mesma forma aos medicamentos mais comuns, como finasterida e minoxidil. A análise genética permite antecipar essas diferenças e adaptar a estratégia de forma mais eficiente”, explica o médico.

O TrichoTest investiga 26 variantes genéticas (SNPs) em 22 genes ligados à resposta aos tratamentos para alopecia androgenética. A partir de uma amostra colhida por swab bucal, o teste analisa como o organismo do paciente metaboliza ou responde a medicamentos antiandrogênicos (como finasterida, dutasterida e espironolactona), estímulos de crescimento capilar (como minoxidil), vitaminas, minerais e compostos naturais, além de substâncias relacionadas à circulação e à saúde do folículo piloso.

Com base nesses dados, é possível definir um plano de tratamento mais direcionado, incluindo medicamentos, fórmulas manipuladas, suplementos e procedimentos complementares como laser, MMP ou mesoterapia.

Estudos clínicos e relatos de casos do próprio Dr. Alberto Correia mostram que até 33% dos pacientes não respondem adequadamente à finasterida e que o minoxidil pode ser ineficaz em 38% dos casos. Após a aplicação do TrichoTest™️, mais da metade dos pacientes precisou mudar de abordagem — o que evidencia que tratamentos anteriores não estavam alinhados ao perfil genético individual. “A expectativa do paciente geralmente é alta, e os resultados lentos e pouco eficazes levam à frustração. Quando conseguimos alinhar a terapia ao perfil genético, as chances de sucesso aumentam significativamente”, afirma o especialista.

Embora o teste em si não substitui uma cirurgia de restauração capilar, a terapia clínica personalizada e guiada pelo TrichoTest™️ tem, em muitos casos, apresentado resultados semelhantes aos de um transplante, possibilitando inclusive que alguns pacientes deixem de ser operados. “Tenho diversos pacientes que, após iniciarem o tratamento personalizado, obtiveram crescimento capilar tão expressivo que a cirurgia deixou de ser necessária. Isso mostra a potência de uma abordagem clínica individualizada baseada em genética”, ressalta o médico.

A personalização do tratamento é ainda mais eficaz quando iniciada precocemente, antes da perda capilar avançada. A expectativa é que esse tipo de exame se torne cada vez mais comum em consultórios de tricologistas e centros especializados em saúde capilar. “A genética de precisão traz uma nova perspectiva ao tratamento da calvície, transformando a forma como lidamos com uma condição que, além de estética, afeta emocionalmente muitas pessoas”, conclui o Dr. Alberto Correia.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Giulia Blue apresenta show inédito em Campinas

Publicado

em

No dia 03 de maio, a cantora e compositora Giulia Blue estará apresentando um repertório inédito durante a 3ª Festa das Nações Joaquim Egídio, em Campinas. O show vai acontecer a partir das 14h30 na Praça Dom Agnelo Rossi, em frente a igreja de São Joaquim e São Roque. O evento terá entrada franca.

“Estou muito feliz de poder apresentar o meu trabalho para o público de Campinas e região. Estou preparando um repertório com muitos sucessos do pop nacional e internacional, além de algumas músicas autorais. Quero todo mundo presente para viver momentos incríveis e cantar muita música boa comigo”, convida a artista.

A festa, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vereadora Débora Palermo, subprefeitura de Joaquim Egídio, Distrito Bar e Restaurante, tem a realização do Viola Brasil Produções Artísticas e da Cervejaria Germânia.

GIULIA BLUE
A paulistana de São Bernardo do Campo, Giulia Blue, é uma cantora e compositora pop de cabelo laranja e nome azul, inspirada na vida de uma forma singular, criativa e com uma pitada de acidez e humor. Ela leva a máxima de que mesmo que estejamos chorando, que seja dançando ou de muito rir.

Como seu próprio nome diz, o Azul / Blue faz parte dos nossos dias, como a água, o céu e os sentimentos, até a tristeza, e o Laranja o contrapõe, sendo além de seu cabelo, o fogo, a atitude e a alegria.

