Conecte-se conosco

Fique por dentro

Consciência Negra: Fábricas de Cultura preparam agenda sobre luta e celebração nas periferias de São Paulo

Publicado

em

Com mais de 30 atrações gratuitas espalhadas pela zonas norte, leste e sul da cidade de São Paulo e Osasco, as Fábricas de Cultura promovem atividades como dança, apresentações musicais, grupos de capoeira e maculelê, grafite e baile black, celebrando a cultura afro

 

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data historicamente conhecida por ser um marco importante na luta contra o racismo e pela promoção da igualdade racial no país, será celebrada no sábado, 23, com uma agenda gratuita das Fábricas de Cultura – programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pelas Organizações Sociais Poiesis e Catavento Cultural e Educacional – localizadas nas zonas norte, leste e sul da cidade de São Paulo, além de Osasco.

Confira alguns dos destaques da programação, separados por região:

Zona Norte

A partir das 9h acontece a live paint “Toda Periferia é Matriarcal”, conduzida pela artista Soberana Ziza na Fábrica de Cultura da Brasilândia. A atividade pretende celebrar o protagonismo das mulheres negras nas periferias. Em seguida, a partir das 10h, o coletivo Trançando Raízes apresenta o projeto “Afrocuidar”, com oficina de massagem, roda de conversa sobre cultura negra e também uma oficina de samba rock.

Para celebrar os 80 anos de vida da cantora e sambista Leci Brandão, a Fábrica de Cultura do Jaçanã presta uma homenagem com o show Mulheres Cantam Leci, a partir das 18h, que terá a participação do grupo Sampagode e das artistas Viviane Abrahão e Natália Lagê.

Núcleo Taipas, da Fábrica de Cultura Brasilândia, apresenta uma programação extensa a partir das 10h. Haverá confecção de Bonecas de Pano Abayomi, de tradição ancestral e conhecidas por trazer felicidade, e de máscaras africanas; uma vivência de culinária com as influências africanas na cultura brasileira; e outra vivência de Maculelê, dança folclórica de origem afro-brasileira, e de capoeira, que além de mostrar a gestualidade de cada movimento, também destacará os instrumentos utilizados.

Já na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha acontece a Feira Pretinhas na Moda, a partir das 11h, com 20 marcas de moda autoral de mulheres pretas, microempreendedoras e periféricas. Além dos objetos confeccionados por elas, o evento traz oficinas gratuitas com foco em moda e economia criativa: de modelos, upcycling, confecção de brincos e acessórios com materiais reciclados e até um fashion show, com 20 modelos negras, 5 modelos PCDs, ao som da cantora Camila Arruda em apresentação ao vivo.

 

Zona Leste

A partir das 11h, na Fábrica de Cultura Parque Belém haverá roda de capoeira com o grupo convidado Raiz dos Palmares; apresentação de Maculelê, dança afro-indígena-brasileira, do ateliê de capoeira da Fábrica e apresentação musical de um grupo formado por pessoas pretas da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim)


Na Fábrica de Cultura Vila Sapopemba, a partir das 13h30 haverá uma série de apresentações musicais, como o Grupo Instituto do Samba, Don Tigre, Subzero “Rap”, Atelie de Percussão Sapopemba e Escola de Curimba Tribo de Zambi. As apresentações de dança e capoeira também marcarão presença com os grupos Força das Raizes, Gingarte, Moradia e Cidadania  e Atelie de Street Dance. Também haverá exposição de grafite e live paint temático, além do Projeto Social Barraca das Tranças, já tradicional na região.

Na Fábrica de Cultura Itaim Paulista haverá o Fábrica Urbana Edição Especial, a partir das 14h, com presentações de rap nacional de grupos e mcs da região, exposição de personalidades negras históricas e roda de breaking com b-boys da região, além da realização de grafite em tela ao vivo durante o evento.

Na Fábrica de Cultura Vila Curuçá, a partir das 10h às 16h, haverá duas exposições: “Grandes personalidades negras” que apresenta 81 obras em grafite que homenageiam personalidades negras que fizeram  história no Brasil. Os grafites originais ficaram expostas no MIS em 2023, e reproduções delas em cartazes ficaram Fábricas de Cultura, que serão expostas novamente. Já a exposição de fotos de grafites de artistas negros são artes criadas pelos grafiteiros parceiros da unidade. Também haverá apresentações musicais e sessão de cinema como o filme Rosa Parks, ativista símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Para quem gosta de Baile Black, a partir das 19h a Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes preparou uma edição Especial Consciência Negra com o Grupo 100 Limites, com músicas dos anos 80, 90 e 2000. Também haverá rodas de Break e Freestyle e poemas e poesias recitadas no espaço.

