Conecte-se conosco

Cultura

Cimento Goiás realiza ação inédita na Linguagem de Libras em homenagem ao Dia Nacional dos Surdos

Publicado

em

Os jogadores do Goiás entrarão em campo com o nome escrito no uniforme de maneira inédita, para celebrar a inclusão social no Dia do Surdo no Brasil

O cimento Goiás, em parceria com o Goiás Esporte Clube, time patrocinado pela marca, vai realizar, nesta quarta-feira, 28 de setembro, no jogo contra o Botafogo, pela 28ª rodada da série A do Campeonato Brasileiro, uma ação de inclusão e representatividade, em alusão ao Dia do Surdo no Brasil. Na ocasião, os atletas entrarão em campo com o nome escrito em libras no uniforme oficial. Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual com a qual é possível se comunicar por meio de gestos, expressões faciais e corporais, muito utilizada na comunicação com pessoas surdas.

Reconhecido por sua versatilidade, força e bom desempenho no canteiro de obras, o Cimento Goiás pertence à InterCement Brasil, marca que tem em seu DNA a vontade de fortalecer cada vez mais a diversidade e inclusão dentro de seus ambientes. A proposta é elevar a consciência que já existe e vem sendo trabalhada entre os colaboradores da InterCement Brasil para fora de casa, promovendo ações que auxiliem na visibilidade dos temas de inclusão social.

“O Cimento Goiás é uma marca que tem em seu DNA a proximidade com o público no Centro-Oeste. Tradicionalmente, ao longo dos anos, trabalhamos para estar na cabeça do consumidor, não só na hora de escolher o material para sua construção, mas quando ele pensa em uma marca que busca colaborar com o desenvolvimento social e sustentável de todo o meio em que ele está inserido”, destaca Amanda Soares, Gerente de Marketing da InterCement Brasil.

Como será a ação?

A ação realizada em parceria entre o clube e o Cimento Goiás tem como objetivo proporcionar aos torcedores e o público que assistir a partida a sensação de pertencimento e representatividade, reforçando o poder de inclusão social do esporte de diferentes formas.

Além dos nomes dos jogadores escrito em libras no uniforme oficial da partida, a parceria entre o clube e a marca de Cimentos Goiás prevê iniciativas no meio digital que acontecerão antes, durante e depois do evento esportivo.

No pré-jogo, o público poderá acompanhar nos perfis oficiais do Goiás Esporte Clube, nas redes sociais, a divulgação da escalação do time em libras e uma cobertura do vestiário do Goiás, com foco nas camisas com os nomes dos jogadores. Além disso, em uma iniciativa inédita, durante o jogo as inserções do cimento Goiás nos telões de LED do estádio estarão em Libras, demonstrando a importância da diversidade e inclusão estar em todos os lugares.

E a ação não para por aí, no dia 30 de setembro, para fechar a semana em homenagem ao Dia Nacional do Surdo, a iniciativa será lembrada no “TBT do Goiás”, também na linguagem de Libras, com um vídeo mostrando a ação e relembrando os momentos do jogo.

“Queremos impactar não só os torcedores do Goiás, mas também todos os que, de alguma forma, possam ser representados por essa ação e tenham a oportunidade de identificar a inclusão proporcionada pelo time e pelo cimento Goiás em momentos do cotidiano da sociedade, como uma partida de futebol”, comenta Amanda Soares, Gerente de Marketing, da InterCement Brasil.

“O Goiás Esporte Clube acredita que o esporte é uma das maneiras mais eficazes de inclusão. Ao realizarmos essa ação, ressaltamos o comprometimento da instituição de conscientizar e de sensibilizar seus torcedores sobre a importância da acessibilidade nas mais variadas camadas da sociedade”, destaca Tiago Pinheiro, Diretor de Marketing do Goiás.

 

Dia do Surdo no Brasil

O Dia do Surdo, foi oficializado no Brasil em 2008, por intermédio do decreto-lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). Em setembro, também é celebrado o Dia Internacional do Surdo, no dia 30, além do Dia Internacional do Tradutor e Intérprete de Línguas de Sinais.

 

Sobre as marcas de cimento Cauê, Goiás e Zebu

Com atuação nacional, as marcas de cimento da InterCement Brasil, Cauê, Goiás e Zebu fazem parte dos principais produtores de matéria-prima para construção civil do país. O cimento Cauê está presente no mercado da construção desde a década de 50, é uma das mais tradicionais marcas do segmento nas Regiões Sul e Sudeste, e também a principal marca do portfólio da InterCement Brasil. A marca de cimento Zebu é um patrimônio do Norte e Nordeste, regiões onde se popularizou e tem a confiança dos profissionais do mercado da construção. Na Região Centro-Oeste, o cimento Goiás é bastante conhecido e confere confiança e credibilidade ao consumidor local.