Giulia canta desde criança, mas foi em 2018 que estreou profissionalmente ao lançar o EP intitulado “Casa”. Totalmente autoral, com sete faixas, o trabalho a projetou a outro patamar sendo uma virada de chave em sua carreira artística. Multi-instrumentista, ela toca violão e guitarra e entre suas principais influências estão artistas como Hayley Williams, Rita Lee e Beatles.

Suas músicas são complementares, assim como suas características, se tornando mais do que notável sua habilidade de transformar uma letra de águas profundas em um ritmo dançante, ou de tornar temas muitas vezes não falados, compreensíveis ou até engraçados com seu natural humor irônico.

O que mais chama atenção no público é a identificação de suas vidas nas letras de Blue, que por não ter medo de expor do mais até o menos agradável dos sentimentos,
abraça aos que se sentem humanos. Tudo isso transmitido com muita criatividade, sensibilidade, sinceridade e humor.

“Logo eu” e “Nem tudo são flores”, são os mais recentes singles de Giulia Blue, lançados em 2023. Ambas as músicas são de sua autoria. A produção musical ficou a cargo de Bruno Alves. “Logo eu” e “Nem tudo são flores” também ganharam clipes que teve atuação e direção da própria artista.

Vale destacar, que tanto “Logo eu” quanto “Nem tudo são flores”, tem ritmos e letras com características do pop e contagiantes, falam em sequência sobre o começo e o fim de um relacionamento. Desde se apaixonar até ter de dizer adeus. Neles estão impressos relevantes características das letras da cantora, que retratam a realidade de forma natural, onde tudo é transitório e nada é permanente.

Atuante em suas redes sociais, Giulia Blue já soma mais de 830 mil visualizações em seus vídeos no Youtube. No Spotify são mais de 100 mil plays.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Giulia Blue, acesse suas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/aGiuliaBlue
Instagram: https://www.instagram.com/agiuliablue/
Youtube: https://www.youtube.com/@giuliablue
Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/4EiqYljfHcb7WHQZq4q8Il
TikTok: https://www.tiktok.com/@agiuliablue

Continuar Lendo

Fique por dentro

UNTIL DAWN NO GRANJA VIANNA

Publicado

em

O Shopping Granja Vianna, empreendimento administrado pela Alqia, recebe a estreia de Until Dawn a partir de 24 de abril. Inspirado no famoso videogame de mesmo nome, o longa chega às telonas com uma história eletrizante que promete agradar aos fãs de terror. Na trama, um grupo de amigos decide passar o fim de semana em uma estação de esqui isolada. Mas o que era para ser uma viagem divertida logo se transforma em um pesadelo, quando um serial killer começa a persegui-los. Com 102 minutos de pura tensão, o filme se enquadra no estilo terror slasher — conhecido pelas cenas de suspense, perseguições e violência gráfica. A novidade integra uma programação democrática do empreendimento, que contempla títulos como o live-action de Branca de Neve e Um Filme Minecraft. Os ingressos estão disponíveis a partir de 24 de abril na bilheteria e no site oficial do Cinemark: https://cinemark.com.br/filme/until-dawn-noite-de-terror.

 

Sobre o Shopping Granja Vianna

Administrado pela Alqia, uma das principais administradoras de shopping centers do país, o Shopping Granja Vianna é o espaço de lazer, cultura, serviços e compras da região. São mais de 33 mil m2 que abrigam 140 lojas, reunindo sete âncoras e grandes marcas como C&A, Pernambucanas, Renner e Riachuelo, além de 30 opções gastronômicas para todos os paladares, como Madero, Outback, Pecorino, Coco Bambu e Pizza Hut. Mais de 350 mil pessoas circulam todos os meses pelo shopping center, que pauta sua atuação com o olhar da Sustentabilidade. Milhares de pessoas foram beneficiadas por iniciativas ambientais e sociais do empreendimento, que promove vacinação, doação de sangue, arrecadação de roupas e acessórios, além de campanhas de conscientização sobre o consumo consciente e a vida animal, por exemplo. Com 1,3 mil vagas no estacionamento, o shopping center está localizado no quilômetro 23,5 da Rodovia Raposo Tavares. Saiba mais em www.shoppingranjavianna.com.br

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.