Zona Sul

Na Fábrica de Cultura Capão Redondo, a partir das 12h, o festival “Preto & Arte, combinam!” trará um espaço interativo, que conecta ancestralidade e autoestima através de Flash Tranças da Império Nagô e barbearia, além da exposição fotográfica “Meu Ori é NAGÔ”. Haverá ainda a intervenção artística do poeta Santos Drummont e um pocket show da artista Dandara.

Já o projeto “Liturgia da Moda: vestimentas e culturas nas religiões de matriz africana,” coordenado por Fabiana Ivo e o Babalorixá Adriano Ayrá, acontece na Fábrica de Cultura São Luís valorizando as vestimentas e o simbolismo da moda nas religiões de matriz africana, promovendo uma compreensão mais profunda das tradições culturais e religiosas. Através de oficinas de confecção, rodas de conversa, palestras e exposições, o projeto oferece uma rica troca cultural e educativa.

Osasco

Fábrica de Cultura Osasco celebra o Sankofa, a partir das 18h, para reconhecer que existem várias histórias, povos, culturas e saberes ancestrais. A atividade terá apresentação de danças urbanas com o grupo Cendira Bgirls, set com DJ Gui Nigga e show de Dow Raiz, músico com mais de 20 milhões de plays no streaming,  conta com cinco álbuns na pista e alguns singles lançados com grandes nomes do Hip Hop Nacional.

SERVIÇO:

Toda a programação é gratuita. Classificação: Livre

Os destaques, a seguir, não exigem inscrição. É só chegar e aproveitar!

 

Sábado, 23, em todas as unidades.

 

Zona Norte

 

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508 | Tel: (11) 3859-2300

Agenda:

Toda Periferia É Matriarcal com Soberana Ziza

Das 9h às 17h

Afrocuidar – Com Coletivo Trançando Raízes Especial

Das 10h às 15h

 

Núcleo Taipas – Fábrica de Cultura Brasilândia

Rua Joaquim Pimentel, 200 | Tel: (11) 3971-3640

Agenda:

Boneca de pano Abayomi

Das 10h às 11h30

Confecção de máscaras africanas

Das 13h às 14h30

A influência africana na culinária brasileira

Das 14h30 às 16h

Vivência livre em maculelê

Das 13h30 às 14h30

Roda de capoeira

Das 14h30 às 15h30

Cabide afro: vestimentas tradicionais

Das 10h às 17h

Sue Circunde e Coletivamente Hip Hop: consciência negra não termina em novembro

Das 15h30 às 17h

Discotecando com Dj Sonora

Das 10h às 17h

 

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Tel: (11) 2249-8010

Mulheres cantam Leci: homenagem aos 80 Anos de Leci Brandão

Das 18h às 20h

 

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575 | Tel: (11) 2233-9270

Feira Pretinhas na Moda

Das 11h às 21h

 

Zona Leste

Fábrica de Cultura Parque Belém

Av. Celso Garcia, 2231 – Belenzinho | Tel: (11) 2618-3447
Agenda

Roda de capoeira com o grupo convidado Raiz dos Palmares;

Apresentação de Maculelê do ateliê de capoeira da Fábrica;

Apresentação musical de um grupo formado por pessoas pretas da EMESP.

A partir das 11h

 

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes

Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281 – Conj. Hab. Fazenda do Carmo | (11) 2556-3624

Baile Black 100 Limites – Especial Consciência Negra

Das 19h às 22h

 

Fábrica de Cultura Itaim Paulista

  1. Estudantes da China, 500 | (11) 2025-1991

Fábrica Urbana Edição Especial

Das 14h às 17h

Apresentações de rap nacional de grupos e mcs da região, exposição de personalidades negras históricas e roda de breaking com b boys da região itaim paulista, grafite em tela durante o evento.