Sobre a InterCement Brasil

A InterCement Brasil é uma das líderes na produção de cimento no país e referência na utilização de combustíveis alternativos em seu processo de fabricação, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a sustentabilidade ambiental. A empresa iniciou suas operações em 1974, em Apiaí, SP. Hoje conta com 15 unidades produtivas, distribuídas por nove Estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. A companhia atende clientes de diversos segmentos, do pequeno varejo até grandes obras e indústrias, por meio das marcas de cimento Cauê, Goiás e Zebu. Além do cimento, a InterCement Brasil atua no serviço de concretagem. Operar de forma segura e responsável, respeitando os seus valores e princípios, é uma de suas premissas. Por meio de iniciativas de mobilização social, voluntariado, projetos estruturantes e negócios de impacto, a companhia realiza o seu investimento social privado com foco no desenvolvimento das comunidades nas regiões onde atua.

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Jornada de Foguetes impulsiona a ciência entre estudantes

Publicado

em

 

3, 2, 1, lançar! Essa frase é responsável por acelerar corações de professores e estudantes durante uma das mais emocionantes iniciativas científicas do país: a Jornada de Foguetes. O evento é promovido pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e reúne os melhores medalhistas da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A Jornada acontece na cidade de Barra do Piraí, interior do estado do Rio, em dezembro, dos dias 4 a 7 e dos dias 11 a 14.

 

A programação conta com palestras e oficinas práticas sobre astronomia e ciências afins com astrônomos e especialistas, observação das constelações, apresentação de alunos e lançamento de foguetes numa pista de pouso.

 

Os participantes também são avaliados durante o evento e ganham troféus de acordo com o alcance obtido pelos foguetes, que são construídos com garrafa pet e usam vinagre e o bicarbonato de sódio como combustível, além de protótipos com propelente sólido.

Jornada de Foguetes impulsiona a ciência entre estudantes

Para o professor João Canalle, coordenador da OBA e da MOBFOG, o objetivo da Jornada é mostrar que o estudo pode ser algo emocionante na vida do estudante e que é possível aprender ciência de modo lúdico e divertido.

 

– É uma iniciativa completa, que consegue reunir diversos aprendizados, como, por exemplo, liderança, inteligência emocional, trabalho em equipe, além de astronomia, física e química – ressalta.

 

Como participar?

Os participantes são convidados dentre aqueles que participaram da MOBFOG, no ano corrente, em suas escolas. Em 2023, o evento vai reunir as equipes do nível 3 (sexto ao nono ano do ensino fundamental) e do nível 4 (ensino médio) que lançaram o mais distante possível seus foguetes de garrafa pet em suas escolas. Além disso, alunos do ensino médio que lançaram foguetes de propelente sólido (nível 5) também foram convidados.

 

Para participar da OBA e da MOBFOG, basta a escola se inscrever na OBA. Mais informações pelo site: www.oba.org.br

Realização:

A OBA e a MOBFOG são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Conta, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Deputada Federal Tabata Amaral, da Universidade Paulista (Unip), da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), do Banco BTG Pactual, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Governo Federal.

Continuar Lendo

Cultura

Livro mostra método científico para a alfabetização eficiente

Publicado

em

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a quantidade de crianças com dificuldade de ler e escrever pulou de 15,5% para 33,8% em 2022, por conta da pandemia de covid-19. Com o objetivo de combater esse grande déficit que assola milhares de famílias, a psicopedagoga Luciana Brites lança o livro “Alfabetização: por onde começar? Um método neurocientífico eficiente para ensinar a ler de verdade.”

Luciana, que também é mestre e doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento, especialista em Educação Especial nas áreas de Deficiência Mental, Psicopedagogia Clínica e em Psicomotricidade, comenta que o objetivo da obra é auxiliar pais e professores em alfabetizar de forma eficaz e vencer os grandes obstáculos provocados no período da pandemia, que são sentidos até hoje.

 

A especialista diz que o livro contém um conjunto de evidências baseadas em pesquisas científicas, sobre o que acontece no cérebro humano durante a leitura e a escrita. “O conceito de ler e escrever não é uma habilidade natural que temos e, sim, algo que é construído cultural e cognitivamente na nossa sociedade.”