 

Fábrica de Cultura Sapopemba

Augustin Luberti, 300 – Fazenda da Juta | (11) 2012-5803
Agenda:

-Apresentações Musicais: Grupo Instituto do Samba, Don Tigre, Subzero “Rap”, Atelie de Percussão Sapopemba e Escola de Curimba Tribo de Zambi

-Apresentações de Dança e Capoeira: Grupo Força das Raízes, Grupo Gingarte, Grupo Moradia e Cidadania e Atelie de Street Dance

-Exposição de Grafite c/ Artista D’Roger 

-Live Paint Tematico com PP Silva 

– Projeto Social Barraca das Tranças

A partir das 13h30

 

Fábrica de Cultura Vila Curuçá

  1. Pedra Dourada, 65 – Jardim Robru | (11) 2016-3316
    Agenda:

– Exposição sobre grandes personalidades negras

Das 10h às 16h

– Exposição de fotos com grafites de artistas negros que já atuaram nas Fábricas de Cultura

Das 10h às 16h

– Apresentações musicais

Das 10h às 16h

– Exibição de filmes relacionados à cultura negra

A parti das 14h

 

Zona Sul

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Entrada 1: Rua Bacia de São Francisco, s/n, Conjunto Habitacional Jardim São Bento | Entrada 2: Rua Algard, 82, Conjunto Habitacional Jardim São Bento | Tel: (11) 5822-5240

Especial Consciência Negra: Preto & Arte, combinam! com Império Nagô

Das 12h às 17h

 

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Tel: (11) 5510-5530

Liturgia da moda: vestimentas e culturas nas religiões de matriz africana

15h às 16h (a atividade também acontecerá no dia 28/10 às 19h)

 

Osasco

Fábrica de Cultura Osasco

Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600

Sankofa com Dow Raiz 

Das 18h às 20h

 

OUTRAS ATIVIDADES AO LONGO DO MÊS

 

Contações De Histórias Itinerantes- “Minha Primeira Historinha”

 

1)Livro: Com qual penteado eu vou de Kiusam de Oliveira

Uma obra fundamental para pautar a diversidade e a beleza que existe em cada criança, independente de com qual penteado ela vai. Com um texto rico e claro, como só a Kiusam de Oliveira, doutora em Educação e com diversas publicações de sucesso, poderia nos trazer.

Este livro é uma dessas pinturas estonteantes. Cenas plásticas que nos prendem a atenção!

A festa de 100 anos do Seu Benedito vai animar toda a família, afinal, agora ele é um cen-te-ná-rio. Para homenagear seu bisavô nessa data tão importante, suas bisnetas e seus bisnetos irão escolher penteados lindos para participarem da comemoração. E cada uma e cada um irá presentear seu bisa com a virtude mais poderosa que tem.

  • Fábrica de Cultura Curuçá – (Local: CEI Vovó Fátima II) – 13/11/2024  – a partir das 10h00 – “Com Qual Penteado eu Vou?”
  • Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes – (Local: EMEI Miroel Silveira) – 19/11/2024 – a partir das 15h00 – “Com Qual Penteado eu Vou?”
  • Fábrica de Cultura Itaim Paulista – (Local: EMEI Maria da Conceição Vieira) – 27/11/2024 – a partir das 10h00 – “Com Qual Penteado eu Vou?”

 

2)Livro: Amoras escrito por Emicida

Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.

“Um livro que rega as crianças com o olhar cristalino de quem sonha plantar primaveras para colher o fruto doce da humanidade.” Sérgio Vaz.

  • Fábrica de Cultura Curuçá – (Local: CEI Cantinho do Tio Estevam) – 14/11/2024  – a partir das 10h00 – “Amoras”
  • Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes – (Local: EMEI Miroel Silveira) – 19/11/2024 – a partir das 09h00 – “Amoras”
  • Fábrica de Cultura Itaim Paulista – (Local: EMEI Maria da Conceição Vieira) – 27/11/2024 – a partir das 14h00 – “Amoras”
  • Fábrica de Cultura Santos – (Local: UME dr Alcides Lobo Viana) – 06/11/2024  – a partir das 09h00 –

 

Espetáculo “Eranko” Da Cia Circo De Ébanos

O Circo de Ébanos apresenta o espetáculo técnico e criativo Eranko, com uma narrativa que mescla o circo contemporâneo com elementos da cultura afrobrasileira, como a capoeira, a dança e o batuque. Considerando a bagagem e o repertório dos artistas, composto totalmente por artistas negros e periféricos., a apresentação traz performances inovadoras em aparelhos como perna de pau, e roda cyr, além de coreografias diferenciadas.

Fábrica de Cultura Santos  São Bernardo Do Campo – 12/11/24 – 14h30

Fábrica de Cultura Santos  Sapopemba – 13/11/24 – 14h30

Fábrica de Cultura Santos  Cidade Tiradentes – 19/11/24 – 14h30

Fábrica de Cultura Santos  Parque Belém – 26/11/24 – 14h30

 

———–

Acesse os nossos sites para saber mais sobre os serviços e o horário de funcionamento do Programa Fábricas de Cultura, selecionando a unidade de interesse.

 

Acessibilidade – Fábricas de Cultura setor A: as Fábricas de Cultura geridas pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional – localizadas na zona leste de São Paulo, São Bernardo do Campo e Santos – oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com 170 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras.

Acessibilidade – Fábricas de Cultura setor B (geridas pela Poiesis): as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.

———–

SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas, bibliotecas e estúdios de gravação de som. Em 2024, todas as unidades gerenciadas pela Poiesis – zonas norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape – contam com o patrocínio do Instituto CCR, ViaMobilidade e do Mercado Livre; e as unidades geridas pela Catavento Cultural e Educacional – zona leste, São Bernardo do Campo e Santos – com patrocínio da Unilever. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, esses apoios contribuem na melhor realização das atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos das comunidades periféricas do estado paulista.

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Banda Seu Desejo celebra sucesso do “Festival Desejando” com noite inesquecível em Petrolina

Publicado

em

Dupla reuniu mais de 15 mil fãs em sua cidade natal para a última edição de 2024 do evento, com o melhor do forró romântico

No último sábado (7), a banda Seu Desejo encerrou o calendário de 2024 do Festival Desejando em grande estilo, em Petrolina (PE), sua cidade natal. O evento, realizado no tradicional Pátio de Eventos, reuniu mais de 15 mil fãs em uma celebração emocionante da música brasileira.

Além da apresentação de Seu Desejo, anfitriões do festival, o público presenciou performances inesquecíveis da banda Calcinha Preta e das duplas Mari & Raiane e Ricardinho & Glaucia. “Finalizamos a última edição do Festival Desejando do ano em casa de forma espetacular. Petrolina nos recebeu com muito carinho, e mais de 15 mil desejeiros se reuniram e criaram uma atmosfera de pura intensidade e emoção que se estendeu até o amanhecer, foi simplesmente indescritível”, celebrou a banda.

Desde sua estreia em 2023, o Festival Desejando, uma parceria com a Camarote Shows, tem se destacado como um dos maiores eventos itinerantes de forró romântico do país, atraindo multidões por onde passa. A label reforça a conexão da banda com os fãs e trouxe uma infraestrutura de excelência para o público de Petrolina.

Formada por Yara Tchê e Alessandro Costa, a banda Seu Desejo é reconhecida nacionalmente pelo seu estilo marcante de forró romântico. Com 2,4 milhões de ouvintes mensais no Spotify, o grupo pernambucano tem consolidado sua força no cenário musical brasileiro. A banda segue colhendo os frutos do fenômeno “Beijos, Blues e Poesia”, que soma 14,5 milhões de reproduções no Spotify e 12 milhões de criações no Reels e TikTok, com impressionantes 30 bilhões de visualizações.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Luan Estilizado lança EP “Evento do Ano” para celebrar encerramento de 2024

Publicado

em

Artista celebra um ano de grandes conquistas e promete emocionar com canções inéditas em todas as plataformas digitais

Luan Estilizado chega ao final de 2024 celebrando um ano repleto de conquistas na carreira. Após uma agenda de shows lotados em diversas cidades do Brasil e o sucesso do projeto À Vontade, o cantor e compositor lança nesta sexta-feira (6) o EP “Evento do Ano” em todas as plataformas digitais.

Com quatro faixas inéditas — “Evento do Ano”, “Jogo Sexual” (com participação de Heitor Costa), “Deixa Ir” e “Um do Outro” — o lançamento marca mais um passo importante na trajetória do artista, que conta em sua discografia com outros EPs bem-sucedidos como “Tá Faltando Eu”, de 2020, e “No Meu Lugar”, lançado em dois volumes em 2022 e 2023.