 

– Entre os tópicos que abordo, estão a diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem, como identificar as necessidades individuais e os processos cerebrais que acontecem ao ler e compreender palavras escritas. Explico ainda sobre os passos que ajudam a criança no processo de alfabetização, as fases do desenvolvimento e a mediação eficaz durante esse processo – Afirma Brites.

 

Segundo dados da pesquisa Alfabetiza Brasil, do Ministério da Educação (MEC), 56,4% das crianças brasileiras não estão alfabetizadas. Esses dados mostram que apenas 4 em cada 10 crianças, do 2º ano do ensino fundamental, estavam alfabetizadas em 2021 em todo nosso país.

 

Para a CEO do Instituto NeuroSaber, esses números são alarmantes. Luciana ressalta que a alfabetização é um marco fundamental no desenvolvimento da criança, mas é vital entender que cada uma segue seu próprio ritmo. “Não existe uma idade única que se aplique a todos, pois o processo de alfabetização é intrinsecamente ligado à maturidade e à motivação individual.”

 

– Porém, não se pode forçar o processo de alfabetização. Cada cérebro humano tem seu próprio cronograma de desenvolvimento e formas de aprender. O estímulo deve ser positivo, envolvente e adaptado ao nível de prontidão de cada criança. Por isso, é fundamental que pais e educadores tenham acesso a formas eficazes de alfabetizar seus pequenos – afirma.

 

Serviço:

Livro: Alfabetização: por onde começar? Um método neurocientífico eficiente para ensinar a ler de verdade

Autor: Luciana Brites

Editora: Gente

Capa comum: 160 páginas

Dimensões: 16 x 1 x 23 cm

Link para comprar:

Continuar Lendo

Cultura

A escritora e jornalista Priscilla Litwak lança o livro infantil “Um Presente de Natal Especial”, bilíngue e interativo, no próximo dia 26 (domingo), no Campo de São Bento.

Publicado

em

A escritora e jornalista Priscilla Litwak lança o livro infantil “Um Presente de Natal Especial”, bilíngue e interativo, onde fala sobre valores essenciais nesta época do ano tão importante no mundo todo. Com linguagem lúdica, a obra tem uma mensagem especial tanto para crianças quanto adultos. O lançamento será no próximo dia 26 (domingo), às 10h, no Campo de São Bento, Niterói, RJ.

No dia, haverá contação de história, música e, claro, muitas brincadeiras! Estão confirmados convidados especiais como Waldecy Aguiar e Teacher Fernanda Valente.Também haverá arrecadação de brinquedos para o mutirão de Natal da @iasdcentraldeniteroi, e que serão entregues para as crianças de um orfanato da cidade. Também haverá coleta de alimento não perecível. Participe! Aguardamos as crianças e suas famílias!

Sobre o livro

Um livro para levar ao coração das crianças e das famílias o verdadeiro sentido do Natal! “Um Presente de Natal Especial” é uma história atual que aborda a realidade de muitas famílias e chama a atenção para o que é verdadeiramente importante. Léo tinha muitos brinquedos, contudo, não tinha o que precisava. Até que certo dia, próximo ao Natal, ele fez um pedido especial para o Papai do Céu. Uma história emocionante de amor em família e doação. “Um Presente de Natal Especial” é um livro bilíngue (português e inglês) e interativo. Para quem deseja incentivar a leitura das crianças e imprimir valores indispensáveis para uma vida feliz.

Sobre a autora

Escritora, jornalista no Grupo Globo desde 2013, professora de escola bíblica para crianças, casada, mãe, musicalizadora infantil em formação, apaixonada pela infância e por contar histórias – inspiradoras – desde que se entende por gente.

Ficha técnica

Livro: Um Presente de Natal Especial
Autora: Priscilla Litwak
Editora ‏ : ‎ Anelo Editora
Idioma ‏ : ‎ Português / Inglês
Canoa, Grampeado ou Costurado ‏ : ‎ 20 páginas
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
ISBN-10 ‏ : ‎ 6599798756
ISBN-13 ‏ : ‎ 978-6599798757
Idade de leitura ‏ : ‎ 2 – 9 anos
Link para compra: https://www.amazon.com.br/dp/6599798756?ref_=cm_sw_r_mwn_dp_0DBZNKH2CY2BXRSC4ST1&language=en_US

Aproveite a promoção de lançamento e peça o seu até o dia 30.11.
De R$ 39,90 por R$ 29,90, e a partir de dois exemplares, passa a custar R$ 24,90 cada.
Entrega em todo o Brasil.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.