No novo EP, Luan Estilizado explora temas que transitam entre o amor, o desapego e a reconciliação, sempre com a autenticidade que marca seu trabalho. Com mais este lançamento, Luan Estilizado encerra o ano de forma marcante e reafirma seu compromisso com a valorização da cultura nordestina.

“Quero que todos vocês curtam bastante, são quatro canções inéditas feitas com muito carinho!”, diz Luan, que reforça no EP a presença da sanfona, instrumento que simboliza suas raízes nordestinas e dá um toque especial à produção. Com mais de 1,1 milhão de ouvintes mensais no Spotify, Luan Estilizado se consolida como um dos grandes nomes do forró moderno, expandindo seu alcance para além da região Nordeste e conquistando fãs por todo o país.

O cantor também foi destaque em 2024 com o projeto À Vontade, ao lado de Zezo Potiguar e Raí Saia Rodada. A turnê percorreu diversas cidades brasileiras, com shows que reuniram milhares de pessoas em uma celebração vibrante da música nordestina. Além disso, o álbum ao vivo do trio, com 27 faixas, segue como um sucesso nas plataformas digitais, apresentando versões inéditas de clássicos e reafirmando a força do forró no cenário nacional.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Adriana Farias é destaque no Programa Viola Brasil deste final de semana

Publicado

em

No próximo domingo (08), o programa Viola Brasil, que vai ao ar pela TV Cultura Paulista, a partir das 11h, vai receber uma das grandes personagens da música sertaneja. A atração, que conta com a apresentação da dupla Lucas & Breno e pelo empresário Carlos Barbosa, terá a participação da cantora, compositora, apresentadora e violeira, Adriana Farias.

No programa, Adriana Farias cantou grandes sucessos de sua carreira, além de contar um pouco sobre a sua carreira e de como iniciou a sua trajetória musical. Natural da cidade de São Paulo, entre 2017 e 2018, ela viveu um dos momentos mais marcantes da sua carreira e apresentou o programa “Viola, Minha Viola – Especial”, pela TV Cultura.

No ar desde setembro de 2023, o Viola Brasil já se tornou um dos principais programas de música sertaneja do Brasil. Mais de 40 artistas já passaram por lá, entre eles, Leyde & Laura, Belmonte & Amaraí, Lucas & Luan, Lucas & Breno, Maurício & Mauri, Chico Amado & Xodó, João Moreno & Mariano, Durval & Aladin, Dany & Diego, entre tantos outros.

O programa Viola Brasil tem a produção de Rogério Torquato e o apoio cultural da Usina do Eucalipto, Casa Garra e do escritório Viola Brasil Produções Artísticas. A atração é um mergulho na história da música sertaneja, caipira e na moda de viola e tem conquistado números impressionantes de audiência tanto na televisão quanto nas redes sociais.

ADRIANA FARIAS
Com uma carreira dedicada à cultura caipira, iniciou a sua trajetória aos nove anos de idade, se apresentando em sedes de clubes e festas de cidade, inclusive abrindo o show de Nhá Barbina, ícone feminino do humor caipira. Aos 11 anos gravou seu primeiro compacto como ANAÍNA, com composições próprias e de grandes compositores como José Fortuna. Aos 15 anos já se apresentava em circos espalhados pelo país, divulgando seu segundo CD (produção assinada pelo requisitado maestro Mário Campanha e Jânio Santone).

Durante cinco anos trabalhou com artistas como Leandro & Leonardo, Wanessa Camargo e Fábio Jr., além de gravar o clássico “Índia” ao lado de Leonardo e Hebe Camargo. Entre 1998 e 2015, Adriana Farias fez parte da banda Barra da Saia e desde 2016 segue carreira solo. Entre outros tantos momentos de sua carreira, entre 2017 e 2018, ela comandou o programa “Viola, Minha Viola – Especial”, pela TV Cultura.

PROGRAMA VIOLA BRASIL
Vale lembrar que o Programa Viola Brasil vai ao ar, todo domingo, às 11h, com reapresentação na terça-feira, às 19h, pela TV Cultura Paulista. Você pode ficar por dentro de tudo que acontece no Programa Viola Brasil através das redes sociais:

Youtube: https://www.youtube.com/@programaviolabrasil
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61550585709644
Instagram: https://www.instagram.com/programaviolabrasil/
TikTok: https://www.tiktok.com/@programaviolabrasil?_t=8mN6JPkJTVd&_r=1

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.